Raquel divide responsabilidade sobre impedir torcidas nos estádios com MPPE e TJPE

Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog

A decisão da governadora Raquel Lyra (PDSB) de proibir torcidas nos estádios, após a guerra ocorrida no último sábado (1), no Recife, foi embasada em uma recomendação do Ministério Público do Estado (MPPE).

Em coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira (3), após a abertura dos trabalhos do ano na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a chefe do Poder Executivo fez questão de frisar que as decisões a respeito das guerras das torcidas estão sendo baseadas em orientações de outros poderes, como o Tribunal de Justiça (TJPE).

“A respeito das torcidas organizadas e do que aconteceu aqui em Pernambuco, que é algo intolerável, a gente tem trabalhado com todas as nossas forças operacionais junto ao Ministério Público, ao Tribunal de Justiça do nosso Estado e à inteligência das nossas polícias para identificação dos culpados, dos responsáveis. Já tem gente presa, indiciada, e a gente continua trabalhando para garantir a volta da tranquilidade e da normalidade no que diz respeito à frequência nos estádios de futebol em Pernambuco”, declarou a governadora.

Veja outras postagens

Em reação à investigação conduzida pela Polícia Civil de Pernambuco e à defesa pública feita pela base governista, o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Rodrigo Farias (PSB), divulgou nota dura acusando o governo Raquel Lyra de promover espionagem política contra servidores da Prefeitura do Recife. No texto, o parlamentar afirma que houve uso indevido da estrutura do Estado e da Polícia Civil para perseguição de adversários políticos, classifica o episódio como grave ameaça à democracia e cobra explicações diretas do Palácio do Campo das Princesas.

Confira a nota na íntegra:

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

Em nota à imprensa, a deputada estadual Socorro Pimentel, líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), saiu em defesa da governadora Raquel Lyra e da atuação da Polícia Civil de Pernambuco diante de críticas feitas pela oposição a uma investigação em andamento. A parlamentar afirmou que há tentativa de politização do caso e reforçou a confiança no trabalho técnico da instituição.

Confira a nota na íntegra:

Toritama - Tem ritmo na saúde

Candidata a prefeita em 2024, Maria Augusta (AVANTE), anunciou esta semana apoio a candidatura do prefeito do Recife, João Campos (PSB) que deverá concorrer ao cargo de governador em outubro próximo.

Ligada politicamente ao deputado federal Waldemar Oliveira (AVANTE) e a Dannilo Godoy (de saída do PSB para o PP), Maria é a garantia de uma expressiva votação de João Campos em Iati. As informações são do Blog do Wellington Freitas.

Caruaru - IPTU 2026

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, participou nesta segunda-feira (26) de sua última sessão do Pleno como chefe do Judiciário estadual.Na próxima segunda-feira (2), ele transmitirá o cargo de presidente ao desembargador Francisco Bandeira de Mello.

Durante a sessão, Ricardo Paes Barreto fez questão de agradecer o apoio de todos os desembargadores e desembargadoras, mencionando diretamente coordenadores e coordenadoras, presidentes de comissões, o ouvidor, o diretor-geral da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) e o diretor do Centro de Estudos Judiciários (CEJ). As informações são do Blog da Folha.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ausente na manifestação pela soltura de Jair Bolsonaro neste domingo, em Brasília, chamou o evento de “clamor da sociedade ampla” e alegou que ele não atrapalha no convencimento dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) de que o ex-presidente deveria cumprir a pena em regime domiciliar.

— Acho que não tem porque atrapalhar, no final das contas é um clamor da sociedade ampla, não só pela prisão domiciliar, mas também pela Justiça, e mostra um pouco o termômetro da sociedade, a insatisfação, o inconformismo com uma série de crises de ordem moral — declarou o governador, durante a entrega da reforma do Mercado Municipal de Santos, no litoral paulista. As informações são do jornal O GLOBO.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Ao menos oito pessoas seguem internadas em dois hospitais do Distrito Federal após serem atingidas por um raio durante o evento que marcou o fim da caminhada promovida pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), neste domingo (26).

