Sem embriaguez pelo poder

Gilson Machado Neto

Gilson Machado Neto, único pernambucano no primeiro escalão do Governo Bolsonaro, como todo ministro, tem direito a segurança, carro oficial e outros penduricalhos inerentes ao cargo em viagens nacionais e internacionais. Homem simples, tocador de sanfona e acostumado aos altos e baixos da vida como produtor de coco em Alagoas, Gilson dificilmente recorre às logísticas oficiais.

Anda de táxi, Uber e avião de carreira. Recentemente, pousou em Aracaju e se deslocou de Uber até o local do evento. Entre uma conversa e outra, o motorista quis saber o que ele fazia. De pronto, respondeu: “Sou ministro. O motorista deu uma risada debochada e sapecou: “Ministro, porra nenhuma! Fale a verdade, meu senhor”.

Veja outras postagens

Combate ao crime exige respeito ao Brasil

A decisão dos Estados Unidos de classificar o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas abriu uma nova frente de tensão diplomática com o Brasil e reacendeu um debate sensível sobre os limites da cooperação internacional e o respeito à soberania nacional.

Embora o combate ao crime organizado seja uma preocupação compartilhada por diversos países, a medida adotada pelo presidente Donald Trump (republicano) levanta questionamentos sobre o alcance de decisões unilaterais que produzem efeitos além de suas fronteiras e impactam diretamente políticas de segurança definidas por governos estrangeiros.

O governo brasileiro reagiu de forma firme e acertada ao rejeitar qualquer tentativa de interferência externa na definição de como o país enquadra e combate suas organizações criminosas. Não há dúvida de que PCC e CV representam algumas das maiores ameaças à segurança pública nacional, espalhando violência, controlando territórios e movimentando bilhões de reais por meio do tráfico de drogas, armas e outras atividades ilícitas. No entanto, a gravidade desses crimes não elimina a necessidade de precisão jurídica e política na classificação dessas organizações.

O prefeito de Araripina, Evilásio Mateus, assinou, na última quinta-feira (28), a ordem de serviço para a construção de 50 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida. As moradias serão construídas por meio de parceria com o Governo Federal e integram as ações voltadas à ampliação do acesso à habitação no município. A iniciativa contou com articulação junto ao deputado federal Fernando Filho, à deputada estadual Roberta Arraes e ao senador Fernando Dueire.

As obras serão executadas pela empresa Zeta Engenharia, vencedora da licitação. Durante a assinatura da ordem de serviço, Evilásio Mateus destacou a importância do projeto para as famílias beneficiadas. “Esse é um momento muito importante para Araripina. Estamos trabalhando para trazer mais dignidade, qualidade de vida e oportunidades para o nosso povo. Essas 50 casas representam esperança e a realização do sonho de muitas famílias”, afirmou o prefeito. Segundo a gestão municipal, além de ampliar a oferta habitacional, o empreendimento também deve gerar empregos e movimentar a economia local.

Jaboatão dos Guararapes - Operação Chuvas

O deputado federal Eduardo da Fonte voltou a defender publicamente a pré-candidatura de Léo do Ar à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) durante o Congresso da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), realizado em Triunfo, no Sertão do Estado. Pré-candidato ao Senado, o parlamentar destacou a atuação de Léo à frente da entidade e reforçou seu apoio ao nome do aliado para representar os vereadores pernambucanos nas eleições de 2026.

Ao discursar para vereadores e lideranças de diversas regiões do Estado, Eduardo da Fonte ressaltou a importância do Legislativo municipal e afirmou que a pré-candidatura de Léo do Ar vem sendo construída com base no trabalho desenvolvido junto às bases políticas. Atualmente em seu quarto mandato como vereador de Gravatá e presidente da UVP, Léo tem ampliado sua articulação estadual por meio da entidade e busca fortalecer sua presença no cenário político pernambucano.

