PT boicota coletiva da oposição para não bater em Raquel

Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O bloco de oposição ao Governo Raquel Lyra na Assembleia Legislativa resolveu iniciar 2024 batendo na gestão da tucana. A líder Dani Portela (PSol) convocou uma coletiva em nome do colegiado no final da manhã, mas nenhum dos três deputados do PT deram ar da graça.

A bancada é formada pelo ex-prefeito do Recife, João Paulo, pelo deputado Doriel Barros e a deputada Rosa Amorim. Além de Portela, compareceram Rodrigo Farias, Sileno Guedes e Waldemar Borges, todos do PSB, e o deputado Gilmar Júnior (PV).

Veja outras postagens

O escândalo da Logo Caruaruense, revelado pelo portal Metrópoles na semana passada, trouxe à tona um emaranhado de conexões familiares que lançou Raquel Lyra (PSD) no centro de uma crise política em Pernambuco. Além de a empresa ter como sócios os pais e as irmãs da governadora, outros parentes ocupam cargos estratégicos na companhia e em estruturas do governo estadual que poderiam ter inibido as irregularidades. O caso vem sendo repercutido por deputados estaduais de oposição e, nesta segunda-feira (19), motivou a apresentação de um pedido de impeachment contra a governadora.

Uma peça-chave do caso é André Teixeira, primo da governadora. Desde junho, ele está à frente da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, pasta à qual está vinculada a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Como o Metrópoles revelou, o próprio órgão formalizou, em documentos internos, que a frota da Logo Caruaruense opera desde 2023 sem vistorias, com taxas atrasadas e com idade quase três vezes acima da permitida. Apesar de um decreto estadual determinar que a operação de veículos nessas condições seja suspensa, os ônibus da empresa seguem circulando.

Um processo administrativo da EPTI contra a Logo Caruaruense está paralisado desde fevereiro de 2025 e não avançou após Teixeira assumir o cargo. A atuação dele também está na mira da oposição devido a outro vínculo familiar. Lígia Teixeira, mãe do secretário, ocupa uma gerência na empresa de ônibus. A própria governadora foi sócia da companhia até 2018. Atualmente, o pai dela, o ex-governador João Lyra Neto (PSD), a mãe, Mércia Lyra, e as irmãs, Paula Teixeira Lyra e Nara Lyra, compõem a sociedade. Após as denúncias, a empresa anunciou que encerrará suas atividades na próxima sexta (23).

Dentro do governo, outra prima de Raquel Lyra tinha, até a semana passada, poder decisório sobre medidas que poderiam influenciar os negócios da família. Procuradora-geral do Estado desde 2023, Bianca Teixeira estava à frente da estrutura que ficou responsável por opinar sobre a anulação de um processo licitatório referente às linhas intermunicipais do estado. Um dos lotes do certame foi arrematado pela Logo Caruaruense em setembro de 2014, quando João Lyra Neto era governador. No ano seguinte, acabou suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado em decorrência de supostos vícios na concorrência.

Ao longo dos anos seguintes, a emissão de um parecer sobre o caso ficou retida na Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Em 2022, foi o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) que liberou a assinatura dos contratos. Desde então, já na gestão de Raquel Lyra e com luz verde, o governo estudava uma saída jurídica para o impasse, uma vez que o cenário do setor já não correspondia ao de 2014. Se a opção fosse por manter a licitação – dimensionada, na época, em 20 anos de contrato e R$ 4 bilhões em investimentos –, a Logo Caruaruense passaria de permissionária a concessionária, com mais segurança jurídica para operar. Como a empresa anunciou o encerramento das atividades, ficará fora de uma eventual assinatura de contrato.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

O sanfoneiro Luizinho de Serra participará, pelo segundo ano consecutivo, do maior bloco de carnaval de rua do mundo, o Galo da Madrugada. O artista serratalhadense foi convidado pelo cantor Gustavo Travassos. Luizinho promete levar ao público muito frevo sanfonado ao longo de todo o percurso e animar os foliões com sua sanfona e energia contagiante.

A apresentação integra as comemorações pelos 10 anos de carreira solo do músico, que celebra a trajetória em grande estilo, em um dos palcos mais tradicionais do carnaval brasileiro.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Por Inácio Feitosa*

Uma reflexão íntima sobre Recife, sua paisagem urbana e nosso comportamento coletivo

Eu amo Recife. Amo sua história, seus rios, suas pontes, seu mar, sua cultura vibrante e sua identidade única. Mas amar uma cidade também é ter coragem de olhar para ela com honestidade. E há algo que me inquieta profundamente: nós nos acostumamos a conviver com o feio. E pior – deixamos de perceber o quanto isso diz mais sobre nós do que sobre o concreto que nos cerca.

Caruaru - IPTU 2026

Fiz minha corridinha diária de 8 km das férias, há pouco, em torno da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, a charmosa e acolhedora capital mineira. A Lagoa da Pampulha faz parte de um complexo de monumentos arquitetônicos concebidos por Oscar Niemeyer, com projetos estruturais do engenheiro Joaquim Cardozo, que foram construídos durante a gestão de Juscelino Kubitschek à frente da Prefeitura de Belo Horizonte.

Nas proximidades da lagoa encontram-se várias atrações turísticas, como o Parque Promotor Lins do Rego, o Jardim Botânico, o Jardim Zoológico de Belo Horizonte, o Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão), o Ginásio Mineirinho, o Parque Guanabara, a Igreja de São Francisco de Assis e o Museu de Arte da Pampulha.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Parte dos ministros do governo Lula passou a defender, nos bastidores, que o ministro do STF Alexandre de Moraes autorize ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a cumprir prisão em regime domiciliar.

