Secretário de Turismo e Lazer do Recife assume vice-presidência da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Turismo

Pautado pelo diálogo, valorizando a escuta e adepto do intercâmbio de experiências, o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Antonio Coelho, assumiu mais um compromisso junto ao setor. Na manhã de hoje, o gestor tomou posse como vice-presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Turismo. O colegiado, composto por representantes dos setores público e privado, tem como finalidade priorizar necessidades e fortalecer cadeias produtivas relevantes para a economia local.

Antonio Coelho, em sua participação no encontro, reforçou a disposição de atuar mediando e ampliando a comunicação entre os diversos atores do turismo no Recife e em Pernambuco. Em seguida, destacou o importante papel do grupo na proposição de boas ideias para o turismo, bem como para o desenvolvimento econômico da capital pernambucana. O gestor expressou, ainda, o entusiasmo de seguir como parceiro nesse desafio de alavancar e potencializar as políticas públicas para o setor turístico.

Veja outras postagens

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), anunciou nesta quarta-feira (18) que encaminhou uma representação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o ex-ministro do Turismo Gilson Machado, que publicou um vídeo na noite de domingo entregando adesivos com a mensagem: “O Nordeste está com Flávio Bolsonaro 2026”. O material também tinha uma imagem do candidato à Presidência pelo PL beijando o pai, Jair.

Em resposta, a ação protocolada por Lindbergh acusa o ex-ministro da prática de propaganda eleitoral antecipada e pede a concessão de liminar para retirada imediata de conteúdo divulgado nas redes sociais. Além disso, o documento solicita o estabelecimento de uma multa para caso de descumprimento e exige o envio do caso ao Ministério Público Eleitoral para apuração de eventual abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. As informações são do jornal O Globo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o reajuste para servidores do Congresso Nacional e do Tribunal de Contas da União (TCU), mas vetou trechos da medida que estabelecem benefícios adicionais, os chamados “penduricalhos”. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (18).

Segundo o Palácio do Planalto, Lula vetou os dispositivos que previam reajustes escalonados até 2029 porque a fixação de aumentos para períodos posteriores ao término do atual mandato contraria a Lei de Responsabilidade Fiscal, que veda a criação de despesa obrigatória nos últimos dois quadrimestres do mandato que não possa ser cumprida integralmente dentro dele. Portanto, a decisão do presidente prevê o aumento para 2026, mas veta aumentos para os exercícios de 2027, 2028 e 2029. As informações são do Correio Braziliense.

Ipojuca - No Zap

Por Betânia Santana
Do Blog da Folha

No último dia oficial da folia no Recife, o prefeito João Campos (PSB) antecipou um balanço do Carnaval na cidade. Afirmou, na noite de ontem (17), ter sido ainda mais especial porque a festa contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo o prefeito, o presidente Lula telefonou no dia seguinte para dizer que ficou encantado com o Galo da Madrugada e gostado muito da festa do maior bloco do mundo, de acordo com o Guiness Book. “Tão importante quanto ele ter vindo é a gente ver o carinho com que o povo trata ele. É impressionante”, declarou, reforçando ter ficado ao lado dele o tempo todo. Um camarote especial foi montado ao lado do espaço oficial do Galo. O acesso foi restrito a algumas autoridades.

Caruaru - IPTU 2026

Por Rudolfo Lago
Do Correio da Manhã

Para não dizer que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tem, como dizia Chico Buarque, assessores de VDM na sua equipe, ele foi aconselhado lá atrás a declinar quando a Acadêmicos de Niterói resolveu que seu enredo de 2026 iria homenageá-lo e contar a sua história. Lula respondeu que homenagem não se recusa. Sugeriu-se a transferência do enredo para 2027, ano não eleitoral. Assim não aconteceu. Mas a verdade é que nos dias que antecederam ao domingo (15), a ficha do risco começou a cair pesada no Palácio do Planalto. E feita, então, toda uma megaoperação de contenção de danos. Nenhum ministro desfilou. Nenhum petista com mandato saiu na escola.

Lula cumprimentou todas as escolas

A primeira-dama Janja da Silva declinou de sair no alto de um carro alegórico. Escoltado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), Lula desceu à avenida e cumprimentou o casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira da Acadêmicos de Niterói. Mas depois fez o mesmo com os representantes de todas as outras escolas que desfilaram no domingo de Carnaval. Não poderia vir a ser acusado de ter privilegiado só a escola que lhe homenageou.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Morreu ontem (17), aos 92 anos, em Recife, o engenheiro Mário Antonino. Em Afogados da Ingazeira e no Pajeú, era muito lembrado por ser o engenheiro responsável pela construção da Barragem de Brotas. A causa da morte não foi informada. Também não há informações sobre velório e sepultamento.

A Barragem de Brotas teve início em 1974 e o seu término ocorreu no ano de 1976. O gestor do município era Silvério Queiroz e o governador, Eraldo Gueiros Leite, com participação de nomes como o então Secretário Francisco Perazzo. As informações são do Blog do Nill Júnior.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Por Silvino Teles*

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é uma condição de saúde mental que vai além da preocupação cotidiana. Caracterizado por medo excessivo e persistente, muitas vezes sem causa específica, o transtorno impacta de forma profunda diferentes áreas da vida, como as relações sociais, a estabilidade financeira e os vínculos afetivos.

No convívio social, pessoas com TAG costumam enfrentar dificuldades para manter interações frequentes. A antecipação constante de problemas, o receio de julgamentos e a necessidade de controle podem levar ao afastamento de amigos, familiares e eventos sociais. Esse isolamento progressivo contribui para sentimentos de solidão e pode agravar ainda mais os sintomas de ansiedade.

Olinda - Refis últimos dias 2025

No carnaval, muitos turistas pousaram na capital pernambucana cantando “Voltei, Recife, foi a saudade que me trouxe pelo braço”, canção do cantor e compositor Luiz Bandeira. Parodiando o grande mestre de frevos, entre os quais “É de fazer chorar (Quarta-feira ingrata)”, cantei “Voltei, Bonito”. Fugindo do agito da folia, regressei, na verdade, ao hotel Refúgio do Rio Bonito, onde passei o carnaval do ano passado e adorei.

Tem de tudo que se busca para um relax completo em quatro dias: conforto na hospedagem, com chalés e suítes maravilhosos, uma paisagem campestre encantadora, friozinho de montanha, piscina aquecida, trilhas na mata atlântica e um jeito muito especial de acolher o hóspede, além de uma comida gostosa, a começar pelo café da manhã bem regional.

Joel de Hollanda*

No último 31 de janeiro, cercado pelo afeto da família, lúcido como sempre foi e atento às inquietações institucionais que hoje desafiam o Brasil, o senador Pedro Simon completou 96 anos de vida.

Noventa e seis anos não apenas de existência, mas de coerência. De altivez. De compromisso público. Tive o privilégio de com ele conviver durante quatro anos no Senado Federal. Ele, honrando o Rio Grande do Sul. Eu, representando Pernambuco.

O Carnaval apagado de Raquel

A máxima de que políticos precisam ser vistos em eventos populares, como o Carnaval, São João ou procissões religiosas, segue mais atual do que nunca. Não foi à toa que o próprio Lula (PT), em plena pré-campanha à reeleição, dispensou o tradicional descanso dos presidentes em praias restritas para circular pela folia do Recife, de Salvador e do Rio de Janeiro.

E, por bem ou por mal, virou pauta nacional pela controvérsia envolvendo o desfile em sua homenagem na Sapucaí. Já em Pernambuco, o contrário ocorreu com Raquel Lyra (PSD). Mesmo apelando a dezenas de postagens nas redes sociais, ela levou a pior e acabou ironizada até por artistas nacionais.

Com a tradicional coluna do dia, este blog volta a ser atualizado à meia-noite depois da paradinha nos quatro dias de folia.

Chegou o Carnaval e, com a festa, a hora da paradinha anual. Em 20 anos deste blog, pioneiro no Nordeste, nunca trabalhamos no reinado do Momo. Minha equipe e eu ficamos de pernas para o ar, porque ninguém é de ferro, como diria o saudoso Ascenso Ferreira, poeta e folclorista pernambucano, saído do canavial de Palmares para ilustrar o movimento literário modernista de 1922.

Entendo que quem está na folia só quer se esbaldar, esquecer o mundo e os problemas do quotidiano. Por isso, julgo inócuo atualizar o nosso noticiário. Até porque, diga-se de passagem, as notícias neste período se restringem ao Carnaval e este blog é focado na política.

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com a professora, flautista e artista Valéria Moraes neta de Edgard Moraes e integrante do Coral que carrega o nome e o legado do carnavalesco, ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!