Presidente da Associação dos Empresários do Brasil vai homenagear ministro da Pesca

O empresário Fernando Mendonça, presidente da Associação dos Empresários do Brasil (AEBR), quer prestar uma homenagem ao ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, em um grande evento a ser realizado, ainda neste ano, em Pernambuco. O convite, por sinal, já foi feito ao próprio ministro, que o recebeu em seu gabinete, ontem, em Brasília.

De acordo com Mendonça, trata-se de uma justa homenagem, uma vez que o atual ministro, enquanto parlamentar, sempre estive de prontidão para ajudar os empresários que compõem a cadeia produtiva de Pernambuco.

Veja outras postagens

A partir de amanhã (26) até 1 de fevereiro, moradores e turistas de passagem pelo Recife poderão fazer uma imersão completa na cultura popular da cidade e desfrutar de múltiplas linguagens e tradições dos brinquedos que fazem do Carnaval da capital pernambucana uma experiência cultural única e singular. De segunda a domingo, ininterruptamente, haverá festa, som e folguedos espalhados por toda a cidade. Confira:

26/01 – Segunda – Concurso de Porta Estandarte – 18h – Pátio de São Pedro

Segunda etapa do concurso de Porta Estandarte, a etapa irá reunir os concorrentes a Porta Estandarte, Porta Flabelo, Mestre Sala e Porta Bandeira. As evoluções são acompanhadas de grupos musicais e orquestras nos ritmos que ditam cada apresentação. Ou seja, bloco de pau e corda, bateria de escola de samba, entre outros.

27/01 – Terça – Terça Negra Especial – 19h – Pátio de São Pedro

Esta será a primeira Terça Negra especial de 2026. A iniciativa é uma parceria com o Movimento Negro Unificado (MNU) e busca difundir e estimular reflexões a respeito da influência afro nas expressões artísticas do Estado. O projeto tem apoio da Prefeitura do Recife e, em tempos de festejos de Momo, o projeto ganha duas edições. A próxima delas acontecerá no dia 10 de fevereiro. No dia 27, as atrações serão DJ Baloo, Afoxé Ylê de Egbá, Ocado do Canal, Edún Àrá Sangô e Caetana.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

Do jornal Correio

Um dos shows mais esperados da primeira noite do Festival de Verão Salvador, Caetano Veloso foi o terceiro artista a se apresentar ontem (24). Com a satisfação de cantar em casa, o cantor emocionou o público com tributo a Gal Costa, presença dos filhos e do neto, além de homenagem à banda BaianaSystem.

Zeca e Tom, filhos de Caetano, cantaram com o pai a canção Salvador, composição de Zeca lançada recentemente. O pequeno Benjamin, neto de Caetano, também apareceu no palco para a alegria do avô.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Manifestantes ficaram feridos e tiveram de ser levados a hospitais públicos de Brasília, na tarde deste domingo (25), após serem atingidos pela descarga elétrica de um raio. O grupo estava reunido próximo ao Memorial JK, no Eixo Monumental, sob uma forte chuva — eles aguardavam a chegada de uma passeata organizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL) de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Pouco antes das 13h, equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para prestar socorro às vítimas. Imagens que circulam nas redes sociais mostram pessoas sendo carregadas por outros manifestantes em busca de atendimento. As informações são do portal g1.

Caruaru - IPTU 2026

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) chegou a Brasília neste domingo (25) depois de percorrer cerca de 240 km. A “Caminhada pela Liberdade”, teve início na segunda-feira (19) em Paracatu (MG). O congressista partiu de uma localidade próxima à divisa entre Minas Gerais e Goiás.

A manifestação, que reúne mais de 100 pessoas, protesta contra as prisões relacionadas aos atos do 8 de Janeiro e contra a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A concentração do grupo na Praça do Cruzeiro para um ato em defesa da anistia começou a partir das 12h. As informações são do Poder360.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Por Osório Borba Neto

Tem dias em que o Diário Oficial parece suplemento de humor.

Abro o jornal do governo esperando alguma epifania administrativa — um hospital novo, médicos contratados, leitos ampliados — e encontro a grande manchete histórica: “Entrega de 48 novas macas”. Quarenta e oito. Confesso: quase procurei o Hino Nacional no Spotify.

Macas. Não remédio. Não cirurgia. Não atendimento. Macas.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

A advogada Hérica de Kássia Nunes de Brito, presidente da OAB Subseccional de São José do Egito, avançou mais uma etapa no processo de formação da lista tríplice para o preenchimento da vaga destinada à advocacia no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Nesta semana, ela recebeu comunicação oficial do Tribunal, por meio do Ofício nº 638/2026/SEMARE, informando sobre o encaminhamento dos procedimentos necessários à organização e remessa da documentação referente à lista.

Segundo Hérica, a nova fase dá continuidade a um processo conduzido com transparência, responsabilidade institucional e respeito às normas que regem a escolha dos membros da Justiça Eleitoral. “Tenho acompanhado cada etapa com serenidade e compromisso, confiando no trabalho técnico dos órgãos envolvidos. Trata-se de um processo sério, que valoriza a advocacia e fortalece as instituições”, destacou. A presidente da subseccional afirmou ainda que toda a documentação foi apresentada dentro dos prazos estabelecidos e que permanece à disposição do TRE para eventuais ajustes ou complementações.

