Por Wolney Queiroz*
Em pouco mais de 100 dias desde que fui escalado pelo presidente Lula para assumir o Ministério da Previdência Social, trabalho para cumprir as missões que ele me confiou: proteger quem mais precisa, reparar injustiças históricas e modernizar o maior sistema de proteção e distribuição de renda do país. É um desafio e uma honra conduzir essa política pública essencial, que garante dignidade, segurança e esperança a milhões de brasileiros e brasileiras.
A Previdência Social, presente na vida de mais de 100 milhões de pessoas, garante todos os meses mais de 40 milhões de benefícios das políticas previdenciária e assistencial administradas pelo INSS. Movimenta cerca de R$ 1,03 trilhão por ano — o equivalente a mais de R$ 2 bilhões por dia — e sustenta a economia de mais de 4 mil municípios onde o valor pago em benefícios supera toda a transferência recebida pelo Fundo de Participação dos Municípios. Em muitas dessas cidades, ela é a principal fonte de renda das famílias e o motor do comércio.
Leia maisAssumi o Ministério da Previdência Social em um dos momentos mais delicados de sua história recente, no contexto dos desdobramentos da Operação Sem Desconto, que revelou práticas irregulares contra aposentados e pensionistas. A prioridade foi somar esforços para resolver o problema com firmeza e rapidez. Suspendemos todos os descontos associativos, bloqueamos bens e valores de entidades suspeitas e avisamos a milhões de beneficiários que haviam sido descontados. Criamos um processo simples e acessível para contestar cobranças pelo aplicativo Meu INSS, pela Central 135 e nas mais de 5 mil agências dos Correios.
Firmamos, em conjunto com o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil, o INSS e outras instituições, um acordo histórico para reparar os aposentados e pensionistas prejudicados, homologado pelo Supremo Tribunal Federal. Com o envio da Medida Provisória ao Congresso Nacional, essa solução passou a contar com o compromisso dos três Poderes da República, configurando um verdadeiro pacto nacional em defesa dos aposentados.
O acordo garante o ressarcimento integral de todos os prejudicados, com prioridade para idosos acima de 80 anos, indígenas e quilombolas. Praticamente todos que aderiram já receberam o pagamento, realizado em parcela única, de forma ágil e contínua, diretamente na conta do benefício, com correção pelo IPCA e sem exigência de apresentação de documentos ou fornecimento de dados bancários, com segurança e tranquilidade para quem aguardava essa reparação.
Modernizamos processos e avançamos na redução da fila de requerimentos de benefícios do INSS, que caiu de 2,7 milhões para 2,4 milhões entre março e junho de 2025 — menos 264 mil pedidos aguardando análise. A fila de pedidos de aposentadoria recuou 25%. Essa melhora é resultado de um conjunto de ações, como mutirões que somaram mais de 46 mil perícias médicas, reforço de servidores e ampliação de ferramentas digitais. Reduzimos o tempo médio de análise de processos pós-perícia de 53 para 29 dias, aumentamos o número de unidades com tele perícia de 245 para 293 e implantamos novas funções no Meu INSS, com atendimento digital ampliado e uso de inteligência artificial para orientar o segurado. Também adotamos biometria para LOAS e reforçando a segurança e prevenindo fraudes.
Também investimos nas pessoas que fazem a Previdência Social funcionar. Nomeando 500 novos peritos médicos federais – que atuarão em mais de 235 municípios do país, notadamente nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, que eram as áreas mais desassistidas da atuação da perícia médica no país –, realizamos concurso para 300 analistas do Seguro Social e solicitamos autorização para mais 8.500 vagas — 7.000 técnicos e 1.500 analistas. É gente preparada e comprometida para garantir que o direito de cada cidadão seja reconhecido no menor tempo possível.
A Previdência Social é presença concreta na vida de milhões de brasileiros. É o trabalhador rural que encontra amparo depois de uma vida inteira na roça, a professora aposentada, os contribuintes individuais que são protegidos pela Previdência Social nos momentos de incapacidade temporária ou permanente que movimentam o comércio da sua cidade. É o Brasil real, que constrói este país todos os dias e, muitas vezes, não aparece nas estatísticas econômicas, mas está no coração de quem governa com compromisso social.
Seguiremos trabalhando para que a Previdência Social seja cada vez mais justa, moderna e próxima de quem precisa. Nosso compromisso é claro: reconhecer e pagar direitos no tempo certo, ampliar a rede de proteção e fortalecer a confiança de que o Brasil é um país que respeita e cuida da sua gente.
*Ministro da Previdência Social. Artigo originalmente publicado no Fórum CNN.
Leia menos