Petrolina - São João 2026

A Comissão Sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP), órgão de Estado vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos, aprovou relatório concluindo que o ex-presidente Juscelino Kubitschek foi assassinado pela ditadura militar, de acordo com o teor antecipado por reportagem da Folha de 7 de maio.

Segundo nota publicada pelo MPF (Ministério Público Federal), o relatório da historiadora Maria Cecília Adão aprovado pela CEMDP afirma que JK “foi morto pela ditadura em 1976, contestando a conclusão da época de que ele teria sido vítima de um acidente automobilístico”. As informações são da Folha de S. Paulo.

Ipojuca - Na palma da sua mão

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, disse, em entrevista ao GLOBO que a designação das facções criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas, pelos Estados Unidos, levanta preocupações econômicas para o Brasil, especialmente em relação ao Pix e ao setor financeiro, que podem atingir outros setores. Durigan alertou para o risco de sanções discricionárias do governo americano que poderiam atingir bancos, fundos, fintechs e até mesmo a infraestrutura do Pix.

— Há um receio das instituições financeiras de sofrerem com uma discricionariedade de instrumentos de ataque (por parte dos Estados Unidos). Então, se começar a dizer que determinada instituição financeira, que determinada conta, que determinada infraestrutura como o Pix, pode ser utilizada por facções criminosas, denominadas grupos terroristas pela designação norte-americana, e começar a fazer ataque e as instituições serem alvos disso — disse Durigan. — Eu diria que isso é uma primeira preocupação mais operacional, caso haja sanções financeiras advindas como um segundo passo dessa primeira designação. As informações são do jornal O GLOBO.

Caruaru - São João na Roça

O deputado federal Felipe Carreras esteve em Jupi, nesta sexta-feira (29), para uma agenda voltada ao fortalecimento da zona rural do município. Ao lado da prefeita Rivanda Freire, do vice-prefeito Lêdson Liberato e de lideranças locais, o parlamentar participou de uma reunião com 17 presidentes de associações rurais para ouvir demandas e discutir ações voltadas ao desenvolvimento do campo.

Durante o encontro, Carreras destacou investimentos destinados à aquisição de equipamentos e máquinas agrícolas por meio de seu mandato, com foco no apoio à agricultura familiar e no fortalecimento da produção rural. Segundo o deputado, o diálogo com as associações é fundamental para direcionar iniciativas que atendam às necessidades das comunidades.

Na ocasião, o parlamentar também anunciou a liberação de uma emenda no valor de R$ 1,4 milhão para a área da saúde em Jupi. O recurso, segundo ele, foi articulado em parceria com a gestão municipal e será destinado ao fortalecimento da rede de atendimento, contribuindo para ampliar os serviços oferecidos à população e melhorar a estrutura da saúde pública no município.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) participou, nesta sexta-feira (29), em Serra Talhada, da entrega de 75 veículos destinados à área da saúde para municípios pernambucanos. O evento contou com representantes do Ministério da Saúde, prefeitos e lideranças políticas. Durante a agenda, João relatou encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizado na noite da quinta-feira (28), em Brasília, e afirmou que o presidente pretende cumprir novas agendas em Pernambuco. “Em breve nós vamos estar andando Pernambuco juntos, lado a lado, e visitando o Sertão mais uma vez”, disse, ao reproduzir uma mensagem atribuída a Lula.

Foram entregues 39 micro-ônibus e 11 vans para o transporte de pacientes, além de 25 unidades odontológicas móveis. João Campos destacou a importância da cooperação entre os entes públicos e afirmou que pretende manter diálogo com gestores municipais. “Todos os prefeitos que estão aqui, sem distinção de coloração partidária, sabem que tudo o que eu puder fazer para ajudar eu farei”, declarou.

