Reajuste nos subsídios de prefeitos e vereadores

Por João Batista Rodrigues* 

Foi notícia esta semana o fato de que as Câmaras Municipais de Timbaúba e Arcoverde, após o resultado das eleições, promoveram o reajuste dos subsídios de prefeitos e vereadores para a legislatura subsequente. 

O artigo 29, caput, da Constituição Federal, consagra o princípio da anterioridade na fixação dos subsídios dos vereadores. Como bem destacou o Conselheiro do TCE/PE Marcos Nóbrega, em resposta à consulta formal, “os subsídios dos parlamentares municipais devem ser fixados em cada legislatura para vigorar na subsequente” (Acórdão TCE/PE nº 1527/15).

Considerando que a atual legislatura termina em 01/01/2025, em tese, ainda estamos dentro do prazo legal para essa fixação.

Veja outras postagens

Cadu de Lula (PT) foi eleito governador do Rio Grande do Norte neste domingo (25), ao vencer o segundo turno das eleições contra Allyson Bezerra (União Brasil). Com 100% das seções apuradas, o petista recebeu 1.073.024 votos, o equivalente a 50,77% dos votos válidos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Cadu foi declarado eleito às 21h08. Allyson terminou a disputa com 1.040.399 votos, ou 49,23%. A diferença entre os dois candidatos foi de 32.625 votos. A vice-governadora eleita é Larissa Rosado (PSB). As informações são do g1.

Por Houldine Nascimento – Poder 360

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que completa 81 anos daqui a 2 dias, foi eleito neste domingo (25.out.2026) para seu 4º mandato à frente da Presidência da República. O petista é o 1º político escolhido 4 vezes pelo voto direto para comandar o país.

Às 21h20 e com 99,81% das urnas apuradas, o sistema do Tribunal Superior Eleitoral mostrava o candidato do PT com 51,76%. Seu principal adversário, o senador Flávio Bolsonaro (PL), tinha 48,24%.

O chefe do Executivo contou com 7 partidos de esquerda e centro-esquerda em sua aliança já no 1º turno: PT, PC do B, PV, PSB, PDT, Psol e Rede.

Em uma eleição acirrada marcada por uma virada inédita, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi reeleito neste domingo (25) presidente da República e conquistou seu quarto mandato à frente do Palácio do Planalto.

A confirmação da vitória de Lula foi feita pelo sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às 21h08, quando 97% das urnas já tinham sido apuradas. Àquela altura, Lula tinha 51,74% e Flávio tinha 48,26%. As informação é do g1.

Caruaru - Minha rua nova

O ex-prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini (Republicanos), 44, foi eleito governador do Espírito Santo neste domingo (25), projeta Datafolha.

Com 99,07% das urnas apuradas, ele marca 52,15%, totalizando 1.117.586 votos, frente aos 47,84%, totalizando 1.033.346 votos, registrados pelo atual governador Ricardo Ferraço (MDB), 63. O resultado confirma a dianteira do candidato do Republicanos, que quase ganhou a eleição em primeiro turno — Pazolini obteve 49,65% dos votos válidos em 4 de outubro.

Advogado, Pazolini já foi auditor do TCE-ES (Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo) e delegado da Polícia Civil antes de entrar para a política. Ele foi eleito deputado estadual em 2018 e, em 2020, conquistou a Prefeitura de Vitória, cargo para o qual foi reeleito ainda em primeiro turno em 2024, com 56,22% dos votos válidos. Com informações da Folha de S.Paulo.

Ao longo da campanha, o governador eleito se associou ao PL, partido de sua vice-governadora Eliane Leal, e recebeu o apoio do presidenciável Flávio Bolsonaro (PL), com quem dividiu palanque no Bloco do 22 realizado na praia de Camburi, em Vitória, no último sábado (17). O ato contou com a participação de outros nomes alinhados ao bolsonarismo nacional, como o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) e Lucas Pavanato (PL-SP), eleito neste ano.

Ipojuca - Na palma da sua mão
Olinda - Refis 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 80, bateu o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e foi reeleito neste domingo (25) para seu quarto mandato, feito inédito na história brasileira, segundo projeção do Datafolha.

Para projetar a vitória de um candidato, o Datafolha acompanha os dados da apuração divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e, por meio de um sistema próprio, faz a projeção do resultado considerando o agrupamento de eleitores por mesorregião e natureza do município em cada estado. As informações são da Folha de S. Paulo.

