Recife vai sediar os circuitos Brasileiro e Mundial de Vôlei de Praia

O Recife recebe, neste mês de março, dois grandes eventos de vôlei de praia, tanto nacional quanto internacional. Etapas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia BET7K 2024 e do Beach Pro Tour Challenge serão realizadas na orla do Pina, entre os dias 13 e 17, e 21 a 24, respectivamente. O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos e pelo secretário de Esportes do Recife, Rodrigo Coutinho, na manhã de hoje, após reunião com o presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Radamés Lattari, no Edifício-sede da Prefeitura do Recife.

“Não temos uma competição deste porte na Praia do Pina há mais de 10 anos e seremos palco do vôlei mundial por 15 dias, o que é um privilégio e o fruto do trabalho da nossa equipe de Esportes. Esse Campeonato vai ajudar muito a cidade, vai trazer visibilidade e, sobretudo, oportunidade de renda e trabalho com, inclusive, mais de 90% das empresas contratadas para a produção do evento sendo locais. Trazer grandes competições é uma boa estratégia, mas é ainda melhor quando é feito de forma contínua – já são mais de cinco nos últimos três anos. E a diretriz que seguimos é que não vamos abrir mão da competitividade, queremos a nossa cidade no topo do Brasil nos grandes encontros esportivos. Hoje o Recife está no pódio e vai trabalhar para não sair dele”, ressaltou o prefeito João Campos.

Veja outras postagens

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife), Fred Leal, manifestou preocupação com os possíveis reflexos no setor varejista caso avance no Congresso Nacional a proposta que prevê o fim da escala 6×1, modelo em que o trabalhador atua seis dias e descansa um. A medida, em discussão por meio de Proposta de Emenda à Constituição (PEC), limita a jornada semanal a 36 horas e tem sido alvo de críticas da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que divulgou nota pública defendendo a rejeição do texto. Confira:

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, é o convidado do meu podcast Direto de Brasília, em parceria com a Folha de Pernambuco, da próxima terça-feira. Na pauta, sua pré-candidatura ao Governo do Distrito Federal pelo PT e os principais projetos de preservação do patrimônio cultural brasileiro, além da conjuntura política nacional.

Formado em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), com mestrado em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB e formação em gestão cultural pela Organização dos Estados Ibero-Americanos, Grass é professor e pesquisador nas áreas de sociologia, políticas públicas e participação social. Foi deputado distrital entre 2019 e 2022, período em que foi autor de diversas leis nas áreas de educação, desenvolvimento sustentável e direitos das mulheres.

Ipojuca - No Zap

Por Luiz Queiroz – Capital Digital

O teor da conversa ainda não foi divulgado, mas o presidente Lula e sua comitiva acabaram se encontrando com o CEO do Google, Sundar Pichai, em Nova Delhi, na Índia, onde está participando da Cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial.

Na abertura Lula cobrou uma regulamentação da IA e apontou sua borduna para as big techs: “Quando poucos controlam os algoritmos e as infraestruturas digitais, não estamos falando de inovação, mas de dominação”, disparou.

Caruaru - IPTU 2026

O ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), proibiu nesta quinta-feira (19) a criação de qualquer nova lei ou ato normativo que institua pagamentos acima do teto remuneratório constitucional, que é o limite máximo salarial que agentes públicos podem receber, hoje em R$ 46,3 mil.

A vedação aplicada por Dino é válida tanto para salários quanto para chamadas “verbas indenizatórias”. Essas indenizações são gratificações e auxílios que servidores recebem e, normalmente, extrapolam o teto e produzem “supersalários”, por isso, ficaram conhecidas como “penduricalhos”.

No último dia 5, Dino determinou a suspensão do pagamento de todos os penduricalhos que não estejam previstos em lei em órgãos de todos os níveis da federação. A decisão desta quinta, portanto, visa evitar a criação de leis ou atos que driblem a determinação do ministro. As informações são da CNN.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias
Palmares - Pavimentação Zona Rural

O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho comunicou em suas redes sociais, há pouco, que ele e a esposa Lara perderam Rafael, que seria o terceiro filho do casal. Ela estava no sétimo mês de gestação.

“Ele não viu esse mundo e já partiu para ser anjo junto do nosso pai! Daqui levou nosso amor, carinho e acima de tudo um pedaço de nossos corações. Eu creio em Deus e sei que com o tempo vamos compreender o porquê disso! São Rafael Arcanjo, rogai por nós. Cuida da gente, filho!!”, afirma a postagem no instagram.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

O presidente do Instituto Brasileiro para Regulamentação da Inteligência Artificial (IRIA), Marcelo Senise, lamenta profundamente que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegue para um encontro de fundamental importância como a Cúpula Internacional sobre o Impacto da IA, em Nova Dehli, na Índia, sem ter nada de concreto para apresentar. Por inação do governo, do Congresso, da Justiça e da sociedade como um todo, o Brasil mostrou-se incapaz de avançar na regulação da Inteligência Artificial em um ano eleitoral, mais uma vez marcado por uma polarização política violentíssima. A Justiça Eleitoral atuará, na opinião de Senise, como alguém que tenta “estancar uma hemorragia com um band-aid”.

