Prefeitura do Recife avança em obras de novo binário na Zona Sul

A Prefeitura do Recife iniciou a obra de um novo binário no Ipsep, Zona Sul da capital. A construção faz parte de um grande pacote de requalificação urbana e melhorias da mobilidade em diversas ruas do bairro. Para realizar o reordenamento viário que vai conectar as avenidas Recife e Mascarenhas de Morais, estão sendo investidos R$ 36,3 milhões, com recursos de financiamento da Caixa/FGTS e contrapartida municipal de 25%. O prefeito João Campos vistoriou as obras na manhã de hoje.

“A gente está visitando e inspecionando a obra do complexo viário do Ipsep, que passa pela Jean Émile Favre, umas das principais avenidas daqui. Estamos falando de uma obra que vai conectar a Avenida Recife à Mascarenhas de Moraes – duas importantes avenidas da nossa cidade. A obra prevê o aumento da drenagem, instalação de nova ciclofaixa, faixa exclusiva de ônibus, calçadas que serão feitas ou requalificadas, ruas em leito natural que receberão pavimentação”, explicou João Campos.

Veja outras postagens

O prefeito do Recife, João Campos, deu uma demonstração clara de maturidade política ao montar uma chapa competitiva, reunindo nomes com densidade eleitoral e alinhamento ao presidente Lula, como Marília Arraes, Sílvio Costa Filho e Humberto Costa. Ao apostar no lulismo em Pernambuco, estado de grande identificação com o presidente, João também acaba deixando a governadora Raquel Lyra com poucas alternativas para o Senado, a ponto de cogitar o nome de Fernando Dueire, que não apresenta desempenho eleitoral expressivo.

Jaboatão dos Guararapes - Coleta de Lixo

Por Betânia Santana – Blog da Folha

O presidente nacional do PSB e prefeito do Recife, João Campos (PSB), usou as redes sociais para sinalizar o entendimento com PT e PDT na composição de uma possível chapa para disputar o governo de Pernambuco, nas eleições deste ano.

“Excelente conversa entre os presidentes Edinho, João Campos e Carlos Lupi na construção de uma estratégia nacional, que compreende a importância dos arranjos estaduais para o fortalecimento do projeto de reeleição do Presidente Lula”, registrou em foto ao lado dos presidentes nacionais do PT, Edinho Silva, e do PDT, Carlos Lupi.

Petrolina - Destino

A governadora Raquel Lyra (PSD) pode anunciar o senador Fernando Dueire como pré-candidato à reeleição em sua chapa ainda nesta quarta-feira (18). O movimento vem sendo ventilado porque a chefe do Executivo estadual ficou com poucas opções após acordos costurados pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), seu potencial adversário nas eleições.

Mais cedo, João teria selado aliança com Marília Arraes e Humberto Costa (PT) como seus nomes para o Senado e com Carlos Costa (Republicanos), indicado pelo ministro Silvio Costa Filho (Republicanos), como pré-candidato a vice-governador. Marília e Silvio chegaram a ser sondados por Raquel para o Senado, mas decidiram permanecer no grupo de João Campos.

Ipojuca - IPTU 2026

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

Em meio às negociações para montagem das chapas majoritárias e proporcionais que disputarão as eleições deste ano em Pernambuco, o União Brasil pode filiar a deputada federal Clarissa Tércio, que deixará o PP, e o deputado federal Fernando Rodolfo, que deixou o PL. Ambos conversam com a legenda e avaliam a possibilidade.

O União Brasil é comandado em Pernambuco pelo ex-prefeito de Petrolina (Sertão), Miguel Coelho, que está prestes a conseguir um espaço na chapa da governadora Raquel Lyra (PSD) para disputar uma vaga ao Senado.

Caruaru - IPTU

Por Julio Lossio*

A expressão “corda esticada” está sempre associada, na política, a movimentos que testam a tolerância da outra parte. Na política pernambucana, o deputado Eduardo da Fonte sempre foi conhecido como um craque nesse jogo da corda. Com uma bancada de deputados federais e estaduais de peso, soube ocupar espaços no governo federal e estadual. No governo estadual, percebendo a relativa fragilidade da governadora em relação à Assembleia Legislativa, usou a corda com força e obteve espaços invejáveis para qualquer grupo político.

A acomodação de seus aliados políticos o deixou tão confortável que se sentiu com liberdade para discutir com os dois polos da política atual a ocupação de chapa majoritária.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Em Brasília desde ontem para fechar as articulações para montagem da sua chapa para governador, o prefeito João Campos (PSB) terá, daqui a pouco, uma conversa com o presidente do PDT, Carlos Lupi, na companhia de Marília Arraes, que será candidata ao Senado na chapa de João, conforme acerto fechado ontem.

