Relator vota no TSE para tornar Bolsonaro inelegível 

O ministro relator, Benedito Gonçalves, apresentou voto, ontem, para tornar inelegível o ex-presidente Jair Bolsonaro por oito anos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Gonçalves votou para absolver o candidato a vice-presidente na chapa, general Braga Netto. O julgamento será retomado hoje, com o voto do ministro Raul Araújo.

Segundo o relator, ficou configurado abuso de poder político no uso do cargo e houve desvio de finalidade no uso do “poder simbólico do presidente e da posição do chefe de Estado” para “degradar o ambiente eleitoral”.

Veja outras postagens

Raquel e João a reboque do plano nacional

Nos Estados, as eleições para governador dificilmente ficarão desatreladas da corrida presidencial. Em São Paulo, maior colégio eleitoral do País, por exemplo, o presidente Lula (PT) já fez uma jogada silenciosa para viabilizar Geraldo Alckmin (PSB) ou Fernando Haddad (PT) como alternativas a governador quando convenceu Guilherme Boulos (Psol), que queria ser candidato a governador, a virar ministro. Menos um para criar problemas.

Em Pernambuco, não será diferente. A rearrumação do quadro para governador está nas mãos do presidente do PSD, o partido de Raquel Lyra, Gilberto Kassab. Se Alckmin entrar na disputa para o Governo de São Paulo, a vaga de vice na chapa de Lula pode ser ocupada pelo PSD, o que levaria o PT a abrir dois palanques em Pernambuco para Lula.

O deputado estadual Joel da Harpa (PL) divulgou, hoje, um vídeo nas redes sociais para rebater acusações sobre um suposto fechamento do Hospital da Polícia Militar de Pernambuco e do Sistema de Saúde dos Militares (Sismepe), após a repercussão de críticas.. Ao lado do coronel Renato Pinto Aragão, ex-diretor da Diretoria de Apoio Administrativo ao Sistema de Saúde (DASIS), o parlamentar afirmou que as portarias publicadas no fim de 2024 não interromperam serviços e tiveram como objetivo “uma questão de segurança jurídica”, negando qualquer interferência da governadora. “De forma nenhuma. Essa portaria foi publicada por mim por uma questão de segurança jurídica”, afirmou o coronel.

Segundo Renato, o sistema de saúde dos militares tem condições de ampliar o atendimento, inclusive no interior do estado, por meio de um credenciamento de prestadores em andamento. “Esse credenciamento está em curso e é ele quem vai possibilitar a regularização dos prestadores que já estão lá e a contratação de novos prestadores, não só para a capital e região metropolitana, mas para todo o estado de Pernambuco”, disse. Joel da Harpa também respondeu a questionamentos sobre recursos destinados ao hospital e afirmou que enviou emendas parlamentares à unidade. “Tenho conhecimento, sim”, declarou o coronel, ao confirmar que uma das emendas foi utilizada para a compra de equipamentos odontológicos novos, já em fase de entrega.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Se a criação de um ministério dedicado exclusivamente à segurança pública for confirmada, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá chegar a 39 pastas na Esplanada, igualando o recorde estabelecido na gestão de Dilma Rousseff (PT).

O total representaria um aumento de quase 70% em relação ao governo Jair Bolsonaro (PL), com 23 ministérios. No governo Michel Temer (MDB), esse número chegou a 29. A possibilidade de um possível desmembramento do Ministério da Justiça e Segurança Pública voltou ser discutida após a saída de Ricardo Lewandowski. As informações são da CNN Brasil.

Caruaru - IPTU 2026

Da Agência Brasil

A cidade de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), foi atingida pela passagem de um tornado no início da noite de ontem (10) e houve destelhamento de casas, queda de árvores e de energia. A velocidade dos ventos foi de 180km/h, segundo avaliação do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o que significa dizer que o fenômeno está na categoria F2 na escala Fujita, que vai até 5.

A região mais afetada foi o bairro de Guatupê, onde os ventos causaram a destruição dos telhados de cerca de 350 residências, segundo informações da Defesa Civil. 1,2 mil pessoas foram impactadas pelo evento, sendo que duas famílias ficaram desalojadas e precisaram ser abrigadas por parentes. Duas pessoas ficaram levemente feridas.

Os ventos causaram ainda outros tipos de estragos, como derrubada de portões, provocou o desligamento de semáforos, a destruição de um galpão e ainda danificou vários postes.

A Prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, anunciou na noite de ontem que foi montado um ponto de apoio na subprefeitura de Guatupê com a disponibilização de lonas para proteger provisoriamente as casas que sofreram danos. A Defesa Civil mandou para São José dos Pinhais 2,6 mil telhas para ajudar as famílias atingidas e reconstruir suas residências.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Do g1

O Vale do Catimbau, parque nacional localizado no município de Buíque, no Agreste de Pernambuco, foi eleito um dos principais destinos do ecoturismo do Brasil. O local é o segundo maior parque arqueológico do Brasil. A reserva possui 62.00 hectares e abriga reservas arqueológicas e a Reserva Indígena Kapinawá.

