População de Palmares sofre com falta de atendimento na rede municipal de saúde

A saúde pública de Palmares, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, enfrenta uma crise alarmante. Ontem, uma fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) revelou a gravidade da situação: das 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, 19 estão de portas fechadas, representando 70% de inatividade. Moradores afirmam que o fechamento das unidades ocorreu no final de dezembro.

“A situação que encontramos é muito preocupante. Na Zona Rural, por exemplo, os moradores estão sofrendo com a suspensão total do serviço. Todas as seis unidades foram fechadas e os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entre eles idosos, pacientes com doenças crônicas e gestantes precisam se deslocar, com meios próprios, a procura de uma unidade que esteja funcionando. Além disso, os profissionais de saúde que atuam nas UBS não notificados formalmente sobre o fechamento das unidades. Todos os remanejamentos e demissões foram tratados pessoalmente, sem qualquer oficialização”, explica Almir Alves, conselheiro-tesoureiro do Coren-PE, que integra a equipe de fiscalização.

Após visitar as unidades, a equipe do Coren-PE foi recebida pelo secretário de Saúde de Palmares, Bruno César Camilo da Silva. Durante a reunião, o representante da gestão municipal confirmou a suspensão temporária do serviço. Segundo ele, em anos anteriores, o executivo municipal teria identificado uma queda de 80% na procura por atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde do município, o que segundo ele, justifica a suspensão parcial dos serviços. Ainda de acordo com o secretário, a previsão é que até o dia 03 de fevereiro todas as unidades estejam em pleno funcionamento.

Além de causar prejuízo para a população, a iniciativa da gestão municipal vai de encontro com a legislação. Um levantamento feito pelo Departamento de Fiscalização do Coren-PE identificou que, o Ministério da Saúde não foi informado oficialmente sobre a suspensão parcial do serviço. Todas as 19 unidades que se encontram fechadas seguem ativas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), ferramenta utilizada pelo Governo Federal para gerenciar os dados e informações do Sistema Único de Saúde, entre eles, o montante da verba que é destinada às secretarias municipais de saúde.

Após a reunião, o Coren-PE emitiu uma notificação para que a gestão municipal se adeque ao planejamento de Enfermagem, que prevê atendimento em todas as unidades nesse período. Diante do cenário, a Procuradoria do Conselho tomará medidas cabíveis, dentro da jurisdição.

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A equipe financeira da Prefeitura de Tabira revelou, nesta quinta-feira (9), que a gestão do prefeito Flávio Marques herdou um débito de R$ 1.959.097,91 referente ao não pagamento do INSS dos meses de novembro, dezembro e do 13º salário de 2024. A dívida foi deixada pela administração da ex-prefeita Nicinha de Dinca e precisa ser quitada imediatamente para evitar penalidades.

Diante do cenário financeiro crítico, o prefeito Flávio Marques reuniu o secretário da Fazenda, Afonso Amaral, o tesoureiro José Augusto e o contador João Guilherme para definir um plano emergencial de contenção de despesas. A gestão municipal anunciou cortes em contratos temporários, compras e serviços não essenciais para ajustar as contas. Além do débito previdenciário, foi identificada uma dívida de mais de R$ 11 mil com a Celpe, com vencimento até novembro de 2025.

Flávio Marques afirmou que sua prioridade é equilibrar as finanças sem comprometer os serviços básicos da população. “Estamos adotando as medidas necessárias para garantir a estabilidade financeira do município”, declarou o prefeito.

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O ex-secretário de Educação de Pernambuco, Mozart Neves Ramos, negou ter sido sondado para substituir Alexandre Schneider, que deixou o cargo nesta quinta-feira (9). Atualmente, Mozart é titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da USP e professor-emérito da UFPE.

Em nota à imprensa, ele afirmou estar comprometido com projetos em São Paulo, mas destacou que continuará colaborando com Pernambuco, “quem quer que seja o novo secretário, mas não ele”, reforçou.

Camaragibe Avança 2024

O presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Waldemar Borges, manifestou preocupação com a saída do secretário estadual de Educação e Esportes, Alexandre Schneider. O parlamentar criticou a mudança repentina na pasta, alertando que a falta de estabilidade na gestão ameaça os avanços da educação pública no estado.

“A gente fica surpreso com essa mudança tão repentina na gestão da educação. O governo já está na metade do mandato e continua sem acertar o passo em uma das áreas mais estratégicas para o futuro de Pernambuco. Com mudanças tão radicais e intempestivas, quebra-se a oportunidade de consolidar qualquer trabalho de longo prazo. Isso coloca a educação pública em um risco enorme de retrocesso”, afirmou Waldemar Borges.

O deputado destacou que as conquistas da educação básica em Pernambuco foram fruto de planejamento e compromisso dos governos do PSB, como os de Eduardo Campos e Paulo Câmara. Ele criticou a gestão atual por, segundo ele, demonstrar incapacidade de dar continuidade a essas políticas.

“Depois de tantos esforços, com políticas premiadas e reconhecidas nacionalmente, a educação pública de Pernambuco pode estar retrocedendo. Esse bate-cabeça administrativo e a absoluta falta de capacidade de gestão do governo acendem um alerta vermelho. Estamos falando de um trabalho que demandou compromisso e seriedade e que agora corre o risco de ser jogado fora”, concluiu.

O professor José Valmir Alves Júnior, aprovado em primeiro lugar no concurso público do município de Passira para o cargo de professor de artes, denunciou que a Prefeitura tem se recusado a efetivar sua posse, mesmo após determinação judicial. Segundo Valmir, ele acionou a Justiça e conseguiu uma liminar garantindo sua nomeação, mas a gestão municipal não cumpriu a ordem.

A decisão, assinada pela juíza Ingrid Miranda Leite, determinava que a posse fosse realizada hoje (09), sob pena de multa de R$ 50 mil aplicada diretamente à autoridade responsável, além da apuração de crime de desobediência. Diante do descumprimento, o professor registrou um boletim de ocorrência na delegacia local contra a Prefeitura.

Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog

O pernambucano Mozart Neves Ramos está sendo cotado para assumir a Secretaria de Educação do Estado, depois da saída de Alexandre Schneider, nesta quinta-feira (9). Mozar e Alexandre Schneider, inclusive, tiveram um encontro ontem (8), fora da secretaria.

Mozart Neves já foi titular da pasta, durante a segunda gestão de Jarbas Vasconcelos (2003 a 2006). Antes, havia sido reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) entre 1996 e 1999.

O Espaço Vida Marinha, centro de educação ambiental da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes em parceria com o Grupo Orizon, recebeu nesta quinta-feira (9) integrantes do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (CEMIT). O encontro marcou a primeira reunião do ano no local e reforçou a importância do Plano de Educação Ambiental para Segurança Aquática e Prevenção de Incidentes com Tubarões em Pernambuco (PEAST-PE), que orienta ações educativas para reduzir riscos na orla.

Durante a reunião, o CEMIT destacou a substituição de 150 placas de alerta ao longo da orla da Região Metropolitana do Recife, das quais 64 serão instaladas em Jaboatão. As novas sinalizações contêm instruções bilíngues, alertas sobre atividades proibidas e contatos de emergência. “Essas placas são um instrumento essencial não só para a prevenção de incidentes com tubarões, mas para a segurança aquática como um todo”, destacou a secretária executiva do CEMIT, Danise Alves.

O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, iniciou nesta quinta-feira (9) um treinamento intensivo para secretários e diretores municipais, voltado à gestão orçamentária, ajuste fiscal e equilíbrio financeiro da administração. A capacitação, realizada no Centro de Estudos, Pesquisa e Assessoria em Administração Municipal (Cespam), em Caruaru, tem duração de dois dias e busca garantir que a equipe esteja preparada para enfrentar os desafios da administração pública dentro dos princípios da Lei de Responsabilidade Fiscal e do Plano Plurianual (PPA) 2026/2029.

Durante a abertura do evento, Diego Cabral destacou a importância de um planejamento estratégico eficiente e da participação ativa de cada secretário na construção das ações da gestão municipal. “O trabalho conjunto da equipe é essencial para oferecer à população os serviços que ela precisa, com responsabilidade e equilíbrio financeiro. Cada gestor deve estar nas ruas ouvindo as demandas da população para que possamos definir prioridades e utilizar os recursos da forma correta”, afirmou o prefeito. A vice-prefeita Comandante Débora também participa da capacitação.

O treinamento aborda temas como planejamento orçamentário e financeiro, prestação de contas, responsabilidade fiscal e avaliação de riscos na gestão municipal. Além disso, são discutidas estratégias para garantir que Camaragibe avance em índices de consistência contábil e na Capacidade de Pagamento (Capag), o que permite ao município acessar operações de crédito e atrair investimentos. No segundo dia do evento, os participantes irão construir uma proposta de ações para os primeiros 100 dias da nova gestão.

De acordo com o diretor-geral do Cespam, Bernardo Barbosa, a capacitação é essencial para que os novos gestores compreendam os desafios fiscais e administrem as contas públicas com responsabilidade. “Os prefeitos e secretários precisam estar atentos às limitações das receitas e ajustar as despesas para garantir um orçamento equilibrado. O sucesso da gestão depende do comprometimento de toda a equipe em seguir as diretrizes fiscais e aplicar os recursos corretamente”, explicou Barbosa.

O ministro Rui Costa (Casa Civil) disse nesta quinta-feira (9) que a reforma ministerial pode ser feita até dia 21 de janeiro. A data marca a próxima reunião dos ministérios com o presidente Lula (PT).

“O presidente está focando em aperfeiçoar a gestão. Portanto, há indicativo do presidente que as mudanças que ocorrerem, quer fazer eventuais mudanças ainda neste mês, até para que quem entrar possa ter mais tempo de fazer alterações que presidente espera”, disse.

“Teremos reunião de ministério dia 21 e eventualmente alterações, se presidente assim decidir, podem ser feitas antes dessa reunião ministerial”, completou.

Para o chefe da Casa Civil, Lula ainda não bateu o martelo e está refletindo sobre mudanças. Ele tampouco citou pastas que podem entrar na reforma.

