A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, articulou uma nova parceria entre o Ministério dos Transportes e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), via Centro de Informática (CIn). A iniciativa resultou na assinatura de um Termo de Execução Descentralizada (TED) no valor de cerca de R$ 3 milhões, que viabiliza o projeto “Inovação Aberta para o Setor de Transportes”, com execução prevista entre outubro de 2025 e março de 2027.
Reconhecida nacionalmente pelas experiências bem-sucedidas em tecnologia e inovação na gestão pública, a Prefeitura do Recife foi referência e inspiração para o Governo Federal, que buscou na capital pernambucana exemplos e recursos para impulsionar a transformação digital no setor de transportes.
Leia maisA assinatura do termo contou com a presença do vice-reitor da UFPE, Moacir Araújo; do vice-diretor do Centro de Informática (CIn), Ricardo Massa; do subsecretário de Gestão Estratégica, Tecnologia e Inovação do Ministério dos Transportes, Diogo Tabalipa; e do secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia do Recife, Rafael Cunha.
O projeto será desenvolvido em três eixos complementares: diagnóstico e estratégia, pesquisa e prototipação, e capacitação e disseminação do conhecimento. As ações envolvem o mapeamento de desafios do setor, o desenvolvimento de soluções baseadas em tecnologias emergentes e a formação de equipes técnicas, fortalecendo a cultura de inovação dentro do Ministério.
“O papel da Prefeitura do Recife foi decisivo para aproximar as instituições e transformar uma oportunidade em projeto concreto. A secretaria tem atuado como elo entre governo, academia e mercado, fortalecendo o ecossistema de inovação e estimulando o ambiente de negócios da capital pernambucana”, destacou Rafael Cunha, secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia do Recife.
Com a parceria, o CIn conduzirá pesquisas aplicadas e o desenvolvimento de protótipos até o nível de maturidade tecnológica TRL 6, gerando estudos e provas de conceito que orientarão investimentos estratégicos do Ministério dos Transportes.
Leia menos