STF julga nesta terça-feira a descriminalização do porte de maconha

O STF (Supremo Tribunal Federal) volta a julgar na próxima terça-feira (25) o recurso que discute a descriminalização do porte de drogas. Os ministros analisavam o recurso sobre o tema no plenário da Corte na quinta-feira (20), quando o julgamento foi suspenso. Na ocasião, será fixada uma tese sobre o assunto. Atualmente, o placar está em 5 a 3 a 1, com três vertentes em discussão.

Já há maioria para fixar uma quantidade de maconha para caracterizar uso pessoal, e não tráfico de drogas. Entretanto, ainda está em discussão a quantidade específica e se a decisão deve partir da Corte ou do Congresso. Por isso, ainda não há maioria para descriminalizar o porte de maconha. O julgamento começou em 2015 e, até o momento, foram apresentados nove votos. Faltam os votos dos ministros Cármen Lúcia e Luiz Fux. As informações são do R7.

Embora a lei tenha abolido a pena de prisão, ainda mantém a criminalização, resultando na investigação policial e em processos judiciais contra os usuários de drogas, buscando a aplicação das penas alternativas.

Em um caso específico sob julgamento, a defesa de um condenado solicita que o porte de maconha para uso pessoal não seja mais considerado crime. O acusado foi detido com três gramas da substância.

Nessa quinta-feira (20), o ministro Dias Toffoli votou para manter a criminalização do porte de drogas e apresentou uma nova corrente de voto. Para Toffoli, a lei atual é constitucional e deveria ter uma interpretação mais administrativa de advertência e tratamento, não uma sanção penal. Ou seja, ele votou para manter a lei, mas entende que a norma não criminaliza.

No início do voto, Toffoli fez uma comparação e disse que o café, o tabaco e a cocaína oferecem uma mudança bioquímica do cérebro, mas em níveis diferentes. “Tanto o café que eu acabei de beber aqui, quanto o tabaco – que eu não fumo -, quanto a cocaína – que eu nunca vi – se enquadram nessa definição, pois todos modificam a bioquímica do cérebro, apesar de terem efeitos distintos”, afirmou o ministro.

Entretanto, o voto do ministro mantém o tratamento dos casos com a Justiça criminal. Isso significa que as abordagens continuam com a polícia e as determinações passariam por um juiz criminal. Toffoli não restringe sua posição à maconha. Seu voto vale para usuários de todas as drogas. O ministro fez ainda um apelo ao Congresso para editar uma lei antidrogas e votou para que, no prazo de 18 meses, os parlamentares formulem uma política pública de drogas baseada em evidências científicas.

Placar

Até agora, cinco votos apoiam a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal — dados por Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Rosa Weber e Gilmar Mendes —; três ministros se posicionam contra: Cristiano Zanin, André Mendonça e Nunes Marques. Toffoli apresentou um voto divergente das duas correntes, abrindo um novo entendimento. Já os ministros Luiz Fux e Cármen Lúcia ainda não votaram.

O Supremo Tribunal Federal analisa a constitucionalidade do Artigo 28 da Lei das Drogas (Lei 11.343/2006), que estabelece medidas para distinguir usuários de traficantes. Esta norma prevê penas alternativas, como serviços comunitários, advertência sobre os efeitos das drogas e participação em cursos educativos, para indivíduos que adquirem, transportam ou portam drogas para uso pessoal.

Veja outras postagens

O Sextou de hoje, véspera de São Pedro, traz o autêntico forró pé de serra do cantor e compositor Novinho da Paraíba, que está com novo álbum na praça com destaque para a música Acorda, povo, em parceria com o notável J. Michillis. Novinho vai falar também de outros grandes sucessos seus, como Quando você quiser voltar, Solidão no peito e Gosto de você.

O Sextou vai ar das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife.

Se você deseja ouvir pela internet, clique no link do Frente a Frente em destaque acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.

Paulista - Boa praça

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou mais uma morte provocada pelas enchentes no estado. Com isso, o número de óbitos causados pelas chuvas chegou a 179.

Há ainda 34 pessoas que seguem desaparecidas. De acordo com o último boletim, os temporais afetaram 478 municípios gaúchos e 2,3 milhões de pessoas.

A assinatura da ordem de serviço, entre prefeitura e Governo do Estado, para obra de contenção de morros em Jardim Monte Verde deu a tônica de como será a campanha na eleição deste ano, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. As informações são da colunista Betânia Santana, da Folha de Pernambuco.

