Prefeitura de Taquaritinga do Norte amplia suporte para pacientes em tratamento fora do município

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte anunciou, nesta segunda-feira (6), a reformulação do serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), oferecendo uma nova casa de apoio para pacientes que realizam tratamentos médicos no Recife. O espaço, que começou a operar no dia 2 de janeiro, passou por melhorias significativas e agora conta com dormitórios separados por gênero, quartos climatizados, áreas de lazer com TV e quatro refeições diárias. Além disso, uma equipe de 10 cuidadores foi designada para garantir o suporte necessário aos pacientes.

Durante entrevista à Rádio Filadélfia FM, a secretária de Saúde, Pollyane Costa, e a presidente da Fundata, Mayane Menezes, relataram que a antiga casa de apoio estava em condições precárias, com denúncias de falta de higiene e uso inadequado do espaço. “Recebemos inúmeras reclamações de falta de higiene, problemas estruturais e denúncias graves, como relatos de consumo de bebidas alcoólicas acontecendo dentro da casa”, revelou a secretária.

A nova gestão também identificou a exclusão dos registros dos pacientes atendidos pelo serviço na administração anterior, o que levou à orientação para que os usuários do TFD procurem a Secretaria de Saúde para regularizar seus cadastros.

Veja outras postagens

Jabotão dos Guararapes - Remédio em casa
Ipojuca - No grau
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis

A população de São José do Egito, no Sertão do Pajeú, passou a ter abastecimento diário de água após a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), obra executada pela Compesa com investimento de R$ 200 mil. A intervenção aumentou em 20 litros por segundo a oferta de água e beneficiou cerca de 20 mil pessoas na área urbana do município, que antes enfrentavam rodízio de oito dias com água e oito dias sem.

Além da obra principal, foram implantados 5,5 mil metros de rede de abastecimento para o Sítio Muquém, em parceria com a prefeitura, levando água tratada a 100 famílias da comunidade. Segundo o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, a iniciativa só foi possível após a liberação dos recursos pelo Programa Águas de Pernambuco. “A ampliação da oferta foi um passo decisivo para melhorar a qualidade de vida da população, que não depende mais de calendário de abastecimento em sua rotina”, afirmou.

Outra ação está em andamento no Sítio Papagaio, também em parceria com a prefeitura. Com investimento de R$ 180 mil, estão sendo assentados 3,6 mil metros de rede de abastecimento que devem beneficiar 40 famílias da zona rural até o fim de outubro.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - No ritmo do desenvolvimento
Olinda - Refis Quitou Zerou