Sai à meia-noite pesquisa Opinião para governador

Exatamente à meia-noite, este blog trará a última pesquisa de primeiro turno para governador de Pernambuco contratada com exclusividade ao Instituto Opinião, de Campina Grande (PB). Foram aplicados dois mil questionários em 80 municípios das mais diversas regiões do Estado.

Veja outras postagens

Pedido de impeachment contra Raquel Lyra feito por Romero Albuquerque valoriza apoio da bancada governista em ano eleitoral

Por Larissa Rodrigues – repórter do blog

Ao formalizar o pedido de impeachment contra a governadora Raquel Lyra (PSD) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), ontem (19), o deputado Romero Albuquerque (UB) criou um fato político. Mesmo sabendo da dificuldade de o processo prosperar na Casa, porque a governadora tem a maioria dos parlamentares como aliados, o pedido gera desgaste para Raquel, sobretudo em um ano eleitoral.

Para aprovar um impeachment, é preciso que haja quórum, o que hoje a oposição não tem, mesmo havendo materialidade na denúncia contra a governadora no episódio da falta de fiscalização da empresa Logo Caruaruense por parte do Estado. A empresa pertence ao pai de Raquel Lyra, o ex-governador João Lyra Neto, e opera de forma irregular em Pernambuco desde que Raquel assumiu a gestão, há três anos, segundo investigação do portal Metrópoles.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

Pela primeira vez, a Europa admite recorrer a um instrumento extremo para se defender de um aliado histórico. Diante das ameaças comerciais do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o bloco passou a discutir o uso do chamado “instrumento anticoerção” — uma ferramenta inédita, nunca acionada, criada para reagir a pressões econômicas e políticas externas e que permite aplicar várias restrições comerciais de bens e serviços.

A discussão ganhou força depois que Trump anunciou um novo tarifaço contra países europeus. A partir de fevereiro, as tarifas seriam de 10%, podendo chegar a 25% em junho. As informações são do g1.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O deputado estadual Cayo Albino reagiu às declarações do deputado Antônio Moraes, da base governista, sobre a atuação da oposição no caso envolvendo a empresa de transporte Logo Caruaruense, ligada à família da governadora Raquel Lyra. Segundo Albino, as críticas buscam desqualificar a atuação do Legislativo diante das irregularidades apontadas e da falta de fiscalização do Governo do Estado, que resultaram no encerramento das atividades da empresa.

Ao comentar a justificativa apresentada por parlamentares governistas de que o fechamento teria ocorrido exclusivamente por dificuldades financeiras, Cayo Albino afirmou que a versão ignora o papel do Estado na fiscalização do serviço de transporte intermunicipal. “Dizer que estamos tirando proveito político por denunciar uma irresponsabilidade grave do governo é ser desonesto com o povo”, declarou o parlamentar, ao sustentar que houve falha do poder público no cumprimento de suas atribuições legais.

Caruaru - IPTU 2026

Uma missa em homenagem a Raul Jungmann será realizada nesta quinta-feira (22), às 19h, na Igreja das Fronteiras, no bairro da Boa Vista, área central do Recife. A celebração foi organizada por amigos, colegas e pessoas que conviveram com Jungmann ao longo de sua trajetória. Segundo os organizadores, a missa tem como objetivo recordar a vida, a atuação pública e o legado deixado por Raul Jungmann.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou em entrevista ao Globo News Mais desta segunda-feira (19) que o atual presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e o ex-presidente da Casa, Arthur Lira, teriam pressionado um setor do Tribunal de Contas da União a “liquidar a liquidação” do Banco Master.

“Tenho informações de que o atual presidente da Câmara dos Deputados e o ex-presidente da Câmara dos Deputados pressionaram e continuam pressionando um setor do TCU para que o Tribunal liquide a liquidação”, relatou. As informações são do g1.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

O Agente Secreto venceu mais um prêmio. Na noite do último domingo, 18, o longa brasileiro levou a categoria de melhor coprodução internacional no Lumière, renomada premiação francesa.

Além do Brasil, o filme é uma colaboração entre Alemanha, França e Holanda.

O francês O Estrangeiro, de François Ozon, destacou-se na premiação. Além de vencer a categoria de melhor filme, a adaptação do livro homônimo de Albert Camus ainda faturou a estatueta de melhor ator e melhor direção de fotografia. As informações são do UOL.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O líder do PSB na Assembleia Legislativa (Alepe), deputado Sileno Guedes, cobrou, nesta segunda-feira (19), a demissão do presidente da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), Antônio Carlos Reinaux. Segundo o parlamentar, a medida é uma resposta esperada pela sociedade após o escândalo da Logo Caruaruense, empresa de ônibus da família da governadora Raquel Lyra (PSD) que vinha operando em situação irregular desde 2023, primeiro ano da atual gestão.

