Pesquisa do Opinião para governador bombou: mais de 100 mil visualizações pelo Instagram do blog

A publicação do blog sobre a pesquisa do Opinião para governador teve ampla repercussão no Estado e no País, sendo o assunto mais comentado do dia em todas as regiões de Pernambuco.

Pelas redes sociais, bombou. Somente no Instagram do blog já alcançou mais de 100 mil visualizações, com 2,4 mil curtidas, 609 comentários e 1,8 mil compartilhamentos, demonstrando um alto engajamento do público.

Entre os espectadores, 54,9% não eram seguidores do perfil, enquanto 45,1% já acompanhavam a página. A maior parte das visualizações, 70.831, veio diretamente da página inicial, e o conteúdo gerou um total de 4.815 interações.

Veja outras postagens

O embaralhado cenário para o Senado

No campo da governadora Raquel Lyra (PSDB), o candidato que aparece mais competitivo na nova rodada da pesquisa de intenção de voto para o Senado, do instituto Opinião, em parceria com este blog, é o deputado federal Eduardo da Fonte, presidente estadual do PP. Se as eleições fossem hoje, ele seria o segundo mais votado, abaixo apenas do senador Humberto Costa (PT).

O petista aparece na liderança com 30,1%, mas da Fonte vem em segundo, com 24,6%. Também aliado da governadora, o ex-senador Armando Monteiro Neto também parece competitivo, com 17%. Já na órbita eleitoral do provável candidato do PSB a governador, João Campos, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), é o que se revela com mais gordura eleitoral.

Aparece tecnicamente empatado com Eduardo da Fonte, com 23,7%. E tende a acirrar uma disputa interna por uma das vagas com o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, que aparece em seguida, com 14,5%. Quanto ao universo bolsonarista, o nome mais competitivo é o do ex-prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, presidente estadual do PL.

Na eleição de 2022, ele disputou o Governo do Estado e no segundo turno apoiou Raquel, de quem se encontra distanciado. Anderson desponta com 15,1%, bem distante de Gilson, que aparece com 4,5% das intenções de voto. Eleição de senador tem uma particularidade interessante em Pernambuco: historicamente, quem arrasta o candidato ou os candidatos é o postulante a governador.

Foi assim com Miguel Arraes, que elegeu Mansueto e Farias, com Jarbas, que igualmente puxou Marco Maciel e Sérgio Guerra, além de Eduardo Campos, que arrastou Humberto e Armando.

Líder nas pesquisas, com 40 pontos de vantagem sobre Raquel, segundo o mesmo levantamento do Opinião, João Campos teria, hoje, três nomes competitivos para o Senado: Humberto Costa, Miguel Coelho e Silvio Costa Filho. O que se diz nos bastidores é que serão escolhidos Humberto e Silvio e que Miguel fechará a chapa de João como candidato a vice.

Mas esta não é a expectativa de Miguel nem tampouco da família Coelho, a começar pelo pai do ex-prefeito, o ex-senador Fernando Bezerra Coelho, que saiu na frente e lançou a candidatura do filho a senador tão logo saiu o resultado das eleições municipais no ano passado. 

ANDORINHA SOLITÁRIA – Enquanto João Campos anda a tiracolo e prestigia seus três nomes potenciais para o Senado – Humberto, Silvio e Miguel – a governadora é uma andorinha solitária no que tange a sinalização de que tem um grupo ao seu lado. Eduardo da Fonte e Armando Monteiro, nomes mais robustos no universo raquelzista, nunca aparecem ao seu lado em eventos pelo Interior nem tampouco manifestam de público disposição para entrarem numa chapa majoritária com ela.

BRIGA SURDA – Mas dentro da aliança de João o que vai ocorrer, de fato, será uma briga surda entre o ministro Sílvio Filho e o ex-prefeito Miguel Coelho pela segunda vaga ao Senado, já que a primeira estaria reservada, sem nenhum risco de atropelo, para o senador Humberto Costa disputar a reeleição. Aliás, Humberto já encheu o Estado de outdoor, principalmente pela BR-232, fazendo a propaganda de que seria o melhor senador aliado do presidente Lula.

