O prefeito do Recife, João Campos (PSB), informou nas redes sociais que a Prefeitura iniciou a construção de cinco reservatórios sob pavimento no bairro da Imbiribeira, dentro do projeto de macrodrenagem da bacia do Rio Tejipió. As estruturas terão capacidade para armazenar mais de 2,1 mil metros cúbicos de água da chuva e têm como objetivo reduzir os alagamentos recorrentes na Avenida Mascarenhas de Morais, uma das áreas mais críticas da cidade em períodos de chuva.
Segundo a gestão municipal, os reservatórios funcionarão de forma integrada, retendo temporariamente a água pluvial e diminuindo o volume que chega aos canais e rios nos momentos de maior intensidade das precipitações, sem interferir no uso da superfície urbana. Confira:
A pesquisa eleitoral do Instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta quinta-feira (29/1) mostra que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 46,4% e desaprovado por 50,6% dos eleitores; 2,9% não souberam responder.
O levantamento indica estabilidade na aprovação do petista, com um leve aumento em relação à última pesquisa divulgada, de dezembro de 2025. À época, Lula obteve aprovação de 45,6% e desaprovação de 50,9%. As informações são do Metrópoles.
Leia maisO estudo ouviu 2.080 eleitores, em 160 municípios, distribuídos pelos 26 estados e o Distrito Federal, entre os dias 25 e 28 de janeiro de 2026. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
O Nordeste segue como a região com maior aprovação ao governo Lula: 58,3%, contra 39,4% de desaprovação. Já a que mais desaprova Lula é a região Sul, que registrou 37,2% de aprovação e 59,5% de desaprovação.
Leia menos
Um protesto interdita um trecho da BR-101 Sul, no cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, nesta quinta (29).
Entulhos e pneus em chamas fecharam a pista no sentido interior/Recife, por volta das 13h30, no KM 104. As informações são do Diario de Pernambuco.
Leia mais
O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado para debelar o fogo e enviou uma viatura para a área nas proximidades da passarela da Charneca.
Segundo a Polícia Rodoviária federal (PRF), a informação preliminar é de que o motivo do protesto é devido ao desaparecimento de um casal desde o domingo.
Leia menos
A Fundação Altino Ventura dará início às obras de sua unidade avançada de oftalmologia em Petrolina, no Sertão do São Francisco, com a cerimônia de lançamento da pedra fundamental marcada para amanhã, dia 30 de janeiro. A nova estrutura será construída às margens da rodovia PE-647 e marca a expansão da assistência oftalmológica especializada da instituição no interior de Pernambuco.
Com cerca de 6 mil metros quadrados de área construída, o complexo hospitalar foi planejado para ser a unidade mais moderna da Fundação fora da capital. A implantação da unidade em Petrolina busca aproximar serviços especializados de pacientes que atualmente precisam se deslocar por longas distâncias para atendimento oftalmológico.
Leia mais
A unidade terá capacidade para realizar mais de 16 mil consultas por mês e cerca de 150 mil exames, além de contar com um centro cirúrgico com seis salas preparadas para até 1.200 cirurgias mensais. O projeto inclui atendimento de urgência, consultórios especializados, auditório para atividades de ensino e capacitação, além de áreas de apoio ao público.
Com previsão de entrega em 16 meses, a nova unidade reforça a atuação da Fundação Altino Ventura, que há quatro décadas é referência em oftalmologia e reabilitação visual. A iniciativa amplia a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde na quarta macrorregião do estado, com foco em diagnóstico, tratamento e reabilitação visual no interior pernambucano.
Leia menos
Presidente nacional do MDB, Baleia Rossi defende a candidatura do ex-presidente da República Michel Temer ao Palácio do Planalto nas eleições que ocorrerão em outubro deste ano.
Em entrevista à coluna, o dirigente disse que as bases do partido têm defendido a candidatura de Temer, que presidiu o Brasil no período entre o impeachment de Dilma Rousseff e a eleição de Jair Bolsonaro. As informações são do Metrópoles.
Leia mais“O presidente Michel é muito querido no MDB. Essa é uma questão que nasce das bases do partido. Há um sentimento de que o MDB tem que ter candidato próprio à Presidência da República. E o nome dele, no meu entendimento, une o partido”, disse Baleia Rossi.
“Michel Temer é uma grande referência pela trajetória que tem, pelos cargos que teve, e honra o MDB com a memória do grande governo que fez como presidente da República. Esse é o sentimento que nós, emedebistas, temos”.