Além da omissão em determinar a fiscalização de ônibus que circulavam sem vistorias, com taxas atrasadas e com idade acima da permitida, lembra que o presidente da EPTI está envolvido em outras polêmicas. Era diretor da Natural da Vaca, onde trabalhou por mais de dez anos, no período em que representantes da empresa teriam cometido crimes apurados pela Polícia Federal onde houve o indiciamento de 40 pessoas

Apos a EPTI ficar seis meses sem direção, foi nomeado para cuidar de um setor sensível para a família da governadora, o que pode ser um indício de conflito de interesses. “É fato que houve omissão. Eu mesmo denunciei a inoperância da EPTI por diversas vezes ao longo do ano passado. E o encerramento das atividades da Logo Caruaruense na sexta-feira passada, de forma bastante abrupta após as denúncias, foi a confissão de que a operação estava irregular e de que o Governo de Pernambuco nada fez, colocando vidas em risco. Será que o sistema vem sendo fiscalizado? A única resposta possível é a demissão da diretoria do órgão responsável”, declarou Sileno.

FOLHA DAS CIDADES

O estudante Samuel Aureliano, aluno do Colégio Diocesano Cardeal Arcoverde – CDCA, conquistou um feito histórico ao alcançar 967,70 pontos em Matemática, a segunda maior nota do Brasil nessa área no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Além do desempenho de destaque nacional, Samuel já garantiu aprovação no curso de Engenharia da Computação da Universidade de Pernambuco (UPE). O estudante segue se preparando para desafios ainda maiores, como o ingresso no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), uma das instituições mais concorridas do país.

A Prefeitura de Araripina anunciou, por meio do Arariprev, o calendário anual de pagamentos dos aposentados e pensionistas do município. A medida, divulgada pelo prefeito Evilásio Mateus, estabelece datas fixas para o pagamento dos benefícios ao longo de 2026, permitindo que os segurados acompanhem com antecedência o cronograma mensal de recebimentos.

De acordo com o calendário, os pagamentos ocorrerão nos dias 21 de janeiro; 20 de fevereiro; 20 de março; 20 de abril; 20 de maio; 19 de junho; 20 de julho; 20 de agosto; 18 de setembro; 20 de outubro; 19 de novembro; e 18 de dezembro. O 13º salário também teve datas definidas, com o pagamento de 50% em 10 de junho e os outros 50% em 10 de dezembro.

Pelo menos duas pessoas foram baleadas no domingo (18) de prévias de carnaval em Olinda e no Recife. Foram registrados episódios de violência e confusões generalizadas, e imagens enviadas ao Canal Globo mostram brigas no meio dos foliões.

Em Olinda, um folião foi baleado após a saída da troça John Travolta. No Recife, um homem foi atingido por disparos no Vasco da Gama, na Zona Norte, perto de onde acontecia um bloco. Também na capital, 20 pessoas foram detidas no CDU Folia, na Zona Oeste. As informações são do g1 Pernambuco.

A Auto Viação Progresso anunciou, por meio de suas redes sociais, um novo ciclo de modernização da frota: a chegada de 20 ônibus Double Decker (DD) que devem reforçar a operação regular da empresa até março. A atualização amplia o padrão de conforto e estrutura a bordo e traz, como principal novidade, a introdução de um serviço considerado inédito no Nordeste.

Segundo a Progresso, parte do lote incluirá o DD 8×2 (quatro eixos) com serviço “Suíte Cama”, categoria que eleva a experiência do passageiro ao oferecer um formato de acomodação mais reservado. Com isso, a empresa se posiciona como a primeira do Nordeste a disponibilizar esse tipo de serviço e uma das poucas no país com esse padrão em operação. As informações são do portal Ônibus & Transporte.

O estilista Valentino Garavani, fundador da grife Valentino, morreu nesta segunda (19) aos 93 anos, em Roma. A morte foi anunciada em um comunicado da Fundação Valentino Garavani e Giancarlo Giametti.

Valentino Garavani consolidou-se como um dos nomes definitivos da alta-costura do século 20, sendo o responsável por cristalizar uma imagem de glamour romântico, feminino e luxuoso na moda global. A importância de seu trabalho é destacada por publicações como “Harper’s Bazaar” e “W Magazine”, que creditam ao estilista a moldagem da percepção moderna de elegância italiana. As informações são do g1.