Queda de Pernambuco no Ideb reflete desacerto do governo, diz Sileno

A queda de Pernambuco para o quarto lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) tem gerado repercussão e questionamentos. O deputado estadual e líder do PSB na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Sileno Guedes, disse estar perplexo com o que tem visto na gestão educacional do Estado. “A queda no Ideb não reflete apenas um fracasso do governo, mas também um retrocesso no futuro de nossas crianças e jovens. A educação de Pernambuco não pode ser uma promessa vazia, mas, sim, uma prioridade que precisa ser efetivamente concretizada”, afirmou.

De acordo com Sileno, não foram poucos os problemas desde o início do Governo Raquel Lyra. “Mais grave ainda foi a escolha do Governo de Pernambuco por implementar um novo processo de escolha de gestores de escolas e de gerentes regionais, com denúncias de falhas e de interferência política. Os gestores e gerentes são o pilar das escolas. Eles garantem o bom funcionamento de tudo junto aos professores”, acrescentou o parlamentar.

Sileno ainda lembrou o problema ocorrido no ano passado com a merenda escolar. “A questão da merenda incluiu cobranças públicas a Raquel em evento com o presidente Lula. Para quem não acompanhou mais essa história lamentável, o Governo de Pernambuco foi alvo de frequentes reclamações sobre falta de alimentos e qualidade da comida nas escolas do Estado”, pontuou. Para completar, o legislador fez menção às trocas na equipe da Secretaria de Educação, incluindo até os secretários executivos e o próprio cargo de secretário de Educação. “Tantas mudanças em posições estratégicas mostram que as coisas não vão bem”, asseverou.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino

O deputado estadual Claudiano Filho anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 60 mil para o município da Pedra, no Agreste Meridional de Pernambuco, durante sua participação na ExpoCaraíbas, realizada no Parque Sthefffany Vitória.

O recurso será utilizado para a construção de um galpão voltado à produção genética do gado local, medida que promete fortalecer ainda mais os produtores de leite da região e ampliar a qualidade da bacia leiteira pernambucana, uma das mais importantes do Nordeste.

Reconhecido como o parlamentar que representa os produtores de leite e de laticínios do estado, Claudiano tem atuado em projetos que garantem isenções fiscais, subsídios e selos de qualidade para valorizar a produção pernambucana. “Com essa emenda, reafirmamos nosso compromisso de estar sempre ao lado do homem e da mulher do campo, buscando ferramentas que tragam mais desenvolvimento, qualidade e competitividade para a nossa bacia leiteira”, destacou o deputado.

Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Agosto Lilás
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

No Leite, referência em gastronomia no Nordeste, recepcionando meu amigo Cláudio Humberto, um dos maiores colunistas do País, com sua Tais, uma das editoras do Correio Braziliense. Também meu amigo Francisco José, com sua Beatriz Castro.