O prefeito do Recife, João Campos, e o vice-prefeito, Victor Marques, assinaram nesta quinta-feira (5) a ordem de serviço para uma obra de contenção definitiva de encosta na Rua Andreza Batista, no bairro da Várzea. A intervenção terá investimento de R$ 13,2 milhões, com recursos do Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar Recife), e será executada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB). A ação deve beneficiar cerca de 400 moradores com obras de drenagem, urbanização, mobilidade urbana e requalificação de espaços públicos.
“Estamos falando de um investimento superior a R$ 13 milhões em uma das maiores obras de proteção de encosta da cidade, que vai garantir segurança para todas as famílias da área”, afirmou João Campos. Segundo o prefeito, além da contenção, o projeto inclui urbanização da rua, calçamento e criação de nove áreas de convivência. “A obra inclui a urbanização da rua, o calçamento e a criação de nove áreas de convivência, com praças de diferentes tamanhos”, disse.
Victor Marques destacou a complexidade técnica da intervenção e a requalificação dos espaços públicos. “É uma obra de grande complexidade, que combina engenharia e urbanismo. Além da proteção da encosta, os espaços livres serão transformados em áreas de lazer”, afirmou. A obra prevê revestimento em concreto projetado em quase 7 mil metros quadrados de uma encosta com 26 metros de altura e 300 metros de extensão, além de melhorias na drenagem e pavimentação da via, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2027. “Serão mais de 100 habitações diretamente protegidas por essa obra”, afirmou o chefe do Gabinete de Gerenciamento do ProMorar Recife, João Charamba.
















