Raquel confirma furo do Blog e Pernambuco terá mais um carnaval sem câmeras

Este Blog revelou, no último dia 3 de fevereiro, que por incompetência administrativa e atrasos nas licitações, Pernambuco passaria mais um carnaval sem câmeras de videomonitoramento. Agora, a governadora Raquel Lyra  (PSDB) teve que confirmar publicamente o furo. Na reunião de monitoramento do Juntos pela Segurança de ontem, a governadora assinou o contrato para a implantação de um novo sistema de videomonitoramento em Pernambuco. Segundo a própria Raquel, os primeiros equipamentos devem ser instalados só daqui a 30 dias, ou seja, depois do carnaval de 2025. A instalação de todas as câmeras só termina em agosto.

O acordo tem duração de cinco anos e a instalação seguirá um cronograma em etapas. O primeiro lote prevê 200 pontos de captura de imagens (PCI), totalizando 360 câmeras. O pleno funcionamento de todo o sistema está previsto para agosto de 2025. A Secretaria de Defesa Social (SDS) também tem sofrido com as licitações travadas na Secretaria de Administração do Estado (SAD), nas mãos de Ana Maraíza de Sousa Silva, braço direito da governadora.

No caso da SDS, a gestão Raquel Lyra vai para o segundo carnaval sem conseguir colocar para funcionar as câmeras de videomonitoramento. A licitação dos operadores das câmeras teve que ser parcialmente anulada por erros em respostas a questionamentos por parte do Governo do Estado. A gestão estadual errou na resposta a uma das empresas concorrentes, resultando em proposta vencedora errada na disputa ocorrida em 13 de janeiro. Reconhecendo mais um erro, o Governo do Estado se viu obrigado a anular parte da licitação em publicação no Diário Oficial. No caso dos operadores, a entrega das propostas das empresas está marcada para 20 de fevereiro. Ou seja, quando o povo já estará brincando o carnaval nas ruas.

Veja outras postagens

Para quem busca a reeleição, Raquel vai precisar dar muitas explicações

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

O ano eleitoral mal começou, mas a governadora Raquel Lyra (PSD) já acumula um desgaste público em cima do outro, o que vai exigir que ela preste ainda mais esclarecimentos à sociedade, faltando nove meses para as eleições. Costuma-se dizer no ambiente político que não é auspicioso para um candidato precisar dar muitas explicações.

O debate sobre a Logo Caruaruense, empresa do pai de Raquel, que funcionava há três anos de forma irregular e sem fiscalização do Poder Executivo, ainda não foi esgotado e lhe rendeu, inclusive, um pedido de impeachment que aguarda o início do período legislativo, no próximo dia 2, para receber um rumo.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), publicou nas redes sociais um vídeo em que afirma que o debate em curso em Pernambuco não é sobre a realização de investigações, mas sobre a forma como elas estariam sendo conduzidas, ao denunciar o que classificou como uso político da Polícia Civil. Segundo o gestor, reportagens exibidas pela TV Record revelaram desarquivamento de inquéritos por interesse eleitoral, perseguições sem ordem judicial, sem boletim de ocorrência e sem procedimentos formais, além da instalação de rastreador em veículo oficial da Prefeitura sem autorização judicial.

João Campos citou um inquérito arquivado em 2024 após investigação que não apontou irregularidades, posteriormente reaberto durante o período eleitoral e novamente arquivado, e questionou quem teria autorizado a atuação de delegados e agentes em um grupo informal de WhatsApp. O prefeito afirmou que não tolera corrupção nem perseguição política, criticou o que chamou de ações ilegais e imorais, relacionou o caso a uma rede de ataques e desinformação após as eleições municipais e declarou que adotará todas as medidas cabíveis na Justiça para apurar responsabilidades. Assista:

Toritama - Tem ritmo na saúde

O atual secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (conhecido como Conselhão) da Presidência, Olavo Noleto, é o nome escolhido pelo presidente Lula para substituir a ministra Gleisi Hoffmann, das Relações Institucionais, quando ela deixar o cargo, em abril. Gleisi vai se descompatibilizar do cargo para disputar uma vaga ao Senado em seu estado, o Paraná.

Noleto era um dos principais nomes cotados para a sucessão de Gleisi. Ele foi secretário-executivo de Alexandre Padilha quando o atual ministro da Saúde estava Secretaria das Relações Institucionais (SRI), pasta responsável pela articulação política do governo. Mesmo com a saída de Padilha, no ano passado, Noleto permaneceu na SRI, tendo sido convidado por Gleisi para chefiar o Conselhão. As informações são do jornal O GLOBO.

Caruaru - IPTU 2026

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

Diante da repercussão da denúncia da TV Record, que expôs uma investigação da Polícia Civil de Pernambuco envolvendo o secretário de Articulação Política e Social do Recife, Gustavo Monteiro, e seu irmão Eduardo, assessor da gestão municipal, este blog procurou um especialista na área para detalhar, com base na legislação, se houve crime no monitoramento dos irmãos.

O professor de Direito Penal e Processo Penal da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), que também é advogado criminalista e delegado especial de polícia aposentado, Durval Lins, indicou que a conduta da Polícia Civil, sob comando da Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS), “aponta para a ilegalidade e o abuso de poder”.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

A ex-ministra da Suprema Corte do Chile, Ángela Vivanco (foto), foi presa na noite do domingo, 25, em sua casa no bairro de Las Condes, em Santiago, por acusação de suborno, lavagem de dinheiro e tráfico de influência.

