EXCLUSIVO
O blog recebeu grave denúncia de que a falta de eficiência da Secretaria de Administração do Estado (SAD), em fazer as licitações de medicamentos para Fernando de Noronha, deixou o arquipélago em uma grave crise de abastecimento de medicamentos em dezembro, justamente a época do ano em que mais se recebe turistas.
O blog teve acesso exclusivo a uma nota técnica do Distrito de Fernando de Noronha denunciando a situação. A nota técnica aponta uma “grave situação de desabastecimento que afeta a manutenção dos serviços públicos de saúde na rede”. Segundo a nota a Secretaria de Administração (SAD) está demorando muito em finalizar três processos licitatórios concorrenciais em curso, deixando a ilha com risco de falta de medicamentos.
Leia mais“O tempo necessário para que sejam finalizados e tenham os produtos entregues é demasiadamente longo (para a atual circunstância) e não se coaduna com a necessidade atual, que exige uma resposta mais célere e pontual, a fim de regularizar a questão e manter os serviços de saúde em funcionamento”, apontam os servidores técnicos da ilha.
“Em razão do grau de urgência e do impacto que a falta de medicamentos pode causar à população, é necessário analisar e sopesar as consequências”, lamentam os servidores, pela inoperância da SAD. O documento está sendo analisado pelo Governo do Estado, mas até agora não há resposta da SAD sobre quando serão finalizados os processos licitatórios. Os servidores, sob reserva, informam que poderão apelar para a compra emergencial de medicamentos, sem processo formalizado, se necessário, mesmo em desobediência à Lei de Licitações.
Leia menos
















