Raquel é a pior governadora do País

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), tem a menor aprovação dentre os 27 governadores do país. É o que aponta o levantamento da Atlas Intel, realizado em dezembro, em todos os estados do País. Raquel tem apenas 36% de aprovação e 49% de desaprovação. A governadora pernambucana teve a pior avaliação entre todos os governadores do país.

Todos os governadores apresentaram índices de aprovação superiores a desaprovação, com duas exceções: Cláudio Castro (RJ), provavelmente por conta da crise na segurança pública, e Raquel Lyra (PE), no contexto de problemas de governabilidade por conta da maioria incerta na Alepe.

A pesquisa contemplou 29.694 respondentes entre 18 e 31 de dezembro de 2023. Dependendo do tamanho de cada estado e consequentemente do tamanho da amostra, a margem de erro oscila entre 1 e 5 pontos percentuais. Clique aqui e confira o levantamento na íntegra.

Veja outras postagens

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, renunciou ao cargo e à liderança do Partido Liberal, hoje, segundo anunciou em um pronunciamento. Ele permanecerá como premiê até que um novo líder seja escolhido. “Pretendo renunciar ao cargo de líder do partido, como primeiro-ministro, depois que o partido selecionar seu novo líder”, afirmou Trudeau a repórteres em Ottawa.

Durante a fala, o premiê comentou que possui um arrependimento: o sistema eleitoral do país. “Se eu tenho um arrependimento, particularmente conforme nos aproximamos desta eleição (…), eu gostaria que tivéssemos sido capazes de mudar a maneira como elegemos nossos governos neste país para que as pessoas pudessem simplesmente escolher uma segunda opção, ou uma terceira opção na mesma cédula”, ressaltou.

A popularidade de Trudeau começou a cair há dois anos, em meio à raiva pública sobre os altos preços e a escassez de moradias. Pesquisas mostram que os liberais perderão por margem ampla para os conservadores em uma eleição que deve ser realizada no final de outubro, independentemente de quem seja o líder.

Conheça Petrolina

Indiciado pela Polícia Federal pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aguarda uma provável denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) sob a acusação de conspiração contra o sistema democrático do País para se defender das imputações perante o Supremo Tribunal Federal (STF).

A PGR pretende apresentar mais de uma denúncia ao STF contra os 40 indiciados no inquérito do golpe. A ideia é dividir as acusações que atingem o ex-presidente Jair Bolsonaro, os ex-ministros Braga Netto e Augusto Heleno e outros 37 envolvidos no caso de acordo com os “núcleos” da organização criminosa, mas não necessariamente com os nomes usados pela PF para batizar esses grupos. As informações são do portal Estadão.

O indiciamento é a imputação a alguém, por parte da autoridade policial, da prática de um ilícito. Assim, significa que, para a PF, Bolsonaro cometeu tais crimes. Com isso, o ex-presidente passa da condição de “suspeito” para a de “provável autor da infração penal”. Contudo, continua gozando da presunção de inocência. Procurada pelo Estadão, a defesa do ex-presidente não se manifestou.

O próximo passo será a manifestação da PGR. A provável denúncia deverá ser encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito sobre a suposta tentativa de golpe de Estado. O caminho natural é que a denúncia seja apreciada pela Primeira Turma do tribunal composta por Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, atual presidente, Flávio Dino e Luiz Fux.

Em dezembro de 2023, o STF acolheu uma proposta do ministro Luís Roberto Barroso, presidente da Corte, e restabeleceu a competência das Turmas para processar e julgar ações penais (APs) contra autoridades com foro no Tribunal, como é o caso de Bolsonaro. As alterações no Regimento Interno do STF visam “racionalizar a distribuição dos processos criminais e reduzir a sobrecarga do Plenário”.

Aliados do ex-presidente entendem que a defesa de Bolsonaro deve pedir que o caso seja analisado no plenário da Corte, em uma tentativa de buscar votos “mais favoráveis” ao ex-mandatário, como os ministros indicados durante a gestão Bolsonaro, Nunes Marques e André Mendonça. Caberá ao relator decidir de mantém o tramite natural do processo ou convoca o plenário.