Segundo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, o episódio deixou 89 vítimas, das quais 47 foram levadas a unidades de pronto-atendimento. Os feridos apresentaram quadros de queimaduras, taquicardia, torção e hipotermia. As informações são da Folha de S. Paulo.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (26) que a direção da Papudinha envie à Corte, no prazo de cinco dias, um relatório completo sobre as visitas de parentes e advogados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão pela condenação na ação penal da trama golpista.

Com a decisão, a administração do presídio também deverá enviar informações sobre consultas e atendimentos médicos, sessões de fisioterapia, leitura de livros e eventuais ocorrências. As informações são da Agência Brasil.

Parte da marquise de um prédio residencial desabou, no fim da manhã desta segunda-feira (26), no bairro do Espinheiro, na Zona Norte do Recife. Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido e o edifício precisou ser evacuado (veja vídeo acima).

O desabamento aconteceu no Edifício Príncipe de Vivar, um prédio residencial de 18 andares localizado na Rua Nicarágua, que liga a Rua da Hora à Avenida Agamenon Magalhães. De acordo com a Defesa Civil, o imóvel ficará interditado até a conclusão de um laudo que comprove a estabilidade da estrutura.

Por Julia Rocha – Blog da Folha

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) negou, em coletiva realizada nesta segunda-feira (26), a existência de qualquer prática irregular ou motivação política em uma investigação da Polícia Civil de Pernambuco envolvendo o secretário Articulação Política e Social do Recife, Gustavo Monteiro, e seu irmão Eduardo, que é assessor da gestão municipal. A operação, que investigava um suposto uso do carro para recebimento de propina, veio a público após reportagem exibida pelo programa Domingo Espetacular, da TV Record.

O secretário da pasta, Alessandro Carvalho, garantiu que o trabalho investigativo ocorreu de forma regular, técnica e dentro dos limites legais, entre os meses de outubro e novembro, a partir de uma denúncia anônima deixada na portaria do prédio da SDS, no bairro de Santo Amaro, no Recife.

O Secretário de Articulação Política e Social de Recife, Gustavo Monteiro, disse ter sido monitorado por policiais civis do estado, em uma ação descrita pela gestão do prefeito João Campos (PSB) como de “uso eleitoral”. A Secretária de Defesa Social do estado, governado pela adversária de Campos, Raquel Lyra (PSD), alega que o procedimento, iniciado após o recebimento de uma denúncia anônima, se deu dentro da legalidade. O caso foi revelado pela TV Record neste domingo.

Monteiro foi monitorado por policiais entre agosto e outubro de 2025. Ele era seguido de carro pelos agentes, que compartilhavam informações sobre a rotina do secretário em um grupo de mensagens, no qual também participavam delegados. “Bom dia. Rotina do veículo se repetiu pela manhã. Veículo chega à prefeitura às 8 horas. Entra na garagem do subsolo e sai muito, rapidamente, apenas com o motorista”, diz uma das mensagens obtidas pela emissora de televisão. As informações são do jornal O GLOBO.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conversou por telefone nesta segunda-feira (26), com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na conversa, que se iniciou às 11h, de acordo com nota do Planalto, os dois presidentes acordaram a realização de uma visita do presidente Lula a Washington.

A data da visita do presidente brasileiro aos Estados Unidos será definida após a viagem de Lula à Índia e à Coreia do Sul, em fevereiro. As informações são da CNN.

O ex-deputado estadual e ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes e do Cabo de Santo Agostinho, Elias Gomes, publicou em suas redes sociais uma nota em repúdio aos episódios recentes envolvendo a Policia Civil e o Governo Estadual. Elias também fez cobranças à governadora Raquel Lyra (PSD) para que ela esclareça o ocorrido e adote as medidas cabíveis. Confira:

Gravíssimo!

Causa enorme preocupação a reportagem da TV Record exibida ontem, que aponta possível espionagem da Polícia Civil contra um secretário municipal do Recife. Se confirmada, trata-se de um grave retrocesso democrático, com práticas incompatíveis com o Estado de Direito.

Espero que a governadora Raquel Lyra, a quem atribuo respeito aos princípios democráticos e ao Estado de Direito, esclareça o episódio e adote as medidas cabíveis. A disputa política deve ser feita dentro das regras, sem abuso ou coação de adversários.

Elias Gomes