A curadoria foi realizada pela plataforma PlanetaEXO, que reuniu 15 destinos que representam os principais biomas brasileiros e evidenciam a força do ecoturismo como vetor de desenvolvimento sustentável. O Vale do Catimbau aparece em 9° lugar.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Do Jornal do Commercio

Quase um ano após ter sido alvo de operação contra o forte esquema de corrupção, o Presídio de Igarassu, localizado no Grande Recife, segue preocupando as autoridades. Desta vez, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) identifica uma superlotação de 488% e cobra medidas do Estado para mudar essa realidade.

Segundo apuração da 47ª Promotoria de Justiça da Defesa da Cidadania da Capital, o Presídio de Igarassu chegou a 5.988 presos em dezembro de 2025, enquanto a capacidade é de apenas 1.226. “Cinco corpos para uma cama”, resumiu a promotora Irene Cardoso Souza.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Estadão Conteúdo

O Ministério das Relações Exteriores decidiu deixar a custódia da Embaixada da Argentina em Caracas, na Venezuela, que havia sido assumida em agosto de 2024 após atritos do presidente argentino Javier Milei com o então presidente venezuelano Nicolás Maduro que levaram à expulsão de diplomatas argentinos do país.

A informação foi revelada pelo jornal La Nación e confirmada pelo Estadão. A decisão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi comunicada às autoridades argentinas, que deverão retomar o posto ou designar a custódia a outro país vizinho, e à gestão da presidente interina da Venezuela, Delcy Rodrigues. Procurado, o Itamaraty não quis se manifestar.

Por Ney Lopes*

A preocupação generalizada com a perda de empregos devido à automação por inteligência artificial (IA) é um tema central nas discussões sobre o futuro do trabalho. Pesquisa no Brasil revela que os jovens são otimistas em relação à Inteligência Artificial na carreira (84%), mas quase metade teme perder emprego para a máquina (47%).

Relatórios de instituições como o Fórum Económico Mundial destacam que milhões de empregos serão reconfigurados, em vez de desemprego em massa. Vários dados macroeconômicos sugerem que, em 2026, a inteligência artificial substitua aproximadamente 25 milhões de empregos.

O cantor e compositor pernambucano Geraldo Maia se apresenta na próxima sexta (16), às 20h, no espaço cultural Tô em Casa, em Campo Grande, no Recife. No show, ele interpreta repertório dedicado a alguns dos chamados “malditos” da música brasileira, acompanhado pelo violonista Daniel Bruno. São eles: Jards Macalé, Jorge Mautner, Walter Franco, Tom Zé, Sérgio Sampaio, Luiz Melodia, Angela Rorô e do pernambucano Erickson Luna. O espaço abre a partir das 19h.

Nascido no Recife e formado em Ciências Sociais pela UFPE, Geraldo Maia tem mais de 40 anos de carreira. Finalista do The Voice Brasil em 2021, ele lançou seu primeiro álbum, “Verd’Agua”, em 1999 e soma 11 discos na trajetória. O trabalho mais recente é “Avia”, de 2015.

Os ingressos custam R$ 40. As reservas podem ser feitas pelo WhatsApp: (81) 993565974.

A atriz Titina Medeiros faleceu neste domingo (11), aos 48 anos, em decorrência de um câncer no pâncreas. Ela ficou conhecida como a personagem Socorro de “Cheias de charme”, sua primeira novela.

Ela deixa o marido, César Ferrario, com quem contracenou na novela de 2012. Eles eram casados há duas decadas. O último trabalho da atriz na TV foi em “No rancho fundo” (2024). As informações são do jornal O Globo.

Titina nasceu em Currais Novos, no sertão do Rio Grande do Norte, e começou na carreira artística no início dos anos 90. Ela atuou em dezenas de espetáculos antes de estrear em novelas. Na Globo, ela também fez “Onde nascem os fortes e as novelas”, “Geração Brasil”, “A lei do amor” e “Mar do sertão”.

Da CNN

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está avaliando uma série de possíveis opções militares no Irã após protestos violentos tomarem o país, disseram dois funcionários americanos à CNN. Ele considera cumprir suas recentes ameaças de atacar o país caso este use força letal contra o povo iraniano.

Trump foi informado nos últimos dias sobre diferentes planos de intervenção, disseram os funcionários à CNN, visto que a violência no país já resultou em centenas de mortes e milhares de prisões. Algumas das discussões também incluíram opções que não envolvem o uso direto da força militar americana, informou uma das autoridades.

O Ministério dos Direitos Humanos afirmou, ontem, que a ministra Macaé Evaristo assinou na última sexta-feira (9) portarias que concedem anistia política a Ivo e André Herzog, filhos do jornalista Vladimir Herzog, assassinado em 1975 por agentes da ditadura militar. As portarias devem ser publicadas no Diário Oficial da União amanhã.

Em março de 2025, o próprio Herzog foi reconhecido como anistiado político, após 50 anos de sua morte. As informações são da CNN Brasil.