Com a experiência de ter cumprido 26 anos de mandatos legislativos, o atual presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo Filho, se diz triste com o Parlamento brasileiro. Em entrevista ao podcast Direto de Brasília, apresentado por Magno Martins, ele criticou duramente o comportamento dos congressistas. Em especial, condenou o mau uso das redes sociais por parte dos parlamentares.
“Vejo aquelas cenas da ocupação da Mesa Diretora, e o egolatrismo das pessoas. Depois que as redes sociais tomaram conta da vida, estamos muito mais dependentes do que usuários das redes. O telefone fica sendo muito mais um instrumento de nos amostrarmos para a sociedade do que para obter informações e completar a nossa vida profissional. Cito a célebre frase de Ulysses Guimarães, que, quando presidia a Câmara, o questionaram, dizendo que a então legislatura não estava tão boa quanto a passada, e Ulysses falou para esperar a próxima. Isso acontece comigo quando relembro o Parlamento do qual saí, em 2014, para o TCU”, disparou o gestor.
Para Vital, a polarização política tem feito um grande mal ao Parlamento. “Leva a extremismos ideológicos. O que domina a política é a capacidade de falar. O Parlamento é uma casa de troca de ideias e soluções consensuais. Na divergência, se chega ao consenso. E hoje não existe pauta no Congresso Nacional. Vejo com tristeza que não estamos fazendo política; não há uma agenda positiva para o país, que construa teses, reformas e melhorias que se estendam ao cidadão”, completou.
O anúncio da saída do ministro Celso Sabino (Turismo) do governo Lula após o ultimato do União Brasil foi o primeiro passo de um movimento que pode se expandir pela máquina pública e movimentar cargos em órgãos de orçamento bilionário. Levantamento do GLOBO identificou 140 filiados ao partido e ao PP, que integra a mesma federação, em postos de confiança no Executivo. A pressão das cúpulas das siglas pelo desembarque já despertou o interesse de outras legendas e abriu a disputa por espaço.
No primeiro escalão, além de Sabino, o deputado federal licenciado André Fufuca (PP-MA) está à frente do Ministério do Esporte. As situações estão em patamares diferentes no momento. Sabino entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sexta-feira uma carta de demissão, uma semana após o presidente do União Brasil, Antonio Rueda, exigir a saída imediata em meio a uma disputa particular com o governo. As informações são do jornal O GLOBO.
Lula pediu ao auxiliar que fique até o fim desta semana, em uma tentativa de ganhar tempo e tentar manter a sigla ao seu lado. Fufuca também joga com o calendário e segue com as atividades enquanto não recebe uma ordem partidária.
Indicações Além da presença na Esplanada, os partidos se espalharam pela administração federal, seja com nomes diretamente filiados ou indicados por parlamentares e dirigentes. O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), por exemplo, tem Narcélio Moreira Albuquerque como diretor administrativo — ele foi secretário parlamentar da deputada federal Fernanda Pessoa (União-CE). O diretor-geral do órgão, com orçamento de R$ 1,3 bilhão, é uma indicação do PP desde o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
— Ele (Moreira) tem atributos que transcendem qualquer vinculação partidária e nunca almejou disputar mandatos — afirma a deputada, defendendo a permanência do aliado.
Procurado, Moreira não se manifestou. Na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), por sua vez, o diretor de gestão de fundos é Heitor Freire, ex-deputado federal do União Brasil pelo Ceará. Apesar da posição do partido, ele tenta se manter no posto e diz que vai se afastar da sigla caso não tenha aval:
— Já pedi agenda com o presidente Rueda. Vou buscar um diálogo, e se existir um desconforto, quiserem realmente que eu saia, pedirei minha carta de anuência e saio do partido.
O diretor de administração do órgão também é filiado ao União: José Lindoso de Albuquerque Filho foi secretário parlamentar do deputado Luciano Bivar, ex-presidente da legenda. A Sudene faz parte do Ministério da Integração Nacional, que é chefiado por Waldez Góes, apadrinhado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Lindoso não comentou.
Outro alvo de interesse pela capacidade financeira e de execução de obras é a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), presidida por Lucas Felipe de Oliveira. O comando da Companhia também foi uma indicação chancelada por Alcolumbre. Neste ano, a Codevasf tem, sozinha, um orçamento de R$ 2,1 bilhões. Oliveira e Alcolumbre não comentaram. Segundo o levantamento feito pelo GLOBO, o órgão ainda abriga três filiados do PP em cargos comissionados e dois do União Brasil.
Para fazer o levantamento, foram usados a lista de filiados mais recente disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante as eleições de 2024, e o cadastro de servidores DAS, CCX e NES disponibilizado pelo Portal da Transparência — as três nomenclaturas são relacionadas aos cargos de confiança. Ao todo, o União soma hoje 97 filiados, e o PP, 43.
No caso dos dois partidos, o movimento durante o governo Lula foi similar: eles tinham mais filiados em cargos comissionados ao fim da gestão de Jair Bolsonaro. O total caiu no início do mandato de Lula, em meio às dificuldades para a formação da base aliada no Congresso, e passou a crescer conforme o governo foi abrindo espaços a congressistas das duas siglas. Nos últimos dois anos, o PP somou mais 12 filiados na lista, e o União, outros 19.