Camaragibe Avança 2024

O deputado federal Fernando Monteiro abriu 2025 visitando sua base no interior. Na primeira semana do ano, ele esteve na posse de Túlio Monteiro, o novo prefeito de Buíque, e de Márcia Conrado, a prefeita reeleita de Serra Talhada.

Em Buíque ele foi enaltecido tanto por Túlio quanto por Arquimedes Valença, que deixou o mandato. Fernando tem obras marcantes no município, desde o asfalto da estrada que leva ao Vale do Catimbau até a conquista de uma das obras mais sonhadas, que é a estrada que liga a cidade ao distrito de São Domingos (Guanumbi), e o recente anúncio da construção de 150 casas pelo programa Minha Casa Minha Vida.

Já em Serra Talhada, a cada visita a população reconhece a retomada das obras do residencial Vanete Almeida, paradas desde 2019 e destravadas em Brasília pelo deputado federal que é o mais votado na cidade. São 902 famílias à espera da conclusão das moradias e que fazem questão de agradecer, pessoalmente, ao parlamentar.

Além destas, Serra Talhada ainda vai receber outras 200 moradias pelo Programa Minha Casa Minha Vida e projeta um novo momento de desenvolvimento com a duplicação da BR-232, obra anunciada pelo Governo Federal e já em fase de execução do projeto, graças à forte articulação de Fernando Monteiro diretamente no Palácio do Planalto.

Nas visitas, o deputado renovou o compromisso com os municípios e reforçou o trabalho alinhado com os gestores. “Não se faz nada sozinho. A gente se une na persistência, na dedicação e no amor pela nossa gente”, diz. “Trabalhar com responsabilidade e zelo pelos recursos públicos é nossa obrigação. A gente faz como tem que ser feito e as coisas dão certo”, completa.

O deputado estadual Luciano Duque marcou presença, na noite de ontem, na tradicional Festa de Reis, no município de Pedra, Sertão de Pernambuco. Ao lado do prefeito reeleito, Júnior Vas, do vice-prefeito, Tinan, e do vereador Mecinho, o parlamentar circulou pelo evento, cumprimentou moradores e celebrou a festividade junto à população.

“É sempre uma alegria participar dessa celebração tão importante ao lado do povo querido de Pedra. Seguimos firmes na defesa dos interesses do município e trabalhando ativamente por sua melhoria na Assembleia Legislativa”, destacou Duque. Em 2023, o deputado destinou emenda parlamentar para investimentos em saúde e infraestrutura da cidade.

Horas após a inauguração do gramadão do Parque da Macaxeira, ontem, área voltada para prática de esportes promovida pela Prefeitura do Recife, com uma estrutura de primeira qualidade e a presença do prefeito João Campos (PSB), o parque voltou a escuridão habitual. Moradores da região reclamam que, à noite, o equipamento que deveria ser de lazer e segurança, fica tomado pela escuridão, facilitando a insegurança do Parque.

“Após a saída do prefeito, o parque voltou a rotina do abandono, no escuro. A Prefeitura devia olhar com mais atenção para o Parque da Macaxeira e não somente os parques recém-inaugurados, como o da Tamarineira, Graças e Apipucos”, disse ao blog um leitor. Confira as imagens do abandono no vídeo.

O empresário Ernesto Margolis, fundador da rede de parques de diversões eletrônicos Game Station, faleceu, hoje, no Recife. Ele lutava contra um câncer e estava internado no hospital Memorial Star, no bairro da Boa Vista, região central da cidade. as informações são do portal FolhaPE.

Margolis deixa três filhos, Paula, Marcelo e Andrea, além de três netos. O sepultamento está marcado para as 15h, no Cemitério Israelita do Curado. Fundado em 1998, o empreendimento é fruto do sonho de Ernesto Margolis de espalhar diversão. O Game Station se popularizou no formato de parques localizados em shoppings e hoje está presente em todo o Brasil

O UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau abriu mais de 4 mil vagas em 150 cursos gratuitos presenciais de capacitação. Eles começam no dia 7 de janeiro e acontecem nas unidades de Caruaru, Serra Talhada e Garanhuns. As inscrições podem ser feitas por meio do link https://www.gokursos.com/.

