A vitória de Donald Trump para a Presidência dos EUA levou aliados de Jair Bolsonaro à euforia, e injetou novo ânimo no projeto de torná-lo elegível para disputar as eleições presidenciais de 2026.
De acordo com interlocutores do ex-presidente, o Supremo Tribunal Federal (STF), que poderia ter a última palavra tanto sobre os direitos políticos como sobre uma anistia que beneficiasse Bolsonaro, não conseguirá resistir ao “vento contra” que poderá soprar sobre os magistrados a partir dos EUA.
No próprio STF já se admite que as pressões vão aumentar.
Elas viriam do próprio Trump, de um de seus principais aliados, o dono do X, Elon Musk, e do Congresso dos EUA, onde os Republicanos passarão a ter a maioria de votos.
Musk, que é arqui-inimigo do ministro do STF Alexandre de Moraes, sai fortalecido como nunca do pleito. Ele estava ao lado de Trump no jantar oferecido nesta terça (5) pelo presidente eleito em sua casa na Flórida para acompanhar as eleições. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também estava no local.
Em seu discurso de vitória, Trump destacou o “surgimento de uma nova estrela”, Elon Musk.
Ainda sob o governo de Joe Biden, foram inúmeras as tentativas de pressão de norte-americanos sobre o STF.
Neste ano, o comitê de assuntos judiciários da Câmara dos EUA divulgou um relatório sobre “o ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio da administração Biden: o caso do Brasil”.
Os deputados norte-americanos que tomaram a frente da investigação foram municiados por parlamentares brasileiros alinhados com o bolsonarismo.
Elon Musk também investiu contra o STF, atacando Alexandre de Moraes e desobedecendo ordens judiciais.
Com os Democratas no poder, as pressões não evoluíram. O quadro agora pode mudar, acreditam integrantes do grupo de Bolsonaro.
Poderiam ser aprovadas, por exemplo, medidas como um veto para que Alexandre de Moraes entre nos EUA, e também sanções econômicas contra o Brasil.
A nova correlação de forças poderia impulsionar também a aprovação de uma anistia para Bolsonaro no Congresso brasileiro.
Sob pressão, o STF não colocaria empecilhos para que ela valesse de fato já a partir de 2026, o que permitiria que Bolsonaro disputasse a Presidência da República.
Com medo de cair no esquecimento, Bolsonaro joga filho nas eleições de 2026
Por Larissa Rodrigues – repórter do blog
O anúncio do senador Flávio Bolsonaro (PL) como pré-candidato oficial do bolsonarismo para as eleições presidenciais de 2026, uma decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), jogou um balde de água fria nas intenções da chamada “direita lúcida” brasileira e do centrão.
Partidos como o União Brasil, PP, PSD, Republicanos e Novo esperavam que outro nome fosse tentar derrotar o presidente Lula (PT) com o apoio de Jair Bolsonaro, sendo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (RP), o mais provável — embora essas legendas também tenham outros pré-candidatos já lançados.
Ao indicar o próprio filho, o ex-presidente garante que seu nome continue em evidência nas discussões políticas, uma estratégia para não ser esquecido, já que está inelegível e preso, cumprindo pena pela tentativa de golpe de Estado.
A decisão de Bolsonaro impede que surja outro protagonista anti-Lula e anti-PT, como Tarcísio de Freitas, que inevitavelmente ganharia autonomia e independência do nome Bolsonaro a partir da campanha e do crescimento da musculatura política de uma corrida presidencial.
Jair Bolsonaro sabe que a única coisa que lhe restou foi uma parte de seu capital político, já desidratado, e não está a fim de dividir com ninguém que não seja da sua própria família, sob risco de cair mais rápido nas páginas do passado.
Caso se concretize a candidatura de Flávio Bolsonaro, a tendência é a repetição da polarização de 2022 na disputa do ano que vem, com vantagem para o presidente Lula por dois motivos: a rejeição a um nome da família Bolsonaro é imensa; se o petista derrotou o pai naquele ano, chega com mais força para derrotar o filho em 2026.