O portal Metrópoles ouviu, nos últimos dias, sob reserva, ao menos três ministros de Lula que defenderam que Bolsonaro passe a cumprir em casa a pena à qual foi condenado no chamado inquérito do golpe.

A avaliação desses ministros é de que Moraes deveria transferir Bolsonaro para domiciliar por “coerência”, uma vez que ele concedeu o mesmo benefício ao ex-presidente Fernando Collor de Mello.

“Por que o Collor está em casa e ele (Bolsonaro) não? Precisa ter coerência”, afirmou à coluna, sob reserva, um influente ministro que despacha diariamente com Lula.

Para outro ministro, Bolsonaro precisa ter o benefício por ser ex-presidente da República. “O cara é ex-presidente, tem que ter algum grau de diferenciação mesmo”, avaliou esse auxiliar de Lula.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, antecipou a volta a Brasília para esta semana, na tentativa de gerenciar os impactos da crise do banco Master na imagem do tribunal.

O blog da Ana Flor apurou que, desde ontem, Fachin tem procurado os demais ministros para conversar sobre o caso. Ele retornou à capital federal das férias na noite de segunda, de onde teve reuniões e fez ligações telefônicas.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Diana Câmara*

As Eleições Gerais de 2026, que ocorrerão em outubro, representam mais uma oportunidade para a sociedade escolher seus dirigentes e definir os rumos do Estado e do país. Nesse pleito, serão eleitos os representantes para os principais cargos do Poder Executivo e do Poder Legislativo nas esferas federal, estadual e distrital.

Diferentemente das Eleições Municipais — cuja próxima edição ocorrerá em 2028 —, nas Eleições Gerais o eleitor escolhe todos os cargos eletivos, exceto Prefeito e Vereador. Assim, em 2026, cada eleitora e eleitor terá seis votos, sendo eles destinados aos seguintes cargos: Presidente da República, Governador(a) de Estado, Deputado(a) Federal, Deputado(a) Estadual ou Distrital e dois votos para o cargo de Senador(a).

Pedido de impeachment contra Raquel Lyra feito por Romero Albuquerque valoriza apoio da bancada governista em ano eleitoral

Por Larissa Rodrigues – repórter do blog

Ao formalizar o pedido de impeachment contra a governadora Raquel Lyra (PSD) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), ontem (19), o deputado Romero Albuquerque (UB) criou um fato político. Mesmo sabendo da dificuldade de o processo prosperar na Casa, porque a governadora tem a maioria dos parlamentares como aliados, o pedido gera desgaste para Raquel, sobretudo em um ano eleitoral.

Para aprovar um impeachment, é preciso que haja quórum, o que hoje a oposição não tem, mesmo havendo materialidade na denúncia contra a governadora no episódio da falta de fiscalização da empresa Logo Caruaruense por parte do Estado. A empresa pertence ao pai de Raquel Lyra, o ex-governador João Lyra Neto, e opera de forma irregular em Pernambuco desde que Raquel assumiu a gestão, há três anos, segundo investigação do portal Metrópoles.

Pela primeira vez, a Europa admite recorrer a um instrumento extremo para se defender de um aliado histórico. Diante das ameaças comerciais do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o bloco passou a discutir o uso do chamado “instrumento anticoerção” — uma ferramenta inédita, nunca acionada, criada para reagir a pressões econômicas e políticas externas e que permite aplicar várias restrições comerciais de bens e serviços.

A discussão ganhou força depois que Trump anunciou um novo tarifaço contra países europeus. A partir de fevereiro, as tarifas seriam de 10%, podendo chegar a 25% em junho. As informações são do g1.

O deputado estadual Cayo Albino reagiu às declarações do deputado Antônio Moraes, da base governista, sobre a atuação da oposição no caso envolvendo a empresa de transporte Logo Caruaruense, ligada à família da governadora Raquel Lyra. Segundo Albino, as críticas buscam desqualificar a atuação do Legislativo diante das irregularidades apontadas e da falta de fiscalização do Governo do Estado, que resultaram no encerramento das atividades da empresa.

Ao comentar a justificativa apresentada por parlamentares governistas de que o fechamento teria ocorrido exclusivamente por dificuldades financeiras, Cayo Albino afirmou que a versão ignora o papel do Estado na fiscalização do serviço de transporte intermunicipal. “Dizer que estamos tirando proveito político por denunciar uma irresponsabilidade grave do governo é ser desonesto com o povo”, declarou o parlamentar, ao sustentar que houve falha do poder público no cumprimento de suas atribuições legais.

Uma missa em homenagem a Raul Jungmann será realizada nesta quinta-feira (22), às 19h, na Igreja das Fronteiras, no bairro da Boa Vista, área central do Recife. A celebração foi organizada por amigos, colegas e pessoas que conviveram com Jungmann ao longo de sua trajetória. Segundo os organizadores, a missa tem como objetivo recordar a vida, a atuação pública e o legado deixado por Raul Jungmann.

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou em entrevista ao Globo News Mais desta segunda-feira (19) que o atual presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e o ex-presidente da Casa, Arthur Lira, teriam pressionado um setor do Tribunal de Contas da União a “liquidar a liquidação” do Banco Master.

“Tenho informações de que o atual presidente da Câmara dos Deputados e o ex-presidente da Câmara dos Deputados pressionaram e continuam pressionando um setor do TCU para que o Tribunal liquide a liquidação”, relatou. As informações são do g1.