A governadora Raquel Lyra anunciou, na área onde a chuva, em 2022, causou 21 mortes, investimento de R$ 58,1 milhões. E fez isso na presença de pré-candidatos adversários na cidade e de dois partidos que estão na sua base: o PL do prefeito Mano Medeiros e o PP da deputada Clarissa Tércio.

O deputado Júnior Tércio, marido da pré-candidata, transformou o evento em palanque eleitoral. “A mulher fez o que os machos não fizeram”, enfatizou. “Isso me impulsiona e impulsiona o PP que é fechado com a governadora, coisa que a gente não pode falar de outros partidos”, provocou, A bancada do PL não está coesa com o Executivo.

Em seu discurso, Clarissa amenizou o tom. Disse que o dia era de união. Lembrou ter destinado emendas ao município e também ressaltou o perfil feminino. “O olhar de mulher é completamente diferenciado”, afirmou entre vaias, e agradeceu “os aplausos”.

Entre aplausos e algumas vaias, o prefeito Mano Medeiros tomou as rédeas do evento. Pediu um minuto para um alerta. “Não vamos fazer política. O momento é de gratidão por essa obra tão importante”, sublinhou

Após citar nominalmente os vereadores presentes, pontuou a burocracia enfrentada e a dificuldade de trabalhar em áreas limítrofes. Parte de Jardim Monte Verde pertence ao Recife. O prefeito ainda demonstrou relação afinada com a governadora e destacou que não se faz nada sozinho. 

“Em 2022 estive aqui e vi de perto o sofrimento de quem tinha perdido parentes, casas. Agora estamos garantindo à população o direito de morar aqui, com mais segurança e de retomar suas vidas onde escolheram viver”, ressaltou Raquel Lyra, na última quarta-feira.

Ipojuca - Minha rua top

O Governo de Pernambuco nomeou 632 novos servidores do Estado, com publicação divulgada no Diário Oficial desta sexta-feira (28). Entre o total dos novos profissionais, 150 são professores da Educação Básica. A governadora Raquel Lyra divulgou que, até o final deste ano, mais de 4,9 mil professores estaduais serão nomeados para fortalecer a educação em Pernambuco. 

Além dos 150 professores, foi publicada a nomeação de 185 Analistas em Gestão Educacional e 224 Assistentes Administrativos Educacionais, vinculados à Secretaria de Educação e Esportes (SEE); 17 Analistas de Apoio Administrativo às Atividades Fazendárias e quatro Assistentes de Apoio Administrativo às Atividades Fazendárias, da Secretaria da Fazenda; três Hemo-Médico, dois Hemo-Técnico-Científico e dois Hemo-Assistente, vinculados à Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Hemope).

Além desses, estão na lista de nomeações 44 profissionais para a Procuradoria Geral do Estado (PGE), sendo 23 Assistentes de Procuradoria, nove Analistas Administrativos de Procuradoria e 12 Analistas Judiciários de Procuradoria.

Ipojuca - Minha rua top

O que falta no governo Raquel Lyra, parece sobrar na gestão do Recife com João Campos: obras espalhadas em todos os cantos da cidade. E isso pesa, tem repercussão e deixa o herdeiro de Eduardo Campos numa posição confortável e até invejada.

O mundo político do Estado está na grande expectativa do anúncio do vice de João, porque tem tudo a ver com o xadrez da sucessão estadual em 2026. Ontem, na sessão solene da entrega do título de Cidadã do Recife à presidente nacional do PT, Gleise Hoffmann, ninguém foi mais demandado do que o secretário de Governo da Prefeitura do Recife, Aldemar Santos, o Dema.

Todos querendo saber dele quem será o vice de João. Sempre de alto astral e desenvolto, Dema soube sair do bombardeio de forma bem diplomática. Também aproveitou para cumprimentar o vereador Vinícius Castello, pré-candidato a prefeito de Olinda pelo Partido dos Trabalhadores. Ambos são negros e ocupam espaços importantíssimos no cenário atual.

Serra Talhada - Saúde

O governo federal enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma proposta de conciliação sobre os novos termos dos acordos de leniência da Operação Lava Jato. A conciliação foi determinada pelo ministro André Mendonça, relator da ação na qual o PSOL pede a renegociação dos acordos. As informações são da Agência Brasil.

