Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog
A gestão Raquel Lyra (PSDB) deve explicar, na próxima sexta-feira (21), mais detalhes sobre a funcionalidade do palco montado no Marco Zero do Recife pelo Governo do Estado a 120 metros do palco instalado pela prefeitura para o Carnaval deste ano.
O Governo convidou a imprensa para uma entrevista coletiva em Olinda, cidade administrada por uma aliada de Raquel Lyra, a prefeita Mirella Almeida (PSD). O evento será no Mercado Eufrásio Barbosa e, segundo o convite, “vai detalhar as ações desenvolvidas pela gestão durante o Carnaval 2025”. A coletiva será às 10h da sexta.
Entre as novidades a serem apresentadas, está a edição especial do projeto Pernambuco Meu País, que terá dois palcos na festa, sendo um deles justamente o do Marco Zero. A existência do novo palco foi postada com exclusividade por este blog, ontem (18). Veja aqui.
Programação patrocinada por Raquel no Marco Zero
No Instagram da Secretaria de Cultura do Estado, na noite desta quarta-feira (19), foi lançada a programação dos primeiros shows do local. As apresentações já começam nesta sexta-feira (21), o que significa que a governadora Raquel Lyra vai dar início ao Carnaval do Recife antes do prefeito João Campos, já que a programação do município só começa na semana que vem.
Às 20h desta sexta, haverá show de Almir Rouche. Em seguida, às 21h, sobe ao palco de Raquel a cantora Lia de Itamaracá. Já às 22h, será a vez de Siba e a Fuloresta.
Festival Pernambuco Meu País também já criou contenda em Garanhuns
O Festival Pernambuco Meu País é o mesmo que a governadora promoveu durante a realização do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), em 2024, chateando a população da cidade do Agreste, que acusou a gestora de tentativa de esvaziamento da tradicional festividade cultural de Garanhuns, que movimenta toda a região e atrai turistas do Brasil todo há anos.
A realização do Festival Pernambuco Meu País foi o resultado da falta de entendimento entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Garanhuns, cidade liderada por um opositor da governadora, o prefeito Sivaldo Albino (PSB), do mesmo partido do prefeito do Recife, João Campos (PSB). Depois da contenda entre o Estado e o município na organização do FIG, Raquel resolveu lançar o próprio festival, patrocinando shows em cidades do Interior na mesma data do FIG.
No Recife, Raquel Lyra vai realizar uma edição do festival durante o Carnaval e no mesmo lugar que há anos é administrado pelo município durante a folia de Momo, o Marco Zero, mostrando que a rivalidade com o prefeito João Campos está mais forte do que nunca e não esperou 2026 chegar, o ano da disputa entre os dois pelo comando de Pernambuco.
Secretários que vão explicar detalhes
Participam da coletiva na próxima sexta-feira os secretários estaduais Cacau de Paula (Cultura), Paulo Nery (Turismo e Lazer), Alessandro Carvalho (Defesa Social), Zilda Cavalcanti (Saúde) e Juliana Gouveia (Mulher), além dos presidentes da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba, e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo.
Leia menos