A declaração foi feita em entrevista à GloboNews. Costa mencionou a troca na Secom (Secretaria de Comunicação Social), em que sai Paulo Pimenta e entra o marqueteiro Sidônio Palmeira, como diferente das eventuais trocas que devem ocorrer. Na pasta, diz, trata-se de uma mudança de rumo na área.

Ao tratar da reforma ministerial, Rui Costa respondia à pergunta sobre se reforma ocorreria depois das eleições da mesa no Congresso, a que ele negou. A Câmara elegerá o sucessor de Arthur Lira (PP-AL) no dia 3 de fevereiro, e o de de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), no Senado, no dia 1º.

O prefeito de Itaíba, Pedro Pilota (Republicanos), anunciou nesta quinta-feira (9) o envio à Câmara de Vereadores de um projeto de lei que reajusta o Piso Nacional do Magistério em 6,27%, beneficiando cerca de 240 professores da rede municipal. O gestor também garantiu que o salário dos servidores será pago regularmente no dia 30 de cada mês. “Terminamos uma reunião com o sindicato e anunciamos desde já o reajuste do piso”, afirmou.

Além do reajuste, Pilota anunciou o pagamento de R$ 700 mil nesta sexta-feira (10) para quitar parte dos salários remanescentes do final de 2023, incluindo ativos e inativos, além do terço de férias dos professores. O restante será pago de forma parcelada até abril. Já a folha da Secretaria de Saúde será quitada integralmente no mesmo dia, somando R$ 1 milhão.

No próximo 19 de janeiro, estarei em Afogados da Ingazeira para participar da noite de premiações promovida pelo Mais Pajeú, no Kabanna Recepções. O evento reunirá autoridades, personalidades e profissionais em duas cerimônias: os Destaques do Ano, que reconhecerá empresas e profissionais eleitos por votação no Instagram, e a Festa dos Eleitos, que homenageará prefeitos e vereadores escolhidos nas eleições de 2024.

A solenidade será conduzida pelos comunicadores Nill Júnior e Michelle Martins e contará com uma programação especial, incluindo apresentações musicais de Matheus Max e Rubem Pereira. Além das homenagens, o evento terá transmissão ao vivo, espaços interativos, serviço de fotografia, entrega de troféus e um jantar especial.

O advogado Arthur Neves, filho do vice-prefeito de Vitória de Santo Antão, Edmo Neves, anunciou sua saída da diretoria do Complexo de Suape. O advogado comunicou oficialmente sua despedida da gestão do Complexo pelas redes sociais, destacando sua gratidão pelo tempo em que esteve à frente da Diretoria de Desenvolvimento e Gestão Industrial. Ele também ocupou a pasta da Casa Civil no início da gestão de Raquel Lyra no Governo de Pernambuco.

No texto, Neves demonstrou seu orgulho pelo trabalho realizado ao longo de 18 meses.

“Foram 18 meses de muito aprendizado e dedicação, ao lado de diretores e colaboradores. Pudemos dar uma contribuição na linha do tempo desta empresa”, afirmou.

Neves ainda expressou sua gratidão pela confiança depositada pelos membros do Conselho de Administração, pelo Presidente do Complexo e pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, que contribuíram para o sucesso de sua gestão.

Durante sua jornada no cargo, projetos que incluíram a atração de novos investimentos para o Complexo de Suape, com mais de R$ 5 bilhões em prospecções ativas e mais de R$ 2 bilhões em investimentos, foram anunciados.

“Estruturamos o núcleo de inteligência de mercado, que realizou parcerias com instituições de excelência, como a ONU (UNCTAD) e SENAI/PE, edificando ferramentas de business intelligence e inteligência artificial para direcionar o desenvolvimento de novos negócios”, escreveu o advogado.

Do Blog da Folha.

O deputado estadual Júnior Matuto (PSB) protocolou, nesta quinta-feira (9), um pedido de Auditoria Especial junto ao Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) para investigar a administração financeira e patrimonial da Prefeitura de Paulista no último ano da gestão de Yves Ribeiro. O parlamentar denuncia atraso no pagamento dos salários de dezembro dos servidores efetivos, incluindo professores, além de uma dívida de R$ 25 milhões com a empresa de limpeza urbana e suspeitas de uso irregular de recursos da educação.

Ex-prefeito de Paulista por dois mandatos, Matuto comparou a atual situação com sua própria gestão e criticou a falta de planejamento da administração anterior. “Deixei a Prefeitura com recursos em caixa, salários em dia e uma cidade funcionando, mesmo em meio à pandemia. Não é fácil administrar, mas o mínimo que se espera é compromisso com a população. Por isso, estou cobrando que o TCE investigue essa gestão desastrosa”, afirmou.

O deputado também criticou a falta de eficiência no processo de transição. Segundo ele, apesar da relação harmônica entre as gestões, o período de transição não foi aproveitado para buscar soluções concretas para os problemas da cidade. “Paulista não pode ser refém de administrações que não priorizam os servidores nem a população. O município está sem rumo, com ruas tomadas pelo lixo e trabalhadores sem receber. Isso não pode continuar e seguirei atento na defesa do nosso povo”, concluiu.