Palmares - Creche Quilombo II

Omar Aziz (PSD) foi eleito governador do Amazonas neste domingo (25), ao derrotar no segundo turno a Professora Maria do Carmo (PL). Às 19h31, com 85,24% das seções apuradas, Omar Aziz tinha 59,96% dos votos válidos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A vice-governadora eleita é Alessandra Campelo (PSD).

Com 85,24% das urnas apuradas, Professora Maria do Carmo (PL) teve 40,04%. Ao todo, foram 728.255 votos válidos. As informações são do g1.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

A governadora Mailza Assis (PP), 49, foi reeleita neste domingo (25) para comandar o Acre pelos próximos quatro anos.

Até a última atualização desta matéria, 91,98% das urnas haviam sido apuradas. Mailza tinha 66,18% dos votos válidos, totalizando 248.835 votos, conforme dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), enquanto seu adversário, Alan Rick (Republicanos), tinha 33,82% dos votos, totalizando 127.047 votos.

Mailza assumiu o Governo do Acre em abril, após a saída de Gladson Cameli (PP), que deixou o cargo para disputar uma vaga no Senado — com 16,59% dos votos válidos, ele ficou na terceira colocação, atrás dos eleitos Marcio Bittar (PL), com 25,59% dos votos, e Mara Rocha (Republicanos), com 17,95%. Com informações da Folha de S.Paulo.

Eleita vice-governadora em 2022, na chapa de Cameli, Mailza passou a comandar o estado e disputou neste ano seu primeiro mandato direto como chefe do Executivo. No primeiro turno, ela já havia passado perto da vitória, obtendo 49,76% dos votos válidos ante 32,27% de Alan Rick.

Durante a campanha, Mailza apresentou a continuidade da gestão como uma das principais marcas de sua candidatura. Seu plano de governo para 2027 a 2030 foi organizado em dez eixos e incluiu propostas para saúde, educação, segurança, infraestrutura, agricultura, meio ambiente e desenvolvimento econômico. Entre as promessas estão a criação de um pronto-socorro infantil, a ampliação do programa Opera Acre, novos serviços de UTI, hemodiálise e oncologia no interior.

Na reta final, a governadora intensificou as agendas no interior e na capital com caminhadas, reuniões, encontros com categorias profissionais, empresários e lideranças locais.

Camaragibe - IPTU Verde 2026

Com 42,29% das seções totalizadas até o momento para a Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL) aparece com 50,17% dos votos válidos, somando 26.145.142 votos, enquanto Lula (PT) tem 49,83%, com 25.970.533 votos.

O deputado federal Vicentinho Júnior (PSDB), 41, foi eleito governador do Tocantins neste segundo turno.

Até a última atualização desta matéria, 87,23% das urnas haviam sido apuradas na noite deste domingo (25). Vicentinho já marcava 64,11% dos votos válidos, totalizando 491.061 votos, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), enquanto sua adversária, a senadora Professora Dorinha (União Brasil), 62, registrava 35,89%, com 274.901 votos.

Vicente Alves de Oliveira Júnior, conhecido como Vicentinho Júnior, é empresário e natural de Goiânia. Filho do ex-senador Vicentinho Alves, integra uma família com trajetória na política tocantinense. Sua carreira eleitoral começou em 2014, quando conquistou o primeiro mandato de deputado federal pelo PSB.

Ele foi reeleito em 2018 pelo PR, atual PL, e em 2022, pelo PP. Em seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados, atuou em temas ligados à agricultura, infraestrutura e desenvolvimento regional. Em 2026, filiou-se ao PSDB para concorrer ao governo estadual pela primeira vez.

Celina Leão (PP) foi reeleita governadora do Distrito Federal neste domingo (25). O vice-governador eleito é Gustavo Rocha (Republicanos).

O resultado foi declarado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 20h02, com 90% das urnas apuradas.

No momento do anúncio, Celina Leão tinha 57,22% (889.908) dos votos válidos, contra 42,78% (680.125) de Leandro Grass (PT). As informações são do g1.

Coluna do Blog

Programa Frente a Frente

TV Blog do Magno

Garanhuns - Juntos construindo o futuro
Imobiliária Gravatá - Fernando Cavalcanti
Os Leões do Norte
São Lourenço da Mata - Policlinica 24

Opinião

Parceiros

O estilo Marco Maciel

Categorias