Para efetuar a inscrição nos cursos, basta pesquisar capacita + unidade desejada. Na UNINASSAU Garanhuns, estão sendo ofertadas mais de mil vagas, que são distribuídas em diversos cursos. Em Serra Talhada, são mais de 200. Já em Caruaru, mais de 4 mil.

As capacitações são nas áreas de saúde, negócios, tecnologia, educação e empreendedorismo. Os interessados podem se matricular nos seguintes cursos: “Lavagem nasal em crianças”, “Oficina de Libras”, “Tratamento nutricional para o paciente diabético”, “Robótica: programação arduino”, “Os oito remédios naturais para a saúde mental”, “Como se preparar para o mercado de trabalho?”, “Introdução à auriculoterapia”, “Noções básicas de primeiros socorros”, entre outros.

A diretora da UNINASSAU Caruaru, Teresa Tabosa, destaca a importância do Capacita durante o período de férias. “Esse é um momento em que muitas pessoas aproveitam para se qualificar e começar o ano com um diferencial no currículo, o que é essencial tanto para o mercado de trabalho quanto para o crescimento pessoal. Vale lembrar que qualquer pessoa pode participar dos cursos oferecidos pelo Capacita”, disse.

No dia do curso, em qualquer uma das unidades, o candidato deve levar 1kg de alimento não perecível e entregar no Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE). Os alimentos serão doados a uma instituição social.

Mergulhado em profunda crise, o PSDB iniciou negociações para uma possível fusão com o PSD, partido presidido por Gilberto Kassab. Desde o ano passado, quando perdeu os oito vereadores da capital paulista e protagonizou um fiasco com a campanha de José Luiz Datena – que teve 1,84% dos votos na disputa pela Prefeitura –, o tucanato concluiu que a definição de um novo rumo será inevitável para sua sobrevivência.

Na quinta-feira, o presidente do PSDB paulista, Paulo Serra, se reuniu com Kassab para tratar do assunto. “Tivemos uma boa conversa e essa questão da fusão do PSDB com o PSD está avançando bastante”, disse Serra à Coluna do Estadão. “Nós precisamos crescer e a fusão, incorporação ou federação podem ser alternativas”, completou o dirigente, que é ex-prefeito de Santo André.

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, afirmou que o partido está discutindo vários cenários. “Há uma divisão em termos de vontade política porque uma corrente quer que o PSDB continue e outros defendem a incorporação ou fusão a um partido maior”, admitiu Perillo à Coluna. “Vamos nos debruçar sobre esse tema em fevereiro, a partir da reabertura dos trabalhos do Congresso.”

O PSDB integra uma federação com o Cidadania desde 2022, mas vem definhando a cada ano. Nos últimos tempos, enfrentou um emaranhado de disputas judiciais. Na prática, o partido que já comandou a Presidência duas vezes (1994 a 2002), com Fernando Henrique Cardoso, e o governo de São Paulo por quase 30 anos, deu uma guinada à direita e enveredou pelo bolsonarismo.

De 2022 para cá, o declínio ficou ainda mais evidente: os tucanos perderam quadros importantes, como o vice-presidente da República Geraldo Alckmin – que, meses antes da eleição daquele ano, migrou para o PSB – e o ex-chanceler Aloysio Nunes. “Foi um erro não termos lançado candidato a presidente, em 2022″, argumentou Perillo.

Na última corrida municipal, o PSDB não conseguiu emplacar nenhum vereador em São Paulo nem em Belo Horizonte, os dois maiores colégios eleitorais.

Após o casamento de fachada com o Cidadania, marcado por atritos, o partido também avalia ampliar a federação, agora com o Solidariedade. As negociações com o PDT não foram adiante porque a legenda é vista como muito alinhada ao governo Lula pela cúpula tucana.

A fusão ou incorporação ao PSD é, atualmente, o caminho que parece mais concreto, mas tudo ainda precisa passar pelo aval do Cidadania. Apesar de divergências internas, o novo arranjo – qualquer que seja ele – é considerado pelo PSDB como a única chance para vencer a chamada “cláusula de barreira”, em 2026. Para superar esse obstáculo, todos os partidos precisam ter um número mínimo de votos nas eleições para deputados federais. Somente assim têm direito a fundo partidário e tempo de TV nas campanhas.