As empresas fecharam os acordos durante o auge da investigação da Lava Jato, mas alegam que não possuem recursos para fazer os pagamentos regularmente. Parte das empreiteiras que foram investigadas está em recuperação judicial.

No documento, a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Advocacia-Geral da União (AGU) propuseram que o pagamento das parcelas deverá levar em conta a capacidade de pagamento.

Além disso, as empresas ficarão isentas de multa moratória sobre as parcelas vencidas, terão isenção de juros moratórios sobre o saldo devedor até 31 de maio deste ano e poderão utilizar de créditos de prejuízo fiscal. Os descontos não poderão passar de 50% do saldo devedor.

A CGU e AGU também solicitaram mais 30 dias de prazo para finalizarem o processo de conciliação. Cumprido o prazo, os órgãos pretendem pedir a homologação do acordo ao ministro.

Em fevereiro deste ano, André Mendonça deu prazo de 60 dias para que os órgãos públicos e as empresas interessadas renegociem os termos dos acordos de leniência.

O ministro também determinou a suspensão de qualquer sanção caso as empresas atrasem os pagamentos acordados dentro do prazo.

Pelos acordos de leniência, as empresas concordam em ressarcir o erário e colaborar com investigações em troca, por exemplo, de poderem continuar a firmar contratos com a administração pública.

Vitória Reconstrução da Praça

João Pedro, meu caçula amado e abençoado, vira o calendário hoje dos seus 11 aninhos, sete dias após seu irmão André Gustavo, mais americano do que brasileiro, apagar 34 velinhas. Ambos são lindos, carinhosos, de coração ardente de amor. São cancerianos – sensíveis, reservados e extremamente focados. 

Representado pelo caranguejo, o signo do Câncer é associado à região do céu que marca o solstício de verão. Apesar de ser caracterizado como sensível, emocional e sentimental, os cancerianos são também corajosos e firmes nas adversidades, pessoas bem-humoradas, tranquilas e muito atenciosas.

André Gustavo e João Pedro têm em comum também seus nomes compostos por minha influência. A mãe do primeiro só queria André e a do segundo João. Adoro nomes compostos! A tradição dos nomes compostos nasceu, reza a lenda, na Idade Média, quando as crianças recebiam os primeiros nomes dos pais e avós para reforçar os laços e os acordos entre as famílias nobres que eram donas de terras.

Na tradução secular, João Pedro significa rocha protegida ou abençoada por Deus. André Gustavo, por sua vez, tem origem no grego e significa viril e corajoso. Ambos estão na página central da minha vida, me inspirando, me comovendo, dando alegria e felicidade. 

Filhos são companheiros para a vida toda, um time imbatível, de partilhas, risadas e muita união. Quem tem filhos tem a mais bela prova do que é o amor. Os nossos filhos são o amor de Deus materializado em vida, abundante e cheia de graça. 

Mas temos que ter o discernimento para entender Madre Teresa de Calcutá: “Os filhos são como as águias, ensinarás a voar, mas não voarão o teu voo. Ensinarás a sonhar, mas não sonharão os teus sonhos. Ensinarás a viver, mas não viverão a tua vida. Mas, em cada voo, em cada sonho e em cada vida, permanecerá para sempre a marca dos ensinamentos recebidos”. 

Uma coisa que ensino para os meus filhos: ter sensibilidade para com outras pessoas, não serem esses machões que existem por ai, arrogantes, donos do mundo. Filhos, afinal, são a versão evoluída e melhorada dos pais!. Poucas coisas na vida são tão recíprocas quanto o amor que damos ao próximo, independente de cor, raça ou status econômico. 

Parabéns, André Gustavo! Parabéns, João Pedro! Desde que vocês nasceram o meu mundo se transformou em um paraíso de alegrias. Que a  jornada de suas vidas continue repleta de aventuras emocionantes e que o  coração de vocês continue transbordando amor. Vivam seus dias intensamente. Viver é melhor do que sonhar, cantou Belchior.