Democracia corre risco de sucumbir
Sem medo de parecer alarmista, Senise considera que “a democracia brasileira corre risco real de sucumbir”. Caso não se consiga estabelecer um controle mínimo do uso dessas novas tecnologias, Senise vislumbra um cenário no qual o eleitor não será capaz de discernir o que é real do que é falso. O que pode gerar um cenário de perda absoluta da confiança, de descrédito total nas instituições e nos seus mecanismos de funcionamento.

A inspeção surpresa do general Donovan em Caracas revela a nova cara da soberania tutelada na América Latina

Por Marlos Porto*

Em 3 de janeiro de 2026, a América Latina acordou para um novo século. A operação militar dos Estados Unidos em Caracas, que resultou no sequestro do presidente Nicolás Maduro e na sua subsequente remoção para julgamento em Nova York, não foi um episódio isolado, mas um terremoto geopolítico que reativou um fantasma que parecia enterrado desde a Guerra Fria: a teoria do dominó.

A mensagem enviada por Washington é clara e brutal: o “quintal” americano será varrido, e qualquer governo que ouse desafiar a hegemonia ou aproximar-se de potências como a China e a Rússia será removido, por meios cirúrgicos e sem o constrangimento de mediações multilaterais. A Venezuela, rica em petróleo e aliada de Moscou e Pequim, foi o laboratório perfeito para essa nova doutrina de restauração imperial, e a pergunta que agora ecoa de forma devastadora é: quem será o próximo? O Brasil, a peça mais preciosa e cobiçada do tabuleiro, está na fila.

BLOG DO LUÍS TÔRRES

Dias antes do início do Carnaval, o experiente e talentoso marqueteiro João Santana declarou em sua rede social que via como um equívoco a homenagem da Escola Acadêmicos de Niterói ao presidente Lula no desfile da Série A das escolas de samba do Rio de Janeiro. Lembrou que política e Carnaval nunca se misturam, pois é preciso ter limites nesta relação, visto que a festa é um extravasar das realidades materiais. E previu que, além de não ganhar nada com isso, ou seja, nem voto, nem ampliação de apoio, Lula ainda poderia registrar perdas.

Bom, agora só falta ser punido no TSE, pois só isso pioraria o quadro pintado por Santana. Porque, se tudo neste Brasil é debate sobre simbologia, foi muito ruim para Lula ver a Escola que fez a homenagem ficar em último lugar, sendo rebaixada para o grupo B. Quer perda conceitual maior do que essa?

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), publicou um vídeo nas redes sociais em que critica o clima de polarização política no país e questiona: “Vamos realmente viver nesse eterno campeonato de revanche?”. A declaração foi feita ao comentar o rebaixamento de uma escola de samba que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), episódio que, segundo ele, gerou comemorações tanto pela homenagem quanto pela punição.

No pronunciamento, Leite afirmou que o Brasil entrou em uma lógica de torcida permanente, na qual “um lado celebra quando o seu líder é exaltado e o outro vibra quando ele é derrotado”. Eduardo Leite também defendeu que nenhuma democracia madura se sustenta na idolatria ou no ódio. “Presidente não é mito, governador não é mito, parlamentar não é mito”, declarou. Ao final, afirmou que o Brasil precisa fortalecer as instituições e superar paixões políticas, destacando que “os líderes passam, o país fica”. Assista:

DIÁRIO DE IPOJUCA

Após o encerramento do Carnaval em Pernambuco, apontado por autoridades como um dos mais seguros da história do estado, surgiram denúncias graves feitas por policiais militares que atuaram na operação.

Segundo relatos, parte da tropa teria recebido alimentação em condições insalubres durante os longos turnos de trabalho. Imagens e denúncias apontam lanches vencidos, alimentos com aparência inadequada para consumo e bebidas quentes, mesmo sob forte calor e jornadas exaustivas.

Policiais afirmam que alguns colegas passaram mal, apresentaram vômitos e mal-estar após consumir os alimentos fornecidos. Além disso, denunciam que as diárias prometidas, no valor de R$ 180, ainda não teriam sido pagas.

Por Luiz Queiroz – Capital Digital

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu a Cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial, realizada em Nova Delhi, com um alerta direto sobre o momento histórico vivido pelas sociedades contemporâneas. Para Lula, o mundo atravessa “uma encruzilhada” em que a quarta revolução industrial avança em ritmo acelerado enquanto o multilateralismo recua de forma preocupante, cenário que torna a governança global da inteligência artificial um tema estratégico e incontornável. “Quando poucos controlam os algoritmos e as infraestruturas digitais, não estamos falando de inovação, mas de dominação, disparou Lula contra as big techs, que em última instância são as empresas que praticam essa “dominância” tecnológica.

Lula destacou que os algoritmos não são meras aplicações de códigos matemáticos, mas parte de uma complexa estrutura de poder. Sem ação coletiva, advertiu, a inteligência artificial tende a aprofundar desigualdades históricas, já que capacidades computacionais, infraestrutura e capital seguem concentrados em poucos países e empresas.