Rodrigo Farias cobra explicações sobre educação em audiência com Gilson Monteiro

Durante audiência pública realizada nesta terça-feira (1º) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual Rodrigo Farias (PSB), vice-presidente da Casa, fez duras cobranças ao secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro Filho. O parlamentar criticou o retorno limitado do programa Ganhe o Mundo, que enviou poucos alunos para o Chile e deixou cerca de 700 estudantes aprovados para intercâmbios nos Estados Unidos e no Canadá sem previsão de viagem, mesmo após dois anos de paralisação do programa.

Outro tema levantado por Farias foi a desapropriação do prédio do Colégio Americano Batista, adquirida em 2023 por R$ 80 milhões. Segundo ele, o governo estadual ainda não apresentou à sociedade qualquer definição sobre o uso do espaço. “Esse é um dos maiores investimentos feitos na educação nos últimos anos, mas até agora ninguém sabe o que será feito lá. O governo precisa dar transparência e explicações concretas”, afirmou.

A audiência foi acompanhada por estudantes, mães e profissionais da educação, que expressaram insatisfação com os rumos da política educacional do Estado. Para Rodrigo Farias, o governo Raquel Lyra tem tratado a área com descaso. “Eduardo Campos tirou Pernambuco dos últimos lugares e fez do nosso ensino o melhor do Brasil. Em dois anos, esse governo tem tratado a educação com descaso e desprezo. Nessa audiência, muitas perguntas ficaram sem respostas. Eu não vou parar de cobrar, porque o futuro dos nossos jovens está em jogo”, disse.

Veja outras postagens

Presidente municipal do PSD em Trindade, no Sertão do Araripe, Zé Capacete se reuniu no Recife com o prefeito e presidente nacional do PSB, João Campos, para reafirmar o seu apoio à construção de uma aliança em prol de um estado mais justo e desenvolvido. Na ocasião, também estiveram presentes Romerinho Jatobá e Samuel Salazar, vereadores recifenses.

Em pauta, houve espaço para falar sobre projetos e ações da capital pernambucana que podem servir como referência para o povo de Trindade e de todo o Sertão, considerando o papel de articulação que Zé Capacete cumpre na região.

A relação entre João Campos e Zé Capacete vem se consolidando, o que inclui gestos de ambos os lados. Nas eleições de 2024, João anunciou o seu apoio à candidatura a prefeito de Zé Capacete e os dois voltaram a se encontrar recentemente na Missa do Vaqueiro, em Serrita.

A governadora Raquel Lyra (PSD) esteve ontem (3) em Vertentes, onde assinou, ao lado do ex-prefeito e agora pré-candidato a deputado estadual Romero Leal, a ordem de serviço para a restauração da PE-130, no trecho que conecta a PE-090 (Vertentes) à BR-104, em Taquaritinga do Norte.

A obra, inserida no programa PE na Estrada, prevê a requalificação de 19,5 km de rodovia, com investimento de R$ 20,6 milhões. Segundo o governo, a iniciativa é estratégica tanto para garantir mais segurança aos motoristas quanto para fortalecer a economia do Agreste, marcada pelo intenso fluxo de mercadorias e pelo potencial comercial da região.

Após o ato oficial, Raquel Lyra e Romero Leal participaram de um almoço com lideranças locais, onde a governadora aproveitou para reafirmar apoio à pré-candidatura do aliado à Assembleia Legislativa de Pernambuco. O gesto consolida a entrada de Romero na disputa eleitoral com respaldo direto do Palácio do Campo das Princesas.

Ipojuca - No grau
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O jornalista Carlos Britto, que tem o blog mais lido do Vale do São Francisco e um dos mais acessados do Estado, com forte influência na Bahia também, abriu as portas da sua casa, ontem, num belo condomínio de Petrolina, onde passo o fim de semana, para um jantar super agradável, descontraído e com boa dose de bastidores políticos.

Estive lá com minha Nayla e toda equipe que me acompanha nesta peregrinação de lançamentos no Estado do livro “Os Leões do Norte”. Anfitrião de mão cheia, Britto nos recebeu ao lado da sua simpática Dora.

Entre uma garfada e um bom vinho, o prazer de rever os jornalistas amigos Edenevaldo Alves, com sua Suzana, e Júnior Vilela. Conheci também o radialista Wanderley Alves, agora vereador no município, aliás o segundo mais votado, de relações estreitas com Britto, provável candidato a deputado estadual nas eleições do próximo ano.

Palmares - No ritmo do desenvolvimento

Por Marcelo Tognozzi
Colunista do Poder360

O vice-prefeito de Belém do São Francisco, Roberval Aguiar (PP), é um político experiente, já foi vereador várias vezes e na minha passagem pela cidade, no início da semana, quando lancei meu livro, fez uma observação interessante, mesmo sendo aliado da governadora Raquel Lyra (PSD).

“Costumo dizer que para ter sucesso, qualquer governo precisa fazer boa gestão e muita política. Mais do que isso, precisa se articular. Sem uma articulação política e uma comunicação eficientes, as ações de governo caem no vazio e no esquecimento. Hoje é uma data simbólica, porque a
eleição será daqui a um ano. A governadora ainda tem tempo para reorganizar a articulação política e a comunicação do seu governo, mas precisa agir rapidamente. Seu maior adversário é o tempo. E o tempo não para, como diz uma canção”.