Mesmo que o presidente Lula também enfrente forte rejeição, a família Bolsonaro piorou o desgaste em torno do grupo diante dos fatos ocorridos desde que perderam as eleições em 2022, sendo os mais expressivos a tentativa de golpe de Estado, as medidas contra a soberania do Brasil articuladas por Eduardo Bolsonaro (PL) direto dos Estados Unidos e a própria prisão de Jair Bolsonaro e seus aliados.
Ainda existe a possibilidade de a direita apresentar um candidato fora da polarização Lula x Bolsonaro, mas não será tarefa fácil viabilizar um nome direitista e anti-Lula sem os votos do bolsonarismo, o que favorece mais uma vez o presidente Lula, que tem todo o campo da esquerda e da centro-esquerda unido e alinhado a uma única candidatura, a petista.
Michelle teve que aceitar – Uma das cotadas à sucessão bolsonarista, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro precisou aceitar a decisão do marido. Ontem, ela manifestou apoio público à pré-candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República em 2026. O apoio dela ocorre poucos dias após um desentendimento interno na família envolvendo a disputa pelo palanque do PL no Ceará. Em publicação nas redes sociais, Michelle desejou bênçãos ao primogênito de Bolsonaro e afirmou que espera que Deus conduza “o caminho para o bem da nação”.
Inquérito das joias – A Procuradoria-Geral da República (PGR) pretende definir ainda em 2025 os rumos do inquérito aberto contra o ex-presidente Jair Bolsonaro pela venda de joias sauditas no exterior. São três os caminhos possíveis: oferecer mais uma denúncia contra o ex-presidente, pedir mais diligências para complementar o acervo de provas ou requerer o arquivamento da investigação. As informações são da CNN. Com a conclusão da ação penal sobre a tentativa de golpe, que levou à condenação de Bolsonaro, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, voltou seu foco para outras apurações ainda pendentes. Gonet sinalizou que o caso das joias virou uma de suas prioridades na reta final de 2025.
Reunião do PT – O Diretório Estadual do PT de Pernambuco se reúne neste domingo (7), às 9h, na sede da FETAPE, no Recife, para analisar a conjuntura nacional e estadual e dar início ao planejamento da sigla para as eleições de 2026. Convocado pelo presidente estadual, deputado federal Carlos Veras, o encontro integra a estratégia de fortalecimento do partido no estado. Entre os temas centrais da pauta está a criação do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), responsável por organizar as chapas proporcionais e colaborar na definição da tática eleitoral.
Reunião da Amupe – O vice-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Aliança, Pedro Freitas, participou, ontem (5), de uma reunião de planejamento do 9º Congresso Pernambucano de Municípios, na sede da entidade. O encontro marcou o início da organização do evento, considerado o maior encontro municipalista do Norte e Nordeste, que ocorrerá nos dias 27 e 28 de abril de 2026, no Recife Expo Center. Na pauta, foram discutidos a definição do tema central, a estrutura das salas temáticas, a programação de palestrantes e o formato da abertura oficial.
Dignidade para profissionais – O deputado federal Eduardo da Fonte (PP/UP) apresentou, nesta semana, o projeto de lei que assegura o direito ao teletrabalho, trabalho remoto ou regime híbrido para trabalhadores e servidores acometidos por doenças graves. A proposta cria regras específicas para garantir que pessoas diagnosticadas com câncer, cardiopatias graves, doenças respiratórias crônicas, doenças autoimunes ou enfermidades ocupacionais severas possam desempenhar suas atividades de forma remota, preservando a saúde, a renda e o vínculo profissional.
CURTAS
Candidatura sem volta 1 – Em entrevista à Rádio Folha 96,7 FM, ontem (5), o presidente do Consórcio de Municípios do Agreste e Mata Sul (Comagsul), Josué Mendes (PSB), afirmou que o prefeito do Recife, João Campos (PSB), não terá mais tempo para repensar a candidatura ao governo estadual.
