As prefeitas Mariana Medeiros, de Cumaru, e Adriana Paes, de Gloria do Goitá, conciliaram as agendas da Marcha dos Prefeitos, em Brasília, com o café da manhã promovido pela Quero Você Eleita (QVE), em apoio ao aumento da participação da mulher na política.
A iniciativa do QVE reuniu um grupo de 50 mulheres formadoras de opinião para difundir a necessidade do aumento da participação feminina nas eleições e a divulgação dos gargalos que afastam o gênero feminino da política.
Leia maisO Brasil ocupa posições consideradas vergonhosas nos rankings internacionais de participação feminina na política. Desde 1997 a legislação eleitoral exige que os partidos políticos tenham pelo menos 30% de candidatas mulheres. Segundo o TSE, entre 2016 e 2022, o Brasil teve, em média, 52% do eleitorado constituído por mulheres, 33% de candidaturas femininas e 15% de eleitas.

Em 2022, alcançamos a marca de 17,7% de representação feminina na Câmara dos Deputados, com 91 deputadas eleitas para um colegiado de 513 parlamentares. Há 658 mulheres prefeitas, num total de 5570 municípios brasileiros. Mais de 1400 cidades não têm nenhuma mulher entre os vereadores.
Segundo a União Interparlamentar, o Brasil ocupar a posição 129 entre 190 países, no que tange à participação da mulher na política. Pernambuco é uma exceção no cenário nacional. Há uma governadora, a vice-governadora e uma senadora eleitas representando o Estado. Na representação feminina, o Brasil fica atrás de países como Ruanda, Cuba e Arábia Saudita.
Leia menos