Reação do Governo – Líder da bancada do Governo na Alepe, a deputada Socorro Pimentel (União Brasil) não se estressou com a pesquisa do Opinião apontando João Campos com 40 pontos de vantagem sobre Raquel. “O Governo terá um ano de entregas robustas. A governadora vem fazendo de tudo, está com ações e obras para transformar a vida do povo pernambucano em todas as regiões”, disse. Na sua opinião, não adianta antecipar o processo eleitoral que, de fato, ocorrerá em 2026. “Sabemos que essas pesquisas são reflexos momentâneos de um determinado processo que ainda não é o tempo de a gente discutir”, observou.

Roupagem velha – Já o líder da bancada de oposição, Diogo Moraes (PSB) disse que a pesquisa é um retrato do que Pernambuco vive. “Reflete a má avaliação da governadora e do seu Governo por vários motivos. Pela incapacidade na segurança pública, na saúde, na educação. Os níveis de referência aqui do Estado baixaram demais. É o que a população está sentindo”, afirmou, acrescentando que muitas ações do Governo não têm capilaridade de mudança. “Às vezes, o novo é só uma roupagem, não necessariamente algo com uma novidade para o Governo”, destacou.

Amanhã tem avaliação da gestão Raquel – Na terceira parte da pesquisa do Opinião, em parceria com este blog, os leitores vão conhecer os números da avaliação do Governo Raquel Lyra (PSDB). E no seguinte, na sexta-feira, os cenários para eleição de presidente da República no Estado. A pesquisa bombou. Só no Instagram do blog, na primeira postagem trazendo os cenários para governador, ocorreram mais de 100 mil visualizações, com mais de dois mil compartilhamentos.

CURTAS

LADEIRA ABAIXO – Pesquisa divulgada, ontem, pela Confederação Nacional do Transporte aponta que cresceu de 31% para 44% o percentual dos que avaliam negativamente o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em comparação com o levantamento de novembro de 2024. Já a avaliação positiva caiu de 35% para 28,7%. Cerca de 32% responderam que acham a gestão “péssima” e 12%, “ruim”. 26,3% consideram o governo “regular”. Outros 19,4% acham “bom” e 9,3% “ótimo”.

DEZ PONTOS – Em relação ao desempenho pessoal, a aprovação do presidente é de 40%, representando uma queda de 10 pontos percentuais, enquanto a desaprovação atingiu 55%, um aumento de 9 pontos percentuais no mesmo período. A pesquisa foi realizada presencialmente de 19 a 23 de fevereiro. Foram entrevistadas 2.002 pessoas em todo País.

EMPATE – No cenário de intenção de voto estimulado para as eleições presidenciais de 2026, há um empate técnico entre Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com 30,3% e 30,1%, respectivamente. Ciro Gomes (PDT) aparece com 9,8%, seguido de Pablo Marçal (PRTB), com 6,7%, de Ronaldo Caiado (União Brasil), com 3,5%, e de Romeu Zema (Novo), com 2,7%. Outros 11,1% responderam que votariam branco/nulo e 5,8% disseram estar indecisos.

Perguntar não ofende: O desespero levou Lula a propalar dois programas opacos em rede de TV?

Conheça Petrolina

Na pesquisa para o Senado, contratada pelo blog com exclusividade ao Opinião, o senador Humberto Costa (PT) lidera com 30,1%. O deputado Eduardo da Fonte (PP), com 24,6%, e o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), aparecem empatados, com 23,7%, seguidos pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Filho (Republicanos), com 14,5%.

O ex-ministro Gilson Machado (PL) aparece 6,9% e o senador Fernando Dueire é o último, 3,5%. Brancos e nulos somam 44,3% e indecisos chegam a 52,4%. Quando o nome de Gilson Machado é trocado pelo do ex-prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, ambos do PL, este aparece com 15,1%. O Opinião testou ainda o deputado Alberto Feitosa como opção do PL, no campo do bolsonarismo. Ele aparece menos competitivo do que Anderson e Gilson Machado, com apenas 4,1%.