O União Brasil ainda tem cinco representantes na Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) em cargos de diretoria, chefe de divisão e assessores. Em 2025, o orçamento do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia, gerido pelo Sudam, é de R$ 830,5 milhões. Há ainda integrantes das legendas em cargos no Palácio do Planalto, em órgãos como a Fundação Nacional do Índio (Funai) e também em superintendências estaduais do Ministério da Saúde.
Enquanto a decisão do União Brasil para o desembarque do governo já está valendo, a do PP só deve começar a ser aplicada no fim do mês. Em nota, o União reiterou “que todos os seus filiados devem cumprir integralmente” a resolução que trata da saída das funções e que “o texto aprovado determina que filiados que ocupem cargos públicos de livre nomeação e exoneração na administração pública federal, direta ou indireta, devem requerer sua imediata exoneração”.
A legenda declarou ainda que “acompanhará cada situação individualmente, adotando as medidas cabíveis sempre que houver confirmação de descumprimento, conforme previsto no Estatuto do partido” e que “o objetivo é garantir segurança jurídica, respeito às normas internas e a unidade partidária”. Uma normativa do União Brasil prevê sanção aos quadros que não pedirem exoneração de seus cargos: haverá abertura de processos disciplinares, que podem resultar em expulsão da sigla. Já o PP não respondeu ao ser questionado sobre o tema.
Pretensos herdeiros Com a possibilidade de movimentações derivadas dessas decisões das cúpulas, siglas do Centrão já começaram a se mexer, ainda que inicialmente, para ocupar os espaços. No caso da Esplanada, hoje o ministro do Turismo é o único filiado ao União Brasil. Apesar disso, Alcolumbre indicou os ministros da Integração Nacional, Waldez Góes, e das Comunicações, Frederico Siqueira. Os apadrinhados por Alcolumbre não são atingidos por essa decisão. O argumento é que a sigla não tem como agir sobre não filiados.
Com o anúncio de Sabino, o PT já manifestou preferência para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, assumir a pasta. Por sua vez, deputados do PDT querem emplacar o deputado André Figueiredo (CE). Pedetistas levaram diretamente a Lula em reunião na semana passada o pedido para que o partido tivesse o comando do ministério. Além deles, o PSD já havia manifestado o interesse em ter o cargo.
O cientista social da FGV Yagoo Moura avalia que o movimento das siglas ocorre num contexto em que as emendas se tornaram o principal ativo de negociação no Congresso, com montantes recordes. Em 2024, o Orçamento destinou cerca de R$ 53 bilhões a emendas parlamentares. Para Moura, isso reduz o interesse dos partidos, sobretudo os mais pragmáticos, em terem cargos de confiança e até o comando de ministérios.
— O que é mais vantajoso para uma liderança parlamentar? Ter um ministério esvaziado politicamente, com um orçamento reduzido, que não serve como vitrine eleitoral e que ainda pode ter problemas para executar suas atribuições, ou ter acesso a uma fatia maior no bolo das emendas, que oferece um retorno eleitoral muito mais rápido e efetivo porque, em tese, direciona políticas para a base? — questiona. — O que vai pesar na balança na hora das votações não é o ministério, é emenda.
Desde que botei o pé em Brasília, nos anos 80, como jornalista, uma larga avenida se abriu à minha frente. Viajar virou uma rotina. Atuando em diversos jornais, estive nos Estados Unidos, boa parte da Europa e em quase todos os países da América do Sul. No Brasil, conheço todas as capitais.
Não esqueço da experiência pelo jornal O Globo, no Norte, como repórter itinerante do Acre a Manaus. Já escapei da morte em pousos de emergência no Mato Grosso do Sul, quando fui fazer uma reportagem especial sobre o Pantanal. Antes da internet, do mundo globalizado, repórter vivia nas ruas.
Virei cidadão do mundo, graças a Deus. Mas nos últimos anos passei a viver uma outra experiência: regressar às origens. Tenho com minha Nayla uma choupana em Arcoverde, a 250 km do Recife. No regresso, a oportunidade de curtir a natureza, a lua que se abre sobre a janela. Os pássaros me acordam em sinfonia de Beethoven. A coruja rasga o seu grito infernal sobre o telhado como uma assombração.
Passo pelo menos três dias em Arcoverde, porque tenho compromissos em Brasília e no Recife. Mas um tempo suficiente para relaxar com minha Nayla, fazer novos amigos e curtir o tempo da vida passando lentamente. Não sou uma andorinha solitária nesse êxodo ao inverso, dos grandes centros urbanos para os grotões.
Cada vez mais pessoas estão a optar por morar no interior, fugindo do caos das grandes cidades em busca de uma melhor qualidade de vida, tranquilidade e segurança, impulsionadas também pela flexibilidade do trabalho remoto (home office) que permite viver longe dos centros urbanos. As principais razões incluem um custo de vida mais baixo, menos trânsito e poluição.
