Senadora diz que combate ao preconceito no Brasil deve ser permanente

A senadora Teresa Leitão (PT-PE) participou, hoje, Dia da Consciência Negra, da cerimônia, no Palácio do Planalto, em que o presidente Lula lançou um pacote de medidas para incentivar a igualdade racial e o combate ao racismo.

“Todas as ações para superar as desigualdades que ainda persistem no nosso país precisam ser valorizadas. Não podemos aceitar que o Brasil seja um país onde os negros não tenham as mesmas oportunidades e continuem sendo vítimas de preconceito e de violência por causa da cor da pele. O combate ao preconceito no Brasil deve ser permanente”, ressaltou a senadora.

Veja outras postagens

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve viajar a três capitais durante o feriado de Carnaval, segundo previsão informada pelo Palácio do Planalto nesta quarta-feira (11). A primeira parada será no Recife, onde o presidente desembarca na noite de sexta-feira (13), vindo de Brasília. No dia seguinte, pela manhã, Lula comparece ao desfile do tradicional bloco Galo da Madrugada, um dos maiores eventos carnavalescos do planeta, que costuma reunir um público superior a 2 milhões de foliões nas ruas do centro do Recife. Ele deve ser acompanhado pelo prefeito da cidade, João Campos, e a governadora pernambucana, Raquel Lyra.

Ainda no sábado, Lula embarca para Salvador. Na capital baiana, o presidente deve prestigiar o desfile dos trios elétricos em um camarote oficial do governo do estado, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e outros aliados. As informações são da Agência Brasil.

O presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) chegará ao Recife na noite desta sexta-feira (13) e acompanhará o desfile do Galo da Madrugada, no sábado (14), no camarote oficial do bloco. 

A confirmação do dia da chegada de Lula à capital pernambucana foi informada pelo deputado federal e presidente do PT-PE, Carlos Veras, na reunião solene em homenagem aos 46 anos do PT, na Câmara Municipal do Recife. As informações são do Blog da Folha.

Ipojuca - No Zap

A reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que ocorreria nesta quinta-feira (12) foi desmarcada. O encontro, que seria voltado à discussão da escala 6×1, deve ficar para depois do Carnaval.

A reunião havia sido solicitada pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos. Conforme Hugo Motta havia detalhado, também participariam o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. As informações são da CNN.

Caruaru - IPTU 2026

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) avalia estipular uma multa de R$ 30 mil em caso de divulgação de fake news com uso de Inteligência Artificial nas campanhas eleitorais deste ano.

A Corte aprovará regras para uso da ferramenta e deve mobilizar uma força-tarefa de peritos para avaliar conteúdos manipulados.

O aprimoramento da vigilância sobre essa tecnologia é uma das prioridades do Tribunal. As informações são da CNN.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto, reuniu-se nesta terça-feira (11) com representantes do setor sucroalcooleiro e parlamentares, ocasião em que afirmou estar solidário às demandas dos produtores e informou que a Casa está mobilizada para buscar alternativas que ajudem o segmento a superar perdas e ampliar a produção no Estado.

Por sugestão de Porto, um novo encontro foi agendado para esta quinta-feira (12), às 10h, na Alepe, com a participação do secretário estadual de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques Santos. Segundo o presidente, a antecipação da reunião ocorreu devido à urgência do tema, já que inicialmente o grupo pretendia discutir o assunto apenas após o Carnaval.

“Sabemos das dificuldades decorrentes da estiagem, da queda no valor da tonelada da cana e das consequências do tarifaço dos Estados Unidos sobre o açúcar. O setor, que é estratégico para Pernambuco, tanto na geração de divisas quanto na geração de empregos e movimentação de uma forte cadeia produtiva, necessita, urgentemente, de medidas de que solucionem esta crise”, afirmou Porto. Ele também destacou que o setor responde por mais de 70 mil empregos diretos e outros 200 mil indiretos, abrangendo mais de 60 municípios.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

O senador Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato à Presidência da República, negou nesta quarta-feira (11), uma eventual desavença com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e também com a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL) no contexto da escolha do seu nome para a eleição deste ano.

“Da minha parte é desavença zero [com Tarcísio ou Michelle]. Meu nome está colocado, e todos pediam que o presidente escolhesse o nome, e ele escolheu. Agora a poeira já baixou”, disse em entrevista durante o evento CEO Conference, do BTG Pactual.

