Silvio Costa Filho anuncia compra histórica de aviões da Embraer pela Latam

Veja outras postagens

Jabotão dos Guararapes - Remédio em casa
Ipojuca - No grau
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde

O vereador do Recife, Thiago Medina (PL), ingressou nesta segunda-feira (22) com uma ação popular na Justiça Federal para anular o edital da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que abriu uma turma especial do curso de Medicina no campus de Caruaru, voltada a integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A ação tramita na 9ª Vara Federal de Pernambuco.

No processo, Medina alega que o edital apresenta vícios que comprometem sua validade, violando princípios constitucionais e a finalidade do programa. Entre os pontos contestados estão os critérios de seleção, restritos a uma redação e à análise do histórico escolar, sem prova objetiva em disciplinas como biologia, química e matemática, consideradas essenciais para ingresso em Medicina.

O vereador sustenta que a iniciativa da UFPE “afronta a moralidade administrativa e coloca em cheque a formação dos médicos brasileiros”. Ele pede liminar para suspender imediatamente o edital e a sua anulação definitiva ao fim do julgamento. “A UFPE precisa preservar sua credibilidade. Não podemos aceitar um processo seletivo que visa beneficiar um grupo ideológico. A lei existe para ser cumprida”, afirmou.

Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou nesta segunda-feira (22) que é ilegal a aplicação da Lei Magnistsky contra sua esposa, Viviane Barci de Moraes.

“A ilegal e lamentável aplicação da Lei Magnistsky à minha esposa, não só contrasta com a história dos Estados Unidos da América, de respeito à lei e aos direitos fundamentais, como também violenta o Direito Internacional, a Soberania do Brasil e a independência do Judiciário”, diz a nota. As informações são da CNN Brasil.

Palmares - No ritmo do desenvolvimento
Olinda - Refis Quitou Zerou

O desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Erik de Sousa Dantas Simões, foi eleito, hoje, em sessão ordinária do plenário da corte para a vaga de desembargador eleitoral efetivo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE). O magistrado ocupará a vaga que ocorrerá com o término do período de permanência do desembargador Cândido José da Fonte Saraiva de Moraes no TRE-PE no início do mês de dezembro deste ano. As informações são da assessoria do TJPE.

A eleição ocorreu de forma unânime por aclamação e foi anunciada pelo presidente do TJPE, desembargador Ricardo de Oliveira Paes Barreto. “O desembargador Erik Simões é um magistrado muito competente. Ele tem bom relacionamento com todos os magistrados e as magistradas do Tribunal. Sua eleição como aclamação é uma prova desse fato. Tenho certeza que ele desempenhará um excelente trabalho no TER-PE, substituindo o desembargador Candido Saraiva”, elogiou Paes Barreto.

O desembargador Erik Simões agradeceu o voto de confiança dos demais desembargadores e o elogio do presidente do TJPE após o anúncio de sua eleição. “Agradeço o voto de todos os desembargadores e desembargadoras do Tribunal. Estou muito feliz e realizado por fazer parte desta casa, onde estou há 13 anos. Ser magistrado sempre foi um sonho para mim. Vou me dedicar ao TRE-PE para fazer um bom trabalho e honrar a confiança que o plenário teve ao me eleger meu nome de forma unânime”, afirmou Simões.

Nos dias 19 e 20 de setembro, Toritama se tornou o ponto de encontro dos apaixonados por duas rodas. A cidade, conhecida como a Capital do Jeans, também se transformou na Capital do Motociclismo, recebendo dezenas de motoclubes de diferentes estados do país durante o Toritama Moto Fest 2025.

Realizado pela Prefeitura, em parceria com a MGIL Produções e Eventos e o Moto Clube Dark Angel, o evento reuniu milhares de pessoas e confirmou seu espaço no calendário pernambucano, fortalecendo o lazer, o turismo e a economia local. O prefeito de Toritama, Sérgio Colin (PP), destacou a escolha do estacionamento do Parque das Feiras como palco do evento. “Foi uma decisão estratégica. Enquanto o Moto Fest acontecia, milhares de pessoas também estavam comprando no Parque, e os lojistas aprovaram o movimento. Nosso compromisso é promover bons eventos, que além de oferecer lazer à população, também movimentem a economia da nossa cidade”, afirmou.

O esquema de segurança envolveu a Polícia Militar e a Guarda Municipal, além da organização do trânsito, o que garantiu tranquilidade e melhor circulação para o público. Com estrutura planejada, atrações diversas e grande participação popular, o Toritama Moto Fest 2025 reafirmou o êxito das edições anteriores e consolidou a Capital do Jeans também como Capital do Motociclismo em Pernambuco.