Rio Grande do Norte institui o Dia do Poeta Repentista em homenagem a Sebastião Dias

O Estado do Rio Grande do Norte agora tem uma data oficial para celebrar a arte do repente. A governadora Fátima Bezerra sancionou a Lei Nº 12.084, de 18 de março de 2025, que institui o Dia do Poeta Repentista no Calendário Oficial de Eventos do Estado, a ser comemorado anualmente no dia 13 de setembro, dia do nascimento do poeta Sebastião Dias, repentista natural de Ouro Branco, no Seridó potiguar.

A iniciativa, do poeta Ribamar Freire junto ao deputado estadual Nelter Queiroz, autor do projeto na Assembleia a Legislativa do Rio Grande do Norte (ALERN), homenageia os repentistas e reconhece a importância da poesia oral nordestina. A escolha da data faz referência ao nascimento do poeta Sebastião Dias, natural de Ouro Branco-RN, um dos grandes nomes da cantoria de viola, que faleceu em dezembro de 2023. Com a sanção da lei, o Estado fortalece o reconhecimento da cultura popular e do legado dos poetas que fazem do repente um símbolo da identidade nordestina.

Veja outras postagens

O frei Rinaldo vai celebrar a missa de Ação de Graças de aniversário de nascimento do ex-ministro, ex-deputado e empresário Armando Monteiro Filho (in memoriam) na quinta-feira (11), às 12h, na Igreja Madre de Deus, que reunirá familiares e muitos amigos. Durante a cerimônia religiosa, haverá apresentação da Orquestra Cidadã. Com informações da coluna de Roberta Jungmann, da Folha de Pernambuco.

Do Poder360

Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares
Ipojuca - No grau

Instagram político que mais cresce no Nordeste, o deste blog, atingiu, há pouco, a casa dos 100 mil seguidores, uma façanha e tanto, sem nenhum tipo de artifício, apenas pela qualidade do noticiário, o mais completo, o mais atual, o mais veloz, o que deixa o leitor por dentro dos principais fatos da cena nacional política e também regional.

Se você ainda não nos segue no Instagram nem nas demais redes sociais, faça isso agora:

instagram.com/blogdomagno

www.facebook.com/blogdomagnomartins

x.com/blogdomagno

www.tiktok.com/blogdomagno

www.youtube.com/blogdomagno

Na manhã deste sábado (6), o deputado estadual Nino de Enoque (PL) esteve em Manassu, Jaboatão dos Guararapes, para esclarecer junto aos moradores os motivos pelos quais a prometida construção do posto de saúde da localidade ainda não foi realizada, apesar dos recursos já terem sido destinados para a Prefeitura do município.

Durante a visita, o parlamentar reforçou seu compromisso com a população local e explicou que já havia feito sua parte enquanto deputado. “Destinei R$600 mil de emenda parlamentar para a Prefeitura de Jaboatão executar a obra, e o deputado federal André Ferreira destinou mais R$ 1 milhão. Ou seja, o recurso necessário foi enviado, mas infelizmente, até agora, o posto não foi construído”, explicou.

A ausência de um posto de saúde próximo tem gerado transtornos e prejuízos à população de Manassu, que precisa se deslocar para outras localidades em busca de atendimento médico.

“A minha parte como deputado foi feita. Meu compromisso com os moradores de Manassu foi assumido e será mantido. O povo de Manassu sabe que pode contar comigo e com meu apoio sempre”, afirmou o parlamentar durante o encontro com os moradores.