A cerimônia reuniu a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), além de prefeitos de diferentes regiões do Estado, das deputadas federais Maria Arraes (PSB) e Iza Arruda (MDB), do deputado federal Carlos Veras (PT) e de representantes do Ministério da Saúde. Após a agenda em Serra Talhada, João Campos seguiu para compromissos em outras cidades do Sertão.

Palmares - Casa Azul

O deputado federal Pedro Campos (PSB) afirmou que Pernambuco perdeu mais de 1,2 mil leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) desde o início da atual gestão estadual. Com base em dados do Ministério da Saúde, o parlamentar atribuiu a redução ao que classificou como um processo de desmonte da rede pública e utilizou as redes sociais para criticar a condução da saúde no Estado.

“Os usuários do SUS sabem da realidade enfrentada todos os dias. Falta leito, falta estrutura e falta prioridade. Os dados do Ministério da Saúde mostram que Pernambuco perdeu mais de 1,2 mil leitos do SUS desde o início da atual gestão. Isso é gravíssimo e revela um verdadeiro desmonte da saúde pública estadual”, declarou. Pedro também relacionou o cenário a problemas estruturais registrados em hospitais da rede estadual, citando episódios recentes no Hospital Agamenon Magalhães, Hospital da Restauração e Hospital Barão de Lucena.

O deputado ainda mencionou o fechamento de unidades como a Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (Fusam), em Caruaru, e o Hospital de Retaguarda da Restauração, além da situação do Hospital Central de Paulista. “Fechar hospital não é investimento, é falta de respeito com a população. O mais absurdo é tentar contabilizar esse gasto como ampliação de investimento em saúde, enquanto o povo sofre sem atendimento adequado”, afirmou.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Por Marlos Porto*

Vi, hoje, reportagem na TV Gazeta de Alagoas mostrando as movimentações dos pré-candidatos ao governo alagoano, João Henrique Caldas, ex-prefeito de Maceió, e o ex-ministro Renan Filho. Fiquei impressionado com a quantidade de gente nos eventos e também diversas pessoas com bonés azuis com o nome do candidato Renan Filho. E o apresentador, de forma descontraída, falando sobre sorteios de geladeira e fogão em eventos dessa natureza, como se fosse algo típico e normal.

Pesquisando na Internet, vi no portal G1 que, no dia 10 de maio, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, teria feito o sorteio de 50 transferências via PIX no valor de duzentos reais, durante uma festa de Dia das Mães em Rio Largo, em evento que contou com a presença do senador Renan Calheiros.

Se o leitor não conseguiu acompanhar o tributo ao cantor e compositor paraibano Vital Faria, no quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (29), que o governo brasileiro pretende combater internamente o crime organizado e que não vai aceitar intervenções internacionais, após o anúncio dos Estados Unidos de classificar facções criminosas como organizações terroristas estrangeiras.

Nessa quinta-feira (28), o Departamento de Estado dos EUA, chefiado por Marco Rubio, anunciou que vai classificar as facções brasileiras Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) como terroristas. As informações são do g1.Minutos antes da fala, o Planalto divulgou uma nota em que reforça as ações do governo no combate ao crime organizado. As informações são do g1.

REVISTA VEJA

O Tribunal de Contas de Pernambuco determinou a abertura de uma auditoria para investigar um contrato para a manutenção de escolas firmado entre o governo do estado e uma construtora que estaria impedida de prestar serviços ao poder público e que, ainda assim, teria tido a contratação determinada por meios supostamente irregulares. O caso aponta também para indícios de superfaturamento da empresa em um contrato que, ao todo, supera os 185 milhões de reais.

A Cetus Construtora, que estava sancionada como inidônea no cadastro da Controladoria-Geral da União, por conta de um contrato com a prefeitura de Belo Horizonte, estava impedida de prestar serviços ao poder público de março de 2025 a março de 2026, mas foi contratada pelo governo de Raquel Lyra (PSD) em 11 de junho de 2025. Segundo a denúncia, o contrato ainda foi assinado sem análise prévia da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), contrariando normas estaduais.