Sem diálogo, novas derrotas virão

A governadora Raquel Lyra (PSDB) sofreu mais uma derrota na Assembleia Legislativa com a retirada da pauta de votação, no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça, de projetos na área econômica, incluindo um novo empréstimo ao BNDES no valor de R$ 652 milhões e outra operação de crédito internacional, de US$ 275 milhões, junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

O revés se deu pelos mesmos motivos dos outros que ocorreram lá atrás, seja em comissões ou até mesmo em votações em plenário: falta de diálogo, dela e da sua equipe. Deputados que integram a CCJ da Casa reclamam que os projetos chegaram por lá sem que houvesse da parte da governadora e dos seus secretários um mínimo de comunicação. Sequer para explicar ou detalhar as propostas.

Já escrevi neste espaço: embora nascida em berço político, Raquel não gosta de praticar o exercício mais imperativo da vida pública: a arte da boa conversa, imprescindível para equalizar conflitos. A política é a arte do diálogo, ensina Maquiavel. A política influencia muitos aspectos da vida em sociedade. Nada se constrói sem a política, seja na escola, no trabalho, nas relações sociais e na gestão pública.

Napoleão ensinou que em política é preciso curar os males e nunca os vingar. A cartilha da governadora é diferente. Governa com o fígado, trata aliados com desdém, humilha subordinados (são terríveis os bastidores que se ouvem da sua relação do dia a dia com a equipe) e persegue os que por um motivo ou outro lhe contrariam.

Falando no programa Frente a Frente de ontem, o prefeito de Salgueiro, Marcones Libório revelou que, supostamente por ser filiado ao PSB, seu município até o momento não recebeu nada do Estado, sequer uma pequena obra. “A única coisa que ela faz em Salgueiro é dar cargos aos seus aliados para nos destratar, a velha política da perseguição. Nem sequer uma ajuda para equipar duas creches que estamos fazendo com recursos próprios”, reclamou.

Também do PSB, o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, é outro exemplo de gestor da seara socialista fortemente perseguida pela tucana. Ela ignorou a Prefeitura no Festival de Inverno do ano passado e para este ano acabou de criar um evento paralelo para concorrer com o prefeito. Nunca se viu algo tão mesquinho na relação de um chefe de Estado com um ente municipal.

NOVAS IRREGULARIDADES – O conselheiro Dirceu Rodolfo, do TCE, autorizou a abertura do processo 24100730-6, de medida cautelar, para decidir se vai suspender ou não o programa de regularização fundiária de oito mil unidades imobiliárias promovido pelo Governo do Estado, através da Perpart. O gasto estimado com apenas um credenciamento está em R$ 11.994.167,21. Relatório de 21 de junho, dos auditores do TCE, apontou supostos indícios de irregularidades. Os auditores do TCE citaram supostas “graves irregularidades apontadas neste Relatório de Medida Cautelar”, no documento.

Cacau na vice em Salgueiro – Em Salgueiro, o prefeito Marcones Libório (PSB) anunciou, ontem, o Doutor Cacau, do Solidariedade, na sua chapa como candidato a vice. Com isso, conseguiu uma façanha: reeditar a chamada Frente Popular, colocando no seu palanque as principais lideranças estaduais do PSB, PT e MDB. Cacau já foi vice do próprio Marcone nas suas duas primeiras gestões – 2008 a 2016. O fechamento do acordo foi mediado pela ex-deputada Marília Arraes, presidente estadual do SD.

Expulsos da corporação – O soldado Antônio Carlos Silva Santos, o cabo Meiber Alves de Sousa e o sargento Eronildo Sebastião de Souza foram expulsos da Polícia Militar por violação de disciplina, após cometerem crimes hediondos entre 2020 e 2021, no Grande Recife, por causa de violência contra ex-companheira e assassinato de um homem, além de invasão de residência e agressão para cobrança de dívida. Crimes hediondos são inafiançáveis, e quem os comete não tem direito a indulto ou liberdade provisória. As portarias que determinaram as expulsões foram assinadas pelo secretário Alessandro Carvalho e publicadas na edição do Diário Oficial da última quarta-feira.

Projeto controverso – O líder do Governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), disse, ontem, ao Poder360, que a liberação do porte de maconha, aprovado nesta semana pelo STF (Supremo Tribunal Federal) é “controverso”, mas que não iria comentar a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que o Supremo não deveria “se meter” em tudo. “Ele [Lula] fez a fala dele, ele é o presidente da República e eu não faço nenhum comentário”, disse ao ser questionado durante o 12º Fórum de Lisboa. “Eu, pessoalmente, entendo que o caminho que os países estão tomando é diferente desse da criminalização –apesar de que a PEC diz que é a criminalização sem a pena da privação da liberdade. Agora, o Supremo tem o direito de tomar as suas decisões”, afirmou.