Ela é investigada por sua suposta ligação com o advogado Luis Hermosilla, antigo aliado do ex-presidente Sebástian Piñera, no “âmbito do caso “Boneca Bielorussa”.

Após a prisão, Ángela foi transferida para o Centro de Justiça de Santiago, onde será formalmente acusada. As informações são do Antagonista.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Em reação à investigação conduzida pela Polícia Civil de Pernambuco e à defesa pública feita pela base governista, o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Rodrigo Farias (PSB), divulgou nota dura acusando o governo Raquel Lyra de promover espionagem política contra servidores da Prefeitura do Recife. No texto, o parlamentar afirma que houve uso indevido da estrutura do Estado e da Polícia Civil para perseguição de adversários políticos, classifica o episódio como grave ameaça à democracia e cobra explicações diretas do Palácio do Campo das Princesas.

Confira a nota na íntegra:

Olinda - Refis últimos dias 2025

Em nota à imprensa, a deputada estadual Socorro Pimentel, líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), saiu em defesa da governadora Raquel Lyra e da atuação da Polícia Civil de Pernambuco diante de críticas feitas pela oposição a uma investigação em andamento. A parlamentar afirmou que há tentativa de politização do caso e reforçou a confiança no trabalho técnico da instituição.

Confira a nota na íntegra:

O deputado estadual Claudiano Martins Filho (PP) divulgou, nesta segunda-feira (26), nota pública em defesa da Polícia Civil de Pernambuco, rebatendo críticas da oposição que classificaram como perseguição política, por parte da governadora Raquel Lyra (PSD), uma investigação conduzida pelo órgão.

Segundo o parlamentar, a apuração teve origem em denúncia grave de possível recebimento de propina e seguiu os trâmites legais previstos pelo Supremo Tribunal Federal, mesmo tendo partido de denúncia anônima. Claudiano afirmou ainda que o atual governo rompe com práticas políticas do passado e que a população pernambucana confia na atuação da Polícia Civil.

Confira a nota na íntegra:

A oposição política de Iati, no Agreste Meridional, passou a declarar apoio à pré-candidatura do prefeito do Recife, João Campos (PSB), ao Governo de Pernambuco, com adesões de lideranças locais de diferentes partidos. Entre os apoios anunciados está o da ex-candidata a prefeita Maria Augusta (Avante), ligada ao deputado federal Waldemar Oliveira (Avante) e a Dannilo Godoy, além dos ex-prefeitos Alexandre Tenório, associado politicamente ao deputado estadual Rodrigo Farias (PSB), e Tonho de Lula, que, apesar de ter migrado para o PSD, tende a apoiar a reeleição da governadora Raquel Lyra. Também integra o palanque de João Campos o vereador Renato Almeida (Republicanos), da bancada de oposição no município.

Após quase cinco décadas de espera, moradores do bairro José e Maria, em Petrolina, começam a receber escrituras definitivas dos imóveis. A entrega das primeiras 100 escrituras será realizada nesta quinta-feira (29), às 18h, pelo prefeito Simão Durando, marcando o início de uma nova etapa do programa municipal de regularização fundiária.

A ação contempla famílias da Área 01 do bairro, incluindo as ruas Rio Grande do Sul, Riacho do Mel, Rio Salgueiro, Rio Xingu, Rio Pedra do Cavalo, Rio Porção e Rio Primavera. O ato ocorrerá na Escola Municipal José Joaquim e assegura aos beneficiados segurança jurídica e o direito pleno à propriedade dos imóveis.

De acordo com a Prefeitura, a regularização fundiária do José e Maria beneficia cerca de 30 mil moradores, em aproximadamente 4.200 imóveis. Desde 2017, o município já realizou mais de 12 mil entregas entre títulos e escrituras, e a meta para 2025 é avançar com a emissão de mais 1.020 títulos de posse.

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, participou nesta segunda-feira (26) de sua última sessão do Pleno como chefe do Judiciário estadual.Na próxima segunda-feira (2), ele transmitirá o cargo de presidente ao desembargador Francisco Bandeira de Mello.

Durante a sessão, Ricardo Paes Barreto fez questão de agradecer o apoio de todos os desembargadores e desembargadoras, mencionando diretamente coordenadores e coordenadoras, presidentes de comissões, o ouvidor, o diretor-geral da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) e o diretor do Centro de Estudos Judiciários (CEJ). As informações são do Blog da Folha.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ausente na manifestação pela soltura de Jair Bolsonaro neste domingo, em Brasília, chamou o evento de “clamor da sociedade ampla” e alegou que ele não atrapalha no convencimento dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) de que o ex-presidente deveria cumprir a pena em regime domiciliar.

— Acho que não tem porque atrapalhar, no final das contas é um clamor da sociedade ampla, não só pela prisão domiciliar, mas também pela Justiça, e mostra um pouco o termômetro da sociedade, a insatisfação, o inconformismo com uma série de crises de ordem moral — declarou o governador, durante a entrega da reforma do Mercado Municipal de Santos, no litoral paulista. As informações são do jornal O GLOBO.