O senador reforçou que Tarcísio já manifestou publicamente o apoio à sua candidatura: “ele já manifestou que está com a gente, e eu nunca duvidei que estivesse”. As informações são da CNN.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Julia Rocha e Alex Fonseca – Blog da Folha

A governadora Raquel Lyra afirmou, em entrevista concedida à CNN na tarde desta quarta-feira (11), manter diálogo aberto com o presidente Lula e com o presidente do PT, Edinho Silva, com vistas às eleições de 2026. Ela também disse que o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, deu liberdade aos diretórios estaduais da legenda para escolher quem apoiar no pleito presidencial.

“Tenho aberto diálogo com o presidente do PT e com o presidente nacional do meu partido (Gilberto Kassab). Desde que entrei no meu partido, há uma clareza muito grande do presidente Kassab de que a gente tem liberdade para a escolha daquilo que é melhor para Pernambuco”, declarou.

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (11) mostra que o presidente Lula (PT) continua à frente nos sete cenários de 2º turno testados com nomes da oposição, com vantagens que variam de cinco a 19 pontos.

A menor diferença é de cinco pontos, contra o senador Flávio Bolsonaro (PL), que aparece como o principal candidato da oposição.

Nesse cenário, Lula tem 43%, e Flávio, 38%. A diferença era de sete pontos em janeiro e de dez pontos em dezembro. As informações são do g1.

Por Paloma Almeida*

“Voltei, Recife… foi a saudade que me trouxe…”

É chegado o tão esperado Carnaval de 2026. As ruas de Pernambuco se aquecem há meses — porque o batuque no coração da(o) pernambucana(o) não depende do calendário. Mas, junto com a alegria, outra pergunta precisa ocupar o centro das atenções: nossas cidades são seguras para as mulheres? E mais: as casas em que vivemos também são seguras?

Em 2024, Pernambuco registrou 76 feminicídios; em 2025, foram 88 registros. Até 31 de janeiro de 2026, já foram contabilizados 9 casos, segundo dados divulgados pela SDS-PE. Os padrões se repetem: mulheres vitimadas por companheiros ou ex-companheiros que não aceitaram o direito delas de dizer “não”.

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro voltou a pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) que ele vá para a prisão domiciliar. Os advogados alegam questões de saúde e afirmam que existe a necessidade de mais cuidados médicos.

“Diante desse quadro, a conjugação entre a perícia oficial e o parecer técnico do médico assistente evidencia que o Peticionário se encontra em situação de multimorbidade grave, permanente e progressiva, com risco concreto de descompensação súbita e de eventos potencialmente fatais, cuja mitigação depende da observância rigorosa e contínua de medidas médicas e assistenciais complexas”, diz a petição. As informações são do jornal O GLOBO.

Após décadas de declínio causadas pela praga do bicudo, o algodão volta a ganhar protagonismo no Sertão do Moxotó, em Pernambuco. Em Sertânia, a retomada do chamado “ouro branco” é liderada por Joana D’Arc, agricultora familiar do Sítio Cacimbinha, que representa o Brasil na Feira Mundial da Agricultura Familiar, na Alemanha. As informações são da página Moxotó da Gente.

Presidente da Associação Agroecológica local, Joana coordena o trabalho de 36 famílias que apostam no cultivo de algodão orgânico como alternativa sustentável de geração de renda. “O algodão sempre fez parte da nossa história, mas hoje a gente cultiva de forma diferente, respeitando a terra e garantindo renda para as famílias”, afirma.

Os deputados federais Eduardo da Fonte (PP) e Lula da Fonte (PP) solicitaram ao Governo de Pernambuco a readequação do cargo de Perito Papiloscopista do Quadro de Pessoal Civil para o Quadro Técnico Policial da Polícia Civil de Pernambuco. A demanda foi apresentada após um encontro, em Brasília, com as peritas papiloscopistas Ana Cristina e Pollyanna, que levaram o pleito aos parlamentares.

Em ofícios encaminhados à governadora Raquel Lyra, os deputados destacaram o caráter técnico-científico e pericial das atividades desempenhadas pela categoria, consideradas fundamentais para a produção de provas criminais e para o fortalecimento das investigações no estado.