Saída de Pimenta aumenta na base governista expectativa por novas trocas ministeriais

Depois do anúncio de que o ministro Paulo Pimenta vai deixar a Secretaria de Comunicação Social da Presidência para dar lugar ao marqueteiro Sidônio Palmeira, cresceu a expectativa de deputados da base governista por outras mudanças na Esplanada dos Ministérios. Uma dessas mudanças envolveria bancada do PSD.

O partido ainda não foi chamado para conversar. Mas tem dado sinalizações de que não aceita mais a Pesca como espaço na Esplanada. E tem enviado recados ao Planalto de que sua fidelidade precisa ser recompensada.

Sidônio Palmeira vai assumir a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

O PSD tem 44 deputados. A sigla tem, ao todo, três ministérios: Agricultura, Minas e Energia e Pesca. Só que os dois primeiros são da bancada do partido no Senado. Apenas a Pesca é da bancada da Câmara. A pasta é vista como de pouca capilaridade e com poucos recursos.

“Nos prometeram o Turismo, depois entregaram a Pesca. Prometeram a Funasa [Fundação Nacional de Saúde] e não entregaram. O PSD tem cumprido a parte dele no acordo. É o partido da base que mais entrega votos. E fez um gesto mesmo com a bancada insatisfeita no Pacote Fiscal”, disse um experiente deputado da bancada.

Contemplar o PSD pode ser estratégico para a articulação política do governo antes do início do ano legislativo.

O governo tem visto aumentarem as dificuldades para a formação de maioria na Câmara, especialmente depois das decisões do ministro Flavio Dino, que determinaram maior transparência nas emendas parlamentares, e na descoberta da abertura de um inquérito na Polícia Federal que investiga irregularidades associadas ao tema.

No fim do ano, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), disse a interlocutores que Lula precisava fazer um freio de arrumação nos seus ministérios.

“Tem partido com espaço demais que entrega pouco e partido com pouco espaço que entrega muito. É preciso fazer uma rearrumação do equilíbrio de forças”, afirmou o presidente.

Veja outras postagens

O ex-secretário Newton César, que integrou a gestão de Joaquim Francisco no governo de Pernambuco e de Totonho Valadares em Afogados da Ingazeira, foi encontrado na noite desta quarta-feira (3) em Olinda. Segundo familiares, ele foi encaminhado ao Hospital Português, no Recife, para avaliação médica.

Mais cedo, a família havia informado o desaparecimento de Newton, que havia sido visto pela última vez por volta das 11h30, em uma oficina de carros no bairro da Madalena, no Recife, dirigindo um Creta branco de placa SOQ5B09. A última localização do veículo tinha sido registrada às 15h30, no sentido de Abreu e Lima.

Até o momento, a família não repassou novos detalhes sobre seu estado de saúde.

Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Toritama - Tem ritmo

O ex-secretário Newton César, que integrou a gestão de Joaquim Francisco no governo de Pernambuco e de Totonho Valadares em Afogados da Ingazeira, está desaparecido desde a manhã desta quarta-feira (3), no Recife. De acordo com familiares, ele foi visto pela última vez por volta das 11h30, em uma oficina de carros no bairro da Madalena, dirigindo um Creta branco de placa SOQ5B09. A última localização do veículo foi registrada às 15h30, seguindo no sentido de Abreu e Lima. Segundo a família, Newton não utiliza celular, e informações podem ser repassadas aos filhos Clarissa (81 99954-9808) e Marcelo (81 99103-2700).

Palmares - Forró Mares

A Prefeitura de Olinda empossou, nesta quarta-feira (3), 72 novos professores que passam a integrar a rede municipal de ensino. Com a nomeação, o município ultrapassa a marca de 900 docentes convocados, sendo quase 700 apenas em 2025, na gestão da prefeita Mirella Almeida. Os profissionais chegam em um momento de avanço na educação local: em 2024, Olinda superou as médias estadual e nacional de alfabetização no 2º ano do Ensino Fundamental, com 62,29% dos alunos alfabetizados, contra 60,8% em Pernambuco e 59,2% no Brasil, segundo o Ministério da Educação.

Na mesma data, a gestão municipal entregou a pavimentação da Travessa Sarapião, no bairro do Amaro Branco. A solenidade contou com a presença da prefeita Mirella Almeida, do vice-prefeito Chiquinho, do assessor especial da Casa Civil do Estado e ex-prefeito de Olinda, Professor Lupércio, além da secretária de Obras, Cláudia Peregrino, do vereador Jesuíno Araújo e de Robson Gomes, assessor do deputado federal Túlio Gadelha.

Durante a inauguração, a prefeita destacou os desafios enfrentados pela cidade e a continuidade das obras. “A gente vai estar andando em cada canto da cidade, nos becos, vielas e avenidas principais, para fazer mais e melhor. Passamos por uma quadra chuvosa histórica, mas seguimos com fé, vontade de trabalhar e resiliência para avançar”, afirmou. Já o professor Lupércio lembrou que o termo de serviço da pavimentação foi assinado em sua gestão e ressaltou a importância das entregas nos primeiros meses de governo de Mirella Almeida.

Ipojuca - No grau