Candidatura sem volta 2 – Para Josué Mendes, não importa a quantidade de prefeitos que atualmente apoiam a reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD), que vai enfrentar João. “Quando o povo está com esse sentimento de mudança, não tem prefeito que segure”, opinou na Rádio Folha.
Sinpol – O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco realizará, na próxima segunda-feira (8), a tradicional subida ao Morro da Conceição com uma faixa na qual pede que Raquel Lyra cumpra o compromisso assumido em 2022 de fortalecer a segurança pública e valorizar a categoria. A entidade reclama do pior salário do Brasil e da falta de estrutura.
Perguntar não ofende: O que o centrão vai fazer diante da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro?
Após o anúncio do senador Flávio Bolsonaro como pré-candidato do PL à presidência em 2026, usuários das redes sociais resgataram o vídeo no qual o então candidato do PSC à prefeitura do Rio passou mal durante o segundo bloco do debate na TV Band, em 2016. Na ocasião, ele ameaçou cair e foi amparado pelos então oponentes Jandira Feghali e Carlos Roberto Osorio.
“Lula derrotou Bolsonaro em 2022. Agora vamos derrotar o filho em 26. Só não vai desmaiar no debate, Flávio Bolsonaro”, escreveu Guilherme Boulos, ministro da Secretaria Geral do Governo Lula. As informações são do jornal O GLOBO.
“Flávio Bolsonaro, o Flavinho desmaio, vai ser o candidato contra Lula? O que desmaiou em um debate com Freixo e Jandira? Não vai ter segundo turno”, disse outro usuário.
Lula derrotou Bolsonaro em 2022. Agora vamos derrotar o filho em 26. Só não vai desmaiar no debate, @FlavioBolsonaro!
“Flávio Bolsonaro, o Flavinho desmaio, vai ser o candidato contra Lula? O que desmaiou em um debate com Freixo e Jandira? Não vai ter segundo turno”, disse outro usuário.
Flávio Bolsonaro, o Flavinho desmaio, vai ser o candidato contra Lula? O que desmaiou em um debate com Freixo e Jandira? Não vai ter segundo turno rs pic.twitter.com/3HXdgbytBS
Em nota, Flávio afirmou à época que foi vítima de intoxicação alimentar, assim como seus assessores. Também agradeceu a Jandira e Osório “pelos gestos de solidariedade ao socorrê-lo”.
O temporal que atingiu Petrolina na noite desta sexta-feira (5) provocou novos transtornos na cidade, incluindo o transbordamento de um canal na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, nas proximidades do shopping. Registros feitos por moradores mostram a água ultrapassando a estrutura do canal e avançando pela via, gerando preocupação entre motoristas e moradores que passavam pelo local. A chuva intensa durou pouco mais de meia hora, mas foi suficiente para causar alagamentos em diferentes pontos, como na Avenida Guararapes, no Centro, onde vias ficaram tomadas pela enxurrada.
Em um dos registros, um morador da Vila Eduardo relatou que a casa dele, na Rua dos Imigrantes, voltou a ser invadida pela enxurrada, problema que, segundo ele, já ocorre há outras ocasiões, mesmo após pedidos de providências à Prefeitura.
Apesar do volume inesperado, não houve registro imediato de ocorrências graves por parte da Defesa Civil. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) havia divulgado previsão de chuva fraca para esta sexta-feira, com possibilidade de precipitações entre fraca e moderada neste sábado (6), com acumulados variando entre 10 mm e 30 mm. Os serviços de meteorologia também apontavam baixa probabilidade de chuvas significativas no fim de semana, sem indicativo prévio de temporal.
A Defesa Civil de Petrolina permanece em alerta e orienta a população a acionar o órgão pelo WhatsApp (87) 98134-1838 ou pelo número 153 da Guarda Civil Municipal, disponível 24 horas. Em casos envolvendo cabos elétricos partidos ou postes danificados, a recomendação é manter distância e comunicar a Neoenergia (116) e a Central do Mais Luz (0800 608 1022). Com informações dos blogs do Carlos Britto, Petrolina em Destaque e Pernambuco em Foco.
