Registros do lançamento do livro ‘O Estilo Marco Maciel’ em Caruaru

Veja outras postagens

O ministro de Lula, Silvio Costa Filho, aproveitou a sua passagem pelo Agreste do Estado, neste sábado (13), para vistoriar obras estruturadoras ao lado pré-candidato ao Governo, o prefeito João Campos. Na região, Costa Filho e João Campos estiveram nos municípios de Agrestina, Panelas e Altinho.

Em Agrestina, Silvio e João se reuniram com o prefeito Josué Mendes e a vice-prefeita Carmen para discutir parcerias. Em meio a encontros com importantes lideranças, Silvio Costa Filho e o gestor socialista também visitaram o novo espaço de lazer Serra da Bica e a nova orla do distrito de Cruzes, em Panelas. A agenda no município foi acompanhada da presença do prefeito Ruben Lima e outros gestores da região, além do deputado estadual, Sileno Guedes.

Já em Altinho, Silvio e João estiveram presentes na reabertura da praça cultural, após reunião como o prefeito Marivaldo Pena. A agenda conjunta do gestor socialista e Costa Filho reforça a importante aliança selada ainda em 2020 e assegura o alinhamento político do campo progressista rumo a 2026.

Vale ressaltar que a parceria de Silvio, que também é pré-candidato ao Senado Federal, com João vem desde às eleições majoritárias do gestor para o comando do Recife em 2020. “É muito bom voltar ao nosso agreste ao lado do prefeito João e ver tantas obras sendo concluídas, fruto de nosso trabalho ao lado do presidente Lula, levando dignidade, cidadania para a população. Isso só me dá mais motivação para continuar trabalhando muito pelo Recife e pelo nosso estado ao lado do prefeito João e o presidente Lula”, disse Costa Filho.

Jabotão dos Guararapes - Remédio em casa
Ipojuca - No grau

Do Metrópoles

Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu a costa leste da região russa de Kamchatka neste sábado (13). De acordo com o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ, sigla em alemão), o abalo ocorreu a uma profundidade de 10 km.

Já o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, em inglês) estimou a magnitude em 7,4, com uma profundidade de 39,5 km. O Sistema de Alerta de Tsunami do Pacífico (TWS, sigla em inglês) informou que havia uma ameaça de um possível tsunami devido ao terremoto. No Japão, a sudoeste da Península de Kamchatka, nenhum alerta de maremoto foi emitido, informou a rede de notícias RNZ.

Kamchatka é a mesma região alvo de um tremor há um mês. Em agosto, atingiu 8,8, um dos mais fortes registrados em equipamentos sísmicos modernos.

Petrolina - Destino

O vice-prefeito de Nazaré da Mata, Rostand Negromonte (PSDB), fez um apelo público neste sábado (13) denunciando o fechamento da UTI Pediátrica do Hospital Ermírio Coutinho, unidade de saúde do Governo do Estado localizada em Nazaré da Mata.

Segundo o Vice-Prefeito, a UTI havia sido aberta de forma emergencial durante o período sazonal de arboviroses (entre os meses de junho e setembro), atendendo crianças de 31 municípios que integram a II Gerência Regional de Saúde (II Geres), uma população estimada em mais de 800 mil pernambucanos. Contudo, com a redução dos casos, o serviço foi encerrado, deixando centenas de famílias desassistidas.

De acordo com relatos de profissionais de saúde, mesmo após o fechamento da unidade, a demanda por internações pediátricas continua. Crianças em estado grave estão sendo transferidas para hospitais em cidades distantes, o que aumenta os riscos diante da demora no atendimento e da falta de ambulâncias suficientes para remoção.

Rostand Negromonte afirmou que encaminhou ofícios à governadora Raquel Lyra, à secretária estadual de Saúde Zilda Cavalcanti, à diretora do Hospital Ermírio Coutinho, à prefeita de Nazaré da Mata, Adriana Vasconcelos, e ao deputado estadual Sileno Guedes, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, solicitando a imediata reabertura da UTI Pediátrica. “Se o poder não serve para proteger os mais frágeis, ele não serve para nada. O fechamento da UTI coloca a vida das nossas crianças em risco, pois muitas vezes o tempo é determinante para salvar vidas”, declarou o vice-prefeito.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Camaragibe - Refis 2025

O corpo do pianista brasileiro Francisco Tenório Cerqueira Júnior, desaparecido em Buenos Aires em março de 1976, foi identificado por meio de exame de impressões digitais. A informação foi confirmada neste sábado (13) pela embaixada do Brasil em Buenos Aires.

“A embaixada do Brasil foi oficialmente informada sobre a identificação dos restos mortais do pianista Francisco Tenório Cerqueira Júnior, conhecido como Tenorinho, desaparecido em Buenos Aires na noite de 18 de março de 1976, nas vésperas do golpe militar na Argentina”, diz o comunicado. As informações são do portal g1.

