O projeto “Ciclo do Cordel” chega ao Sertão do Pajeú, oferecendo uma formação gratuita em literatura de cordel para estudantes de escolas públicas. A iniciativa, que conta com o apoio do Funcultura, começa nesta segunda-feira (26) e se estende a duas escolas sertanejas: a EREF Doutor Diomedes Gomes Lopes, em Iguaraci, e a EREM Aristaque José de Veras, em Ingazeira.
Ao longo de 40 horas de aula, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre a origem, as técnicas de criação, a escrita criativa e os meios de circulação da literatura de cordel, sob a orientação dos integrantes do Clube do Cordel. O projeto, idealizado por Luna Vitrolira e proposto por Francisca Araújo, que também será uma das oficineiras, culminará em um sarau online no dia 1º de setembro, às 10h, com transmissão pelo YouTube.
Leia maisO Clube do Cordel nasceu com o propósito de fomentar a produção literária e estimular a formação de novos cordelistas através da união da cultura e da educação de maneira prazerosa e significativa para os alunos. “Falar sobre literatura de cordel é muito importante para o fortalecimento da escrita e da cultura da oralidade. É muito especial para mim poder trazer à minha cidade um projeto como este, especialmente, por contemplar estudantes da rede pública na escola onde estudei e trabalhei há alguns anos atrás”, afirmou Francisca.
É possível acompanhar mais detalhes do projeto em instagram.com/clube.do.cordel.
Com informações do Oxe Recife.
Leia menos