A Prefeitura de São José do Egito foi reconhecida com o Selo Ouro de Transparência da Atricon, certificação nacional que atesta elevado nível de conformidade nas práticas de gestão e na disponibilização de informações públicas. O município foi a única unidade gestora local a conquistar o selo, alcançado após atender integralmente aos critérios avaliados pelos órgãos de controle.
O reconhecimento foi obtido por meio de um trabalho desenvolvido exclusivamente por servidores da administração municipal. A equipe precisou reconstruir processos, documentos e o Portal da Transparência a partir do zero, diante da ausência de dados históricos e de arquivos essenciais para a continuidade administrativa. A adequação completa às exigências da Atricon resultou no cumprimento de 100% dos critérios essenciais da avaliação.
O esforço teve início sob a liderança de Luana Mota, então controladora do município e atualmente procuradora-geral, com apoio da equipe de assessoria que incluía Mateus Lima, hoje controlador municipal. Segundo a gestão, a certificação “representa o compromisso da administração com a transparência e o aprimoramento contínuo das políticas públicas, assegurando acesso claro às informações e maior controle social sobre a aplicação de recursos”.
O Ibovespa fechou em queda de mais de 4% nesta sexta-feira (5) com o mercado reagindo negativamente à notícia de que o ex-presidente Jair Bolsonaro escolheu o filho Flávio como candidato à Presidência em 2026, para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em movimento surpreendente, o principal índice da bolsa reverteu a máxima histórica de 165 mil pontos e passou a operar com forte queda ao longo da tarde. As informações são da CNN.
Analistas e economistas consultados pelo CNN Money conferem a mudança de humor à sinalização política de Bolsonaro. A leitura do mercado é de que a candidatura de Flávio significaria a manutenção da polarização política no país e reformas econômicas mais distantes.
Além disso, a percepção dos operadores é de que, em um hipotético segundo turno diante do petista, Flávio seria menos competitivo. A avaliação é de que os governadores de centro-direita que sinalizam candidatura teriam mais potencial para atrair o eleitorado de centro.
O Ibovespa encerrou o dia com recuo 4,31%, aos 157.369 pontos, na maior queda desde 22 de fevereiro de 2021, segundo dados da Elos Ayta.
O dólar disparou no Brasil e voltou a fechar acima dos R$ 5,40.
O dólar à vista encerrou o dia cotado a R$5,4346, com forte alta de 2,34% — o maior avanço percentual desde 10 de outubro deste ano, quando a moeda disparou 2,39% em meio ao mau humor do mercado com a política fiscal do governo. No ano, porém, a divisa acumula perdas de 12,05%.
No início do dia, as atenções do mercado financeiro brasileiro seguiam nos dados da inflação americana, com expectativas para decisão de juros nos Estados Unidos e no Brasil.
O PCE (índice de preços de gastos com consumo, na sigla em inglês) dos EUA aumentou 0,3% em setembro, em comparação ao mês anterior, de acordo com informações divulgadas pelo Bureau of Economic Analysis.
O Grupo Heineken anunciou, nesta terça-feira (2), a transferência de toda a sua produção da cervejaria de Pacatuba, no Ceará, para a fábrica que já mantém em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. A novidade é resultado do investimento de R$ 1,2 bilhão na expansão da capacidade produtiva da unidade, anunciada em 2023 e concluída em agosto deste ano. Esse processo ainda levou à geração de 130 novos empregos diretos.
Segundo a empresa, com a mudança, Pernambuco se torna o principal polo da empresa na região.
“O Nordeste é uma região estratégica para nós, com consumo crescente e maior interesse por marcas de qualidade e valor agregado. A ampliação de Igarassu nos permitiu unir eficiência, tecnologia e sustentabilidade para atender essa demanda e sustentar nossa liderança na categoria puro malte”, explicou o vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos do Grupo, Mauro Homem. As informações são do Diario de Pernambuco.