De acordo com o relato da embaixada, Tenorinho estava em turnê pelo Uruguai e Argentina junto com Vinicius de Moraes, Toquinho, Mutinho e Azeitona quando, tendo tocado diante de um Grande Rex cheio, saiu do seu quarto no hotel Normandie para comprar cigarros e nunca mais voltou. Ele era um dos nomes mais marcantes da música instrumental brasileira, mestre na fusão de bossa nova e jazz.

“Nos últimos dias, graças ao trabalho da Justiça Argentina na busca da verdade sobre os desaparecidos, foi possível saber que o corpo de um homem encontrado em Don Torquato em 20 de março de 1976, dois dias após o desaparecimento, era Tenorinho. A Embaixada do Brasil em Buenos Aires agradece à Câmara Federal de Recurso e à Procuradoria de Crimes de Lesa Humanidade pelos esforços dedicados à resolução deste importante caso e à busca de Memória, Verdade e Justiça.”

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares
Olinda - Refis Quitou Zerou

Há pouco, na lojinha de conveniência do posto Cruzeiro, de Arcoverde, autografei “Os Leões do Norte” para Polyana e Antônio Ferraz, simpático casal de Serra Talhada. Eles me reconheceram, foram ao meu encontro e revelaram que são assíduos leitores do blog e ouvintes do meu programa Frente a Frente.

Muito legal! Sertanejos quando se encontram, o bate papo não tem hora para acabar. Um abraço para eles.

Caruaru - Mais segura

A paralisação dos alunos da Escola Joaquim Mendes, em Carnaíba, que se recusaram a assistir às aulas por conta da falta de merenda, desencadeou uma onda de críticas em Afogados da Ingazeira e em outras cidades do Sertão do Pajeú. Pais relataram em entrevistas à Rádio Pajeú, nesta semana, que a alimentação servida nas escolas estaduais tem sido insuficiente e de baixa qualidade.

“Na ETE Paulo Freire a merenda escolar não tem atendido de forma adequada às necessidades dos estudantes, o que é muito preocupante em uma escola de tempo integral. A alimentação é um direito básico e essencial para a permanência dos jovens na escola”, afirmou Andréa Ribeiro. Situação semelhante foi denunciada em escolas como Monsenhor Antônio de Pádua (EREMAPS) e Cônego João Leite. “Minha filha chega reclamando todos os dias. Isso é um absurdo. Os alunos têm que ficar praticamente o dia inteiro na escola sem se alimentar direito. Isso não existe”, criticou Juliana Silva, mãe de estudante da Escola Professora Ione de Góes Barros. Com informações do blog do Nill Júnior.

A cobrança também partiu diretamente dos alunos. Em um vídeo gravado ontem (12), estudantes da Escola Professora Ione de Góes Barros, também conhecida como Colégio Normal Estadual, pediram providências à governadora Raquel Lyra. “A merenda escolar não é luxo, é saúde e dignidade. E o que tem sido fornecido está muito longe disso”, afirmou uma das alunas, em nome da comunidade escolar. Os jovens destacaram que alimentos sem valor nutricional desrespeitam estudantes que passam o dia inteiro na escola e lembraram que, em muitas salas de aula, a merenda é o único alívio contra a fome.

Ao final, reforçaram apoio à paralisação das escolas estaduais: “Sem alimentação de qualidade, não há estudo de qualidade e nós, estudantes, não vamos recuar”. O Governo do Estado informou que suspendeu o contrato com a terceirizada responsável pelo fornecimento da merenda e que as escolas estão realizando a compra direta dos alimentos, sob supervisão da Gerência Regional de Educação.

Neste sábado (20), São José do Egito recebeu a visita de Tales Nery, síndico do Moda Center Santa Cruz, maior centro de compras da América Latina. Ao lado do prefeito Fredson Brito, ele participou do programa de rádio institucional da Prefeitura, onde discutiram as oportunidades que a aproximação pode trazer para a economia local. A comitiva ainda visitou as novas instalações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, liderada por Pedro Lira, com a presença do vereador Vicente de Vevéi.

Durante a agenda, o prefeito Fredson ressaltou o compromisso em investir na parceria com o polo de confecções. “Nosso objetivo é claro: gerar emprego e renda para a população. Essa aproximação com o Moda Center vai abrir portas para potencializar nossa produção de confecções e ampliar oportunidades para os egipcienses”, afirmou. Tales Nery destacou a receptividade e o alinhamento com a gestão municipal. “O Moda Center tem interesse em colaborar para expandir e fortalecer a produção de confecções em outras cidades fazendo o intermédio entre o confeccionista e quem produz, e São José do Egito demonstra ter um grande potencial para isso”, disse.