Antes, era comum que muitas pessoas sonhassem em morar nas capitais. Agora, cada vez mais famílias escolhem viver em cidades do interior e escolhem a localidade de acordo com a necessidade de uma melhor qualidade de vida. Só no Rio de Janeiro, pesquisa da ‘ONG Rio Como Vamos’, mostra que 56% dos cariocas gostariam de mudar de município.
Antes, muitas pessoas sonhavam com um bom emprego nas capitais, mas a tendência é de inversão desse fluxo. Cada vez mais empresários investem em cidades menores a fim de terem a família mais próxima e, com isso, novos postos de trabalho são criados. Outro incentivador para os moradores de municípios pequenos é o home office, em que se pode escolher onde viver e produzir remotamente.
Também tem a vantagem de manter maior contato com a natureza e um ambiente mais calmo e seguro. No interior, a vida é mais serena e menos estressante, longe do barulho e do ritmo acelerado das grandes metrópoles. O custo de vida é mais baixo, com imóveis mais acessíveis e menor custo com alimentação, o que permite que as pessoas poupem dinheiro.
As cidades do interior costumam ter um menor índice de criminalidade, o que contribui para uma sensação de maior segurança e paz para os moradores. A ausência de tráfego intenso e a menor poluição sonora e do ar são grandes vantagens para quem procura um ambiente mais saudável. Como gosto da natureza, há mais acesso a áreas verdes e a um ambiente mais próximo da natureza, algo que falta nas grandes cidades.
A ascensão do home office transformou a possibilidade de morar longe dos grandes centros, permitindo que as pessoas trabalhem para empresas localizadas em outras cidades sem precisar se mudar para a capital. A internet me proporciona a indiscutível vantagem e o conforto de trabalhar de qualquer lugar.
Há desvantagens que não se pode ignorar ou torcer o nariz. As estradas são mais precárias, muitas inadequadas ou com dificuldades de acesso. Mas, por outro lado, compensações: acordar com o canto dos pássaros, sentir o cheiro do mato e poder andar pelas ruas sem pressa é algo que me faz feliz os dias que estou em minha Arcoverde.
Compreendi neste regresso que ser da roça é ter a terra como cúmplice, o céu como testemunha e o orgulho de pertencer a um lugar onde a paz tem morada certa. Em minha Arcoverde, há roça, o sol é meu despertador e a lua minha TV.
Aqui, a vida tem outro ritmo. As pessoas se cumprimentam, a comida tem um sabor especial e as noites são tranquilas, iluminadas pelo céu estrelado. O relacionamento com outros moradores é mais tranquilo e respeitoso, algo típico de cidade do interior. É um orgulho viver cercado de simplicidade e amor.
Em Arcoverde, cheguei à conclusão, o silêncio não é ausência de som, mas a presença da alma. O desacelerar é reencontrar o ritmo da vida. Minha Arcoverde tem o poder de acalmar a alma e renovar o espírito. A verdadeira felicidade se encontra na simplicidade das pessoas. Arcoverde não é só um lugar, é um sentimento de paz que mora no meu coração.
Serviços automotivos: que tal montar uma franquia?
O setor de serviços automotivos no Brasil cresce impulsionado pela frota cada vez maior e pela busca por serviços de manutenção e reparação. Essa curva ascendente também é vista no franchising. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias de serviços automotivos fechou 2024 com faturamento de R$ 8,5 bilhões — um crescimento de 11,1% em relação ao ano anterior.
Um mercado cada vez mais promissor. Hoje, muitas marcas atuam no sistema de franchising, oferecendo várias opções para quem quer empreender. São empresas de reparos, estética automotiva, vendas de veículos, vistorias, entre outras. Todas prontas para atender a frota brasileira que atinge o número de 124 milhões de veículos, segundo dados da Veloe em parceria com a Fipe e a Senatran.
A rede Super Visão, que atua na área de vistorias automotivas, por exemplo, tem visto seu negócio escalar de forma muito sustentável. A marca cresceu 24,4%, comparada com o ano anterior. Setenta e quatro por cento das unidades bateram suas metas de faturamento e 73% dos franqueados superaram as metas de produção. Hoje, a rede tem 200 unidades e trabalha para fechar o ano com 240 lojas.
Esse cenário mostra como os empreendedores buscam cada vez mais o franchising para realizar o sonho do negócio próprio. A franquia tem se mostrado uma alternativa promissora para empreender, com modelos testados, suporte especializado e uma marca forte. Por isso, separamos algumas redes que atuam nesse setor e que são boas oportunidades de negócios.
Super Visão – A rede de franquias especializada em vistorias automotivas é uma das maiores marcas dentro do seu segmento no país. Com mais de 200 unidades distribuídas nas principais cidades brasileiras, produz mensalmente mais de 90 mil laudos, que são solicitados por empresas e clientes. A marca oferece uma rentabilidade próxima a 30% ao mês.