O Opinião testou também o nome do ex-senador Armando Monteiro Neto entre os demais possíveis pré-candidatos ao Senado. Ele aparece com 17,4%, mas se mantém numa quarta posição, ao contrário da pesquisa anterior, que esteve em segundo. Na espontânea, modelo pelo qual o eleitor é forçado a revelar seu candidato preferencial sem ajuda da lista com todos os nomes, Humberto também lidera, com 4,7%.

Em seguida, aparece Miguel Coelho com 2,9%. Foram citados ainda João Campos, com 1%, Anderson Ferreira, com 0,8%, Eduardo da Fonte, com 0,7%, Armando Monteiro, com 0,6%, Marília Arraes, com 0,6% e Silvio Costa Filho, com 0,2%. Neste cenário, os indecisos sobem para 76,6% e brancos e nulos somam 9,3%.

Estratificando o levantamento, Humberto tem seus maiores percentuais de indicação de voto entre os eleitores com renda familiar acima de dez salários (22%) e entre os eleitores com grau de instrução superior (15,7%). Miguel, por sua vez, tem taxas maiores entre os eleitores jovens, na faixa etária entre 16 e 24 anos (13,5%) e entre os eleitores com instrução até a 9ª série (11,9%). Eduardo da Fonte aparece mais bem situado entre os eleitores com renda familiar de até dois salários (12%) e entre os eleitores na faixa etária 45 e 59 anos (11,2%).

Armando, por sua vez, tem 11% entre os eleitores com renda familiar acima de dez salários e 12% entre os eleitores na faixa etária acima de 60 anos, enquanto Anderson se situa melhor entre os eleitores com renda familiar entre cinco e dez salários (14,3%) e entre os eleitores com grau de instrução superior (11%). Por fim, Silvio Costa tem suas maiores taxas entre os eleitores na faixa etária entre 35 e 44 anos (7,4%) e entre os eleitores com grau de instrução superior (75%).

POR REGIÕES

Pelo levantamento, se as eleições para o Senado fossem hoje, Humberto Costa teria a seguinte votação por região: Metropolitana (17,6%), Zona da Mata (12,4%), Agreste (13,7%), Sertão (22%) e São Francisco (13%).

Miguel Coelho: Metropolitana (6,3%), Zona da Mata (5,4%), Agreste (8,7%), Sertão (17,2%) e São Francisco (57,2%).

Eduardo da Fonte: Metropolitana (10,8%), Zona da Mata (11,1%), Agreste (12,5%), Sertão (6,6%) e São Francisco (3,1%).

Silvio Costa Filho: Metropolitana (7%), Zona da Mata (7,4%), Agreste (4,8%), Sertão (2,2%) e São Francisco (1,5%).

Armando Monteiro: Metropolitana (7,4%), Zona da Mata (13,8%), Agreste (11,3%), Sertão (11,5%) e São Francisco (1,5%).

Anderson Ferreira: Metropolitana (15,7%), Zona da Mata (6,7%), Agreste (5,2%), Sertão (0,9%) e São Francisco (0,8%).

Fernando Dueire: Metropolitana (0,5%), Zona da Mata (0,3%), Agreste (1%), Sertão (1,8%) e São Francisco (0,8%).

Gilson Machado: Metropolitana (6,1%), Zona da Mata (5%), Agreste (3,8%), Sertão (1,3%) e São Francisco (0,8%).

Alberto Feitosa: (Metropolitana (4%), Zona da Mata (1,7%), Agreste (1,2%), Sertão (0,4%) e São Francisco (0%).

O levantamento foi a campo entre os dias 19, 20, 21 e 22 deste mês, tendo sido aplicados dois mil questionários em 80 municípios de todas as microrregiões do Estado. A modalidade da pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação, com entrevistas pessoais (face a face) e domiciliares.

O intervalo de confiança estimado é de 95,5% e a margem de erro máxima estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Dulino Sistema de ensino

Na sequência da pesquisa do Opinião sobre o cenário de 2026, em parceria com este blog, à meia-noite sairá o quadro para disputa ao Senado. O levantamento foi a campo nos dias 18, 19, 20 e 21, sendo aplicados dois mil questionários em 80 municípios nas diversas regiões do Estado.

Vale a espera para dormir bem informado!

