Quatro cursos de medicina na Paraíba vão ser punidos após avaliação insuficiente no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que teve dados divulgados ontem. As quatro instituições com atuação no estado vão ter redução no número de vagas para ingresso, de acordo com o Inep. As informações são do portal G1/PB.
O Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) é uma prova anual para medir o desempenho dos estudantes e a qualidade do ensino. Os cursos que obtiveram notas 1 e 2, em uma escala até 5, são consideradas insatisfatórias pelo Inep, e vão ser punidos com restrição no Fies e suspensão de vagas.
Leia maisNa Paraíba, os quatro cursos e instituições que vão ter redução no número de ingressantes como punição receberam nota 2 do Enamed. Além disso, há também dois cursos com nota 3, considerada razoável, e também três com nota 4, que é considerado bom. Veja outra lista abaixo.
Antes da divulgação, uma entidade que representa universidades particulares ingressou na Justiça para barrar a divulgação dos resultados, mas perdeu. Mais de 100 cursos de Medicina do país foram mal avaliados. Ao todo, 351 cursos foram avaliados e 30% estão na faixa considerada insatisfatória, em todo o país. Já os melhores resultados nacionalmente, nas faixas 4 e 5, ficaram concentrados, sobretudo, no setor público federal e estadual.
Cursos de medicina na Paraíba que vão ser punidos após Enamed
- Unipê João Pessoa – Nota no Enamed: 2
- Unifacisa Campina Grande – Nota no Enamed: 2
- Famene João Pessoa – Nota no Enamed: 2
- Afya João Pessoa – Nota no Enamed: 2
Cursos de medicina na Paraíba com boas avaliações no Enamed
- Universidade Federal da Paraíba – Nota no Enamed: 4
- Universidade Federal de Campina Grande (Campus Cajazeiras) – Nota no Enamed: 4
- Universidade Federal de Campina Grande (Campus Campina Grande) – Nota no Enamed: 4
- UNIFIP – Patos – Nota no Enamed: 3
- Unifsm – Cajazeiras – Nota no Enamed: 3
















