STF julga ação que pode anular eleição de sete deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou, hoje, três ações que tratam das regras das chamadas sobras de vagas eleitorais. O resultado do julgamento pode alterar a composição das bancadas da Câmara, fazendo com que sete parlamentares percam o mandato. As informações são do portal O Globo.

As sobras eleitorais são as vagas que restam depois da divisão pelo quociente eleitoral – um índice que é calculado a partir do número de votos recebidos e das vagas disponíveis. Uma lei de 2021 estabeleceu que só pode disputar as sobras o partido que tiver ao menos 80% do quociente eleitoral, e os candidatos que tenham obtido votos de ao menos 20% desse quociente.

Veja outras postagens

O senador Humberto Costa (PT) esteve, nesta sexta-feira (13), no município de Itambé, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, para vistoriar obras e reafirmar a parceria com o prefeito Armando Pimentel (PV). A agenda contou ainda com as presenças do deputado federal Júnior Uchoa (PSB), vereadores e outras lideranças políticas da região.

A programação teve início na comunidade de Caricé, onde o parlamentar vistoriou os canteiros de obras em andamento, incluindo a construção de uma creche, um ginásio poliesportivo e 40 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida. As informações são do Blog da Folha.

Jaboatão dos Guararapes - Coleta de Lixo

Dentro das comemorações dos 20 anos do Blog, cujo ápice será o 1o Forró do Magno, no Esporte Clube, em Arcoverde, dei, há pouco, o start de uma campanha para estimular o crescimento do nosso canal do YouTube. A cada mês, vamos sortear dez canecas personalizadas do Blog e da Folha de Pernambuco, parceiros no meu podcast “Direto de Brasília”.

Para concorrer, acesse o canal do blog no YouTube (@blogdomagno), ative o sino para ficar bem atualizado e não esqueça de deixarem o like.

Petrolina - Destino

O jornalismo pernambucano está de luto com a perda de Lêda Rivas nesta sexta-feira (13). Aos 80 anos, a ilustre jornalista, que atuou por mais de duas décadas no Diario de Pernambuco como editora do caderno Viver e Chefe do Departamento de Pesquisa, faleceu de infarto fulminante.

A carreira de Lêda Rivas se consolidou por ser muito ligada aos mestres Gilberto Freyre, Mauro Mota e Potiguar Matos. E em suas últimas publicações nas redes sociais, afirmou estar com uma virose. As informações são do blog da Roberta Jungman.

A despedida de Lêda será neste sábado (14), no Cemitério Parque das Flores, na Zona Oeste do Recife, com velório a partir das 8h, e sepultamento às 11h.

Ipojuca - IPTU 2026

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia que e o assessor de Donald Trump para assuntos relacionados ao Brasil, Darren Beattie, omitiu o real motivo da visita e transformou a viagem ao território brasileiro em um ato político.

Auxiliares de Lula afirmam que Darren Beattie justificou a vinda ao Brasil com uma participação em um evento sobre terras raras e minerais críticos em São Paulo, mas acabou planejando reuniões políticas – o que não foi informado no pedido de vista. As informações são do g1.

Caruaru - IPTU

O que deveria ser uma agenda administrativa tranquila da governadora Raquel Lyra no Agreste de Pernambuco transformou-se em um palco de forte pressão política e reivindicações sindicais. Sob gritos de ordem e uma ostensiva manifestação de policiais civis, a gestora estadual recuou e anunciou, no palco do evento, a abertura de uma mesa de negociação com a categoria para a próxima segunda-feira.

O protesto

Os policiais civis, representados pelo Sinpol-PE, marcaram presença em massa no evento em Garanhuns. Utilizando camisas pretas com dizeres de protesto e estendendo uma longa faixa branca com dizeres: “O pior salário do Brasil”, diante do palco, os agentes conseguiram abafar parte dos discursos oficiais com palavras de ordem. A categoria reivindica valorização salarial, melhorias nas condições de trabalho e a reestruturação da carreira.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

A equipe médica do ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (13) que o estado de saúde do ex-presidente é estavel, após ser internado com quadro de broncopneumonia bacteriana. Além disso, os médicos afirmaram que Bolsonaro está consiente e que não precisou ser entubado.

O ex-presidente segue sem previsão de alta hospitalar. Bolsonaro apresentou febre alta, sudorese e calafrios e precisou ser internado no Hospital DF Star, em Brasília, na manhã desta sexta.