União Brasil com Cabral – Ao contrário do que foi anunciado pelo ex-prefeito Jorge Alexandre, pré-candidato do PSDB a prefeito, em Camaragibe o União Brasil vai se integrar à coligação do pré-candidato do Republicanos, Diego Cabral, ex-secretário de Serviços Públicos, conforme uma fonte do diretório nacional do UB. Com isso, o candidato da situação passa a ter o maior número de partidos agregados ao seu projeto. Ele foi escolhido pela ex-prefeita Doutora Nadegi por ter sido o executivo mais destacado em sua equipe, responsável por tirar do papel as principais obras e projetos da atual gestão.

Curtas

GUERRA – Em Jaboatão se assiste uma verdadeira guerra jurídica travada entre os pré-candidatos Mano Medeiros (PL) e Elias Gomes (PT). Entre as ações mais recentes, tentativa da equipe do prefeito para impugnar pesquisas e impedir a realização de escutas populares por parte de Elias, esta indeferida pelo TRE.

AFOGADOS – A Expoagro, tradicional feira e festa de negócios e atrações musicais em Afogados da Ingazeira, começa amanhã e se prolonga até a próxima quarta-feira. Na grade de artistas, as grandes atrações são Oswaldo Montenegro e Alcymar Monteiro, segundo confirmou, ontem, o prefeito Sandrinho Palmeira (PSB).

CARUARU – Caruaru tem o maior e melhor Índice de Compromisso com Alfabetização do Agreste, segundo relatório do Tribunal de Contas do Estado, com base no Índice de Compromisso com Alfabetização (ICA) do ano passado. Mede o compromisso com a execução da política pública nos 184 municípios no quesito alfabetização de crianças do 1º e 2º ano do ensino fundamental.

Perguntar não ofende: O PT ainda está pregando no deserto quanto ao projeto de indicar o vice de João?

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, anunciou, nesta quinta-feira (27), o lançamento do edital do maior concurso público já realizado na cidade, oferecendo um total de 449 vagas. O documento será publicado no Diário Oficial nesta sexta-feira (28). As inscrições para o certame começam em 28 de julho, com a prova objetiva marcada para 17 de novembro. O concurso abrangerá diversas áreas, contemplando vagas em sete secretarias distintas. As informações são da Folha de Pernambuco.

Serão 269 vagas na área de Saúde e 180 distribuídas entre Gestão Urbana, Patrimônio e Cultura, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Obras, Meio Ambiente e Planejamento Urbano, além da Secretaria de Gestão de Pessoas e Administração, responsável pela organização do processo seletivo.

Os cargos estarão disponíveis para contratação imediata e formação de cadastro reserva, abrangendo níveis médio, técnico e superior. Espera-se a participação de mais de 10 mil candidatos, segundo o Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (IAUPE), responsável pela elaboração do edital, e a Procuradoria Geral de Olinda.

Maria do Carmo, secretária de Gestão de Pessoas e Administração de Olinda, destacou a importância do concurso para a cidade. “As provas estão previstas para o dia 17 de novembro e tão logo seja conduzido e concluído o concurso, esses candidatos efetivamente serão nomeados e tomarão posse para fazerem parte do quadro efetivo da Prefeitura de Olinda”, garantiu.

O prefeito Professor Lupércio expressou sua satisfação com a iniciativa, destacando que este é um dos maiores concursos em número de vagas dos últimos anos. “Ele vai trazer mais 449 pessoas para trabalhar em equipe. Ninguém faz nada sozinho e por isso quero agradecer a todos os servidores da cidade, desde os garis, os porteiros, vigilantes, administrativos”, afirmou.

As taxas de inscrição variam entre R$ 100 para níveis médio e técnico, e R$ 120 para nível superior. Os interessados podem se inscrever através do site www.upenet.com.br.

O pré-candidato do PT à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, esteve reunido, na tarde desta quinta-feira (27), com os senadores Humberto Costa (PT) e Teresa Leitão (PT). Em pauta, a atração de recursos federais para o município e a consolidação da pré-candidatura de Elias como uma das prioridades do partido no país nas eleições de 2024.

