Quando ouço Nana, me desligo da terra

Por Maurilio Rodrigues*

Com lágrimas nos olhos, escrevo essa crônica para Nana Caymmi. Para mim, a mais viceral cantora do Brasil, de todos os tempos. Sou fã número um dela. Quando ela canta, eu me desligo dessa terra. Vou com ela para todas as direções, que sua voz, sua interpretação e seu seletivo repertório musical me levam.

Seu temperamento explosivo ela colocava mais ainda em suas interpretações. Sua formação musical/familiar foi um privilégio, que ela sempre exaltou, demonstrou e o pôs em prática. Suas interpretações vão ficar impregnadas nas paredes de minha casa, dos meus ambientes de trabalho, nos bancos do meu carro e, com certeza, também nos meus escritos.

Ela fará tremer a terra, que sobre o seu caixão for jogada, com sua voz, suas tiradas irreverentes e com o seu inconformismo em deixar os palcos e essa vida, que ela tanto amou.

Eu não vou me despedir de você, Nana, pois você continuará comigo, com as “batidas na porta da frente. É o tempo”, e eu responderei, “solamente una vez“ surgiu uma cantora/intérprete como você. Força. Será bom encontrar seu Dorival e Dona Stella, para refazerem os antigos saraus musicais em família. Saudades.

*Médico e escritor

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com com ‘o furacão do brega’, Dany Myler, ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!

Caruaru - Agosto Lilás
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

O Sextou de hoje, programa musical que ancoro as sextas-feiras, no lugar do Frente a Frente, vai trazer o brega pernambucano e o forró das antigas com a participação de Dany Myler. A cantora que foi eternizada na Banda Lolyta, com o sucesso ‘Thynara’, vai falar sobre a sua carreira, novos projetos e canções eternizadas na sua voz.

Conhecida como ‘o furacão do brega’, Dany Myler iniciou sua carreira aos 14 anos, na Banda Lolyta. Mais tarde, fez parte da Cavaleiros do Forró e de projetos avulsos a sua carreira solo, como ‘As amigas do Brega’ e o ‘Rolê das Poderosas’. Sempre engajada com a política, recentemente Dany fez parte do grupo de artistas que recepcionou o presidente Lula (PT) no Recife.

O Sextou vai ao ar logo mais, 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.

De passagem por Arcoverde, a deputada Débora Almeida (PSDB) adquiriu o meu livro Os Leões do Norte na conveniência do posto Cruzeiro e fez questão de me enviar esta foto, informando que já começou a ler. “Estou adorando em mergulhar na história política e administrativa de Pernambuco. Você está de parabéns”, comentou.