Ipojuca No Grau

A governadora Raquel Lyra lançou ontem (24), em São José do Egito, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Leite, iniciativa voltada para a compra do produto diretamente de agricultores familiares locais e sua distribuição a famílias em situação de vulnerabilidade. O lançamento ocorreu no Clube Hotel, com a presença do prefeito Fredson Brito, do vice-prefeito Zé Marcos, vereadores, produtores rurais e representantes da sociedade civil.

Raquel Lyra destacou a importância econômica e social da iniciativa para a região. “Esse programa fortalece o trabalho dos produtores rurais, garantindo renda e segurança alimentar. Além disso, é fundamental para o desenvolvimento da economia local, beneficiando diretamente quem produz e quem mais precisa”, enfatizou a governadora.

O prefeito Fredson Brito agradeceu o compromisso da governadora com São José do Egito e ressaltou que o programa reforça o apoio ao homem do campo. “É uma ação importante, que mostra o olhar atento do governo estadual para nossas necessidades”, afirmou. Durante o encontro, realizado no Clube Hotel, a governadora discutiu ainda investimentos em infraestrutura e desenvolvimento econômico para o município e região.

Caruaru -IPTU 2025 - 20%

A Prefeitura de Vitória de Santo Antão anunciou, nesta terça-feira (25), a programação oficial e os homenageados do Carnaval 2025, que começa nesta sexta-feira (28). O evento, batizado de “Vitória das Alegorias”, terá como principal polo o Silva Jardim, no bairro da Matriz, onde ocorrerão apresentações de Maestro Forró, Almir Rouche, Marron Brasileiro, Samba das Antigas, entre outros, além de matinês infantis.

Nesta edição, serão homenageados os 75 anos do tradicional Bloco A Girafa, o casal Iara e Sylvio Gouveia, ex-presidentes do Clube Abanadores – O Leão, e o artista plástico Amauri Lira (in memoriam). Além do Polo Silva Jardim, a folia também será espalhada por outros pontos, como a Praça da Matriz, a Estação Ferroviária e o bairro do Livramento, além das comunidades rurais de Pirituba, Oiteiro e Mocotó.

Vitória reúne mais de 150 agremiações ao longo de seu ciclo carnavalesco. “Desde janeiro, já temos blocos nas ruas. Convidamos a todos para prestigiar nossa festa, que é multicultural e acontece diariamente”, destacou o prefeito Paulo Roberto.

Camaragibe Cidade do Trabalho

Os governos de Pernambuco e Goiás firmaram um memorando de entendimento para garantir que a produção agroindustrial goiana seja exportada pelo Porto de Suape. O acordo, assinado durante o evento Pernambuco Export, no Recife, prevê o desenvolvimento de projetos e estudos logísticos para otimizar o escoamento dos produtos do Centro-Oeste, ampliando o papel de Suape no cenário das exportações nacionais.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, a parceria é estratégica e fortalece as relações comerciais entre os dois estados, incentivando o crescimento econômico regional. “O Porto de Suape está preparado para atender às demandas logísticas, garantindo eficiência e competitividade nas exportações”, afirmou Cavalcanti, ressaltando a importância da cooperação para otimizar recursos e potencializar resultados no setor agroindustrial brasileiro.

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás, Francisco Rodrigues Vale Júnior, destacou que a parceria nasce do entendimento da necessidade de união entre os estados para superar desafios e ampliar oportunidades comerciais. “Temos percebido em Suape uma disposição especial para juntar esforços e alcançar resultados concretos. Com essa iniciativa, pretendemos ganhar o mercado internacional através do porto pernambucano”, comemorou Vale Júnior.

O acordo também contou com a participação do diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Márcio Guiot, e do representante da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Marduk Duarte. Guiot enfatizou que a aproximação com o agronegócio goiano começou na Ficomex e destacou que o memorando fortalecerá a economia pernambucana ao tornar Suape uma rota estratégica para o escoamento da produção agroindustrial do País.

Toritama - Prefeitura que faz

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) dois pedidos para que os ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin sejam impedidos de participar do julgamento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o antigo mandatário por participação em uma trama golpista após as eleições de 2022.

Os pedidos foram protocolados nesta terça-feira pelo advogado de Bolsonaro, Celso Vilardi. Nas peças, o defensor argumenta que Zanin e Dino não poderiam julgar o ex-presidente por já terem ou processado o ex-presidente ou terem advogado em causas relacionadas a ele. O advogado também pede que o Supremo discuta se a competência para julgar a denúncia seria do plenário da Corte, com 11 ministros. As informações são do Jornal O Globo.

No caso de Zanin, a defesa diz que o ministro se declarou impedido de julgar um recurso apresentado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o declarou inelegível por abuso de poder político e de uso indevido de meios de comunicação nas eleições de 2022.

“É importante salientar que não se está a questionar, na espécie, a imparcialidade do Excepcionado para julgar o ex-Presidente JAIR BOLSONARO, por questões vagas e subjetivas, mas por questão objetiva, qual seja, a sua anterior atuação profissional com o manejo de ação contra o Excipiente versando exatamente sobre os mesmos fatos (reunião com embaixadores em 18/07/2022), sustentando a suposta ilegalidade da exata conduta imputada como criminosa na denúncia ajuizada na Pet. 12.100”, diz ainda o advogado.

Com relação a Dino, o advogado sustenta que o ministro, em 2021, quando era governador do Maranhão entrou com uma queixa-crime contra Bolsonaro. O ex-presidente, na época, deu uma entrevista à rádio Jovem Pan afirmando que Dino não queria ceder a Polícia Militar para “fazer uma segurança mais aberta minha” em uma visita que faria ao Estado.

“Como se verifica, ictu oculi, a pré-existência de queixa-crime envolvendo, de um lado, o juiz, e de outro lado, a parte, é causa típica de impedimento (art. 144, IX, do CPC), e deve produzir efeito expansivo para todos os processos que envolvam as partes, prestigiando-se a isenção e a neutralidade judiciais”, afirma a defesa no caso de Dino.

Segundo a PGR, Bolsonaro ‘liderou’ organização criminosa que tentou golpe de Estado. “A responsabilidade pelos atos lesivos à ordem democrática recai sobre organização criminosa liderada por Jair Messias Bolsonaro, baseada em projeto autoritário de poder”, escreveu Gonet, na denúncia.

De acordo com a PGR, a suposta organização criminosa estava “enraizada na própria estrutura do Estado” e tinha “forte influência de setores militares”.

As ações de impedimento agora serão apreciadas pelo presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso. Como mostrou O GLOBO, ministros do STF avaliam que os pedidos não têm chance de prosperar, e os magistrados devem ser mantidos na análise dos casos.

Belo Jarfim - Cidade Limpa

Em meio à expectativa de troca no comando do Ministério da Saúde, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu a sós, na tarde desta terça-feira (25), com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e seu provável substituto, o atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Os encontros ocorreram fora da agenda oficial do presidente, mas foram confirmados ao Valor por fontes do governo. Entretanto, nenhuma fonte confirma ainda se, de fato, Lula pediu o cargo à ministra durante o encontro desta tarde, apesar de a demissão dela ser dada como certa.

A reunião com Nísia ocorreu no início da tarde. Já a conversa com Padilha ainda estava acontecendo por volta das 16h20. As informações são do Valor Econômico.

Desde segunda havia a expectativa de que Nísia seria comunicada de seu desligamento após um evento na manhã desta terça-feira, em que a ministra anunciou convênios para a produção de vacinas contra a dengue, a influenza e o vírus sincicial respiratório (VSR), causador da bronqueolite em bebês, além da fabricação de insulina.

A cerimônia, no Salão Leste do Planalto, foi encarada por pessoas dos diversos escalões do governo como uma espécie de despedida de Nísia. Passando por um processo de fritura, ela ficou com o cargo ameaçado por conta da insatisfação do presidente com o seu trabalho. Nos bastidores, auxiliares do presidente afirmam há dias que Lula já tomou a decisão de demiti-la.

Nísia foi ovacionada pela plateia, a maioria formada por servidores da pasta, ao chegar ao local do evento. Lula não discursou e, ao fim da solenidade, se recusou a responder à pergunta de um repórter, que questionou se ele faria mudanças no ministério.