De acordo com a empresa, a unidade de Igarassu foi preparada para atender ao crescimento acelerado de marcas puro malte e conta com tecnologias de ponta, abastecimento de energia por fontes 100% renováveis e processos que contribuem para redução do uso de água.
O vice-presidente reforça ainda que “consolidar o volume em Igarassu é uma decisão que reflete nossa visão de futuro e todos os recentes investimentos no Brasil, alinhadas as melhores práticas locais e internacionais de produção”.
Apesar de não informar os números consolidados, a empresa ainda ressaltou que, com a centralização no estado, a produção da marca Amstel na unidade de Igarassu está triplicando.
Esse seria ainda o resultado de uma estratégia nacional de eficiência operacional da empresa e foco nas categorias premium e puro malte. Em novembro, a companhia inaugurou uma nova cervejaria em Passos (MG), que já iniciou a produção de novos volumes de Heineken e Amstel, desta vez, para abastecer o mercado do sudeste
Dados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (5) revelam que 345 mil moradores de favelas do Recife vivem em vias sem pavimentação. O número absoluto é o segundo maior do país, atrás apenas da cidade de São Paulo, com 396 mil habitantes de comunidades vivendo em territórios similares.
As capitais Belém (PA) e Rio de Janeiro (RJ) também aparecem entre os destaques, com 255 mil e 233 mil pessoas vivendo em favelas com vias sem pavimentação, respectivamente. As informações são do Diario de Pernambuco.
Ao todo, cerca de 3,5 milhões de brasileiros residem em áreas não-pavimentadas de comunidades. O número representa 21,7% da população destes territórios.
O Recife também possui o terceiro maior número de pessoas vivendo em trechos de favelas sem bueiros ou boca de lobo. São pouco mais de 626 mil habitantes morando em regiões carentes de infraestrutura e saneamento básico.
Em números absolutos, a capital pernambucana aparece atrás das cidades de São Paulo, com 1,6 milhão de moradores nestas mesmas condições, e do Rio de Janeiro, com mais de 694 mil pessoas.
Em todo o país, mais da metade (54,6%) dos moradores de favelas vivem em vias sem bueiro ou boca de lobo. O percentual equivale a 8,8 milhões de pessoas. O Nordeste possui um dos menores índices de habitantes vivendo nestas condições – são 34,9%, ficando à frente apenas da região Centro-oeste, com 27,9%.
Áreas arborizadas O Censo 2022 do IBGE também constatou que, no Recife, apenas 24,7% da população de favelas vive em vias arborizadas – o terceiro menor percentual do país, atrás de Florianópolis (SC), com 17,5%, e Salvador (BA), com 21,2%.
Pernambuco também aparece entre os 13 estados que possuem menos de 40% dos moradores de comunidades morando em trechos arborizados. Apenas 25,6% dos pernambucanos nestes territórios vivem perto de árvores, à frente apenas de Santa Catarina (22,9%) e Bahia (25,3%).
Acessibilidade A capital pernambucana também se destaca entre as cidades com menor índice de moradores de favelas e comunidades urbanas vivendo em trechos com acessibilidade para cadeirantes.
Somente 1% dos recifenses residem em áreas com rampas nas calçadas. O índice só é maior do que os 0,8% de Campo Grande (MS) e 0,9% de São José dos Campos (SP).
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro manifestou apoio público à pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República em 2026, poucos dias após um desentendimento interno na família envolvendo a disputa pelo palanque do PL no Ceará. Em publicação nas redes sociais nesta sexta-feira, Michelle desejou bênçãos ao primogênito e afirmou que espera que Deus conduza “o caminho para o bem da nação”.