Investimento inicial: a partir de R$ 125 mil
Taxa de franquia: a partir de R$ 40 mil
Faturamento médio mensal: R$ 25 mil a R$ 80 mil
Prazo de retorno: até 18 meses
Vaapty – Líder do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos do Brasil, a Vaapty foi fundada em 2020 e busca inovar, tornando a negociação de carros mais segura, sem burocracia e em 40 minutos. Em 2021 virou a chave com franquias, em 2024 chegou a 350 unidades vendidas pelo país e agora é líder de mercado. Para 2025 o objetivo é vender mais de 500 unidades e faturar R$ 2,2 bilhões. A marca foi chancelada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) com o selo de excelência 2024.
Investimento inicial: a partir de R$ 129.990 mil (incluso taxa de franquia e box) Faturamento médio mensal: cerca de R$ 160 mil Prazo de retorno: de 6 a 12 meses
DryWash – É pioneira em lavagem a seco no Brasil e referência em serviços automotivos sustentáveis. Com mais de 30 anos de mercado, oferece um modelo de franquia com baixo investimento, retorno rápido e amplo suporte ao franqueado. Atua com estética automotiva, funilaria express, películas e outros serviços especializados. Economiza até 320 litros de água por lavagem, unindo tecnologia e responsabilidade ambiental.
Investimento inicial: a partir de R$ 110 mil Taxa de franquia : a partir de R$ 20 mil Faturamento médio mensal: depende do modelo da loja – entre R$ 15.000 e R$ 30.000 (loja P) e acima de R$ 100 mil (Loja Extra Grande) Prazo de retorno: cerca de 16 a 24 meses
Acquazero – É uma empresa de estética automotiva que oferece serviços de limpeza, higienização, polimento e cristalização. A marca, que nasceu em 2009, também atua em ambientes, como estofados residenciais, entre outros 30 serviços. A empresa que utiliza produtos biodegradáveis e sustentável, soma cerca de 200 unidades, tem como carro-chefe a lavagem ecológica automotiva ao usar apenas 300 ml de água, e possui dois modelos de negócios: Standart (sem estrutura física) e Prime (loja).
Investimento inicial total: (tx franquia + cap. de giro + tx instalação): entre R$ 25 mil a R$ 135 mil Faturamento médio mensal: entre R$ 40 mil a R$ 100 mil Prazo de retorno: entre 8 a 24 meses
Só Multas – Criada em 2015, a Só Multas é a maior franquia especializada em soluções de trânsito, buscando auxiliar os motoristas brasileiros com relação às infrações nas rodovias e estradas brasileiras. A marca tem o objetivo de permitir que os clientes estejam totalmente a par da situação de seus processos sem que realizem outros esforços. Em suma: a empresa cuida integralmente de cada situação, o que não é comum dentro do mercado. Com percentual de sucesso de 90% nos casos e pensando em otimizar a experiência dos motoristas.
Investimento: a partir de R$ 29.990 (com taxa de franquia) Faturamento médio mensal: R$ 30 mil Prazo de retorno: entre 6 e 10 meses
Laav – Fundada em 2014 pela empresária Sirlene Ueta e seu marido, Rogério Ueta, a Laav é uma franquia de serviços de funilaria e estética automotiva. O diferencial da marca está na sua abordagem descomplicada e eficiente, que visa não apenas atender as necessidades do automóvel, mas proporcionar uma experiência única para o cliente. Atualmente, conta com mais de 30 unidades em diversos estados brasileiros.
Investimento Inicial: R$ 189.000 Faturamento médio mensal: R$ 100.000 Prazo de retorno: 12 a 24 meses
Attack mais segura – A versão Attack da picape Frontier ganhou novos itens de segurança na linha 2026. Eles estão relacionados aos sistemas semi autônomos de assistência ao motorista. Estão no pacote, por exemplo, alerta avançado de colisão frontal (que avisa o motorista sobre a possibilidade de uma colisão) e o assistente inteligente de frenagem (que atua para evitar ou mitigar os danos de uma colisão). Outra novidade é o alerta inteligente de atenção ao motorista, que ajuda a prevenir acidentes causados por fadiga. Para todas as versões agora é oferecida a possibilidade de o motorista desligar o airbag do passageiro quando estiver sozinho no carro ou transportando uma criança. A ação é feita pela chave do carro e a informação se o equipamento está ativado ou desativado fica à mostra no painel, por acendimento de LED localizado entre as saídas de ar centrais. A Nissan Frontier é vendida em três versões – Attack, Pro-4X e Platinum – para atender diferentes perfis de consumidores. De acordo com a versão, o modelo pode vir Visão 360º Inteligente (a primeira a dispor desse equipamento no segmento); detector inteligente de objetos em movimento; teto solar (também a primeira entre os concorrentes); multimídia com tela de oito polegadas; seis airbags e sistema Isofix para cadeiras infantis. Sob o capô, em todas as versões, o motor é um 2.3 16V biturbo a diesel. A picape Nissan Frontier é atualmente vendida nas versões Attack (R$ 277.590), Pro-4X (R$ 317.990) e Platinum (R$ 317.990).
Omoda 5: carregamento mais potente da indústria – Prestes a desembarcar no Brasil, o novo Omoda 5 promete trazer um novo sistema de carregamento sem fio de 50W para smartphones, o mais potente da indústria automotiva atualmente. A tecnologia garante recargas rápidas, seguras e inteligentes. Com esse recurso, é possível carregar até 50% da bateria em apenas meia hora. Os mais comumente utilizados hoje em dia são de 15W e levam cerca de 1h30 para completar a mesma carga. O sistema ainda conta com um ventilador de resfriamento integrado, que acelera a circulação de ar e reduz a temperatura do dispositivo durante o processo, garantindo eficiência sem comprometer a vida útil do smartphone. Outro diferencial é um alerta de voz caso o condutor deixe o veículo sem retirar o celular do carregador. O lançamento oficial do novo Omoda 5 100% híbrido será no último trimestre deste ano, junto com o Omoda 7 SHS, SUV híbrido plug-in.
Denza, marca de luxo da BYD, chega ao Brasil – A marca de luxo controlada pela BYD será lançada em outubro. Criada em 2010 como parceria entre a BYD e a Mercedes-Benz, e que lançou seu primeiro veículo somente em 2014, será uma operação à parte da BYD no país. Já constituída a Denza Brasil e está prevista a formação de uma rede de concessionárias exclusiva da marca, cuja linha inicial de produtos terá o modelo elétrico Z9GT, e o B5, utilitário esportivo. O híbrido B5 já está no Brasil. As primeiras unidades começaram a desembarcar aqui ainda no começo deste ano. O Z9, um cupê, tem porte grande: são 5,23 metros de comprimento e 3,13 m de entre-eixos. A Denza promete revelar conteúdos de conforto e tecnológicos escolhidos para o Brasil, além de todos os detalhes técnicos dos dois veículos, nos próximos dias.
Jeep atualiza plataforma de serviços conectados – A Jeep atualizou os pacotes de serviços conectados da plataforma “Adventure Intelligence”. A gratuidade tem duração inicial de 6 meses, extensíveis por mais 6, mediante a associação do cartão de crédito à conta do usuário e contratação do pacote Premium + Wi-Fi (cuja cobrança ocorrerá somente após os primeiros 12 meses). Além disso, as funcionalidades essenciais ficam disponíveis por 5 anos, com serviços que incluem a atualização remota de software, informações e status de saúde do veículo, modo privado e notificações na tela do multimídia.
Strada: 2,5 milhões de unidades produzidas – A picape compacta da Fiat nasceu do Pálio, há 25 anos. De lá para cá, passou por várias evoluções. Em 1999, por exemplo, ganhou a versão com cabine estendida. Dez anos depois, a opção de cabine dupla. Em 2013, estreou a terceira porta lateral, recurso inédito no segmento. Sempre vendendo bem, vale frisar. Há quatro anos, por exemplo, lidera o mercado geral de automóveis. Desenvolvida e produzida no Polo Automotivo Stellantis em Betim (MG), ela acaba de alcançar a marca histórica de 2,5 milhões de unidades produzidas no Brasil – sendo 700 mil apenas da geração atual, introduzida em 2020. O leque de versões é bem amplo: vai da Endurance 1.3 manual com cabine simples, por R$ 111.990, até as topo de linha Ranch e Ultra, de motor 1.0 turbo, câmbio automático CVT e preço de R$ 146.990.
Linha 2026 da Yamaha TT-R 230 – O modelo TT-R 230 chegou à Linha 2026 por R$ 20 mil, sem frete ou seguro. Agora, com visual inspirado nas motos YZ e WR, lendas do motocross e rally, respectivamente – e novos grafismos. A moto é equipada com o motor de 223cc e câmbio de seis marchas, ideal para quem está iniciando no mundo off-road. Por isso, vale destacar a posição de pilotagem desta Yamaha, que privilegia a agilidade e a facilidade de condução, com o banco que se estende pelo tanque para melhor mobilidade do condutor.
Pré-venda do novo Q5 – A Audi do Brasil começou o processo de pré-venda do novo Q5 no país, nas carrocerias SUV e Sportback. A terceira geração do modelo está mais potente e eficiente, com equipamentos inéditos e a nova identidade visual global da marca. A nova geração do veículo estará disponível a partir de outubro na versão Advanced quattro, na rede com mais de 40 concessionárias da fabricante em todo o território nacional. O primeiro lote exclusivo, com quantidade limitada, terá condição especial somente até o fim de setembro para a carroceria SUV com valor de R$ 400 mil, enquanto a carroceria Sportback terá preço a partir de R$ 430 mil. O novo Audi Q5 na versão Advanced oferece 272 cavalos (ante 265 cavalos da antiga geração) 40,9kgmf de torque.
Elétrico e a combustão: valor do quilômetro rodado – O Brasil registrou, em agosto, deflação de 0,11%. O principal responsável por essa queda foi a energia elétrica residencial, que registrou queda de 4,21%. Bem, o valor médio do kWh é de R$ 0,80, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O custo médio do litro da gasolina é de R$ 6,17. O que isso significa para o bolso do consumidor? Se levarmos em conta o tanque de combustível de 55 litros do carro a combustão líder de vendas no Brasil, este ano, até o momento, seria necessário R$ 339,35. Em contrapartida, para carregar totalmente a bateria de um EX30, carro elétrico premium mais vendido do país, em 2025, com 2.526 veículos emplacados (até o dia 10 de setembro), o cliente desembolsa R$ 55,20. Considerando que o modelo a combustão rode 10km/l, chegaria a uma autonomia de 550 quilômetros – que dá um custo médio de R$ 0,617 por quilômetro. O EX30, por sua vez, tem autonomia aferida oficialmente pelo Inmetro de 338 km, que representa R$ 0,163 para cada quilômetro rodado. Resumindo: o custo do quilômetro rodado do EX30 é 73,6% mais barato do que o modelo a combustão líder de vendas no Brasil. Formado em economia e com boa parte da carreira realizada em finanças, Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, faz uma análise fria desta realidade. “Temos muitos clientes que chegam até a gente com inúmeras dúvidas relacionadas a carros elétricos. E sempre que me mostrarem uma opção com a qual eu possa ter uma economia de 73,6%, eu vou me interessar”, comenta Godoy.
Veículos próprios são 12% do orçamento familiar – O setor automotivo brasileiro movimentará mais de R$ 885,8 bilhões até o final de 2025, ou 11,8% a mais que os R$ 792,2 bilhões que circularam ao longo do ano passado. Tal cenário indica que as despesas com veículo próprio chegam a comprometer 11,7% do orçamento familiar. Os dados são da Pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo nacional há mais de 30 anos, com base em fontes oficiais. Esse crescente volume de gastos na categoria vem se repetindo nos últimos cinco anos, chegando a superar, inclusive, segmentos como alimentação e bebidas no domicílio, que representam R$ 780,5 bilhões ou 10,3% do orçamento doméstico. Segundo Marcos Pazzini, responsável pelo estudo, esse comportamento pode ser explicado pela alta demanda, desde o início da Covid-19, por transportes via aplicativos e deliverys, tanto pelo consumidor quanto pelos trabalhadores. Neste cálculo, são levadas em conta os desembolsos da população referentes à gasolina, álcool, consertos de veículos, estacionamentos, óleos, acessórios/peças, pneus, câmaras de ar e lubrificações/lavagens, além da aquisição de veículos. Na liderança do ranking nacional, o estado de São Paulo responderá por R$ 236,8 bilhões das despesas; seguido por Minas Gerais com R$ 90,1 bilhões; Paraná e seus R$ 73,1 bilhões; e Rio de Janeiro, na quarta posição, totalizando R$ 62,4 bilhões nos gastos das famílias com veículos próprios.
Do consumo à estabilidade: como os pneus impactam na condução do veículo – Os pneus são o único ponto de contato entre o veículo e o solo, e, por isso, exercem papel essencial na segurança e na performance de todo automóvel. Por isso, a Bridgestone, líder global em pneus premium, fez uma pequena cartilha para reforçar a importância e os benefícios da manutenção preventiva e do conhecimento básico sobre esses equipamentos. Confira:
Segurança em primeiro lugar – Pneus desgastados ou com pressão inadequada comprometem a aderência, especialmente em pisos molhados, aumentando o risco de acidentes. A manutenção correta reduz a chance de furos, estouros e falhas de frenagem.
Menor consumo de combustível – Manter a pressão adequada dos pneus contribui para a eficiência do consumo de combustível, ajudando também na redução da emissão de poluentes. É uma medida simples que tem impacto direto no bolso e no meio ambiente.
Mais conforto e controle ao dirigir – Pneus em boas condições garantem maior estabilidade, melhor dirigibilidade e menos vibrações durante a condução, resultando em uma experiência mais suave e segura.
Maior durabilidade – Com cuidados regulares — como a calibragem correta, o rodízio a cada 10 mil quilômetros ou 6 meses e inspeções visuais frequentes — os pneus tendem a durar mais, o que representa economia e maior previsibilidade na manutenção.
Além disso, é importante escolher pneus compatíveis com o modelo e o uso do veículo. A recomendação é sempre consultar o manual do fabricante ou um mecânico de confiança para verificar o tamanho, o índice de carga e a classificação de velocidade corretos.
O deputado Arthur Lira afirmou que há consenso na Câmara para aprovar isenção total de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e parcial até R$ 7.350. O relator disse que o calendário de votação está sendo seguido.
Em entrevista às redes sociais da Câmara, Lira destacou o desafio de equilibrar a compensação para atender cerca de 16 milhões de brasileiros com isenção parcial ou total, mantendo as contas públicas no equilíbrio.
A votação em Plenário está marcada para a próxima quarta-feira (1º). O deputado afirmou que o texto busca atender a justiça tributária e que há esforço para garantir sua rápida aprovação. As informações são do portal Vero Notícias.
Há poucos dias, escrevi um artigo mostrando que a desvalorização contra a mulher na capital pernambucana começava na própria Câmara Municipal. O caso veio à tona após conversa vazada em grupo de WhatsApp do Legislativo em que os vereadores Paulo Muniz, até então do PL, e Kari Santos, do PT, chamaram a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro de “quenga”, apenas por divergência política.
Volto ao tema da perseguição contra mulheres, agora no alto escalão de outra instituição que deveria proteger a sociedade: a Polícia Civil de Pernambuco. A delegada Natasha Dolci, há anos, denuncia situações de assédio e perseguição dentro da corporação. Em vez de apoio, passou a sofrer retaliações até ser demitida da Polícia Civil por supostas “transgressões disciplinares”, mas na verdade apenas por mostrar crimes dentro da própria polícia.
Nos vídeos que publica, Natasha sempre mostrou coragem, mas nos últimos meses é claro o abalo emocional que enfrenta. A delegada firme e combativa ainda resiste, mas agora entrecortada por lágrimas, dor e desespero de quem pede ajuda em público, enquanto o Governo de Pernambuco, comandado por Raquel Lyra (PSD) e sua vice Priscila Krause, seguem inertes diante da destruição da vida profissional e emocional de uma servidora que chegou lá por mérito em concurso.
Para completar, a Justiça de Pernambuco achou por bem de determinar a suspensão das redes sociais da delegada, numa decisão que só fará silenciar sua voz, sua denúncia e sua dor.
Se a governadora permanece indiferente e a Justiça toma decisões que mais penalizam quem é vítima, cabe perguntar: o que tem feito a Assembleia Legislativa de Pernambuco, além da atuação de Gleide Ângelo, para salvar a vida de uma mulher que está sendo pisoteada pelo próprio Estado?
Ser omisso diante de um caso tão gritante de violência institucionalizada contra a mulher é ser covarde. Estão esperando o quê?
A movimentação de torcedores do Santa Cruz, na noite deste sábado, terminou em confusão e depredação em uma das estações do metrô da Região Metropolitana do Recife. De acordo com relatos, integrantes de uma torcida organizada promoveram atos de vandalismo, quebrando equipamentos e causando desordem no local. As informações são do blog Portal das Cidades.
Usuários do transporte público relataram momentos de tensão e insegurança, já que a estação ficou parcialmente destruída após a passagem do grupo. Imagens e vídeos que circulam nas redes sociais mostram o cenário de destruição, que revoltou passageiros e moradores da região.
A situação reacende o debate sobre a violência ligada às torcidas organizadas em Pernambuco, um problema que afeta não apenas os estádios, mas também espaços públicos utilizados diariamente pela população. As autoridades ainda não divulgaram o balanço dos prejuízos nem se houve prisões relacionadas ao caso.
Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convocaram a “Caminhada pela Anistia”, para o próximo dia 7 de outubro, em Brasília. O ato, marcado na Catedral Metropolitana, terá Michelle Bolsonaro, o pastor Silas Malafaia e o deputado Nikolas Ferreira na linha de frente.
O objetivo é pressionar pela anistia aos presos do 8 de Janeiro, proposta que perdeu força no Congresso. O relator, deputado Paulinho da Força (SD), trabalha em um texto alternativo, o “PL da Dosimetria”, que reduz penas, mas descarta perdão total.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (UB), disse, nesta semana, que ainda não há clima para votar o projeto. Segundo ele, é necessário mais tempo para avaliar a posição das bancadas antes de levar o tema ao plenário.
O ex-prefeito de Itamaracá, Paulo Batista (Republicanos), anunciou, neste sábado, o seu apoio ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), para a disputa ao Governo de Pernambuco. A declaração de apoio é fruto da união da oposição na região, que trouxe para o mesmo palanque Paulo, o ex-prefeito Tato e o vereador Jesse.
Ligado ao grupo político do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, Paulo Batista chega para reforçar a articulação que vem sendo feita pelo Republicanos para ampliar a base aliada do gestor recifense na corrida ao Palácio do Campo das Princesas.
A entrada de Paulo Batista no arco de apoio a João Campos é vista como mais um passo na estratégia do ministro Silvio Costa Filho de consolidar uma frente ampla e sólida em torno do prefeito. O ministro de Lula tem atuado como um dos principais articuladores do diálogo entre lideranças municipais e estaduais para garantir sustentação política ao projeto de João. Além de Paulo, neste sábado, o prefeito de Tamandaré, Carrapicho, também do Republicanos, já havia declarado apoio a João.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, considerou como “loucura” parlamentares atrelarem a votação da isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil à apreciação da anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. As informações são da Agência Brasil.
A declaração de Haddad foi dada em entrevista ao Podcast 3 Irmãos, na manhã deste sábado (27). “Nem me passa pela cabeça que isso possa estar sendo discutido, porque é uma loucura. Você vai submeter um projeto de justiça social, justiça tributária a isso? Faz a discussão que quiser, mas atrelar uma coisa à outra? Em vez de ser um dia de festa, que dia é esse? Vota com a tua consciência no projeto de imposto de renda”, disse, dirigindo-se a parlamentares.
A Câmara dos Deputados deverá colocar em votação na próxima quarta-feira (1º) o projeto de lei (PL) que isenta do IR quem ganha até R$ 5 mil. A matéria prevê também redução parcial do imposto para quem recebe entre R$ 5 mil e R$ 7.350.
O relator do projeto da anistia, Paulinho da Força, disse na última quinta-feira (24) que caso o perdão aos condenados pela tentativa de golpe de Estado não fosse votado antes do projeto tributário, a apreciação da mudança no imposto de renda estaria em risco. “Tudo leva a crer que o texto será votado na terça. Acho, inclusive, que se não votar, não votamos IR”, disse.
Estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) estima que a mudança no IR pode ampliar de 10 milhões para 20 milhões o total de trabalhadores isentos do imposto. Já a redução parcial do imposto para quem ganha até R$ 7,3 mil deve alcançar 16 milhões de pessoas. Atualmente, é isento do IR quem ganha até dois salários mínimos (R$ 3.036 por mês).
O município do Ipojuca é presença estratégica na 29ª edição da FIT América Latina, em Buenos Aires, dentro do projeto Experiência Brasil 2025, que reúne 15 destinos brasileiros em uma imersão cultural e turística sem precedentes. O destaque da delegação é a promoção do destino Porto de Galinhas, reconhecido mundialmente como um dos balneários mais encantadores do Brasil. O evento acontece de hoje até a próxima terça-feira (30).
A representação de Ipojuca conta com a participação do Secretário de Turismo, Deomaci Ramos, e do Secretário de Comunicação, Fernando Lima, que conduzem encontros com profissionais do trade, imprensa e formadores de opinião, reforçando o posicionamento do município como protagonista do turismo pernambucano.
A ativação de Porto de Galinhas é uma das mais impactantes da feira. Cenário imersivo, letreiro instagramável, jangadas tradicionais e areia cenográfica recriam a atmosfera única de um destino que se tornou sinônimo de beleza natural e experiência inesquecível
Com cerca de 1,5 milhão de visitantes anuais, Porto de Galinhas segue como referência absoluta no turismo brasileiro e foi eleito em 2024 o destino mais vendido do Nordeste pelo Anuário da Braztoa. A expectativa é de um crescimento de 20 % no fluxo de turistas estrangeiros até o final de 2025, consolidando sua presença no mapa mundial do turismo.
Além das praias e piscinas naturais, Porto de Galinhas representa a força da economia criativa de Ipojuca: hotéis de padrão internacional, gastronomia premiada, artesanato local e uma hospitalidade que transforma visitantes em embaixadores espontâneos do destino.
“Participar da FIT não é apenas marcar presença: é reafirmar que Ipojuca está pronta para liderar o turismo nacional em competitividade e inovação. A feira, que reúne mais de 120 mil visitantes e 50 países, é o palco ideal para projetar Porto de Galinhas como um destino que une natureza, cultura e infraestrutura de excelência”, destacou o secretário de Turismo.
Enquanto o Brasil busca ampliar sua fatia no mercado internacional, Ipojuca apresenta um produto turístico que já é consolidado, mas que não para de se reinventar, seja com novas experiências, seja com investimentos em inteligência de mercado, como o Centro de Inteligência Turística (CIT) implantado em parceria com o trade local.
“Porto de Galinhas é a nossa joia mais preciosa. Aqui em Ipojuca, temos a missão de transformar esse potencial em desenvolvimento sustentável, em empregos e em oportunidades para nossa gente. Participar da FIT é mostrar ao mundo que nosso município está pronto para receber visitantes de todas as partes, com estrutura, hospitalidade e experiências inesquecíveis, assim como estamos cuidando de quem vive e trabalha na cidade”, destacou o prefeito Carlos Santana.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, precisou atender pessoalmente uma passageira durante uma ocorrência em um avião prestes a decolar para um voo entre Brasília e o Rio de Janeiro. A passageira desmaiou pouco antes de o avião decolar do aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek, na capital federal. O ministro, que é médico de formação, socorreu a mulher após o marido dela pedir ajuda.
Segundo a equipe do Ministério da Saúde, o motivo do desmaio teria sido uma hipoglicemia. O ministro monitorou a paciente, pediu um doce para ajudá-la e permaneceu ao lado dela durante o voo até a capital fluminense. A aeronave prosseguiu o voo sem outras intercorrências. As informações são do portal Metrópoles.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, negou, hoje, durante a Assembleia Geral da ONU, que seu país tenha envolvimento na onda de drones que têm sobrevoado aeroportos e bases militares de países da Otan em países da Europa.
Os países europeus têm responsabilizado a Rússia pelo que chama de “ataque híbrido”. “A Rússia está sendo acusada de quase planejar um ataque à Aliança do Atlântico Norte (Otan) e aos países da União Europeia. O presidente Putin tem repetidamente desmentido essas provocações”, disse ele à Assembleia Geral das Nações Unidas.
Lavrov falou a um plenário mais esvaziada que o normal, mas com mais delegações que as que acompanharam a fala do premiê israelense, Benjamin Netanyahu, na sexta-feira (26).
O chanceler substituiu o presidente russo, Vladimir Putin, que é alvo de um mandado de prisão internacional – apesar de os Estados Unidos não serem signatários do Tribunal Penal Internacional, que emitiu o mandado, ele teria de sobrevoar países que fazer parte da Corte.
No discurso, Lavrov afirmou também que “‘qualquer agressão contra meu país será recebida com uma resposta decisiva”. Ele se referia a ameaças da Otan de que podem responder a invasões de espaço aéreo par parte da Rússia que países da Europa têm relatado estar sofrendo.