Por Aldo Paes Barreto*
Pela terceira ou quarta vez, o clássico do folclore russo – dança do Cossacos – volteia sobre o Nordeste musical e deixa marcas sonoras de bom gosto. Primeira fez, quando aqui aportaram exilados, fugindo de guerras que nem eram deles os nobres cossacos traziam no matulão, suas músicas, suas gaitas e a arte de dançar, montando belos cavalos negros com tanta graça e maestria que pareciam ter nascido em cima deles.
Eram os anos 1940. À frente o líder general Ivan Pavlechenko. O grupo instalou-se em São Caetano e ali encontrou o mais alto funcionário público federal e e um cidadão sempre disposto a ajuda o próximo: Aldo Tresse Paes Barreto, meu pai. O general pedia renovação de licença de livre trânsito no estado (escrita do município de São Caetano). Constavam ainda do prontuário, as fichas do próprio Ivan, de Eufenyuz Brucki (Bruscky), Pedro Gabueff e dos cantores Miguel Nemolovsky, Miguel Klutchko, Jorge Medvedeff e Timoteo Scripnic.
Leia maisNa carta destinada ao Secretário de Segurança Pública do Estado de Pernambuco, Pavlechenko afirma que o grupo estava reduzido a cinco membros, todos cossacos russos, combatentes da grande guerra e expatriados daquela nação, após o movimento revolucionário de 1918, por motivos de ordem política.
Esse conjunto já se achava no Brasil desde 1933, percorrendo todos os Estados, do Rio Grande do Sul ao Pará, e se exibindo em diversas localidades, inclusive nas capitais dos Estados, com os seus trabalhos de equitação, no molde dos exercícios da “Cavalaria dos Cossacos Russos”, além do conjunto vocal, que tão calorosos aplausos arrancou de grandes assistências em todos os recantos do território brasileiro. Segundo Pavlechenko, os Cossacos foram patrocinados em diversas ocasiões por autoridades públicas, como em apresentações na Vila Militar do Rio de Janeiro. Tinham, inclusive, cartas de recomendação do General Eurico Gaspar Dutra.
No Recife, realizaram no Clube Português apresentações exclusivas para autoridades como o General Mascarenhas de Moraes e o prefeito Novaes Filho. No clube, o público foi ver números orpheônicos dos folklores russo e brasileiros e contou com distribuição gratuita de vodca.
Os cossacos também se exibiriam no Teatro de Santa Isabel apresentando músicas típicas de guerreiros do Cáucaso e estepes russas. Em Pernambuco, aconteceram ainda apresentações em Olinda (no mosteiro de São Bento), Jaboatão, Caruaru, Triunfo, Timbaúba e Nazaré da Mata, no Cine Lux. E aqui encontraram um irmão gêmeo: mesmas andanças, mesmo ritmo, mesma alegria. O frevo.
A presença musical cossaca permaneceu entre nós durante anos presentes nas estradas empoeiradas e esburacadas, percorridas pelos caminhões, presente nos forros, nas harmônicas, gaitas de boca fazendo as festas.
No início dos anos 1950, eu já não registrava nenhuma lembrança dos cossacos, quando fui estudar no Colégio de Caruaru. Ali, ganhava um amigo Luiz Gonzaga, menino como eu, sertanejo, sempre conduzindo duas preciosidades, presentes do avô, mestre em sua cidade:
o estojo de lápis, pouco usado. e uma gaita de boca lembrança do velho mestre de banda o no Sertão de Pernambuco.
Então, as noites caruaruenses erma preenchidas com duas músicas sempre presentes. A Dança dos Cossacos e a música natalina, Noite Feliz. Luiz Gonzaga tocava as duas muito bem, A primeira era atraente, alegre e, por isso mesmo juntava a meninada, só dispensada com a intervenção do censor mandado todo mundo para a cama. A segunda, era triste. Não tinha plateia. Além de nós dois. Ele tocando, eu ouvindo.
Noite Feliz, provocava um frio intenso. E era tanto frio que, me acompanhava até e a cama, onde rezava e enxugava os olhos. Anos e anos depois, descobri que não era o frio que incomodava. Era saudade mesmo. E parecia não ter fim.
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