O presidente estadual do PRTB, Robson Ouro Preto, convidou o escritor e acadêmico Antonio Campos para ser candidato ao Governo de Pernambuco nas eleições de 2026. Campos, que disputou a Prefeitura de Olinda no último ano, é considerado pelo partido como alguém com “grande conhecimento jurídico e político”, com “a coragem para debater temas relevantes para o Estado”. O PRTB também avalia que o episódio envolvendo Olinda foi um caso isolado, e aguarda a resposta do possível candidato até o final de março deste ano.

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realiza nesta quinta-feira (27), às 9h, a eleição de sua nova diretoria para o biênio 2025/2027. A chapa única será eleita por aclamação durante a assembleia, confirmando Marcelo Gouveia como presidente até março de 2026, quando será substituído por Pedro Freitas, prefeito de Aliança, até 2027. A posse oficial ocorrerá no dia 1º de março.

Além da presidência compartilhada, a chapa inclui outros gestores municipais pernambucanos, como a prefeita de Igarassu, Elcione Ramos (1ª secretária); a prefeita de Olinda, Mirella Almeida (2ª secretária); o prefeito de Panelas, Ruben Lima (1º tesoureiro); o prefeito de Cabrobó, Elioenai Dias (2º tesoureiro); a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (secretária da Mulher da Amupe); e a prefeita de Casinhas, Juliana Barbosa (suplente da Secretaria da Mulher). A eleição ocorrerá de forma híbrida, com transmissão a partir da sede da Amupe, no Recife.

Caruaru - Prefeitura na porta

Por Anthony Santana
Do Blog da Folha

A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), comemorou a possibilidade de a governadora Raquel Lyra (PSDB) ingressar no Partido Social Democrático (PSD). De acordo com a gestora, a chegada da governadora dá mais força à sigla, que já desfruta, segundo ela, de um crescimento importante desde as eleições municipais de 2024.

Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, Mirella lembrou que filiação dela foi um convite da governadora e reforçou as expectativas de que Raquel se integre ao partido a partir de março, como vem sendo especulado pela imprensa nos últimos dias.

“Uma das responsáveis por eu estar filiada ao PSD foi Raquel. Para mim, é uma alegria grande. Tê-la no partido que ela me levou é uma alegria enorme. É importante para fortalecer ainda mais um partido que cresceu muito nas últimas eleições.Com a vinda de Raquel, a gente ganha muita força”, enfatizou Mirella.

Mirella Almeida reforçou que o partido está de portas abertas para novas filiações e aproveitou para convidar o pefeito de Jaboatão, Mano Medeiros (PL), para se integrar aos quadros da legenda. “Mano, estamos esperando você no PSD”, brincou.

A proximidade da prefeita olindense com Medeiros mostra que a articulação política é uma prioridade. Ela declarou que tem discutido com o gestor projetos em comum das cidades, como a engorda da orla. “A gente tem o entendimento de que tem que ser feito de forma metropolitana, por ser uma obra cara, mas necessária”, explicou a prefeita, ressaltando a importância da integração entre os municípios.

Amupe
Com o objetivo de tornar a cidade de Olinda mais valorizada dentro do Estado, Mirella também tem buscado dialogar também com gestores de outras regiões. A política faz parte da chapa que concorre à eleição para gestão da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), que está marcada para esta quinta-feira (27). A prefeita reforçou seu apoio à pauta municipalista.

“Quando estava ainda nas construções de chapa, eu fui convidada tanto por Marcelo, quanto por Pedro para compor ambas as chapas, porque a gente tem uma representatividade muito grande na região metropolitana. Sou uma municipalista de carteirinha, as coisas acontecem nos municípios. Tem muito recursos em Brasília e muitas vezes os municípios ficam com o pires na mão indo atrás. Há formas de fortalecer os muncípios para aprovar projetos e parcerias mais rápido, e isso passa pela articulação”, pontuou.

O ex-prefeito da Ilha de Itamaracá, Rubens Catunda, conhecido como Rubinho Catunda, morreu nesta terça-feira (25), no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), onde estava internado. Rubinho foi reconhecido como um dos principais gestores da história do município e deixa um legado marcado pela atuação política e pelas realizações na cidade.

Com informações do Blog Sem Pauta News.