Sileno Guedes cobra governo Raquel Lyra por falta de medicamentos para Parkinson

O deputado Sileno Guedes (PSB) pediu providências à gestão da governadora Raquel Lyra (PSDB) após denúncias de que o medicamento Prolopa, usado no controle do Parkinson, está em falta na Farmácia do Estado. O medicamento, que custa quase R$ 100 em drogarias particulares, deveria ser entregue gratuitamente aos pacientes na rede pública estadual de saúde. Como isso não vem ocorrendo desde dezembro, quem depende do tratamento tem sofrido com a piora dos sintomas.

“Não é razoável esperar que esses pacientes tenham que gastar quase R$ 100 em uma caixa de remédio para não ter que interromper o tratamento. A Secretaria de Saúde dá respostas meramente protocolares, dizendo que ainda está nos trâmites burocráticos para repor os estoques do remédio, sem fornecer prazos. Esse descaso com um assunto sério só angustia ainda mais os pacientes, alguns sem o remédio desde dezembro”, criticou o deputado.

Veja outras postagens

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), anunciou, há pouco, o cancelamento da sabatina do advogado-geral da União, Jorge Messias, escolhido por Lula para substituir Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). A sabatina de Messias na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e a votação da indicação no plenário do Senado estavam previstas para o dia 10 de dezembro.

Entretanto, para ganhar tempo e viabilizar reuniões de Messias com senadores, o governo Lula não enviou ao Senado a mensagem que formaliza a indicação de Messias. Sem isso, a Casa não consegue analisar a indicação no cronograma anunciado por Alcolumbre e pelo presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD-BA). As informações são do portal G1.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Diário de Pernambuco

A governadora Raquel Lyra (PSD) agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), hoje, pelos investimentos do Governo Federal em Pernambuco, que permitiram a retomada de obras paralisadas. Ela acompanhou Lula na cerimônia de ampliação da capacidade operacional na Refinaria Abreu e Lima, que contou com a presença de ministros, senadores, deputados, e do prefeito do Recife, João Campos (PSB).

“Obrigada, presidente, por não desistir da refinaria, não desistir de Pernambuco, de tantas obras paralisadas. Encontramos mais de 400 no estado em janeiro de 2023. Mas, como o senhor, não fomos buscar culpados. Fomos buscar soluções e trabalhar”, discursou Lyra. “Obras paralisadas há muito tempo hoje viram realidade em Pernambuco”, completou.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog // Foto: Márcio Didier-Cortesia

Em um discurso histórico, extremamente forte e emocionante, na tarde de hoje, em Ipojuca, no Grande Recife, o presidente Lula (PT) fez um apelo aos homens brasileiros: parem de matar e violentar mulheres.

Lula esteve na cerimônia alusiva à ampliação da capacidade operacional da Refinaria Abreu e Lima. Mas pouco falou sobre a pauta. O presidente abraçou a causa das mulheres diante dos horrores vividos pelas brasileiras e usou o espaço para chamar atenção à causa.

Caruaru - Super Refis

Durante Audiência Pública da Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural da Alepe, o deputado estadual Nino de Enoque (PL) reforçou a importância da união entre governos Federal e Estadual, produtores e representantes do setor sucroenergético para superar a grave crise enfrentada pela cadeia canavieira em Pernambuco.

Ao lado de parlamentares, trabalhadores e lideranças do setor, o parlamentar, que é vice-presidente da Comissão de Agricultura, destacou a urgência de medidas concretas para garantir a sobrevivência das usinas, a manutenção dos empregos e a preservação da economia nas regiões produtoras.

“Como produtor rural, sinto na pele essa situação! É fundamental que o Governo do Estado e o Governo Federal unam esforços para enfrentar esse desafio. O que não podemos é ficar de braços cruzados enquanto um dos principais setores da nossa economia desmorona. Contem comigo nessa luta. São empregos de pais de família em jogo”, ressaltou Nino de Enoque.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A pesquisa divulgada pela CNN Brasil, na última quarta-feira, sobre a corrida eleitoral de Pernambuco, ouviu 1,2 mil pessoas em 56 municípios e não chamou atenção apenas pelos números. Outro dado relevante começa a circular nos bastidores: o levantamento é assinado pela Alfa Inteligência, hoje considerada a empresa de pesquisa mais premiada do Brasil e uma das mais respeitadas internacionalmente.

O instituto recentemente recebeu o título de “Melhor Empresa de Pesquisa do Ano” no Napolitan Victory Awards, em Washington, premiação considerada o “Oscar” da consultoria e comunicação política mundial. Na mesma edição, seu CEO, Emanoelton Borges, foi eleito Melhor Pesquisador Eleitoral do Ano.