Segundo o boletim médico, Bolsonaro está com broncopneumonia bacteriana e precisará ser tratado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As informações são do g1.

Palmares - IPTU 2026

O ex-prefeito de Araripina Raimundo Pimentel afirmou nesta sexta-feira (13) que foi vítima de um “golpe” dentro do PDT durante o processo eleitoral passado e contestou declarações feitas pelo presidente nacional da legenda, Carlos Lupi. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Pimentel disse que não esteve com Lupi para anunciar apoio ao atual prefeito de Araripina, Evilásio Mateus, como candidato à sua sucessão. “Eu quero afirmar categoricamente que o que o presidente Lupi falou não é verdade. Eu não estive com ele para anunciar o Evilásio Mateus como meu candidato à minha sucessão”, declarou.

Segundo Pimentel, ele se reuniu com Lupi apenas uma vez, ao lado da deputada Socorro Pimentel, para apresentar o nome da ex-secretária de Educação Ana Paula Ramos como candidata à sucessão municipal. O ex-prefeito afirmou que o controle do partido em Araripina foi retirado de seu grupo político poucos dias antes das convenções partidárias. “O que nós vivemos em Araripina, naquele momento, foi verdadeiramente um golpe. Um golpe bem construído, um golpe bem trabalhado, mas um golpe”, disse. Apesar das críticas, Pimentel afirmou que considera o episódio superado e declarou apoio à reeleição da governadora Raquel Lyra. Confira:

Olinda - Refis últimos dias 2025

O Diretório Estadual do PT de Pernambuco realiza neste sábado (14), das 14h às 17h, o Encontro Regional do Agreste Central, na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), em Caruaru. O evento deve reunir lideranças e parlamentares de mais de 20 municípios da região.

A atividade será coordenada pelo presidente estadual do partido, o deputado federal Carlos Veras, pelo secretário de Organização, Oscar Barreto, e pela secretária-geral, Angela Cristina. A programação inclui análise de conjuntura apresentada pelo senador Humberto Costa e pela senadora Teresa Leitão, além de escuta dos diretórios municipais sobre a estratégia eleitoral do partido, com foco nas reeleições do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do senador Humberto Costa e das bancadas federal e estadual.

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista da cantora Fabiana, a Pimentinha do Nordeste ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!

A minha corridinha diária de oito quilômetros hoje foi no Parque Verde, em Arcoverde. Para manter a forma, tenho apostado na disciplina. Com o programa montado pela doutora Camylla Mergulhão especialmente para mim, já perdi 7 kg em pouco mais de duas semanas — resultado de um acompanhamento multiprofissional e de uma suplementação adequada. Em meio a tantas mudanças na rotina, o bom e velho hábito de correr tem sido fundamental para alcançar esses resultados. E você, fez algo hoje para se cuidar hoje?

Por Marlos Porto*

O episódio envolvendo a tentativa de visita do assessor do governo Donald Trump, Darren Beattie, ao ex-presidente Jair Bolsonaro na prisão revela muito mais do que um desencontro diplomático entre Brasil e Estados Unidos. Expõe, em suas entrelinhas, uma fragilidade estrutural da posição brasileira no cenário internacional — fragilidade esta que é, em grande medida, produto da própria estratégia de confronto interno adotada pelo governo Lula.

Analisado em seus detalhes, o caso Beattie revela uma sucessão de trapalhadas de todas as partes envolvidas. O governo norte-americano errou ao não informar, desde a solicitação do visto, que o assessor pretendia visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro. O visto foi concedido com base em um propósito declarado — a participação em um fórum sobre minerais críticos em São Paulo — e a visita a Bolsonaro simplesmente não constava desse objetivo, conforme registrou o chanceler Mauro Vieira, em ofício ao STF.

O Sextou de logo mais, às 18h, traz uma mistura dos dois ritmos bem pernambucanos, frevo e forró, expressados na voz da forrozeira, carnavalesca e compositora Fabiana, a Pimentinha do Nordeste, que está comemorando 40 anos de carreira. Fabiana canta tudo, do frevo a autêntica ciranda de Lia de Itamaracá.

Em quatro décadas no palco, gravou 25 discos. Fabiana ganhou o título de Pimentinha do Nordeste pela desenvoltura nos palcos e pelos figurinos como Maria Bonita, Carmem Miranda e Clara Nunes.