A intenção da cúpula do PSDB é lançar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, como candidato à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para isso, porém, a sigla precisa se reinventar. É nesse cenário que entra o PSD de Kassab, hoje secretário de Governo na gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

“Diante de quadros tão valorosos como os do PSDB, em todo o Brasil, é evidente que o PSD tem interesse especial nessa aproximação, qualquer que seja o modelo”, afirmou Kassab à Coluna. Em março, o partido começará a analisar os projetos de candidaturas próprias e eventuais alianças.

Além de Leite, o PSDB tem apenas mais dois governadores: Raquel Lyra (Pernambuco) e Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul). Lyra, porém, negocia a filiação ao PSD.

Na campanha de 2022, após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), recusar o convite para ser candidato ao Planalto, Kassab viajou para Porto Alegre, na tentativa de convencer Leite a deixar as fileiras tucanas e se filiar ao PSD. Estava disposto a apoiá-lo, mas o governador gaúcho – que havia perdido as prévias no PSDB para João Doria – rejeitou a oferta.

Agora, dirigentes dos dois partidos admitem que, se a fusão for adiante, Leite é uma opção. Existe, no entanto, o “fator Tarcísio”. Embora Kassab diga que o governador de São Paulo será candidato à reeleição, em 2026, os movimentos podem ir em outra direção. Com a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), há articulações em curso da direita para lançar Tarcísio à sucessão de Lula. Bolsonaro não quer, mas tudo pode mudar mais adiante.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou despacho, hoje, no Diário Oficial da União (DOU), cancelando as férias do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Inicialmente, Haddad tiraria férias no começo deste ano, até 21 de janeiro. No fim do ano passado, esse período já havia sido interrompido – mas a previsão era de que o ministro retornasse a Brasília apenas por uma semana e voltasse a descansar a partir da próxima sexta (10).

Com a decisão publicada hoje, porém, as férias foram canceladas em definitivo e devem ser remarcadas. Segundo a Fazenda, o cancelamento das férias de Haddad, formalizado por Lula, aconteceu após o “pronto restabelecimento” de um familiar. A esposa do ministro, Ana Estela Haddad, passou por cirurgia no fim de 2024.

“A decisão de cancelar o período de descanso foi tomada após o pronto restabelecimento de seu familiar que passou por um procedimento cirúrgico no final do ano, motivo da marcação de férias neste período”, informou o Ministério da Fazenda, por meio de nota.

Haddad tem agenda pública nesta segunda-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. Será um encontro reservado. O cancelamento das férias do ministro Haddad também acontece em meio à disparada do dólar e à pressão do mercado financeiro por novas medidas de controle de gastos públicos. A pressão sobre o dólar resultou na intervenção do Banco Central, por meio de leilões de venda de divisas, no fim do ano passado – algo que derrubou as reservas internacionais em 7%, para R$ 329,7 bilhões.

Fernanda Montenegro “tinha certeza” de que sua filha, Fernanda Torres, levaria o Globo de Ouro por sua atuação em “Ainda estou aqui”. Segundo Torres declarou após ganhar o prêmio, a mãe estava confiante sobre a vitória dela, ontem.

“Mamãe tinha certeza. Eu falava, ‘Mãe, não tem [chance]’. Ela falava: ‘Vai levar'”, falou Torres.

Fernanda Torres ganhou como melhor atriz em filme de drama, por sua atuação em “Ainda estou aqui”, e homenageou a mãe em seu discurso. “Quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia… Ela estava aqui há 25 anos. Isso é uma prova de que a arte pode permanecer na vida das pessoas, mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva viveu”.

Essa é a primeira vitória do país no Globo de Ouro desde 1999, quando “Central do Brasil”, também com Montenegro, venceu como melhor filme em língua estrangeira.

Blog da Folha

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), e o vice, Victor Marques (PCdoB), convidaram o ex-vereador e candidato a prefeito de Olinda pelo PT nas últimas eleições, Vinicius Castello, a ocupar um cargo na gestão. O petista deve aceitar e será secretário-executivo de Infraestrutura, pasta comandada por Victor Marques.

