São José do Egito inaugura Beco dos Josés e Centro de Atendimento ao Turista

Na noite de ontem, a Prefeitura de São José do Egito entregou dois novos equipamentos culturais à população: o revitalizado Beco dos Josés e o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado na histórica Casa Lyra. As inaugurações ocorreram dentro da programação da 52ª Festa Universitária e reforçam o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura, do patrimônio e do turismo local.

O antigo Beco de Zé Rocha, agora rebatizado como Beco dos Josés, homenageia antigos comerciantes do centro histórico, todos chamados José — entre eles, Zé Duda, Zé Roque, Zé Baixinho e Zé Rocha — além de Dona Zezé, única mulher homenageada. “Hoje entregamos mais que um espaço físico. Entregamos um pedaço da memória de São José do Egito, onde tantas histórias começaram”, afirmou o prefeito Fredson Brito, que participou da inauguração ao lado da primeira-dama Lúcia Brito e de familiares dos homenageados.

A cerimônia também marcou a abertura do novo CAT, instalado no prédio da antiga Casa Lyra. O espaço servirá como ponto de informação, acolhimento e orientação para os visitantes que chegam à “Terra da Poesia”. A inauguração contou com a presença de secretários, vereadores e de Pedro Lyra, atual secretário de Desenvolvimento Econômico e membro da família proprietária do imóvel.

Com essas ações, a Prefeitura busca consolidar São José do Egito como referência cultural e turística no Sertão do Pajeú. “É um gesto de gratidão a quem fez e faz a nossa cidade pulsar. E com o CAT, acolhemos de forma organizada quem chega para conhecer nossa cultura, nossa poesia e nosso povo”, destacou o prefeito.

Veja outras postagens

Devido ao lamentável ocorrido do desabamento de residências no bairro de Ouro Preto, na manhã deste domingo (19), a prefeita de Olinda, Mirella Almeida, decretou luto oficial por três dias no município. Desde o momento em que tomou conhecimento do fato, a gestora determinou que várias secretarias da Prefeitura atuassem de forma integrada para garantir o suporte necessário ao caso.

A operação contou com a participação das equipes de Defesa Civil, Segurança, Saúde, Desenvolvimento Social, Proteção Animal e Gestão Urbana. Já a governadora em exercício, Priscila Krause, acionou o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil Estadual e as Polícias Civil e Militar para auxiliar em todas as ações de resgate e suporte.

“Com o fim dos trabalhos de resgate, quero expressar minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas do desabamento ocorrido na manhã de hoje, em Ouro Preto. Que Deus conforte a todos neste momento tão difícil. Olinda está de luto oficial por três dias”, comentou Mirella.

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, deixou o partido Novo para se filiar ao PSD de Gilberto Kassab. O evento de filiação será no dia 27 de outubro, em um hotel de Belo Horizonte.

Simões concorrerá ao governo mineiro em 2026 com o apoio do atual titular do cargo, Romeu Zema (Novo). Zema deixará o comando do Estado em abril, para disputar as eleições — ele se apresenta como pré-candidato ao Planalto, mas pode seguir outro rumo. O vice, portanto, vai às urnas sentado na cadeira de governador. As informações são do Poder360.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Benjamin Netanyahu (Likud, direita) confirmou ontem (18) que disputará as próximas eleições parlamentares israelenses. O primeiro-ministro afirmou que pretende “vencer” o pleito marcado para outubro de 2026.

O anúncio se deu diante de um impasse no acordo de cessar-fogo com o Hamas, intermediado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano). Neste domingo (19), Israel lançou um ataque aéreo a Rafah, no sul da Faixa de Gaza. Netanyahu acusa o Hamas de violar o acordo. As informações são do Poder360.

Em declaração em suas redes sociais neste domingo (19), o deputado estadual Waldemar Borges não poupou críticas à governadora Raquel Lyra, afirmando que ela foi “desmascarada” ao tentar manipular a opinião pública em um movimento estratégico para colocar a população contra a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Segundo Borges, a governadora insinuou que “Pernambuco tinha pressa” para aprovar um empréstimo de R$ 1,5 bilhão, mas a verdade é que os cidadãos estão atentos e não se deixam enganar por discursos vazios e enganosos.

Borges destacou que, enquanto Raquel Lyra buscava justificar a urgência do empréstimo, o que realmente estava em jogo era a falta de transparência do governo. “Pernambuco e os pernambucanos sabem que sempre quisemos informações claras e precisas”, afirmou. Para o deputado, o esforço da governadora para criar um clima de desconfiança contra a Alepe teria ficado claro.

A situação se complica ainda mais ao se considerar que o governo já havia avançado com obras de infraestrutura, como o Arco Metropolitano e a duplicação da BR-232, utilizando recursos que deveriam ser destinados ao novo empréstimo. O deputado ressalta que essa manobra representa um verdadeiro “drible” na população, que merece esclarecimentos sobre a real destinação dos recursos. “A gente avisou! O povo não pode ser enganado”, conclui Waldemar.

Aqui, na divisa do Ceará com Pernambuco, no município do Jati, há uma parada obrigatória para apreciar: um cenário belíssimo da Transposição do Rio São Francisco. A queda d’água é fantástica.