Prefeita de Igarassu assume primeira secretaria da Amupe

Na manhã desta quinta-feira (27), a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realizou a eleição da nova diretoria para o biênio 2025-2027, em uma assembleia híbrida transmitida ao vivo da sede da entidade, no Recife. A eleição aconteceu por aclamação, com uma única chapa inscrita. O evento contou com a participação do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Valdecir Pascoal, além dos gestores municipais, que participaram tanto presencialmente quanto virtualmente.

Com o compromisso de avançar em pautas essenciais para os municípios, como a reforma tributária e as questões do pacto federativo, a nova diretoria da Amupe assume em um momento de união e fortalecimento do municipalismo pernambucano. A eleição também foi marcada por uma homenagem ao ex-presidente da entidade, José Patriota, que faleceu em 2024. As informações são do Blog da Folha.

Entre os principais nomes da nova diretoria, a prefeita de Igarassu, Elcione Ramos, assume a 1ª secretaria da Amupe. Anteriormente à frente da Secretaria da Mulher na entidade, Elcione agora reforça seu papel na articulação municipalista. Em seu discurso, ela destacou a importância da união e do consenso entre os gestores. “Para mim, é uma honra. Que bom que a união e o consenso prevaleceram. Agradeço às mulheres que compõem a Associação, inclusive as que não estão aqui. A união de gênero só cresce, e todos aqui temos um interesse comum: fazer nosso estado avançar”, afirmou Elcione.

Formam a chapa:


Diretoria Executiva:
Presidente: Marcello Fuchs Campos Gouveia – ex-Prefeito de Paudalho;
Vice-Presidente: Pedro Ermírio de Almeida Freitas Filho – Prefeito de Aliança;
1ª Secretária: Elcione da Silva Ramos Pedroza Bezerra – Prefeita de Igarassu;
2ª Secretária: Mirella Fernanda Bezerra de Almeida – Prefeita de Olinda;
1º Tesoureiro: Ruben de Lima Barbosa – Prefeito de Panelas;
2º Tesoureiro: Elioenai Dias Santos Filho – Prefeito de Cabrobó;
Secretária da Mulher: Márcia Conrado de Lorena e Sá Araújo – Prefeita de Serra Talhada;
Suplente da Secretaria da Mulher: Juliana Barbosa da Silva Aguiar – Prefeita de Casinhas

Veja outras postagens

Lula resiste em Pernambuco, mas avaliação negativa supera a positiva no Estado

Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog

Pernambuco ainda é um reduto lulista, pelo que indicam os números da pesquisa do Instituto Opinião, revelados em parceria com este blog. O presidente Lula (PT) ainda mantém o favoritismo em todos os cenários e em todas as regiões do Estado e, se as eleições fossem hoje, venceria a disputa contra Jair Bolsonaro (PL).

Mas, mesmo com esses dados positivos, a pesquisa deve servir de alerta para o presidente e para as lideranças petistas de Pernambuco. A avaliação do Governo Lula está longe de garantir conforto para a disputa em 2026, sendo ele o candidato ou apadrinhando alguém.

A avaliação negativa da gestão é o dobro da positiva. Em outras palavras, o povo pernambucano votaria em Lula para não votar em Bolsonaro, mas não está nada satisfeito com a administração. O percentual de entrevistados que considerou a gestão como péssima foi de 25,7%. Somente 10,5% disseram que o Governo Lula é ótimo.

Um número tão alto de pessoas considerando que a gestão Lula 3 é péssima em um Estado que sempre acolheu o presidente e o PT é um sinal de desânimo do povo com seu líder e com o Partido dos Trabalhadores, talvez porque as políticas públicas do Governo Federal não estejam chegando na ponta ou talvez porque a população esteja com dificuldade de enxergar o que Lula está fazendo por ela, indicando, nesse caso, falha de comunicação.

Um dado curioso do mesmo levantamento é o surgimento do nome do prefeito do Recife, João Campos (PSB) na resposta espontânea. Estando apenas na segunda gestão à frente da capital e sem ter vencido a governadora Raquel Lyra (PSDB) na disputa pelo Governo do Estado, que só acontece em 2026, João já foi citado por 1,1% dos entrevistados quando questionados em quem votariam para presidente da República.

Como tem forte inserção na Região Metropolitana do Recife, o prefeito poderá contribuir com o presidente Lula na busca para melhorar os resultados na área, já que o melhor desempenho de Lula foi no Sertão do Estado. Mas, para isso, Lula precisa vir a Pernambuco, algo sem previsão de acontecer até o momento.

BOLSONARISMO CONSOLIDADO EM PE – A pesquisa Opinião revelou que mesmo com a resistência do eleitorado petista em Pernambuco, o bolsonarismo se consolidou no Estado e não dá sinais de recuo. Um percentual de 14,4% de pessoas que votariam em Jair Bolsonaro, depois de tudo que foi a gestão do ex-presidente para Pernambuco, é altíssimo. Não interessa, para essa parcela da população, se o ex-presidente simplesmente não entregou nenhuma melhoria para o povo do Estado. Estão fechados com o capitão.

Por falar em Bolsonarismo – O deputado federal e líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ), apresentou, ontem (27), uma representação criminal contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A denúncia, endereçada ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, acusa o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro de conspiração contra o governo brasileiro com parlamentares dos Estados Unidos. “O representado, em total dissintonia com a realidade, atentando contra os interesses nacionais, patrocina, em estado estrangeiro, retaliações contra o seu próprio país e também contra um dos integrantes do Supremo Tribunal Federal”, diz trecho da representação. As informações são da CNN Brasil.

Amupe 1 – Em assembleia híbrida realizada ontem (27), o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia, foi reconduzido ao cargo até o ano de 2026. A eleição, realizada por aclamação pelos prefeitos e prefeitas presentes, também definiu toda a nova diretoria executiva da entidade, que terá como vice-presidente o prefeito de Aliança, Pedro Freitas. Ele assumirá o comando da Amupe em março de 2026, após a renúncia de Gouveia.

Amupe 2 – A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, foi eleita por aclamação para o cargo de secretária da Mulher da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Ela sucede Judite Botafogo, ex-prefeita de Lagoa do Carro, que esteve à frente da pasta nos últimos dois anos. Com a nova função, Márcia reforça o compromisso de fortalecer a participação feminina na gestão pública e fomentar políticas voltadas para as mulheres no estado.

Carnaval da discórdia – A Associação dos Delegados de Pernambuco (ADEPPE) e o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL) emitiram uma nota conjunta repudiando a determinação da Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS), que obriga servidores em licença médica durante o Carnaval a informarem previamente o local onde poderão ser encontrados. As entidades alegam que a medida não tem respaldo legal e viola direitos fundamentais, como saúde e privacidade, configurando possível assédio moral contra os servidores.

CURTAS

Folia e militância 1 – O Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) irá celebrar o Carnaval com o tradicional Bloco Sem Terra na segunda-feira de Carnaval, dia 03 de março. O bloco completa 25 anos este ano levando a defesa da democracia como seu estandarte, com o tema “Sem anistia: pela taxação dos super ricos e contra a escala 6×1”.

Folia e militância 2 – A deputada estadual Rosa Amorim, que é militante do MST e porta-estandarte do bloco, destacou a importância da defesa da democracia no bloco. “O bloco do MST vem sempre para mostrar que carnaval e política tem tudo a ver. E neste ano que a extrema direita está querendo emplacar a anistia para os golpistas do 08 de janeiro, faz todo sentido reforçar que não vai ter anistia para quem é contra a democracia. Além disso trouxemos a pauta contra a escala 6×1, que já está na boca do povo, e pela taxação dos super ricos, para que os mais pobres não sejam penalizados com ajustes fiscais”, afirmou Rosa.

Lula Cabral e a Educação – O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, anunciou, ontem, a convocação de 265 professores aprovados no último concurso realizado pela sua gestão, em 2019. A ação faz parte de uma força-tarefa liderada pelo gestor para resgatar a qualidade da educação pública local e que inclui ainda a recuperação estrutural de 80% das 104 unidades educacionais, entre escolas e creches.

Perguntar não ofende: quando Lula vem a Pernambuco tentar melhorar os números do seu Governo?

Conheça Petrolina

Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog

A última amostragem da pesquisa do Instituto Opinião, numa parceria exclusiva com este blog, apresenta os números para as eleições presidenciais em Pernambuco, analisando os possíveis cenários da disputa em 2026. Os dados revelam que o presidente Lula (PT) venceria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Estado com folga, se as eleições fossem hoje.

No primeiro cenário, com a resposta espontânea, 30,3% dos entrevistados disseram que votariam em Lula, contra 14,4% que votariam em Bolsonaro. Nesse cenário, o ex-deputado Ciro Gomes (PDT) aparece com 1,3% das intenções de voto e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), com 1,1%.

Por regiões

O presidente Lula venceria Jair Bolsonaro em todas as regiões de Pernambuco, mas no Sertão do São Francisco os números favoráveis ao petista são ainda mais expressivos. Lá, o presidente aparece com 40,5% das intenções de voto ante 10,7% do ex-presidente.

Resposta estimulada

Na resposta estimulada, quando o instituto sugere os nomes dos possíveis candidatos, o percentual do presidente Lula é ainda maior, mas a pergunta apresenta o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), filho de Jair Bolsonaro, como opção, e não o ex-presidente.

Nesse cenário, 43,1% afirmaram que votariam em Lula, contra 13,6% que votariam em Eduardo Bolsonaro. O cantor Gusttavo Lima aparece com 4,7% das intenções de voto, na estimulada. Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), figura com 4,4%. O ex-coach Pablo Marçal (PRTB) aparece com 4%.

Ainda na resposta estimulada, pontuaram o governador do Paraná, Ratinho Júnior, do PSD (1,1%); o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do Partido Novo (0,8%); e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União Brasil (0,7%).

Michele Bolsonaro em Pernambuco

O Instituto Opinião também pesquisou o nome da ex-primeira-dama Michele Bolsonaro (PL) contra o presidente Lula, em Pernambuco. Na resposta estimulada desse cenário, Lula venceria a esposa de Jair Bolsonaro com 42,6% no Estado, contra 15,7% para Michele.

Desempenho da gestão Lula (PT)

Mesmo com o presidente Lula vencendo em Pernambuco em todas as regiões, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, a avaliação da terceira gestão do petista no Estado não é das melhores. Apenas 10,5% dos entrevistados avaliaram o Governo como ótimo e 21,8% bom. Outros 29,5% consideram a administração regular, enquanto 25,7 avaliaram como péssimo.

O Instituto Opinião foi a campo entre os dias 19, 20, 21 e 22 deste mês, tendo sido aplicados dois mil questionários em 80 municípios de todas as microrregiões do Estado.

A modalidade da pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação, com entrevistas pessoais (face a face) e domiciliares.

O intervalo de confiança estimado é de 95,5% e a margem de erro máxima estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Dulino Sistema de ensino

Na última amostragem da pesquisa do Opinião, em parceria exclusiva com este blog, os leitores terão acesso, à meia-noite, aos números da disputa pela Presidência da República em Pernambuco, além da avaliação do governo Lula no Estado. O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 21 de fevereiro, abrangendo 80 municípios de diversas regiões, com 2 mil questionários aplicados.

Os dados trazem um panorama detalhado sobre as intenções de voto e a percepção dos pernambucanos sobre a atual gestão federal. Vale a pena esperar para dormir bem informado! Não perca!

Ipojuca No Grau

Por Blog Dellas

A Polícia Civil de Pernambuco informou esta tarde que prendeu o motorista Jailson Leonardo da Silva, 48 anos, que estava foragido depois de ser acusado pela personal stylist recifense Sílvia Tavares de estuprá-la a mando do padre Airton Freire. Na época, o sacerdote, que foi depois afastado das atividades sacerdotais, foi acusado de ter Jailson como cúmplice de crimes sexuais. A prisão do foragido aconteceu dia 10 de janeiro mas só agora foi divulgada.

O padre Airton Freire foi acusado por Sílvia, mais três mulheres e um homem de envolvimento em crimes sexuais contra eles e foi preso preventivamente em julho de 2023, quando o fato veio a conhecimento público, e, embora cumprindo prisão domiciliar, está usando tornozeleira eletrônica. Jailson, preso agora, trabalhou na Fundação Terra em Arcoverde, fundada pelo padre Airton, e estava foragido.

O processo judicial contra todos os acusados já foi encaminhado à justiça pelo Ministério Publico e no último dia 08 de janeiro houve a primeira audiência de instrução com o início da ouvida das testemunhas.

Como o caso está em segredo de justiça, a Polícia não fornece pormenores. Jailson foi preso por ação da Delegacia da 156.a Circunscrição de Arcoverde.

Caruaru -IPTU 2025 - 20%

A Associação dos Delegados de Pernambuco (ADEPPE) e o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL) emitiram uma nota conjunta repudiando a determinação da Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS), que obriga servidores em licença médica durante o Carnaval a informarem previamente o local onde poderão ser encontrados. As entidades alegam que a medida não tem respaldo legal e viola direitos fundamentais, como saúde e privacidade, configurando possível assédio moral contra os servidores.

Além disso, os representantes da categoria criticam a sobrecarga dos policiais civis durante a folia, destacando que as diárias não são reajustadas desde 2015 e que o efetivo se mantém reduzido. A ADEPPE e o SINPOL prometem adotar medidas judiciais para derrubar a exigência e reafirmam a disposição para dialogar com as autoridades. Confira a nota na íntegra:

Nota de Repúdio

A Associação dos Delegados de Pernambuco (ADEPPE) e o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL) vêm a público repudiar veementemente a recente determinação da Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS), que impõe aos servidores em licença médica durante o período de Carnaval a obrigatoriedade de informar o local onde poderão ser encontrados.

Tal exigência não possui qualquer respaldo legal, seja no âmbito da Polícia Civil de Pernambuco, seja no Estatuto dos Servidores Públicos do Estado. Além disso, essa medida viola direitos fundamentais dos servidores, como o direito à saúde e à privacidade, ao presumir de forma inadequada a má-fé por parte dos mesmos. Essa obrigatoriedade configura uma prática potencialmente caracterizadora de assédio moral, agredindo a dignidade e o bem-estar dos servidores públicos.

A ADEPPE e o SINPOL reafirmam seu compromisso com os direitos dos policiais civis e informarão que medidas judiciais serão tomadas com o objetivo de afastar essa obrigatoriedade ilegal e restabelecer o respeito aos direitos dos servidores.

Cabe ainda afirmar que o maior período de Carnaval neste ano de 2025 coincide com o período de menor efetivo da Polícia Civil. A segurança da população pernambucana está sendo mantida às custas da saúde dos policiais civis, que são obrigados a trabalhar com diárias que não são reajustadas desde 2015.

Reiteramos nossa disposição em dialogar com as autoridades competentes para buscar uma solução que respeite as leis e os direitos fundamentais, sempre em defesa da categoria.

Diogo Victor

Associação dos Delegados de Pernambuco (ADEPPE)

Aureo Cisneiros

Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL)

Camaragibe Cidade do Trabalho

A Justiça Eleitoral da 143ª Zona de Itaíba avança na investigação de um possível esquema de fraude à cota de gênero, que pode resultar na cassação de vereadores eleitos pelos partidos Republicanos e MDB. Os parlamentares foram intimados a apresentar defesa diante das suspeitas de que candidaturas femininas fictícias teriam sido utilizadas para burlar a legislação eleitoral. Caso a fraude seja confirmada, os mandatos serão anulados e a composição da Câmara Municipal será alterada.

A denúncia, apresentada por Adriel Gael, aponta indícios como candidatas que não realizaram campanha, tiveram votações irrisórias e prestaram contas com informações idênticas, elementos considerados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como provas de irregularidade. Caso a decisão judicial determine a cassação dos eleitos, Carla de Didi, Zé de Cisto, Eraldo Pequeno, Ivo do Portão, Itamar Julião, Jorginho de Jorge e Cristóvão Luiz podem assumir as cadeiras.

A decisão pode ter impacto direto na gestão do prefeito Pedro Pilota, que perderia sua base política, atualmente comandada por seu irmão, Marcelo Pilota. A investigação em Itaíba segue o precedente de Brejo da Madre de Deus, onde uma chapa de vereadores já foi cassada por fraude semelhante.

Toritama - Prefeitura que faz

Estive hoje na sede da ELLO TV, onde fui recebido pelo amigo Marcello Patriota para uma entrevista exclusiva. Conversamos sobre o atual cenário político de Pernambuco, com destaque para a gestão da governadora Raquel Lyra e os desafios que ela enfrenta na corrida eleitoral de 2026. Também analisamos os números da mais recente pesquisa, que apontam o prefeito João Campos como favorito na disputa pelo Governo do Estado. Assista:

Belo Jarfim - Cidade Limpa

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, foi eleita por aclamação para o cargo de secretária da Mulher da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), durante assembleia híbrida realizada nesta quinta-feira (27), no Recife. Ela sucede Judite Botafogo, ex-prefeita de Lagoa do Carro, que esteve à frente da pasta nos últimos dois anos. Com a nova função, Márcia reforça o compromisso de fortalecer a participação feminina na gestão pública e fomentar políticas voltadas para as mulheres no estado.

Durante seu discurso, a prefeita destacou a necessidade de ampliar a representatividade feminina e incentivar novas lideranças. “Vou trabalhar muito junto à diretoria da Amupe para fortalecer nossas lideranças e garantir que nossas vozes sejam ouvidas em todos os espaços de decisão”, afirmou. Márcia ressaltou, ainda, que a inclusão de mais mulheres em cargos de gestão contribui para tornar a administração pública mais diversa, eficiente e comprometida com a equidade de gênero.

O deputado federal e líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ), apresentou, nesta quinta-feira (27), uma representação criminal contra o deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A denúncia, endereçada ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, acusa o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro de conspiração contra o governo brasileiro com parlamentares dos Estados Unidos.

“O representado, em total dissintonia com a realidade, atentando contra os interesses nacionais, patrocina, em estado estrangeiro, retaliações contra o seu próprio país e também contra um dos integrantes do Supremo Tribunal Federal”, diz trecho da representação. As informações são da CNN Brasil.

A denúncia, obtida pela CNN, diz ainda que Eduardo Bolsonaro cometeu crime contra a soberania nacional, além de solicitar a apreensão do passaporte do parlamentar.

Na peça, Farias pede à PGR as seguintes medidas:

  • Instauração de Procedimento de Investigação Criminal para apurar, em tese, a prática de crimes pelo representado (como os descritos acima e outros que entender pertinentes, inclusive o descrito no art. 344 do CP) e, ao final, a oferta de denúncia ao Supremo Tribunal Federal
  • Adoção das medidas administrativas e civis pertinentes, em função das responsabilidades pelos crimes, em tese, delineados na presente representação
  • Diante da tentativa de embaraçar as investigações sob a relatoria do Ministro Alexandre de Moraes e da iminência de nova viagem do deputado federal Eduardo Bolsonaro aos EUA, para continuidade das práticas criminosas, a avaliação urgente desse Ministério Público Federal no sentido de requerer, junto ao Supremo Tribunal Federal, o deferimento de medida cautelar de apreensão do passaporte do representado Eduardo Bolsonaro, objetivando a cessão das condutas ilícitas em curso
  • Sugere-se que essa Procuradoria-Geral da República avalie a conveniência de suscitar a prisão preventiva do denunciado Paulo Figueiredo, na medida em que estão presentes, nas respectivas ações, todos os requisitos para a custódia cautelar delineadas no art. 312 do Código de Processo Penal

O edital para a construção do Túnel Santos-Guarujá, o primeiro túnel submerso do Brasil e uma obra aguardada por quase 100 anos, foi lançado nesta quinta-feira (27) no Parque Valongo, em Santos (SP), em um evento que reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o governador do Estados de São Paulo, Tarcísio de Freitas. O empreendimento vai receber investimentos de R$ 6 bilhões e faz parte de uma parceria entre os governos Federal e Estadual, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos.

Incluído no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal), o túnel será a maior obra do programa federal e deve trazer mais agilidade e segurança no deslocamento entre os dois municípios. A concessionária que vencer o certame será responsável pela construção, operação e manutenção do túnel. O leilão está previsto para ocorrer em 1º de agosto deste ano e o empreendimento deve gerar 9.000 empregos diretos e indiretos.

“Esse túnel é a afirmação de um compromisso, é um ato de grandeza, esse entendimento entre o presidente Lula e o governador Tarcísio”, salientou o ministro no início do seu discurso.

“Agora, vamos fazer juntos uma obra que, depois de 100 anos, está saindo do papel. Essa obra vai trazer dignidade às comunidades, vai ajudar a mobilidade urbana, vai gerar empregos e renda e fortalecer o Porto de Santos, o maior porto público da américa latina. Em agosto estaremos juntos, batendo o martelo para a maior obra do Brasil e do setor portuário brasileiro”, garantiu o ministro.