O convite partiu dos dois gestores e foi diretamente para Vinicius Castello, sem passar pelo crivo da agremiação petista, como aconteceu com as outras duas Secretarias – Habitação e Meio Ambiente – quando o partido indicou os nomes de Felipe Cury e Oscar Barreto.

Na Infraestrutura, que detém 70% do orçamento do Recife, Vinicius Castello terá uma pauta para além dos limites recifenses. Será responsável por acompanhar, especialmente, o projeto do Arco Metropolitano. Para isso, estará em contato direto com outros municípios do Grande Recife.

No dia 28 de dezembro, o Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial o edital de licitação do trecho Sul da benfeitoria, entre os municípios de Moreno e do Cabo de Santo Agostinho, uma extensão de 25,3 quilômetros. O início da obra está previsto para abril deste ano e envolve recursos estaduais na ordem de R$ 744 milhões.

Já a segunda etapa do trecho Sul, que vai da PE-408, em Paudalho, até a BR-232, está em análise junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e ao Ministério dos Transportes.

O ex-vereador teve o nome lembrado para ocupar a Superintendência do Trabalho em Pernambuco, hoje nas mãos de Patrícia dos Anjos, ou ainda uma das superintendências da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Mas a afinidade com o prefeito João Campos deve influenciar sua decisão.

Vinicius Castello também possui perfil semelhante ao que João Campos tem buscado para compor os quadros da prefeitura: tem disposição, é jovem (30 anos), preto e de origem periférica. Advogado, conquistou seu primeiro mandato legislativo aos 26 anos

Ligado ao senador Humberto Costa (PT), que ainda não indicou nenhum nome para a atual gestão, o ex-vereador está na lista de possíveis candidatos a deputado pelo PT em 2026. O convite para a Prefeitura do Recife não estaria condicionado à saída do partido para o PSB.

Vinicius Castello encerrou o mandato na Câmara de Olinda no fim de 2024. Levou a eleição à prefeitura para o segundo turno, em uma campanha disputadíssima e que teve o apoio do PSB e a presença constante do prefeito João Campos na reta final do pleito. Conquistou muitos apoios, incluindo nomes como o do presidente da Câmara, Saulo Holanda, que estiveram no primeiro turno ao lado da prefeita eleita, Mirella Almeida (PSD).

As urnas garantiram 105.616 votos (48,62% dos votos válidos) para Vinicius Castello contra 111.613 votos (51,38%) de Mirella Almeida. A corrida de Olinda também foi marcada pela rivalidade entre a governadora Raquel Lyra (PSDB) e João Campos. A tucana e o socialista e foram presenças constantes na cidade para apoiar seus apadrinhados eleitorais, respectivamente, Vinicius Castello e Mirella Almeida.

O sucesso do Réveillon do Jaboatão dos Guararapes – que contabilizou mais de 600 mil pessoas participando dos quatro dias de programação – também se refletiu na rede hoteleira do município. A taxa de ocupação foi de cerca de 90%, no período de festas de fim de ano, conforme informações da rede.

Apesar da grande quantidade de público na festa, a segurança também teve ótimos resultados. O 6° BPM não registrou ocorrências no período de 28 a 31 de dezembro de 2024. Foram cerca de 1.800 profissionais envolvidos no esquema de segurança organizado pela Prefeitura, em parceria com a Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS), além da segurança privada.

Aliadas a estas medidas, mais uma ação para garantir a segurança do público foi a instalação de totens com 150 câmeras de alta performance instaladas no trecho da orla de Candeias. As imagens de alta performance foram transmitidas em tempo real para a SDS, garantindo o monitoramento das áreas.

As equipes de saúde de prontidão realizaram 40 atendimentos, nos postos instalados na orla e em Jaboatão Centro, com apenas dois casos que precisaram ser encaminhadas para uma unidade de urgência, para dar seguimento ao atendimento.

“Consolidamos Jaboatão no calendário de grandes eventos de fim de ano em Pernambuco. Tivemos uma festa linda, com uma programação diversificada, reunindo diversas famílias que aproveitaram com segurança e muita animação, tanto na orla de Candeias, quanto em Jaboatão Centro”, declarou o prefeito Mano Medeiros.