Natural do Sertão do Pajeú, Hérica integra a lista tríplice ao lado dos advogados Washington Luís Macêdo de Amorim e Gelva Lúcia Barbosa de Araújo, reforçando a representatividade do interior pernambucano nos espaços de decisão. O processo seguirá agora os trâmites previstos, com análise pelas instâncias superiores, até o posterior encaminhamento à Presidência da República, responsável pela nomeação final, mantendo-se a trajetória pautada no diálogo institucional, na valorização da advocacia e no fortalecimento da Justiça Eleitoral.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Lauro Jardim
Do jornal O Globo

Lula não está alheio ao Caso Master. No início de dezembro, logo após Dias Toffoli ter decretado sigilo absoluto no processo do banco (o chamado “sigilo master”), Lula almoçou com o ministro do STF na Granja do Torto.

Um encontro, naturalmente, fora de agenda e do qual participou também Fernando Haddad. Nele, o ministro da Fazenda falou bastante. Explicou em detalhes como Daniel Vorcaro operava, seus tentáculos e a toda intrincada teia desse escândalo financeiro.

No final da conversa, Lula disse a Toffoli: “Você tem agora a chance de reescrever a sua biografia”.

Até o momento, no entanto, parece que Toffoli está preferindo anotar um novo e constrangedor capítulo de sua trajetória. A propósito, Toffoli tentou na semana passada marcar um novo encontro com Lula para o início de fevereiro. Não obteve resposta.

Por Mucíolo Ferreira*

O que existe de comum entre o jogador Hulk, ídolo do Clube Atlético Mineiro, e a lendária Martha Rocha (1932-2020), a mais bonita Miss Brasil de todos os tempos? Acertou quem respondeu a fama do tamanho dos quadris de ambos. Só que Hulk leva vantagem na parte do corpo, a preferência nacional dos brasileiros e brasileiras. Enquanto oficialmente a baiana que ficou em segundo lugar no Miss Universo de 1954, tinha 100 cm de bumbum, o paraibano de Campina Grande tem 111 centímetros, 11 a mais do que a mais inesquecível das beldades brasileiras.

Esse assunto bem que poderia pautar algum cronista a construir um artigo, ou até sugerir para tema da redação em algum vestibular. O título poderia até ser: “Martha, Hulk e Hollywood”. “Ôxe!”, exclamaria a jornalista e minha amiga Letícia Lins, editora do Blog #OxeRecife. E me indagaria: “Mucíolo, o que isso tem a ver?”. Mas eu explico. Em 1954, durante o período em que ficou em Long Beach, Los Angeles, Martha Rocha foi aclamada pela imprensa que cobriu o Miss Universo como a favorita, sendo apontada tanto pela crítica especializada quanto pelo público como provável vencedora.

Do Justiça em Foco

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) encerrou na última quinta-feira (15) uma imersão internacional de nove dias na Europa que diz muito sobre o momento do futebol brasileiro e talvez ainda mais sobre o que ele pretende ser. Ao reunir representantes de 37 clubes das Séries A e B e dirigentes de 13 federações estaduais, a CBF foi buscar fora do país referências de governança adotadas por ligas e federações da Inglaterra, Alemanha e Espanha. O roteiro foi pragmático: fair play financeiro, tecnologia aplicada ao jogo e profissionalização da arbitragem.

Nada disso é neutro. Trata-se de uma escolha política no sentido clássico do termo. Comparar modelos, selecionar instituições que funcionam, importar regras. O futebol já não é apenas espetáculo. Tornou-se um setor econômico sofisticado, intensivo em capital, contratos e credibilidade. Sistemas assim não sobrevivem sem regras claras e previsíveis. A Europa levou décadas, conflitos e ajustes para chegar lá.

Por Fernando Castilho
Do Jornal do Commercio

No início do ano passado, o governo Lula enfrentou um ataque do deputado Nikolas Ferreira a uma portaria da Receita Federal que obrigava fintechs a informar ao Banco Central depósitos acima de R$ 5 mil, inclusive em operações com tokens digitais, às quais essas empresas não estavam anteriormente obrigadas.

A deputada Erika Hilton (Psol-SP) ajudou ao apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/25, que acaba com a escala de trabalho 6×1 e estabelece uma jornada de quatro dias por semana e três de descanso. A proposta teve o apoio de 171 deputados para começar a tramitar na Casa, com promessas do Governo Lula de adotar ainda em 2026.

Do g1

A Polícia Federal vai ouvir, a partir de amanhã (26), oito investigados no inquérito que apura supostas irregularidades na proposta de compra do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB).

Os depoimentos serão tomados na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em sessões presenciais e por videoconferência. Amanhã, serão ouvidos quatro investigados: Dário Oswaldo Garcia Junior, diretor de Finanças e Controladoria do BRB; André Felipe de Oliveira Seixas Maia, diretor de uma empresa investigada; Henrique Souza e Silva Peretto, empresário; e Alberto Felix de Oliveira, superintendente-executivo de Tesouraria do Banco Master.

Nas férias, que se estendem até o próximo dia 1, optei por um roteiro cultural, histórico e romântico: as cidades históricas de Minas Gerais. Na companhia adorável da minha Nayla, de suas primas Tayse e Kelly, esta com seu esposo Cid Severo, comecei por Diamantina, terra de JK, com suas ruas de pedras e paralelepípedos construídas pelo suor dos nossos ancestrais em busca de ouro e diamante.

Calçadas históricas cobertas de sangue dos chicotes em negros escravizados, lavadas por lágrimas de dor. Entre montanhas e pedras, a Diamantina de JK é uma joia inquebrantável, um tesouro no coração de Minas. Tem a musicalidade das serenatas, igrejas bicentenárias, cheias de ouro.