“Nós só temos um lado, que é o do povo brasileiro”, disse o presidente Lula ao comemorar a parceria bem-sucedida do governo Federal com o estado de São Paulo. O presidente afirmou ainda querer cumprir uma promessa de campanha que é trazer o Brasil de volta à normalidade. “Voltar à normalidade é ter uma relação civilizada entre os entes federados. Precisamos nos lembrar para que fomos eleitos e fazer com que o povo sinta prazer em ser governado por alguém que está preocupado com ele.”

A obra histórica do Túnel de Santos-Guarujá vai permitir maior mobilidade entre as duas cidades, reduzindo o tempo da travessia entre os dois municípios, além de ajudar no desenvolvimento da região.

O governador Tarcísio de Freitas comemorou a parceria com o presidente Lula e os investimentos que estão sendo feitos na Baixada Santista. “O que era aguardado há muito tempo está acontecendo. Há 101 anos já se falava sobre essa obra e hoje estamos aqui, publicando o edital do túnel Santos-Guarujá. Presidente eu quero agradecer porque, desde o início, o senhor colocou esse túnel como prioridade. Não está na hora de disputas políticas, temos que atender aos cidadãos”, afirmou.

Mais acesso em menos tempo
Com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros imersos, o túnel contará com três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos dedicados para pedestres e ciclistas. Atualmente, mais de 21 mil veículos passam diariamente pelas duas margens utilizando balsas e catraias, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres. Acesso às cidades, menos tempo no trajeto e mais segurança são os principais ganhos para a população que precisa fazer a passagem todos os dias. O tempo de travessia pela balsa atualmente vai de 20 minutos a duas horas, a depender de dia e horário, e o local forma filas constantes. Com a construção do túnel, o trajeto por via rodoviária vai durar menos de dois minutos.

Para a trabalhadora autônoma, Meire Rodrigues, o túnel vai diminuir o tempo de travessia e trazer mais segurança. “Sei que vamos economizar muito mais tempo e que a obra vai melhorar muito para as duas cidades e, espero, que ajude a revitalizar o centro de Santos”, afirmou.

Já para a professora e moradora de Guarujá, Célia, a obra do túnel vai facilitar a locomoção de todos, tanto de quem precisa fazer a travessia todos os dias, quanto para os turistas. “Eu atravesso de barca e é mais demorado e cansativo. E nem sempre consigo fazer o que preciso por conta do trajeto. Esse túnel vai facilitar muito a nossa vida.”

O estudante Ian Silva, também morador do Guarujá, comemorou a implementação do túnel como algo que vai trazer mais qualidade de vida. “Pegar a balsa todos os dias é cansativo e muito demorado. Eu faço esse trajeto todos os dias e, acredito, com o túnel, tudo vai ficar mais rápido: você chega mais rápido no lugar que você precisa ir e também volta para casa”.

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, anunciou nesta quarta-feira (27) a convocação de 265 professores aprovados no concurso público realizado em 2019. A medida visa fortalecer a rede municipal de ensino, que atende mais de 30 mil alunos e conta com cerca de 3 mil profissionais da Educação. Os novos convocados atuarão em diversas áreas, incluindo educação infantil, Matemática, Português, Libras e Música.

Além da nomeação dos docentes, a gestão municipal trabalha na recuperação estrutural de 80% das 104 unidades educacionais, entre escolas e creches. “Esses profissionais foram aprovados no concurso que fizemos em 2019. Decidimos pela convocação imediata porque, para nós, a Educação é prioridade absoluta”, afirmou Lula Cabral.

O deputado estadual Joel da Harpa (PL) publicou um vídeo em suas redes sociais comentando a operação da Polícia Civil de Pernambuco, que cumpriu mandado de busca e apreensão em sua residência na manhã desta quinta-feira (27). No vídeo, ele afirma que a ação ocorreu enquanto ele estava em agenda no interior e que os policiais não encontraram nada de irregular. O parlamentar destacou que a investigação se refere a um caso de 2015 e questionou o motivo da operação ser realizada agora. Além disso, mencionou sua atuação como presidente da Comissão de Segurança Pública da Alepe e insinuou perseguição política contra conservadores. Assista: