De hoje a 15 de agosto será realizado o 18º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O evento será sediado na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no Recife, para debater os desafios e caminhos para que a segurança seja efetivamente tratada como um direito fundamental.
O evento é anual e reúne profissionais da segurança pública e do sistema de justiça, gestores públicos, acadêmicos, pesquisadores e organizações da sociedade civil. Neste ano, o Fórum completa 18 anos de atuação com um portfólio de mais de 200 ações, entre projetos de pesquisa, diagnósticos, avaliações, advocacia, incidência, cursos e apoio a planejamento e implementação de políticas públicas.
O ministro de Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, o secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarubbo, e o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, participam do evento.
Leia maisO seminário surgiu em meados dos anos 2000 através de um grupo de especialistas em Segurança Pública que se reuniu para debater a possibilidade de criação de um canal permanente de discussão em nível nacional. Compunham a mesa de discussões membros da sociedade civil, universidades e forças policiais. Muitos já haviam trabalhado em conjunto antes.
O evento tratará de temas relevantes para o debate sobre a segurança pública no Brasil, como:
- Mapeamento e enfrentamento ao crime organizado
- Fiscalização sobre armas e munições
- Violências de gênero
- Uso de câmeras corporais nas polícias
- Violência contra crianças e adolescentes
- Desafios da segurança pública na região amazônica e Nordeste
Serão 48 mesas e 2 conferências internacionais. As inscrições pode ser feitas em https://forumseguranca.org.br/encontro/.
Do Diario de Pernambuco.
Leia menos