Pernambuco registra menor número de homicídios no Carnaval desde 2004, segundo SDS

De acordo com os dados divulgados hoje pelo Governo do Estado, o Carnaval de Pernambuco 2025 teve queda nos índices de violência em relação aos anos anteriores, com o menor número de mortes violentas desde 2004. Entre a quinta-feira (27) e a terça-feira (4), foram registradas 57 Mortes Violentas Intencionais (MVIs), uma redução de 15% em relação a 2024, quando ocorreram 67 casos. Nos polos de folia, as ocorrências também caíram 8,9%, passando de 1.834 no ano passado para 1.671 neste ano.

Os furtos representaram a maioria dos registros, com 1.250 casos, uma redução de 15,5% em relação a 2024. Já os casos de violência contra a mulher caíram 27%, passando de 677 para 496. Segundo a Secretaria de Defesa Social, o uso de tecnologias como reconhecimento facial e portais de acesso contribuiu para a captura de cinco foragidos da Justiça.

O secretário de Defesa Social, Alessandro de Carvalho, destacou a importância do planejamento para os resultados. “Pernambuco acabou de fazer o Carnaval mais seguro de toda a sua história. Foi o menor número de homicídios desde 2004. A redução das ocorrências e a manutenção da ordem pública são resultados de um planejamento estratégico que priorizou a prevenção e a tecnologia”, afirmou.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Refis 2025

Em nota divulgada nesta sexta-feira (15), as Frentes Parlamentares Evangélica no Congresso Nacional, Evangélica no Senado Federal e da Radiodifusão afirmam que acompanharão “com intensa atenção e preocupação” a inclusão do pastor Silas Malafaia em inquérito que apura suposta obstrução relacionada à tentativa de golpe de Estado. As entidades ressaltam que qualquer investigação deve observar rigorosamente o devido processo legal, a ampla defesa e o contraditório, preservando imparcialidade, transparência e legitimidade das instituições.

O documento critica “a escalada de medidas sem critérios técnicos claros” e a divulgação de informações à imprensa antes de comunicação formal aos advogados do investigado, além de “vazamentos seletivos”, o que, segundo as frentes, compromete a isonomia processual e abala a confiança no sistema de Justiça. A nota reforça que é dever do Estado conduzir os procedimentos com probidade, observância estrita da lei e respeito ao sigilo legal, e promete vigilância para que liberdades constitucionais e direitos fundamentais sejam preservados. Confira na íntegra:

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O Governo de Pernambuco autorizou, nesta sexta-feira (15), o início das obras de recuperação e conclusão da Barragem Poço Grande, em Serrita, durante plenária do Ouvir para Mudar realizada em Salgueiro. Localizada na bacia do Rio Terranova, sobre o riacho Traíras, a barragem teve a construção iniciada em 1990 e nunca foi plenamente concluída; sem manutenção adequada, acumula problemas estruturais e está classificada com Nível de Perigo Global de Emergência pelo Sistema Nacional de Segurança de Barragens.

Segundo o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, a intervenção vai reparar as falhas e finalizar a fundação do reservatório, ampliando a capacidade de 1,3 para 3,9 milhões de m³ de água. O contrato, vencido pela Concretisa Construtora Ltda., prevê investimento estadual de R$ 11,8 milhões, prazo de 18 meses e atendimento a quase 20 mil moradores de Serrita e entorno.

Caruaru - Primeira Infância
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares