Prefeitura de Palmares está transformando a Zona Rural da cidade

A prefeitura de Palmares está pavimentando mais de um quilometro no Engenho Lajedo, um investimento que trará mais mobilidade e qualidade de vida para a população. Essa obra se soma a uma série de melhorias que já chegaram à comunidade, como a nova iluminação em LED, a reforma da escola municipal e a ampliação da Unidade Básica de Saúde. O trabalho do prefeito Junior de Beto (PP) na Zona Rural mostra que ele está cumprindo uma das principais promessas de campanha, não fazer distinção entre o centro e o campo.

Veja outras postagens

Por Anthony Santana
Do Blog da Folha

O deputado estadual João de Nadegi (PV) se mostrou favorável à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de aumento do percentual do orçamento estadual destinado para as emendas parlamentares. No entanto, deputado defendeu que haja consenso entre legisladores e governo para definir percentual.

Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, o parlamentar esclareceu que não chegou a assinar o projeto por estar ausente, mas ressaltou que a proposta pode, inclusive, ajudar o governo estadual a tirar obras importantes do papel.

“Minhas emendas parlamentares foram para o Hospital do Câncer, Polícia Militar, Polícia Civil e Defensoria Pública, órgãos que fazem a política pública chegar na ponta. Se me perguntar se eu quero mais dinheiro para fortalecer esses órgãos, eu quero”, declarou João.

A proposta apresentada pelo deputado estadual Alberto Feitosa (PL) cria um novo ponto de tensão entre a Casa de Joaquim Nabuco e a gestão estadual, tendo em vista que um acordo, selado em 2023, estabelecia um aumento escalonado do percentual até 2027.

João de Nadegi acredita no consenso entre Executivo e Legislativo, para que a pauta não prejudique o Estado e ao mesmo tempo contemple as demandas dos parlamentares.

“O Governo do Estado abriu o diálogo com a Casa através de uma comissão que foi feita pelos deputados para a gente chegar num consenso. Não tenho dúvida que a Casa e o governo vão chegar num consenso”, declarou.

Petrolina - O melhor São João do Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu uma certidão nesta quarta-feira (2) esclarecendo que houve um erro material em documento juntado ao processo da Ação de Investigação Judicial Eleitoral nº 0600442-14.2024.6.17.0059, que trata da coligação liderada pelo prefeito de Correntes, Edimilson da Bahia, e seu vice, Demilton Júnior. De acordo com a certidão, assinada por Ariadnny Vasconcelos, da Assessoria Judiciária do TSE, foi anexada aos autos uma minuta equivocada, ainda em fase de elaboração, que não correspondia ao ato processual correto, o que gerou interpretações equivocadas sobre uma suposta cassação dos mandatos.

O documento esclarece que a minuta não foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico, o que a torna sem validade jurídica. Segundo o texto, a juíza responsável determinou a retirada imediata do conteúdo dos autos para preservar a coerência e a regularidade processual. A certidão destaca ainda que a coligação autora da ação apenas havia apresentado alegações finais e solicitado audiência de instrução, sem qualquer decisão sobre a cassação dos gestores.

Em nota pública, Edimilson da Bahia e Demilton Júnior afirmaram que “não há, no âmbito da Justiça Eleitoral, qualquer sentença ou decisão que determine a cassação dos seus mandatos, democraticamente outorgados pelo povo de Correntes”. Eles reiteraram confiança na Justiça Eleitoral e afirmaram que seguem no exercício dos seus cargos. Com informações do Blog do Carlos Eugênio.

Dulino Sistema de ensino

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou sua participação no evento desta quarta-feira em celebração aos 60 anos do Banco Central (BC). A presença dele no evento, que deve perdurar o dia inteiro em Brasília, estava prevista para as 14 horas. O Palácio do Planalto atualizou a agenda do presidente antes das 13 horas, retirando a menção ao BC.

Questionada, a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) ainda não respondeu por que Lula decidiu não participar.

A agenda oficial do presidente prevê para o período da tarde apenas um encontro com a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, às 16 horas. As informações são do Valor Econômico.

Lula, no entanto, deve se reunir com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e líderes de partidos da base na Casa no fim da tarde, como parte de um movimento de aproximação com o Congresso.

Em deferência aos parlamentares, o encontro está previsto para acontecer na Residência Oficial do Senado, às 18 horas, e não no Palácio do Planalto, ou no Alvorada, como de costume.

A reunião não consta na agenda de Lula, mas foi confirmada ao Valor por fontes no Senado e no Palácio do Planalto.

Gleisi e os líderes do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), e no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), também participarão do encontro.

Ipojuca - IPTU 2025

A estreia do meu podcast Direto de Brasília, parceria entre o Blog e a Folha de Pernambuco, foi adiada para amanhã (3) após o vice-presidente Geraldo Alckmin ser convocado pelo presidente Lula para uma reunião de emergência no Palácio do Planalto.

A convocação ocorreu em razão do anúncio de um tarifaço pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que vai afetar vários países da comunidade europeia e também o Brasil, além de outros países. A assessora de imprensa de Alckmin, Fernanda Melazzo, me enviou a nota abaixo:

“Prezado Magno,

em função dos eventos internacionais, que vão requerer a atenção do vice-presidente, não será possível a participação dele, nesta quarta-feira, na entrevista ao Podcast Direto de Brasília. Solicitamos o adiamento da entrevista para esta quinta-feira, dia 3”.

Caruaru - São João na Roça

Por Bela Megale
Do Jornal O Globo

A portas fechadas, Jair Bolsonaro mudou de postura quando o assunto é a chance de ser preso, após uma possível condenação por tentativa de golpe de Estado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Se, ao longo da investigação da Polícia Federal, o ex-presidente mostrava temor e até a possibilidade de fuga em conversas com aliados, hoje Bolsonaro adota outro comportamento. Quando é questionado se tem medo de ir para a cadeia, passou a responder a aliados:

— Estou muito tranquilo, mais tranquilo do que vocês imaginam.

A mudança de humor sobre a prisão vem ocorrendo gradativamente, segundo pessoas próximas ao capitão reformado, após a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos e as investidas crescentes de Eduardo Bolsonaro junto ao governo americano.

Em entrevista à emissora “AuriVerde”, porém, o ex-presidente admitiu que vê chance de ser preso e disse que o cenário atual é de “completa insegurança jurídica”. A declaração ocorreu após o ministro Alexandre de Moraes enviar à Procuradoria-Geral da República um pedido de prisão preventiva de Bolsonaro para avaliação do órgão. A medida é vista como praxe e sem chance de prosperar.

Para aliados de Bolsonaro, ele vê a pressão dos EUA e de congressistas daquele país como o único caminho para se livrar de uma punição. O discurso de interlocutores do ex-presidente aposta em uma pressão do governo americano sobre o Judiciário brasileiro, para tentar mudar os rumos do processo, que tem uma condenação dada como certa.

Na semana passada, durante o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a tentativa de golpe, o relator do caso, Alexandre de Moraes, já deu o recado de que a corte não vai se intimidar diante de “milícias nacionais e estrangeiras”. A fala foi vista pelo entorno do ex-presidente como uma mensagem a Eduardo Bolsonaro, que se mudou para os EUA com o propósito de estimular a pressão externa sobre o Supremo.

Camaragibe Cidade do Trabalho

O deputado federal Carlos Veras (PT) anunciou que recebeu, na Primeira-Secretaria da Câmara, o Projeto de Lei da Reciprocidade Econômica, aprovado por unanimidade no Senado. A proposta dá ao governo federal instrumentos para reagir com isonomia a medidas de outros países que prejudiquem a produção nacional, visando proteger a economia brasileira em negociações internacionais. Veras defendeu que o projeto une governo e oposição em torno da soberania e do comércio justo, e reforçou o compromisso com uma tramitação célere e baseada no diálogo.

Cabo de Santo Agostinho - IPTU 2025

A segunda edição do Vox Experience será realizada no dia 17 de maio de 2025, das 9h às 19h, no Recife Expo Center. O evento reunirá grandes comunicadores do país em uma programação que inclui palestras, painéis e momentos de networking voltados a profissionais e empresas do setor.

Com foco na capacitação e no fortalecimento das conexões no mercado, o Vox Experience tem como propósito promover uma comunicação mais humana, inovadora e colaborativa. Para conferir a programação completa e fazer a inscrição, basta acessar o link https://www.sympla.com.br/evento/voxexperience-2025/2472189?referrer=www.google.com. Os ingressos custam R$ 257,00.

Toritama - Prefeitura que faz

Dei uma passadinha, há pouco, nos estúdios onde vou fazer ao vivo a estreia do meu podcast ‘Direto de Brasília’, em parceria com a Folha de Pernambuco. Deu tudo certo. Confira!

Palmares - Outlet

Os deputados federais Eduardo da Fonte (PP), Lula da Fonte (PP), Júlio Arcoverde (PP/PI) e Átila Lira (PP/PI) participaram, ontem, de uma audiência no Ministério da Saúde com o ministro Alexandre Padilha para tratar de pautas estratégicas para a saúde pública do Nordeste. Entre os temas abordados, destaque para o pedido de interiorização da oncologia em Pernambuco, com foco na habilitação do serviço de cardiologia no Hospital do Câncer do Sertão do Araripe.

Localizada no Sertão pernambucano, a unidade tem potencial para atender pacientes de diversos municípios de Pernambuco, além de regiões do Piauí, Ceará e cidades vizinhas, ampliando o acesso ao tratamento oncológico em áreas historicamente desassistidas.

“Estamos trabalhando para que o tratamento contra o câncer chegue ao sertão com estrutura e dignidade. A interiorização da oncologia é um passo essencial para levar saúde pública de qualidade a quem mais precisa”, afirmou o deputado Eduardo da Fonte.

Além da interiorização, os parlamentares solicitaram a habilitação de 10 leitos de UTI pediátrica para o Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA), a redução da idade mínima para a realização de mamografias no SUS e informações atualizadas sobre os aparelhos de cobaltoterapia em funcionamento no sistema público de saúde.

“Nosso objetivo é garantir que os serviços oncológicos cheguem ao interior com a mesma qualidade dos grandes centros. Quem mora no sertão também tem direito a um atendimento de excelência, sem precisar percorrer longas distâncias para realizar seus tratamentos”, destacou o deputado Lula da Fonte.

A base do prefeito de Petrolina, Simão Durando (UB), na Casa Plínio Amorim, ganhou um reforço significativo hoje, com a adesão do vereador Gabriel Menezes (PSD) ao governo municipal. A decisão marca um momento importante na trajetória política do parlamentar, que até então integrava a oposição. O movimento reforça a articulação do grupo político do prefeito e demonstra a consolidação da gestão no cenário local.

De acordo com o prefeito, essa aliança vem para auxiliar na articulação política, alinhar projetos e ações para o crescimento da cidade, além de somar aos vários apoios e parcerias importantes que estão chegando para fortalecer, ainda mais, o trabalho no município.

“Hoje, é com grande satisfação que celebramos esse momento importante. A chegada do vereador Gabriel Menezes à nossa base na Câmara de Vereadores tem um grande impacto pela sua luta por diversos segmentos da sociedade e sua experiência. Estamos unidos para trabalhar incansavelmente por Petrolina, com mais força, mais compromisso e mais dedicação. Tenho certeza de que, com o apoio do vereador Gabriel, vamos continuar construindo a melhor cidade para se viver no Nordeste”, destacou o prefeito.

Gabriel Menezes, que também é radialista, está em seu segundo mandato como vereador. Ele exerceu o cargo entre 2017 e 2020 e retornou ao Legislativo municipal neste ano. Conhecido por sua postura firme, o parlamentar justificou sua decisão destacando o compromisso com o desenvolvimento da cidade. “Minha missão sempre foi representar os interesses da população e cobrar melhorias para Petrolina. Após diálogos e reflexões, percebi que, neste momento, estar ao lado da gestão municipal é o caminho mais eficaz para garantir avanços e conquistas para nossa cidade. Chego para somar, contribuir e continuar lutando pelo bem da nossa gente”, declarou Menezes.

MaisPB

O jornalista Magno Martins estreia, hoje, o podcast “Direto de Brasília”. O projeto, que conta com parceria editorial da Folha de Pernambuco, tem como objetivo promover entrevistas e análises aprofundadas sobre o cenário político nacional. A estreia será marcada por uma entrevista com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB). O primeiro episódio será transmitido às 18h e terá duração de uma hora.

A iniciativa reúne importantes redes de rádio e canais de televisão do Nordeste, ampliando o alcance do conteúdo jornalístico. Na Paraíba, a entrevista será retransmitida pela Rede Mais Rádios, durante o programa Hora H, apresentado por Heron Cid e Wallison Bezerra para 25 emissoras de rádio em todas as regiões do estado.

O novo podcast mantém sintonia com o tradicional programa Frente a Frente, comandado por Magno Martins há 18 anos e retransmitido por 48 emissoras em Pernambuco, Alagoas e Bahia. Com o lançamento, a distribuição do conteúdo será ampliada, incluindo duas novas redes de rádio: a Rede Mais Rádios, com 25 emissoras, e a Rede Francês de Alagoas, com 16 emissoras.

Além do rádio, “Direto de Brasília” também será exibido na televisão a cabo por meio da Gazetta News (AL) e da MaisTV (PB). O conteúdo estará disponível nas plataformas digitais da Folha de Pernambuco e no canal do jornalista no YouTube, garantindo um alcance ainda maior.

Com vasta experiência no jornalismo político e profundo conhecimento do Nordeste, Magno Martins pretende transformar o novo podcast em uma referência nacional. A proposta é oferecer entrevistas exclusivas e conversas francas com personalidades que influenciam diretamente os rumos do país, consolidando o programa como um espaço essencial para a análise política no Brasil.

Na manhã de hoje, o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), em parceria com o Sesc e a Fecomércio, realizou a assinatura da ordem de serviço para a requalificação da praça localizada em frente ao Sesc Piedade. O evento deu início a mais um avanço na revitalização da orla e dos espaços públicos do município, promovendo lazer e qualidade de vida para a população. 

“A parceria entre o poder público e entidades como a Fecomércio é essencial para transformar nossa cidade em um lugar mais acolhedor e acessível. Estamos investindo na revitalização de espaços que promovem o convívio social e o bem-estar das pessoas”, destacou o prefeito Mano Medeiros.

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto, destacou a realização de mais um investimento no município. “Graças a essa parceria com o prefeito Mano Medeiros e sua gestão, estamos fazendo mais esse investimento. A pedido do prefeito, vamos juntos fazer essa pracinha, em homenagem a um dos pescadores que convivia aqui. Estamos muito felizes em fazer parte de mais uma iniciativa dessa”, destacou Bernardo. A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, representantes da Fecomércio, além de pescadores e moradores da região, que celebraram a melhoria da infraestrutura.