São João de Araripina começa com recorde de público e programação até o fim de junho

A abertura do São João de Araripina aconteceu no último fim de semana no distrito de Lagoa do Barro e reuniu mais de 12 mil pessoas em três dias de festa. Entre quinta (29) e sábado (31), passaram pelo palco nomes como Priscila Senna, Limão com Mel, Vitor Fernandes e Baby Som, além de artistas locais. Com apoio da Fundarpe, Empetur e do Governo de Pernambuco, o evento foi considerado o maior já realizado na localidade. “Foi uma festa linda, feita com carinho, respeito à tradição e valorizando nossos artistas. E está só começando”, disse o prefeito Evilásio Mateus. O evento também teve apoio da deputada Roberta Arraes (PP).

A programação junina segue espalhada por vários bairros da cidade, começando nesta quinta-feira (5) pelo bairro José Martins, que recebe quadrilhas e atrações de forró pé-de-serra. No fim de semana, o SESC Ler será tomado pelo Beco do Forró, iniciativa feita em parceria com a Prefeitura. A agenda continua no dia 11 com o bairro Cavalete e, no dia 14, no Alto da Boa Vista.

Outro destaque será a Festa da Sanfona, marcada para o dia 18 de junho, com o Arrastão dos Sanfoneiros percorrendo as ruas do centro da cidade. Dois dias depois, no dia 20, acontece o Festival de Quadrilhas, que também integra o circuito oficial de eventos do São João de Araripina.

O encerramento acontece entre os dias 24 e 28 de junho, no Parque Três Vaqueiros, com uma maratona de shows de nomes da música nacional. Estão confirmadas apresentações de Maiara & Maraisa, Wesley Safadão, Nattan, Simone Mendes, Xand Avião, Menos é Mais, Matheus Fernandes, entre outros.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Toritama - Tem ritmo na saúde

Por AFP

Os Estados Unidos não enviarão nenhum representante de alto nível à COP30, a cúpula climática que começa em 10 de novembro em Belém do Pará, anunciou a Casa Branca neste sábado (1º), enquanto o presidente Donald Trump se concentra em impulsionar a indústria de combustíveis fósseis.

“Os Estados Unidos não enviarão nenhum representante de alto nível à COP30”, disse um funcionário da Casa Branca sob condição de anonimato.

“O presidente está dialogando diretamente com líderes de todo o mundo sobre questões energéticas, como evidenciado pelos acordos históricos de comércio e paz, que têm um foco significativo em parcerias energéticas”, afirmou o funcionário.

Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

Uma ação conjunta entre a Compesa e a Secretaria de Defesa Social (SDS) resultou, na noite de ontem (31), na prisão de um dos envolvidos e na recuperação do motor de uma bomba furtada de uma unidade de bombeamento da companhia em Limoeiro, no Agreste de Pernambuco. O equipamento foi localizado no município de Glória do Goitá, na Zona da Mata.

Segundo a Compesa, a resposta rápida foi possível graças aos investimentos em segurança patrimonial e à instalação de tecnologias de monitoramento nas unidades operacionais. Mesmo com os danos causados pela invasão, o abastecimento de água de Limoeiro segue em funcionamento, embora com uma redução de cerca de 60% da capacidade. A previsão é que o sistema seja totalmente restabelecido até a próxima terça-feira (4).

Durante o crime, os assaltantes fizeram o operador refém, furtaram cabos, componentes elétricos e uma bomba recém-adquirida, além de vandalizar o local. A vítima não sofreu agressões e passa bem.

A Compesa registrou Boletim de Ocorrência, e a Polícia Civil deve instaurar inquérito para identificar os demais envolvidos. A empresa estima prejuízo superior a R$ 100 mil e destacou que a atuação conjunta das forças de segurança foi essencial para conter os danos e recuperar o equipamento furtado.

Belo Jardim 12 novos veículos

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) determinou que Luciano Hang, dono das lojas Havan, pague R$ 33 mil de indenização por danos morais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O empresário foi processado pelo patrocínio de faixas levadas por aviões com frases ofensivas ao político, em 2019. Entre as mensagens, estavam “Lula cachaceiro, devolve meu dinheiro”. A condenação aconteceu após a votação na 1ª Câmara Civil, na quinta-feira (30), e foi confirmada pelo advogado do presidente, Miguel Novaes, ontem (31).

Na época dos fatos, Lula havia recém deixado a prisão após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O petista acionou a Justiça, que negou o pedido de indenização em primeira instância. A decisão dos desembargadores foi unânime. As informações são do portal g1.

O processo iniciou em 2019, quando a defesa de Lula ajuizou uma ação na 2ª Vara Cível da Comarca de Navegantes sobre o tema. “O réu consumou a prática do ato, sendo as faixas veiculadas nos céus do litoral norte catarinense na temporada de verão 2019/2020. Consoante as fotografias anexadas em réplica, os textos ostentavam os seguintes dizeres: ‘Lula cachaceiro devolve meu dinheiro’, ‘Lula na cadeia, eu com o pé na areia’, ‘Melhor que o verão é o Lula na prisão’ e ‘Lula enjaulado é Brasil acordado’.”

Hang pode recorrer da decisão. O g1 procurou a defesa do empresário e aguardava retorno até a última atualização desta reportagem.

Ipojuca - No grau