Palmares - Natal Encantado 2025

Quarenta anos depois de um dos capítulos mais marcantes da história política do Recife e do país, o Centro Debate, escritório político do ex-governador e ex-senador Jarbas Vasconcelos, promoverá um grande encontro para celebrar a eleição municipal de 1985 – ano que marcou o retorno do voto direto e a eleição de Jarbas como prefeito do Recife. O evento será realizado amanhã, às 17h.

Com o tema “Esse cara é a cara da democracia”, o encontro reunirá antigos colaboradores, lideranças políticas e personalidades que participaram ativamente da reconstrução democrática em Pernambuco. Será um momento de memória e reconhecimento ao papel desempenhado por Jarbas durante os anos de resistência ao regime militar, período em que emergiu como uma das vozes mais firmes em defesa da democracia.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Meu podcast Direto de Brasília, em parceria com a Folha de Pernambuco, abre o debate da ferrovia Transnordestina. O nosso convidado de hoje é o advogado Alex Azevedo, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que acompanha o projeto de perto junto ao Ministério dos Transportes.

Ipojuca - Acerte as contas

O prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, anunciou que o município receberá mais dois ônibus escolares, ampliando para cinco o número de veículos novos destinados ao transporte dos estudantes da rede municipal. A chegada dos novos ônibus é resultado direto da articulação do deputado estadual Gustavo Gouveia, que apresentou a demanda ao Governo de Pernambuco e foi atendido pela governadora Raquel Lyra. O investimento reforça a parceria entre o município e o Estado, garantindo mais segurança, conforto e qualidade no deslocamento dos alunos das zonas urbana e rural.

O prefeito Fredson agradeceu publicamente o apoio recebido. “Esses dois novos ônibus representam mais avanço para a educação do nosso município. Já são cinco ônibus conquistados, graças ao empenho do nosso amigo e deputado Gustavo Gouveia e à sensibilidade da governadora Raquel Lyra. É São José do Egito recebendo cada vez mais apoio e mostrando que, quando se trabalha com união e responsabilidade, os resultados chegam”, disse.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, hoje, da cerimônia que marcou o início da expansão da capacidade operacional da Refinaria Abreu e Lima, localizada em Ipojuca, no Grande Recife. Na ocasião, o presidente afirmou que a primeira-dama, Janja da Silva, pediu a ele que assumisse a responsabilidade de uma luta mais dura no combate à violência contra a mulher.

Também estiveram presentes a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Segundo a Petrobras, após a ampliação, a refinaria terá capacidade para atender 17% da demanda nacional de diesel, além de produzir gasolina, gás liquefeito de petróleo (GLP) e nafta. As informações são do portal G1.

Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog // Foto: Márcio Didier-Cortesia

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), discursou no evento em alusão à ampliação da capacidade operacional da Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca, no Grande Recife, no início da tarde de hoje. Apesar de não ter relação com a prefeitura da capital pernambucana, João está no local acompanhando o presidente por ser aliado de Lula (PT) e ter prometido que sempre receberia o petista em todas as suas agendas em Pernambuco.

Ao dispor da palavra, Campos afirmou que existe um Pernambuco antes e depois de Lula. “A decisão de fazer a refinaria no Estado de Pernambuco, de trazer para cá uma geração de emprego, de renda, de oportunidade, é uma decisão que, se não fosse um nordestino e pernambucano na Presidência do Brasil, certamente a gente não estaria vivendo esse tempo”, declarou Campos.

O município de Paudalho, na Zona da Mata Norte, sediou, há pouco, a palestra seguida da sessão de autógrafos do meu livro ‘Os Leões do Norte’, pela editora Eu Escrevo. O encontro foi realizado no Teatro Camarotti e contou com o apoio e a presença da prefeita, Paulinha da Educação (Podemos), do ex-prefeito e presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, e do deputado estadual Gustavo Gouveia (SD).

O lançamento foi prestigiado também pelos vereadores Valquíria de Gustavo (PSDB), Alceu Gusmão (PDT), Mino de Mussurepe (PSDB), Taty da Assistência (PDT) e Dr. Mikael Sá (PSD).

Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog

O presidente Lula (PT) acaba de subir ao palco do evento em Ipojuca, no Grande Recife, onde vai participar da cerimônia alusiva à ampliação da capacidade operacional da Refinaria Abreu e Lima.

Lula subiu ao palco acompanhado da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), e do prefeito do Recife, João Campos (PSB), adversários políticos e que devem se enfrentar nas eleições para o Governo do Estado, em 2026.