Recife sedia oficina sobre gestão de praias com participação de municípios litorâneos

Tem início nesta quarta-feira (21), no Recife, a Oficina Estadual de Capacitação em Gestão de Praias, promovida pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). A programação segue até sexta-feira (23) e reúne gestores municipais de Meio Ambiente e Obras de cidades litorâneas de Pernambuco, além de representantes de órgãos públicos, com foco na preservação e uso responsável das áreas costeiras.

De acordo com o superintendente da SPU em Pernambuco, Ednaldo Moura, o objetivo da iniciativa é fornecer orientações técnicas e jurídicas para uma gestão mais eficiente das praias. “É de extrema importância que todos os agentes públicos e cidadãos estejam devidamente informados sobre legislação, limites e oportunidades para o usufruto de um recurso natural que é a cara de um país com 8,5 mil quilômetros de costa”, destacou.

O Recife é a quarta cidade a receber a oficina em 2025, após edições em João Pessoa, Maceió e Vitória. Estão previstas capacitações em 13 estados ao longo do ano. Entre os temas debatidos estão o Termo de Adesão à Gestão de Praias (TAGP), o Projeto Orla, certificações como a Bandeira Azul, licenciamento ambiental, turismo sustentável, mudanças climáticas e gestão costeira e marinha.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Agosto Lilás
Toritama - Tem ritmo

No Leite, referência em gastronomia no Nordeste, recepcionando meu amigo Cláudio Humberto, um dos maiores colunistas do País, com sua Tais, uma das editoras do Correio Braziliense. Também meu amigo Francisco José, com sua Beatriz Castro.

Palmares - Forró Mares

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã deste domingo (31), alerta de chuvas para quatro regiões de Pernambuco. Segundo o instituto, o aviso vale até 10h de amanhã na Região Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul e Agreste do estado.

O alerta prevê chuvas de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia.

Já a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou a tendência de precipitação para a segunda-feira no estado. Segundo a Apac, é esperada chuva fraca nas quatro regiões. No Sertão não deve chover.