João já esteve com o ministro de Portos, Sílvio Costa Filho, com quem fechou a indicação do irmão Carlos Costa para compor a chapa como vice. João também esteve com o presidente do PT, Edinho Silva, e com o senador Humberto Costa, que disputa a reeleição tendo como companheira de chapa a ex-deputada Marília Arraes. Ao final dos encontros, a ideia é o grupo fazer uma foto ao lado do presidente Lula.

A primeira foto oficial da chapa – João governador, Carlos Costa vice, Humberto e Marília senadores.

Palmares - IPTU 2026

O movimento para deflagrar uma greve de caminhoneiros ganhou força nos últimos dias, em meio à alta do diesel e à avaliação de que as medidas adotadas pelo governo federal não tiveram efeito prático para a categoria. Lideranças do setor afirmam que a mobilização já foi deliberada em assembleias e pode se concretizar no curto prazo, com adesão de motoristas autônomos e também de profissionais contratados por transportadoras.

À frente do movimento, o presidente da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava), Wallace Landim, conhecido como Chorão, afirma que a paralisação deixou de ser uma hipótese distante. “Vai ter greve. Se for preciso, vamos fechar rodovias. A categoria já deliberou por isso e estamos articulando nacionalmente com outros grupos”. As informações são da Revista Veja.

Segundo ele, o cenário atual é de estrangulamento financeiro da atividade. “Esse movimento agora é pela sobrevivência da categoria. Não é mais uma questão pontual, é porque a conta simplesmente não fecha.” A principal pressão vem do custo do diesel, que subiu de forma acelerada nas últimas semanas, impulsionado pela alta do petróleo no mercado internacional em meio à escalada de tensões no Oriente Médio.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O médico cardiologista Brasil Caiado afirmou, hoje, que o ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou uma evolução no quadro, apesar da melhora ainda ser lenta. Bolsonaro continua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital DF Star, em Brasília, sem previsão de alta.

Ele foi internado na última sexta-feira (13) pela manhã para tratamento de pneumonia bacteriana aguda decorrente de um episódio de broncoaspiração. O ex-presidente, que cumpre prisão na Papudinha por tentativa de golpe de Estado, passou mal e precisou ser levado ao hospital, onde permanece medicado com antibióticos e acompanhado pela equipe médica.

O Globo

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar, hoje, o julgamento que discute as regras para aquisição de terras rurais por estrangeiros no Brasil. A análise será feita pelo plenário da Corte e envolve, de forma conjunta, ações que da validade de restrições previstas em uma lei de 1971, que estabelece um regime de aquisição de terras específico e mais restritivo aos estrangeiros residentes no país.

No centro do julgamento está a definição sobre se as empresas brasileiras controladas por capital estrangeiro devem ou não se submeter às mesmas limitações impostas a estrangeiros na compra de imóveis rurais.

Recebi, logo cedo, a informação de que o pré-candidato a governador pelo PSB, João Campos, havia batido o martelo com Marília Arraes (PDT) e Humberto Costa (PT) candidatos ao Senado. O vice seria Carlos Costa (Republicanos), irmão do ministro de Portos, Sílvio Costa Filho. Uma chapa muito doméstica, primo com primo, no caso João e Marília. A justificativa é que João teria optado por uma chapa mais à esquerda para fazer uma campanha no campo ideológico, jogando a governadora Raquel Lyra (PSD) para o universo bolsonarista.

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

No programa “Bom Dia, Ministro”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), na manhã desta terça-feira (17), o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, admitiu um ponto que é hoje uma das maiores dores de cabeça do governo Luiz Inácio Lula da Silva e dos partidos de esquerda: a dificuldade de interlocução com segmentos da sociedade que tiveram rápido crescimento recente no país, mais especialmente os evangélicos.

A última pesquisa Datafolha, por exemplo, aponta que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), adversário de Lula na corrida eleitoral, tem 48% dos votos entre os evangélicos contra 21% de Lula. Boulos reconheceu: o governo e a esquerda têm dificuldades nessa aproximação.

O deputado estadual Romero Albuquerque (UB) aponta mais um revés no programa de construção de creches prometido pela governadora Raquel Lyra (PSD): a desistência formal do Consórcio Creches Pernambuco 2025, formado pelas pelas Enord Engenharia e Arquitec Arquitetura, Engenharia e Construção, publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, obrigando o estado a recomeçar o processo licitatório.

“Isso não acontece por acaso. Acontece quando o ambiente de execução é caótico, quando os prazos são irreais e quando a gestão não dá as condições necessárias para quem quer trabalhar”, disparou Albuquerque.