“Reforçamos a união do time do presidente Lula em torno da ampla frente democrática construída e comandada por Elias”, disse Humberto. Os três participaram, no noite desta quinta-feira, da solenidade de entrega do título de cidadã recifense à deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT.

O presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, relacionou nesta quinta-feira (27) as falas do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a um trabalho “mais difícil” da autoridade monetária. O BC utiliza expectativas de agentes financeiros para a inflação, os juros e outras variáveis macroeconômicas para definir a taxa básica de juros, a Selic. Campos Neto relacionou a volatilidade provocada por discursos do presidente à dificuldade de reduzir os juros. As informações são do site Poder360.

“Não é uma opinião minha, é uma constatação. Quando olhamos o movimento de mercado em tempo real com os pronunciamentos [do presidente Lula], o que se mostrou é que em momentos de pronunciamento houve piora em algumas variáveis macroeconômicas e alguns preços de mercado”, disse Campos Neto.

Campos Neto concedeu entrevista a jornalistas em São Paulo durante a apresentação do RTI (Relatório Trimestral de Inflação), divulgado nesta 5ª feira (27.jun.2024). O documento mostra que o BC aumentou para 2,3% a projeção para o crescimento do PIB de 2024. Também mostra que as probabilidades de a inflação do Brasil ficar acima da meta de 3% são de 28% em 2024, de 21% em 2025 e de 17% em 2026.

O presidente do BC disse que o aumento “por qualquer razão” do prêmio de risco, como o de alta dos juros no médio e longo prazo no mercado financeiro, faz com que o “trabalho fique mais difícil ao longo do tempo” na política monetária. O dólar, por exemplo, tem impacto também na inflação. Os juros de longo prazo aumentam a percepção de risco no Brasil.

“O nosso modelo trabalha muito fortemente pelo canal das expectativas. Quando você tem um prêmio [de risco] há uma influência no canal das expectativas, que influencia a potência do canal da política monetária”, disse.

DÓLAR ALTO

O presidente do BC disse que a intervenção pontual no mercado de câmbio teria pouca efetividade no contexto atual de desvalorização do real. Ele defendeu que a desvalorização do real em relação ao dólar está “em linha” com algumas outras variáveis que também “simbolizam preços de risco Brasil”.

Roberto Campos Neto, 54 anos, assumiu o comando do Banco Central em 28 de fevereiro de 2019, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e com apoio do ex-ministro da Economia Paulo Guedes. Em 2021, o Congresso aprovou e o governo sancionou o projeto de autonomia operacional da autoridade monetária.

A lei estabeleceu mandatos para o presidente e os diretores do BC com o objetivo de dar independência à política monetária. Cada indicado fica no cargo por 4 anos. O mandato de Campos Neto vence em dezembro de 2024.

Lula começou a criticar o Banco Central e o presidente Campos Neto publicamente em 18 de janeiro de 2023. Na época, disse que o BC independente é “bobagem” e que queria mudar a meta de inflação. Desde então, Campos Neto tem sido o alvo preferido das falas de Lula.

Nesta quinta-feira, 27 de junho, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, inaugurou a pavimentação da rua Soldado José Aderbal de Melo Lima, em Varzinha, um investimento significativo de R$ 233 mil. A gestora aproveitou a ocasião para assinar ordens de serviço para a pavimentação de diversas outras ruas na cidade.

Durante a cerimônia de inauguração, Márcia Conrado enfatizou a importância dessa obra para a melhoria da mobilidade urbana e da qualidade de vida dos moradores. “Essa pavimentação é mais um marco do trabalho para transformar Serra Talhada em uma cidade mais acessível e desenvolvida”, afirmou.

As novas obras de infraestrutura anunciadas totalizam uma área de 17.663,42 m² e um investimento de R$ 2.940.904,16. As ruas contempladas nesse novo projeto incluem a Rua Projetada 2, Rua Projetada 3, Rua Projetada 4, Rua José Hildo de Lima, e várias outras vias que receberão melhorias significativas.

Márcia Conrado destacou que essas obras não apenas facilitam o deslocamento, mas também valorizam as propriedades locais e incentivam o crescimento econômico da região. “Nosso objetivo é garantir que toda Serra Talhada seja beneficiada com infraestrutura de qualidade. As novas pavimentações vão proporcionar mais segurança e conforto aos nossos cidadãos, além de elevar o desenvolvimento local”, concluiu a prefeita.