A mensagem foi divulgada logo após Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, publicar uma nota oficial confirmando que Flávio é o nome indicado por Jair Bolsonaro para representar o partido na disputa presidencial. Na nota, Valdemar afirmou que o senador lhe comunicou pessoalmente a decisão do ex-presidente. “Se Bolsonaro falou, está falado”, escreveu o dirigente. As informações são do jornal O GLOBO.
Michelle compartilhou o comunicado e acrescentou um texto direcionado ao senador:
“Que Deus te abençoe, Flávio nesta nova missão pelo nosso amado Brasil. Que o Senhor te dê sabedoria, força e graça em cada passo, e que a mão d’Ele conduza o teu caminho para o bem da nossa nação.”
O movimento ocorre após um desentendimento público entre Flávio e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que venceu uma disputa política sobre alianças no Ceará. Após se posicionar de forma contrária à aproximação de bolsonaristas no estado com o ex-presidenciável Ciro Gomes, ela sofreu críticas públicas não só de Flávio, bem como de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Carlos Bolsonaro (PL-RJ).
O deputado estadual Nino de Enoque (PL) se reuniu com o presidente do Grande Consórcio Recife, Matheus Freitas, para tratar de demandas relacionadas ao transporte público que atende os bairros dos Curados e Alto de Dois Carneiros, em Jaboatão dos Guararapes, além do município de Moreno. Seguimos firmes trabalhando para garantir um transporte mais digno, eficiente e acessível para quem mais precisa”, afirmou o parlamentar.
Matheus Freitas informou que as solicitações apresentadas serão avaliadas pela equipe técnica, com o objetivo de identificar soluções viáveis para os problemas enfrentados pelos usuários, que incluem atrasos, limitações e falhas recorrentes nas linhas que atendem a região.
O vice-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Aliança, Pedro Freitas, participou nesta sexta-feira (5) de uma reunião de planejamento do 9º Congresso Pernambucano de Municípios, na sede da entidade. O encontro marcou o início da organização do evento, considerado o maior encontro municipalista do Norte e Nordeste, que ocorrerá nos dias 27 e 28 de abril de 2026, no Recife Expo Center. Na pauta, foram discutidos a definição do tema central, a estrutura das salas temáticas, a programação de palestrantes e o formato da abertura oficial.
Durante a reunião, foi debatida a proposta de um novo modelo para a cerimônia de abertura, que deve combinar uma palestra inicial de uma personalidade nacional com o momento institucional de participação das autoridades. “Estamos construindo um Congresso que contribua de forma prática para o dia a dia dos gestores, fortalecendo o diálogo e a troca de experiências entre os municípios pernambucanos”, afirmou Pedro Freitas.
O vice-presidente também conheceu o funcionamento do recém-criado Setor de Arquitetura e Engenharia da Amupe, destinado a apoiar prefeituras na elaboração de projetos. No local, acompanhou a apresentação de uma proposta de praça enviada pelo município de Aliança, fez ponderações e sugeriu ajustes técnicos. A Amupe informou que segue recebendo projetos, que podem ser protocolados pelo site da entidade.
Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com a cantora e compositora cearense Amelinha ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!
O deputado federal Felipe Carreras visitou, nesta sexta-feira (5), obras em andamento em Santa Cruz do Capibaribe, município que já recebeu mais de R$ 64 milhões em investimentos provenientes de emendas do parlamentar. A agenda contou com a presença do prefeito Helinho Aragão, do vice-prefeito Flávio Pontes, de ex-prefeitos e vereadores, que acompanharam o percurso pelas intervenções atualmente em execução na cidade.
Entre os pontos vistoriados, esteve a obra de pavimentação da via de acesso da Manhosa, que soma mais de 1,3 km de extensão e é financiada por emenda parlamentar de R$ 3,5 milhões. A comitiva também passou pela área destinada à construção do campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), iniciativa considerada estratégica para ampliar o acesso à educação técnica e superior no Agreste. A visita incluiu ainda a Escola Municipal Raimundo Francelino Aragão Filho, que está em fase final de construção e será a maior unidade educacional do município.