PRF notifica gabinete de Nikolas sobre ‘riscos operacionais’ de caminhada em rodovia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) enviou um ofício ao gabinete do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) sobre a caminhada de 240 km realizada por ele e outros bolsonaristas em protesto contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O percurso foi iniciado pelo parlamentar no município de Paracatu, no interior de Minas, na segunda-feira e será finalizado no domingo em Brasília (DF).

A PRF disse que “notificou formalmente” o gabinete do deputado sobre os riscos operacionais identificados durante o deslocamento na BR-040. As informações são do jornal O GLOBO.

Veja outras postagens

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que concederá isenção de algumas categorias de vistos de curta duração a cidadãos chineses, em reciprocidade à medida de isenção adotada pela China desde 2025.

Lula informou a decisão ao presidente da China, Xi Jinping, em conversa por telefone na noite desta quinta-feira (22).

Em nota divulgada na manhã desta sexta-feira (23), o Palácio do Planalto explicou que a isenção ocorre no contexto da ampliação da cooperação em áreas da “fronteira do conhecimento”. As informações são da Agência Brasil.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

BLOG DA ANDRÉIA SADI – G1

Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, negou em depoimento à Polícia Federal (PF) ter conexões com políticos e disse que se realmente tivesse tantas conexões, não estaria preso ou usando tornozeleira eletrônica.

O blog teve acesso a uma transcrição do depoimento dado pelo banqueiro à PF em dezembro do ano passado, na investigação sobre fraudes ligadas ao Master. O responsável pelo inquérito é o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Toritama - Tem ritmo na saúde

O governo da Espanha recusou o convite dos Estados Unidos para fazer parte do chamado “Conselho da Paz”, criado pelo presidente norte-americano, Donald Trump, para atuar nos conflitos entre Israel e Palestina, envolvendo a região de Gaza.

O presidente da Espanha, Pedro Sánchez, agradeceu o convite, mas declinou a participação do país europeu por “coerência e compromisso com o multilateralismo e o sistema da Organização das Nações Unidas”. As informações são do Metrópoles.

Caruaru - IPTU 2026

O ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho anunciou na sexta-feira (23) um pacote de investimentos em infraestrutura e pavimentação para o município de Ipojuca. Ao lado do prefeito Carlos Santana (Republicanos) e da deputada estadual Simone Santana (PSB), o ministro detalhou ações para preparar o entorno do Porto de Suape para novos aportes, como o novo terminal de contêineres de R$ 1,6 bilhão da APM Terminals. Na reunião, também foi anunciado o investimento de 38 mil metros quadrados de vias contempladas.

A empresa responsável pela execução das obras será a Nacional, que atuará a partir do projeto executivo apresentado pela gestão municipal. Atualmente, a Prefeitura está na fase de apresentação do projeto executivo, etapa fundamental para o início dos trabalhos. As informações são do Blog da Folha.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Em todo percurso pelas cidades históricas de Minas, confesso que minha maior emoção foi conhecer a casa em que Tancredo Neves morou, em São João del-Rei, sua terra natal. O Casarão pertencente à família Neves, com sua arquitetura residencial do século XIX, possui uma belíssima fachada, sendo ponto de um alto fluxo turístico e um dos cartões-postais da cidade.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Escolhido para atuar na pré-campanha de Flávio Bolsonaro (PL) para a presidência da República em 2026, o senador Rogério Marinho (PL-RN) avalia que faltou palanque ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em alguns estados em 2022. “Em 2022, faltou palanque ao presidente Bolsonaro em alguns estados, a exemplo do Nordeste”, afirmou o Marinho ao portal G1.

Ex-ministro de Jair Bolsonaro e líder da oposição no Senado, Marinho havia manifestado a intenção de disputar o governo do Rio Grande do Norte pelo PL, mas aceitou mudar de rota para ajudar a articular a candidatura presidencial de Flávio, seu colega no Congresso.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Zé Américo Silva*

A Justiça brasileira atravessa um dos momentos mais delicados de sua história republicana. Independentemente dos ataques ideológicos que o Supremo Tribunal Federal vem sofrendo, é impossível ignorar que a crise atual não é apenas externa – ela nasce, sobretudo, de dentro das próprias instituições.

