Renildo Calheiros defende permanência de Glauber Braga na Câmara

O deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB) criticou a decisão do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, que aprovou, por 13 votos a 5, a cassação do mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ). Em publicação nas redes sociais, Calheiros afirmou que a medida é desproporcional e injustificada. “Não há justificativa para essa pena. Glauber é um parlamentar combativo, que defende suas posições com firmeza — e isso não pode ser motivo para cassação”, declarou o líder do PCdoB. Em vídeo, Renildo reforçou que o mandato popular deve ser respeitado e que o episódio envolvendo Glauber e um membro do MBL poderia ser punido com advertência ou suspensão, mas não com a perda do mandato. O processo agora segue para votação no plenário da Câmara, onde parlamentares tentarão reverter a decisão. Assista:

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis

O União Brasil marcou uma reunião do Conselho de Ética do partido para tratar sobre a expulsão do ministro do Turismo, Celso Sabino, na hora exata da abertura da COP-30, na próxima segunda-feira, 10, às 15h, apurou a Coluna do Estadão. A escolha do momento é vista como uma provocação, já que a conferência climática da ONU, que será realizada em Belém (PA), é a principal bandeira de Sabino no governo Lula.

O ministro trava um embate há meses no partido para permanecer na Esplanada dos Ministérios sem ser expulso da sigla. O União deu um ultimato em 18 de setembro para Sabino sair do ministério, mas ele decidiu permanecer ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No início de setembro, a federação União-PP, que pretende apoiar um candidato da oposição ao Planalto em 2026, já havia anunciado desembarque do governo. Nas semanas seguintes, contudo, Lula multiplicou os gestos públicos a Sabino, que pretende concorrer ao Senado em 2026 no Pará com apoio do petista.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025
Ipojuca - Acerte as contas