Questionado sobre o fato de o MDB ter três ministros no governo Lula e também contar com apoiadores da candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência, como o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, Baleia Rossi respondeu:
“Isso [a candidatura de Michel Temer] deixa de lado as diferenças do partido, que administramos com tranquilidade, por ser histórica. E une o partido”.
MDB aguarda decisão de Temer
O dirigente ressaltou que, apesar do entusiasmo de emedebistas com a possível candidatura de Michel Temer, o próprio ex-presidente ainda não decidiu se disputará o Planalto este ano.
“Não sei se ele tem disposição, hoje, para disputar uma eleição presidencial, mas seria um nome extraordinário. Acho que não tem prazo [para Temer definir]. As decisões começam a ser tomadas agora. Não tem um prazo”.
Leia menos
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, divulgou nota de pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Petrolina e ex-deputado estadual Diniz de Sá Cavalcanti, ocorrido nesta quarta-feira. No texto, o parlamentar destaca a trajetória política e a atuação de Diniz em defesa do Sertão pernambucano.
Confira a nota na íntegra:
“Hoje Pernambuco se despede de um sertanejo que construiu uma carreira política extensa e produtiva.
O falecimento do ex-prefeito de Petrolina e ex-deputado estadual Diniz de Sá Cavalcanti deixa uma lacuna na luta em favor do Sertão, mas também um legado de trabalho, compromisso e dedicação à sua gente.
Seu Diniz, como era conhecido, viveu 99 anos. Foi vereador e vice-prefeito, além de prefeito. Na Alepe exerceu três mandatos, entre 1990 e 1998, sempre defendendo causas da sua região. A Assembleia externa seus pêsames e se solidariza com familiares e amigos de Diniz Cavalcanti neste momento de despedida.”
Álvaro Porto
Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco
Considerado o maior criminalista do Brasil, o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, chamou de escândalo o episódio de arapongagem da Polícia Civil de Pernambuco contra auxiliares do prefeito do Recife, João Campos (PSB), potencial adversário da governadora Raquel Lyra (PSD) nas eleições deste ano. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o especialista avaliou que houve desrespeito aos limites constitucionais por conta de vários elementos, entre eles, a ausência de inquérito policial instalado e o uso de um rastreador no veículo funcional utilizado pelos alvos sem autorização judicial.
“A polícia deve fazer investigação quando houver suspeita de crime, mas dentro dos procedimentos legais e constitucionais. Tem que haver um inquérito para haver a investigação. E para que haja um movimento que tenha interferência na liberdade da pessoa, qualquer pessoa, seja através de uma gravação telefônica, seja através de um rastreamento colocado em um carro daquele indivíduo que está sendo pela polícia investigado, ou através de uma gravação ambiental, tem que haver uma autorização judicial. Nós temos limites no Estado Democrático de Direito”, explicou o criminalista.
“A polícia deve fazer investigação quando houver suspeita de crime, mas dentro dos procedimentos legais e constitucionais. Tem que haver um inquérito para haver a investigação. E para que haja um movimento que tenha interferência na liberdade da pessoa, qualquer pessoa, seja através de uma gravação telefônica, seja através de um rastreamento colocado em um carro daquele indivíduo que está sendo pela polícia investigado, ou através de uma gravação ambiental, tem que haver uma autorização judicial. Nós temos limites no Estado Democrático de Direito”, explicou o criminalista.
Kakay também defendeu que a ação dos policiais seja investigada por configurar abuso de autoridade. “Os elementos a que tive acesso sobre a questão específica da Polícia Civil de Pernambuco, em que, pelo que dizem, foi instalado rastreador em carro para poder fazer o acompanhamento de algumas pessoas, é um escândalo. Isto, sim, é um crime. O que deve ser investigado é exatamente a ação dos policiais que fizeram, no meu ponto de vista, um abuso de autoridade. Esses elementos a que eu tive acesso indicam que, evidentemente, a polícia ultrapassou os limites da legalidade, da constitucionalidade, e desrespeitou os limites que devem existir em uma investigação no Estado Democrático de Direito”, finalizou.
Leia menos
O presidente Lula (PT) será submetido a uma cirurgia de catarata nesta sexta-feira (30), informou a assessoria de imprensa da Presidência da República. Nesta quinta (29) pela manhã, o petista passou por exames pré-operatórios.
Lula tem 80 anos e teve duas passagens relevantes pelo hospital no atual governo: operou uma artrose no final de 2023 e, no fim de 2024, foi internado às pressas por causa de um sangramento intracraniano. As informações são da Folha de S. Paulo.
