Piauí lança “SoberanIA”, primeira Inteligência Artificial com base de dados 100% em português

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, anunciou nesta quinta-feira (30) o lançamento da SoberanIA, a primeira inteligência artificial desenvolvida no Brasil com total independência de infraestrutura estrangeira. O projeto, coordenado pela Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (ETIPI), foi criado em parceria com startups e pesquisadores brasileiros e será lançado oficialmente em fevereiro. Segundo Fonteles, a IA utilizará um dos maiores conjuntos de dados em português, com mais de 100 bilhões de palavras, garantindo autonomia e segurança para o uso público e comercial.

Durante o anúncio, Fonteles destacou que a SoberanIA poderá ser utilizada por governos estaduais, municipais e empresas públicas, otimizando serviços e reduzindo custos. O secretário de Inteligência Artificial do Estado, André Marceno, enfatizou que o investimento em tecnologia irá melhorar a eficiência do serviço público e impulsionar a pesquisa nacional. “O desenvolvimento dessa infraestrutura no Brasil garante mais autonomia e segurança para a administração pública”, afirmou.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Agosto Lilás
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

Chegou a hora de agradecer e dar uma satisfação: meu telefone não tem parado ao longo do dia com tantas manifestações carinhosas e emocionantes pela passagem do meu aniversário.

Impossível responder a todos. Com esta mensagem, reitero meus agradecimentos a todos que me cumprimentaram. Estou muito feliz.

Obrigado de coração!

A maioria dos brasileiros não quer nem a reeleição de Lula (PT) nem o retorno de Bolsonaro (PL) em 2026, aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada na última quinta-feira (21).

58% dos entrevistados rejeitam Lula, enquanto 39% apoiam sua candidatura. Para Bolsonaro, que está inelegível, a rejeição subiu para 65%, e apenas 26% ainda o veem como opção.

Em um cenário sem Bolsonaro, Michelle Bolsonaro (PL) lidera entre os eleitores de direita com 36%, enquanto Tarcísio de Freitas (PL) e Ratinho Júnior (PSD) registram 14% e 10%, respectivamente. Entre todos os eleitores, Michelle tem 16%.

O levantamento foi realizado entre 13 e 17 de agosto, em 120 municípios, com pessoas com 16 anos ou mais, margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.