Presidente da Comissão do Orçamento de 2025 confirma votação nesta sexta-feira

O presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), deputado Júlio Arcoverde (PP-PI), confirmou que a votação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025 será realizada na próxima sexta-feira (21). Segundo Arcoverde, o principal motivo para o Orçamento ainda não ter sido votado foram os constantes pedidos de alteração enviados pelo governo ao longo da última semana.

De acordo com ele, cinco ofícios foram encaminhados nos últimos dias, sendo o mais recente na manhã de hoje, solicitando mudanças no repasse de R$ 150 milhões ao Banco Central para o desenvolvimento do sistema PIX. “O atraso se deve aos inúmeros ofícios enviados desde a última sexta-feira pelo Ministério do Planejamento sugerindo mudanças no PLOA [lei do Orçamento]. Para se ter uma ideia, hoje pela manhã, às 09h30, chegou mais um ofício do governo pedindo mudanças”, afirmou Arcoverde.

Mesmo com os impasses, o deputado garantiu que os técnicos da consultoria orçamentária já finalizaram as revisões e que a votação não será mais postergada.

Veja outras postagens

Jabotão dos Guararapes - Remédio em casa

O blog foi informado, há pouco, da morte do secretário de Educação de Abreu e Lima, professor Chico, de 67 anos. Ele sofreu um infarto fulminante nesta terça-feira (16), dentro da própria Secretaria de Educação. Chegou a ser socorrido pelo Samu, mas não resistiu. A informação foi confirmada pelo prefeito Flávio Gadelha. Mais detalhes serão divulgados em breve.

Ipojuca - No grau
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde

O deputado federal Lula da Fonte (UP-PE), segundo-secretário da Câmara dos Deputados, apresentou o Projeto de Lei nº 4583/2025, que propõe o aumento das penas para casos de maus-tratos contra animais domésticos ou domesticados. A iniciativa altera a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) e prevê reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda em casos que envolvam cães, gatos e outros animais, independentemente do porte. O texto também amplia a aplicação das sanções a animais de médio e grande porte, como cavalos, pôneis e bovinos, e fixa multa mínima de R$ 5 mil por episódio de maus-tratos, atualizada anualmente pelo IPCA.

Ao justificar a proposta, Lula da Fonte afirmou que “esse projeto é um compromisso com a vida e com o respeito aos animais. Endurecer as penas para maus-tratos significa dar um passo importante na construção de uma sociedade mais justa, ética e humanitária. Não podemos mais aceitar a crueldade sendo tratada com brandura. É hora de garantir dignidade e proteção a todos os seres vivos”. Para o parlamentar, apesar de avanços, a legislação atual ainda se mostra branda e insuficiente para inibir práticas abusivas, o que estimula a reincidência e a impunidade.

O deputado também destacou que a medida tem impacto na saúde pública e no equilíbrio ambiental. “Proteger os animais não é apenas uma questão ética, mas uma medida que impacta diretamente a saúde pública e o equilíbrio ambiental, já que animais vítimas de maus-tratos e abandono ficam mais suscetíveis a doenças e zoonoses”, explicou.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Forró Mares
Olinda - Refis Quitou Zerou
Caruaru - Mais segura

O deputado federal Fernando Monteiro (Republicanos) enviou, hoje, à imprensa, uma nota parabenizando o Real Hospital Português pelos seus 170 anos. Segundo o parlamentar, a unidade de saúde segue sendo referência e orgulho para o povo pernambucano.

“Uma história de dedicação à saúde. Hoje, o Real Hospital Português, maior complexo hospitalar do Norte e Nordeste, completa 170 anos de atuação ininterrupta. Referência e orgulho para os pernambucanos, a instituição que integra saúde, ensino e pesquisa, se destaca pelo forte compromisso social, além da excelência técnica e científica. Em memória do para sempre lembrado Alberto Ferreira da Costa e em nome de Beto Ferreira da Costa Junior, expresso meu reconhecimento e gratidão a todos que fazem a história e o dia a dia do Real Hospital Português”, disse o deputado.

Hoje, a partir das 19 horas, lanço o meu livro ‘Os Leões do Norte’ no município de Tabira, no Sertão do Pajeú. A noite de autógrafos está marcada para acontecer na Câmara de Vereadores, presidida pela vereadora Socorro Veras (PT), e com o apoio do prefeito Flávio Marques (PT). Antes, faço uma palestra sobre um século de história, tempo registrado na obra de governadores de 1930 a 2022.

‘Os Leões do Norte’ é resultado de uma extensa pesquisa jornalística e historiográfica, envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2022. Trata-se de uma contribuição essencial para a preservação da memória política e institucional do Estado, destacando o papel de Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional.

O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. “Os Leões do Norte” homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões.