Por Anthony Santana – Blog da Folha
A governadora Raquel Lyra (PSD) confirmou que o metrô do Recife será estadualizado nas próximas semanas e que deve ser concedido à iniciativa privada. Em agenda de assinatura de ordem de serviço para dragagem do Porto de Suape, na manhã desta sexta-feira (29), a gestora declarou que condicionou a participação do estado no trabalho de melhoria do metrô ao aporte de investimentos do governo federal.
“A concessão é sim uma decisão do governo de Pernambuco com o governo federal. Eu disse que só seríamos parte da solução se houvesse investimentos do governo federal para manter a operação de pé. Isso é exige que se faça um aporte de mais de R$ 3 bilhões com garantia de execução de qualquer contrato”, adiantou a gestora.
Leia maisAo falar sobre o transporte, Raquel Lyra afirmou que existe uma modelagem feita pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) para a concessão do metrô e afirmou que o governo deve garantir que os empregos dos trabalhadores da CBTU no Recife devem ser mantidos, inclusive com a possibilidade de que os servidores sejam aproveitados na operação da concessionária.
“A gente precisa sentar e fechar os pormaiorea que tratam da garantia do contrato, da execução, para que possamos ter uma operação sustentável. A gente não pode brincar com a esperança do povo pernambucano. Estamos modelando um trabalho sério e consistente junto com o governo federal”, assinalou.
Leia menos