Leia maisA cirurgia de artrose foi em 29 de setembro de 2023, em Brasília. O petista teve uma prótese implantada no lado direito do quadril para eliminar dores que sentia no local havia meses. Ele havia passado a campanha presidencial de 2022 e os primeiros meses de 2023 reclamando das dores a aliados.
Depois, em 10 de dezembro de 2024, o presidente passou por um procedimento mais delicado. Ele foi submetido às pressas a uma cirurgia para tratar uma hemorragia intracrainana. O sangramento foi consequência de uma queda que Lula havia sofrio em casa dois meses antes.
Os riscos corridos pelo petista nesse episódio foram maiores. Ele passou mal no Palácio do Planalto e foi removido emergencialmente para São Paulo.
Ao deixar o hospital depois de tratar o sangramento, Lula disse que só se deu contata da gravidade do episódio depois da operação. “Eu só fui ter noção da gravidade já depois da cirurgia pronta, depois da cabeça estar nova”, declarou. “Nunca penso que vou morrer, mas tenho medo”, disse o petista na ocasião.
Leia menos
O ministro Dias Toffoli emitiu uma nota para justificar as decisões tomadas no inquérito do Banco Master. O magistrado também dá a entender que pode remeter a investigação para as instâncias inferiores da Justiça.
“Encerradas as investigações, será possível examinar os casos para eventual remessa às instâncias ordinárias, sem a possibilidade de que se apontem nulidades em razão da não observância do foro por prerrogativa de função ou de violação da ampla defesa e do devido processo legal”, escreveu. As informações são da CNN.
Leia maisA informação sobre a possibilidade de envio do caso do Banco Master ser enviado à 1ª Instância já havia sido antecipada pela CNN Brasil em 21 de janeiro.
Toffoli também disse que a atuação do STF (Supremo Tribunal Federal) no caso visa evitar a criação de nulidades no decorrer do processo que possam impedir a evolução do caso.
Em um texto dividido em 11 pontos, o ministro diz que a distribuição do caso foi por meio de sorteio e que todos os pedidos de advogados dos envolvidos para que fossem reconhecidas nulidades nas apurações foram rejeitados.
“Em todos os âmbitos, as investigações continuam a ser realizadas normalmente e de forma regular, sem prejuízo da apuração dos fatos, mantidos os sigilos necessários em razão das diligências ainda em andamento”, afirma.
Leia a íntegra da nota do gabinete do ministro
“Gabinete esclarece principais andamentos do caso Master no STF
1. O Ministro Dias Toffoli foi escolhido, por sorteio, para ser o relator da operação Compliance Zero no Supremo Tribunal Federal em 28 de novembro de 2025;
2. No dia 3 de dezembro de 2025, após o exame preliminar dos autos, houve a determinação, em caráter liminar, para que o processo fosse remetido ao Supremo Tribunal Federal, mantidas e validadas todas as medidas cautelares já deferidas, bem como o sigilo que já havia sido decretado pelo juízo de primeiro grau, a fim de evitar vazamentos que pudessem prejudicar as investigações;
3. Da análise preliminar dos documentos, o Ministro relator verificou, em 15 de dezembro de 2025, a absoluta necessidade da realização de diligências urgentes, não só para o sucesso das investigações, mas também como medida de proteção ao Sistema Financeiro Nacional e às pessoas que dele se utilizam, determinando, no prazo inicial de trinta dias, a oitiva dos principais investigados para esclarecer, em detalhes e com apresentação dos respectivos documentos, as denúncias em apuração;
4. Na mesma oportunidade, houve a determinação de oitiva dos dirigentes do Banco Central do Brasil sobre questões de sua atribuição envolvendo as atividades do Banco Master e de possíveis desdobramentos envolvendo outras instituições financeiras;
5. As oitivas dos presidentes dos bancos envolvidos no caso e do diretor do Banco Central responsável pela fiscalização das instituições ocorreram no dia 30 de dezembro de 2025, inclusive com a acareação, que se mostrou necessária, entre Daniel Vorcaro e Paulo Henrique Costa;
6. Após o exame do material contido nos autos e com parecer favorável do Procurador-Geral da República, foi julgada parcialmente procedente a reclamação, para reconhecer a competência da Suprema Corte a fim de supervisionar as investigações que envolvem a operação Compliance Zero, decisão contra a qual não foi apresentado recurso;
7. No curso do processo, todos os pedidos de reconhecimento de nulidades formulados pelas defesas dos investigados, inclusive por violação de prerrogativa de foro, foram rejeitados, assim como foi indeferido um pedido de composição amigável entre as partes apresentado pela defesa de Daniel Vorcaro;
8. Aberto o inquérito policial correspondente, que corre em sigilo em razão de diligências ainda em andamento, foram ouvidos alguns investigados pela autoridade policial entre os dias 26 e 27 de janeiro de 2026. A autoridade policial pediu a prorrogação do prazo para a conclusão das investigações por mais sessenta dias, o que foi deferido;
9. Paralelamente à operação Compliance Zero, outras operações foram encaminhadas ao Supremo Tribunal Federal, dentre as quais, uma realizada na cidade do Rio de Janeiro, que foi prontamente devolvida à primeira instância, e outra efetivada em São Paulo por determinação da Suprema Corte, trazida ao Supremo Tribunal Federal por iniciativa direta da Procuradoria-Geral da República;
10. Em todos os âmbitos, as investigações continuam a ser realizadas normalmente e de forma regular, sem prejuízo da apuração dos fatos, mantidos os sigilos necessários em razão das diligências ainda em andamento;
11. Encerradas as investigações, será possível examinar os casos para eventual remessa às instâncias ordinárias, sem a possibilidade de que se apontem nulidades em razão da não observância do foro por prerrogativa”
As inscrições para o concurso vestibular da Faculdade de Medicina de Olinda (FMO) terminam hoje (29). As provas estão marcadas para acontecer no domingo (01.02). A instituição oferece um total de 400 vagas, sendo 300 ordinárias e 100 remanescentes. Candidatos que queiram concorrer por meio do Processo Seletivo ENEM ou por Transferência também podem participar.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 300,00 (trezentos reais). Todas as informações sobre a seleção estão disponíveis no edital publicado pela FMO no Instagram da instituição. Os resultados serão divulgados no dia 03 de fevereiro no Instagram institucional. As matrículas deverão ser realizadas a partir do dia 06 de fevereiro. As informações são do blog da Renata Gondim.
O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) afirmou que não disputará uma cadeira na Câmara dos Deputados, possibilidade que chegou a considerar, e anunciou o seu afastamento da vida política. O parlamentar afirmou que priorizará a saúde em detrimento do que ele afirmou ser o desejo do Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Kajuru (PSB-GO) revelou ter recebido um diagnóstico de Parkinson em dezembro do ano passado. O parlamentar ainda não havia se pronunciado publicamente sobre a doença, mas afirmou que já iniciou o tratamento. As informações são do jornal Folha de Pernambuco.
Leia maisO senador também havia avaliado a possibilidade de se candidatar à Câmara dos Deputados por São Paulo nas eleições deste ano. Segundo ele, essa era uma intenção do PSB, ideia que surgiu a partir de conversas com o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, filiado ao partido. No entanto, afirmou que não era o que desejava e que, caso permanecesse na política, disputaria um cargo por Goiás.
Apesar de dizer que tem boa aceitação em São Paulo e de ser paulista, Kajuru afirmou que a política “não o atrai mais em nada”. O senador disse ainda que comunicará oficialmente a decisão ao partido nesta semana.
Como mostrou o Estadão em 2024, Kajuru criticou o excesso de dias sem atividade no Congresso Nacional e afirmou que os trabalhos no Senado vinham sendo prejudicados pela falta de sessões deliberativas.
Na ocasião, o parlamentar reclamou que a realização da Cúpula dos Parlamentares do G20 (P-20), entre os dias 6 e 8 de novembro, comprometeria os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas, presidida por ele.
Em 2025, Kajuru se licenciou do Senado por 30 dias para tratar problemas de saúde, como insônia e depressão, fraqueza muscular e pólipos no intestino. Diabético, o senador está no Congresso desde 2019, mesmo ano em que retirou um tumor no pâncreas.
Antes de chegar ao Senado, foi eleito vereador de Goiânia como o mais votado da história do município. Em 2018, elegeu-se senador por Goiás com mais de 1,5 milhão de votos.
Leia menos
A Presidência da República divulgou uma nota, há pouco, para informar que o presidente Lula (PT) fará, amanhã, uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. Segundo o comunicado, o petista se submeteu a exames pré-operatórios na manhã de hoje, na Granja do Torto.
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou, na manhã desta quinta-feira (29), exames pré-operatórios para uma cirurgia de catarata no olho esquerdo, que acontecerá amanhã (30). Hoje à tarde, o presidente segue rotina de despacho na Granja do Torto”, diz o comunicado.
