Por Manoel Guimarães – Especial para o blog
Com a experiência de ter cumprido 26 anos de mandatos legislativos, o atual presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo Filho, se diz triste com o Parlamento brasileiro. Em entrevista ao podcast Direto de Brasília, apresentado por Magno Martins, ele criticou duramente o comportamento dos congressistas. Em especial, condenou o mau uso das redes sociais por parte dos parlamentares.
“Vejo aquelas cenas da ocupação da Mesa Diretora, e o egolatrismo das pessoas. Depois que as redes sociais tomaram conta da vida, estamos muito mais dependentes do que usuários das redes. O telefone fica sendo muito mais um instrumento de nos amostrarmos para a sociedade do que para obter informações e completar a nossa vida profissional. Cito a célebre frase de Ulysses Guimarães, que, quando presidia a Câmara, o questionaram, dizendo que a então legislatura não estava tão boa quanto a passada, e Ulysses falou para esperar a próxima. Isso acontece comigo quando relembro o Parlamento do qual saí, em 2014, para o TCU”, disparou o gestor.
Leia maisPara Vital, a polarização política tem feito um grande mal ao Parlamento. “Leva a extremismos ideológicos. O que domina a política é a capacidade de falar. O Parlamento é uma casa de troca de ideias e soluções consensuais. Na divergência, se chega ao consenso. E hoje não existe pauta no Congresso Nacional. Vejo com tristeza que não estamos fazendo política; não há uma agenda positiva para o país, que construa teses, reformas e melhorias que se estendam ao cidadão”, completou.
Leia menos