O problema não se restringe ao STF. O Superior Tribunal de Justiça e tribunais estaduais espalhados pelo país acumulam episódios que escancaram distorções graves: salários exorbitantes, penduricalhos travestidos de “benefícios”, verbas indenizatórias sem respaldo constitucional e arranjos administrativos que operam fora da legalidade.

O sextou das férias, nas cidades históricas de Minas, começou com o maravilhoso passeio no trem Maria Fumaça, entre as cidades de Tiradentes e São João del-Rei. Dura apenas 40 minutos. Curti com minha Nayla e o meu grupo – o casal Cid e Kelly e a engenheira Tayse Lira.

É uma viagem nostálgica, de apenas 12 km, com vistas lindíssimas da serra de São José. Um charme histórico, incluindo a visita ao Museu Ferroviário em São João del-Rei, um dos mais importantes do Brasil. Uma atração extra é a manobra manual da locomotiva na rotunda em São João del-Rei.

O trem turístico, inaugurado por Dom Pedro II em 28 de agosto de 1881, é o mais antigo em operação no Brasil. Proporciona uma verdadeira viagem pela história e cultura ferroviária de Minas Gerais.

Um panorama sobre o setor de ar condicionado, refrigeração, ventilação e aquecimento poderá ser observado e debatido de perto no próximo dia 29 de janeiro, por conta da 7ª edição anual do evento intitulado ‘ABRAVA de Portas Abertas’. Trata-se de um encontro que vem sendo realizado há anos pela Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA) e que reúne tanto representantes do setor, como da imprensa.

Desta vez, alguns dos destaques serão, além do crescimento da compra de aparelhos de ar condicionado em 2025, também debates sobre impactos das mudanças climáticas neste segmento da economia as novas regras referentes à reforma tributária e expectativas de mercado para 2026.

O município de Petrolândia conquistou reconhecimento nacional ao alcançar a Medalha de Ouro na 2ª edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. O resultado foi divulgado na última quarta-feira (21), pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). A premiação reforça o desempenho do município nas políticas públicas voltadas à alfabetização na idade certa.

O prefeito Fabiano Marques (Republicanos) destacou que a conquista representa um esforço coletivo e reflete o comprometimento de toda a rede municipal de ensino. Segundo ele, o resultado é fruto de planejamento, investimentos e valorização dos profissionais da educação.

“Em 2024 fomos prata e agora avançamos para o ouro, mostrando que estamos no caminho certo e que o trabalho sério dá resultado. Só tenho a agradecer a toda a nossa equipe da Educação, a verdadeira responsável por essa conquista. A nossa articuladora municipal, Erika da Silva Oliveira, à equipe da Secretaria Municipal de Educação, e a cada professor, gestor, coordenador, servidor, estudante e família que acreditam na educação como instrumento de transformação”, afirmou o prefeito.

Após receber o aval e o apoio do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), o ex-prefeito de Terezinha Matheus Martins anunciou que aceitou o convite do prefeito de Saloá e presidente da Codeam, Rivaldo Júnior, para assumir a Secretaria Executiva do Consórcio de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam), considerada a principal nomeação da entidade. “Vamos fortalecer o municipalismo, pois município forte é sinônimo de população segura e fortalecida”, destacou no ato da nomeação.

Revista Veja

Há exatos dez anos, o país atravessava uma imensa turbulência. A Lava-Jato avançava sobre a classe política, e o Congresso, acuado pelas investigações, dava os primeiros passos em direção à cassação do mandato da presidente Dilma Rousseff, afastada em maio de 2016. O vice-presidente Michel Temer assumiu o governo sob a pressão de uma profunda crise política e econômica.

Foi bem-sucedido ao conseguir aprovar reformas estruturais importantes, mas sua passagem pelo Palácio do Planalto acabou ofuscada pela impopularidade derivada das revelações de corrupção que atingiram o MDB, o seu partido, alguns de seus ministros e aliados. Temer garante que as feridas desse período estão totalmente cicatrizadas, incluindo a maior delas: sua prisão – ou “sequestro”, como ele a define.